![]() |
|
Tenha Planejamento - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Financeiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=17) +--- Tópico: Tenha Planejamento (/showthread.php?tid=632) |
Tenha Planejamento - Diamante - 20-11-2015 Tenha planejamento! Por que a falta dele pode lhe custar muito caro.
- Qual o custo de não planejar? - Muito de nós, não temos este hábito. É tudo no instantâneo e pra agora. Sem planejar os gastos do futuro. Vou deixar dois exemplos de vários. Exemplo: Cartão de Crédito.
- Quantos de nós (inclusive eu) já não usamos esta ferramenta como um complemento de salário? Aposto que diversas vezes. Pensamentos do tipo – “Ah, vou comprar no cartão, mês que vem eu pago”. No mês seguinte, o salário virá todo defasado devido a dívida do cartão do mês anterior.Exemplo II: Aquisição de um veículo.
- Quantas pessoas não se “arrebentaram” numa compra deste bem por pura falta de planejamento? Hoje, quaisquer uns de nós podem comprar um carro. E depois? Ninguém (ou a maioria) não pensa sobre os custos provenientes desta compra (seguro, combustível, manutenção, etc...), ou seja, falta de planejamento.Os custos de não planejar.
- Diminuição da Renda própria e/ou familiar: Há pessoas que tem bons salários, mas, não pensam no futuro financeiro do amanhã para aposentadoria. Vai querer confiar no INSS? - Ser obrigado a trabalhar: Concordo que o trabalho revigora o homem. Porém, trabalhar por pura obrigação depois de uma vida cheia de fartura financeira é broxante. Exemplo: O homem trabalha, tem uma excelente condição financeira, desfruta dos prazeres da vida e depois quando mais velho, não programa a aposentadoria por falta de planejamento. A famosa frase: “Vou deixar pra amanhã”. Conclusão: Voltar a trabalhar para tentar manter o padrão de vida do passado. - Dependência de outras pessoas: Deve ser uma das sensações mais broxantes na vida de um homem depender de apoio financeiro dos outros. Ou deixar sua família a mercê por causa da falta de um planejamento financeiro. - Liquidação de bens: Em decorrência das três questões anteriores, caso esta mesma pessoa tenha algum(s) patrimônio(s) herdado ou adquirido (comprado) durante a juventude, será obrigado liquidá-los (em casos extremos) para poder se sustentar. Faça um planejamento. Não deixe para depois.
Não existe idade para começar, e sim um consenso claro dos objetivos.
Lista básica a seguir:
.: Crie uma tabela para avaliar todos os seus gastos. .: Não use o cartão de crédito a esmo. .: Trabalhe, gere renda passiva para não depender do mesmo trabalho amanhã. .: Crie sua Reserva de Emergência. .: Não crie dívidas. Principalmente em compra de grande valor sem um planejamento e estrutura financeira adequada. .: Ganhe, poupe e invista. .: Estude! Invista em conhecimento financeiro. RE: Tenha Planejamento - cabraman - 30-12-2015 Excelente digas, já pequei muito por não conhecer meus números e não dar a devida atenção ao planejamento financeiro. RE: Tenha Planejamento - Mad Dog - 06-08-2016 Excelente tópico! Só frisando um pouco a parte de cartões de crédito... As vezes o cartão de crédito acaba sendo o seu inimigo. A pessoa tem que ter em mente de que o crédito não é seu! E sim, "dinheiro emprestado" de bancos ou instituições financeiras. O que acontece quando se passa do prazo de pagamento da fatura (lê-se, "devolução do dinheiro emprestado")? Juros! Pense nisso como se fosse "Agiotagem legalizada". |