Fórum da Real - Legado Realista
A diferença entre Temer a Deus e ter medo de Deus - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Arena de Treinamento (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=26)
+--- Fórum: Clássicos da Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=38)
+---- Fórum: Major Lobo Honrado (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=90)
+---- Tópico: A diferença entre Temer a Deus e ter medo de Deus (/showthread.php?tid=6377)



A diferença entre Temer a Deus e ter medo de Deus - Guardião - 20-11-2023

A diferença entre Temer a Deus e ter medo de Deus
Postado por Major Lobo Honrado em 4 de agosto de 2013.

[Image: Ql0obmKW_t.jpg]


Ouve-se com grande frequência nas igrejas a expressão “temer a Deus”. Pastores e Professores de Escola Dominical estão sempre fazendo referência. Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer. Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio. A nossa ideia é que devemos ter receio (medo) de Deus.

Existem duas situações que ilustram bem a diferença entre temer a Deus e ter medo de Deus. Imagine primeiramente que você está dirigindo seu carro, e passando pelo posto rodoviário o guarda faz sinal para você parar e mostrar seus documentos. Você está dentro do carro que você comprou com seu dinheiro, mas você para seu trajeto porque sabe que aquela pessoa tem autoridade para fazer aquilo, tem o direito de pedir para lhe tirar da sua rota. Você não tem medo daquela pessoa, mas se submete porque sabe que a requisição dele é justa. Você tem temor, respeito por aquela autoridade, mas não tem medo dela.

Agora imagine que você está dirigindo na estrada e alguém lhe obriga a parar colocando um carro atravessado na pista, nisso quando você para seu carro ele aponta uma arma na sua cabeça e lhe obriga a sair e entregar suas coisas. Você o obedece, mas não por respeito, e sim por outros motivos, por medo e coação. Isso é ter medo pura e simplesmente. Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31).

Então resumindo, medo é uma sensação de ameaça, susto e falta de tranquilidade, enquanto temor é um sentimento de profundo respeito e obediência.
Quando a Bíblia em algumas dezenas de textos refere-se a Temor a Deus, não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele, mas sim que deve haver um sentimento de reverência e respeito ao Senhor. “Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar ou Respeitar ao Criador.

Continua nop tópico "Como reconhecer aqueles que realmente creem no Senhor?"



Este texto faz parte do projeto: Segunda das Relíquias Perdidas.