![]() |
Vendendo a casa para investir - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Financeiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=17) +--- Tópico: Vendendo a casa para investir (/showthread.php?tid=5529) Páginas:
1
2
|
Vendendo a casa para investir - Psicodelico1 - 29-04-2022 Eu sei que aqui tem alguns realistas que entendem de investimentos, vou postar a minha dúvida, se puderem dar uma ajuda eu agradeço. Eu tenho um apartamento financiado alugado. Alugo por 1600 reais. Tirando o condomínio, prestação, taxa do corretor, iptu, me sobra limpo 340 reais por mês. A vantagem é que o financiamento está se pagando e eu não estou gastando nada para quitar o imóvel (faltam 19 anos) e o apartamento está valorizando aos poucos. Durante a pandemia a região teve muita procura. A inquilina do imóvel está interessada em comprar e me fez a oferta de 350 mil reais nele. Pesquisei na região, conversei com o corretor e estão vendendo nessa faixa mesmo de 340 mil a 370 mil. Mas ,ainda me faltam pagar 70 mil reais do financiamento. Tirando o valor para quitar, a taxa do corretor, impostos, acredito que deva sobrar uns 250 mil reais. Eu já estava bem incomodado em ficar pagando esse condomínio do apartamento que é de 500 reais por mês, 6 mil por ano, o que eu acho um desperdício de dinheiro. A minha dúvida é: vale a pena vender para investir esse dinheiro? Se eu investir 250 mil reais em algumas coisas conservadoras, é possível ganhar com segurança mais de 340 reais limpo por mês? Com o risco baixo como o de ter um imóvel físico como esse meu? O que vocês acham? RE: Vendendo a casa para investir - MacGyver - 29-04-2022 Alguns conhecidos meus venderam seus imóveis pra investir e entenderam o seguinte: imóvel é dinheiro parado e dá despesas. A liquidez conta muito em tempos de crise e a SELIC já aumentou 9 vezes consecutivas pra conter a inflação, atraindo investidotes estrangeiros. Vou vender minha casa e aplicar em rendimentos de renda fixa, pois eles tem rentabilidade vinculada à SELIC e o cálculo do rendimento paga um aluguel modesto pra mim, e sobra uma boa grana, além do que vou estar com liquidez à disposição caso pretenda partir para outro tipo de investimento. Morar de aluguél é ruim e o sonho da casa própria surge qdo o aluguél sufoca sua renda mensal e vc não tem outra saída. Por isso, muitos financiam pra pelo menos pagar algo que é seu, e acabam extorquidos pelos juros. Morar de aluguél por escolha em investir seu capital, me parece uma excelente opção, pois vc fica com o psicológico em paz, sabendo que tem recursos pra adquirir um imóvel qdo quiser, está com o dinheiro investido de forma que suas despesas com moradia estão cobertas e ainda sobra pra vc guardar ou reinvestir, e ainda possui liquidez. E sobre pagar condomínio, é algo que detesto. Apesar da maior segurança, odeio essa mensalidade infeliz que acaba equivalendo a um aluguél eterno qdo já se comprou algo, muitas vezes pra sair do aluguél, e ainda não costumo usufruir dos serviços e vantagens disponibilizados aos condôminos. RE: Vendendo a casa para investir - Diamante - 29-04-2022 Quando falo que imóvel não é investimento... Os 2 parágrafos já mostram na prática todo o "malabarismo" financeiro que o proprietário deve ter. Vamos lá, vou tentar simplificar. Caso você venda, e quer "proteger" seu valor de venda... TD será a única opção. Eu dividiria assim: 20% atrelado à Selic; 30% em pré-fixado e o restante (50%) alocaria no papel atrelado ao IPCA. - E os FII's? (Alguém diria). Respondo: FII's são apenas um nome bonitinho para enganar os incautos. Ele junta dois fatores bem ruins: O baixo rendimento da Renda Fixa + todas às tempestades de uma Renda Variável. ![]() RE: Vendendo a casa para investir - Bastardo - 29-04-2022 (29-04-2022, 02:08 PM)Psicodelico1 Escreveu: A minha dúvida é: vale a pena vender para investir esse dinheiro? Se eu investir 250 mil reais em algumas coisas conservadoras, é possível ganhar com segurança mais de 340 reais limpo por mês? Com o risco baixo como o de ter um imóvel físico como esse meu? O que vocês acham? Com certeza amigo tiraria mais que 340 reais. Considerando o valor de 250 mil reais, e considerando que a taxa de selic de 11,75% a.a e uma taxa de CDI de 11,65% a.a, com um investimento simples em um titulo de CDB que pague 100% do CDI (considerando um titulo de baixo risco) no valor de 250 mil reais você teria cerca de 27 mil ao ano (considerei 11% ao a.a) que dividindo mensalmente teria um valor de 2.292 reais. RE: Vendendo a casa para investir - Mr. Mike - 29-04-2022 Do seu relato só acho estranho você pagar o condomínio de um imóvel alugado, isso quem paga é o inquilino. Por outro lado, um investimento de 250 mil tem alta probabilidade de render mais que R$ 340,00 por mês, apenas como um exemplo seguro (risco soberano), o tesouro direto IPCA com juros semestrais que pode ser simulado pela calculadora do site, o ideal, porém, é diversificar entre outros ativos. Só por comparação, 100 mil na conta com picpay (105% do CDI) com liquidez e rendimento diário 'rende" uns 800 reais por mês (em torno de R$ 36/37 por dia), ou seja, 250 mil (que é o máximo aceito para rendimento) daria uns 2k mensais, porém é importante dizer que isso não é tudo rendimento, uma boa parte é mera reposição de inflação, o que no imóvel seria a valorização. RE: Vendendo a casa para investir - Psicodelico1 - 30-04-2022 Lendo as respostas de vocês eu acho que vale a pena vender e estudar com calma as opções de investimentos. Muito obrigado pelas respostas de todos. Vi um curso chamado viver de renda do Bruno Perini que vai lançar em breve, vou comprar e estudar tudo para entender melhor das opções de investimentos. Acho que vai custar uns 3 mil reais. https://sp.cursoviverderenda.com/BP0001/index.html @Mr. Mike eu prefiro pagar o condomínio porque está no meu nome e não tenho o risco de o inquilino não pagar e ainda ter que ficar tendo trabalho com isso. Os juros são muito altos e eles estão colocando na justiça os imóveis do lugar com apenas alguns condomínios atrasados. Porque na região está tendo muita procura. Não quero correr risco. RE: Vendendo a casa para investir - Bastardo - 30-04-2022 (30-04-2022, 07:38 PM)Psicodelico1 Escreveu: Vi um curso chamado viver de renda do Bruno Perini que vai lançar em breve, vou comprar e estudar tudo para entender melhor das opções de investimentos. Acho que vai custar uns 3 mil reais. https://sp.cursoviverderenda.com/BP0001/index.html Caralho, tem é dinheiro pra gastar eim ? Paga 2K de Bonoros pro Bastardo aqui que te dou não só uma aula de investimentos como de economia geral. RE: Vendendo a casa para investir - Bilidequidi - 01-05-2022 Meu amigo, se eu fosse você, não pensaria duas vezes em vender o imóvel se o seu objetivo é obter renda passiva. Qualquer investimento de renda fixa te dará bem mais que 340 reais com 250 mil investidos. Até a Poupança, que é o pior investimento, te daria, no cenário atual, cerca de 1.500 reais, por mês. Enquanto isso, não me leve a mal, vá estudando sobre Finanças Pessoais, pois está precisando. Não precisa pagar curso nenhum: no Youtube está cheio de vídeos informativos, como do Gustavo Cerbasi, Primo Rico, Me Poupe e Primo Pobre (acho que vai gostar começando por este). E boa venda. RE: Vendendo a casa para investir - Diamante - 01-05-2022 O pessoal respondeu bem sobre os ganhos. Só esqueceram 1 detalhe: A flutuação da Selic. Até pouco tempo atrás estava na casa dos 2%. 2% de 250k é praticamente nada. Obs: A maioria dos CDBs são atrelados à Selic. Ou seja, como falei: A única opção "segura" é o TD. O TD também é válido uma diversificação. Pergunta: Esses 250k serão somente seus? Ou terá que dividir com algum familiar? Caso sim, às contas terão que ser refeitas e a estratégia, mudada. RE: Vendendo a casa para investir - Psicodelico1 - 01-05-2022 Sim, esses 250k são só meus. Não tenho que dividir nada com ninguém da família e nem sou casado para ter uma mulher dando palpite sobre como usar o dinheiro. RE: Vendendo a casa para investir - NiDeW - 01-05-2022 Acredito que você deva ver isso antes de qualquer decisão: RE: Vendendo a casa para investir - Turista - 02-05-2022 250k em fundo imobiliário te garante uma boa renda pingando na tua conta todo mês. RE: Vendendo a casa para investir - Psicodelico1 - 02-05-2022 (01-05-2022, 10:44 PM)NiDeW Escreveu: Acredito que você deva ver isso antes de qualquer decisão: Assisti o video inteiro e gostei muito. Algumas frases como: - As pessoas por causa de dinheiro perdem coisas que o dinheiro não compra. - Quando o dinheiro é o seu deus a sua vida é um inferno. Ele falou que só do aluguel pagar o condominio, prestação, iptu, água e luz, mesmo que não sobre nada já vale a pena alugar porque se ganha com a valorização do imóvel. E que no longo prazo os imóveis tendem a acompanhar a inflação. Ele já diz que vender para comprar outra coisa é sempre ruim porque tem muitas taxas e o dinheiro vai ficando pelo caminho e que colocar em renda fixa acaba sendo comido pela inflação e que no final sai perdendo dinheiro. Isso sem contar que aparece alguma coisa pedindo o dinheiro que é difícil negar e vai dilapidando o valor inicial e acaba ficando no final sem o imóvel e sem o dinheiro. Ele diz que todo mundo que conhece que vendeu o imóvel terminou assim. E que tem que buscar investimentos que tragam paz e com o aluguel eu tenho paz, a corretora cuida de tudo e eu nunca nem vi a cara dos inquilinos nem falei com eles. E que quitar financiamento tem que ser prioridade sempre e atualmente o imóvel está financiado com o juros de 4,57% ao ano. Fiz o calculo que se eu amortizar com 20% do meu salário em vez de investir esse dinheiro eu quito ele em 5 anos e ai eu me livro da prestação de 600 reais mensais e fico com o imóvel quitado. Essa visão contrária que você mostrou com o video é algo que está me fazendo repensar tudo. RE: Vendendo a casa para investir - Gorlami - 02-05-2022 Aproveitando a oportunidade: LCA e LCI, são atrelados a Selic? Pelo que pesquisei seria o CDI que é quase a mesma coisa. Seriam opções viáveis? RE: Vendendo a casa para investir - Diamante - 03-05-2022 Pessoal, esqueçam essa sopa de letras da Renda Fixa. Todas tem um rendimento pífio (isso quando tem). É à Selic que rege essa orquestra toda. Se for para aportar seu dinheiro na Renda Fixa, TD é a "melhor" opção. Um exemplo de diversificação nos papéis do TD: No momento, todos os papéis estão ganhando fôlego devido a alta da Selic. Quando ela começar a cair, será à hora de comprar o papel pré-fixado. - Por quê? Pelo motivo que o pré-fixado se manterá na taxa que você comprou (alta) até o seu vencimento. Enquanto à Selic vai morro abaixo. Sacaram o esquema? No meu caso, compraria BTC. Quando dobrasse de preço, venderia à metade e o restante deixaria por lá mesmo. Mas, esse sou eu, cada um deve analisar sua condição e contexto financeiro. RE: Vendendo a casa para investir - NiDeW - 04-05-2022 (02-05-2022, 10:02 PM)Gorlami Escreveu: Aproveitando a oportunidade: LCA e LCI, são atrelados a Selic? Pelo que pesquisei seria o CDI que é quase a mesma coisa. Seriam opções viáveis? Sim, CDB, LCI e LCA são atrelados ao CDI, que consequentemente é ligado a Selic. Um pouco abaixo, mas elas sempre andam juntas. Para mim o ruim é ter só liquidez no vencimento. Nisso o Tesouro Direto é melhor. Precisou do dinheiro, só pedir resgate em qualquer dia útil e tá na conta. RE: Vendendo a casa para investir - Bean - 23-05-2022 Fica com o imóvel de boas ai. Vai vender e vai gastar só com putas. RE: Vendendo a casa para investir - SharK - 23-05-2022 Se você tem uma fonte de renda que garanta seu sustento, vender pode ser sim uma boa ideia para deixar os juros compostos rolando ao longo do tempo. Hoje com a SELIC atual em 12.65%, com 250k você tiraria facilmente aí 1,5 salário líquido por mês num CDB 100%. MAS, vale lembrar que ela não permanecerá nesse patamar para sempre ao ponto de você se sustentar com isso. Na minha opinião é bem válido você estudar comprar títulos de RF atrelados ao IPCA caso o TD IPCA+ não esteja com taxas tão atrativas. A única vantagem no TD com taxas menores que o mercado, é que você pode resgatar a qualquer momento ou então aproveitar o longo prazo para o dinheiro gerar cada vez mais. OBS: Lembrando que eu só faria isso se já tivesse um emprego ou outra renda que garantisse meu sustento, 250k não é um valor que vai gerar garantia de sustento sem correr riscos, o máximo que você pode conseguir de rentabilidade sem muitos riscos seria aí 1%(R$2500), porém o dinheiro ficaria travado até o prazo do vencimento de anos. RE: Vendendo a casa para investir - Wissen - 24-05-2022 O que o @Bean disse é real. Vc precisa de muita disciplina pra deixar o dinheiro parado rendendo juros. O mais provável é vc ir torrando a grana aos poucos e no final acabar sem o dinheiro e sem o imóvel. Ainda é bom considerar a valorizacao do próprio imóvel, que pode superar esses rendimentos fixos. Bitcoin não é investimento. RE: Vendendo a casa para investir - Novo Mundo - 31-07-2022 Nunca mais relatou se vendeu ou não. |