Fórum da Real - Legado Realista
[Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14)
+--- Fórum: Desenvolvimento Profissional (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=16)
+---- Fórum: Concursos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=77)
+---- Tópico: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. (/showthread.php?tid=4472)



[Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Ares - 28-05-2020

Olá Confrades,

Esse artigo é uma bate-papo um pouco informal, logo de cara aviso que o conteúdo não é focado somente em concursos públicos, dito isso, se mesmo com esse alerta decidir ler esse artigo, sinta-se bem-vindo, critique, corrobore, corrija e de seu pitaco a vontade, estou aqui para contribuir e também a dar a cara a tapa, faz parte da real.

Estudo para Área Fiscal, já disse isso no meu primeiro ou segundo artigo dessa série, hoje, exatamente hoje eu conclui o que estabeleci como sendo meu ciclo básico, criei três ciclos, o básico, intermediário e avançado cada um com sete matérias totalizando vinte e uma matérias, hoje, o básico se foi com muita luta, minha última matéria estudada foi Auditoria eu nunca tinha estuda isso antes na minha vida foi um pouco complicado mas com muita paciência consegui terminar essa etapa.

No meu ciclo básico fechei as seguintes matérias, Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Informática e Auditoria, milhares de páginas, milhares de exercícios, horas e horas de estudo incessante, muita irritação, muita aporrinhação, passando raiva, sentindo dor de estômago, estudando atacado de sinusite constantemente e lidando com minha doença crônica que me gera muitas dores pelo corpo.

A Notícia boa é essa um ciclo se encerra, a notícia ruim é que isso não significa absolutamente nada se eu não continuar na minha luta diária até conseguir alcançar meu objetivo final que é a aprovação, convocação e empossamento, seguido depois da tal estabilidade após os três anos de efetivo serviço prestado ao Estado e a População, esse é o ponto do cume do meu projeto pessoal, que eu aceito que seja questionado e até mesmo criticado, a realidade é que eu escolhi esse caminho não você, então sou eu que devo lidar com o ônus e o bônus da minha escolha, realisticamente assim.

Agora vou encarar quatro matérias que constituem a aquisição dos conteúdos estratégicos para os estudantes da minha área que são, Contabilidade, Raciocínio Lógico Quantitativo Matemático (Criado pela falecida ESAF), Economia e Tecnologia da Informação (TI), depois o resto é o resto, com todos o respeito a todo e qualquer conteúdo mas essa ai vai ser minha prova de fogo final, ao menos nessa etapa de estudo, depois vou para a etapa de fazer provas e mais provas até a sonhada aprovação em um cargo público de alto calão.

Quando comecei essa história todo estava cegamente motivado pelo dinheiro, status, poder e etc, com o tempo foi caindo a Real e percebi que ninguém se mantém continuamente estudando, trabalhando ou empreendendo se não for motivado por algo maior que não seja apenas a questão da materialidade, minha motivação maior é hoje em primeiro lugar Deus, ele sempre em primeiro lugar honra e glória, em segundo lugar minha Família, com essa dobradinha não tem obstáculo impossível de ser vencido, nada é mais fácil para mim por isso, mas o impossível se torna possível.

Não tenho mais tempo para um monte de coisa na minha vida, bebo quase zero, fiquei 4 anos sem beber apesar de nunca ter sido adito em álcool, hoje tomo um licor ou então uma cerveja, geralmente em ambientes realmente familiares sobre a supervisão rigorosa dos olhares da minha Mãe e da minha Namorada, ou seja, não consigo nem ficar alegrinho, não que eu precise de freios ou de controle externo, mas a intenção aqui é apenas contextualizar a situação.

Não tenho mais tempo para redes sociais, aquela merda de textões infinitos, feministas, barangas e todo um inferno de idiotismo, ostentação e etc, não tenho mais tempo para ficar andando pelas noitadas, para ficar dando atenção para mulher vagabunda e piranha, ou seja, hoje meu tempo é para aquelas pessoas que realmente eu devo valorizar, família, companheira, os poucos amigos que realmente merecem a atenção e dedicação, resumindo, quando você toma vergonha na cara você começa a pôr energia no luga certo e ter foco.

Aqui entra outro ponto interessante, os benefícios do foco em seu projeto pessoal, seja ele qual for são muito maiores do que a chegada final do seu objetivo, sem subjetivismo e sem conversinha mole, você trabalha, estuda, empreende e investe para obter o resultado, isso é ponto pacífico, condição pela qual e sem a qual, dito isso, vou além, muito além, você ao se tornar alguém focado vai conseguir algo além de alcançar seu objetivo no final da jornada, vai alcançar disciplina, estabilidade emocional, resiliência e uma série de outros tipos de comportamento e de pensamento condizente com o que é ser e agir como um homem de verdade.

Outra coisa que ira adquirir ao longo de sua jornada dura para alcançar seu sucesso pessoal é a capacidade de autoconhecimento, a lâmina da espada é formada a fogo e pancadas na bigorna, sua rigidez e fibra serão alcançados não pensando e divagando sobre a vida, isso na verdade vai te transformar em um vagabundo, o que vai realmente te fazer ter autoconhecimento é se pôr a prova de dificuldades reais onde você vai saber quem é, suas ações, reações e então poderá calibrar seu comportamento, ajustando e se tornando quem realmente quer ser.

Nessa jornada já descobri muitas e muitas coisas sobre mim que nem em milhões de anos na zona de conforto eu conseguiria descobrir, hoje sei exatamente qual graduação cai como uma luva na minha personalidade, competências e habilidades pessoais, sei a diferença nítida entre trabalho duro e enrolação, sei o que é andar em círculos se perdendo na sensação de movimento sem progredir e o de andar em linha reta que é o caminho lento da evolução contínua, saber separar o que é o joio do trigo, saber o que é ouro e o que é pirita.

Espero que esse texto sirva de reflexão aos confrades, não é minha intenção escrever regras, não acredito em fórmula pronta, cada indivíduo tem seu próprio caminho, ambições e objetivos, isso é intransferível e pessoal, porém passamos por determinados pontos que são semelhantes, minha jornada está sendo feita, minha trilha caminhada, certo ou errado, rápido ou demorado, o que importa? Eu estou construindo a minha história, espero que os confrades construam as suas e nunca parem de sonhar e evoluir.


Outros tópicos sobre concursos:







RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Bastardo - 28-05-2020

Muito bom Guerreiro, continue firme.

O nosso objetivo é o alvo, você tem o arco e a flecha na mão, e para acerta-lo no centro a onde realmente que chegar, é necessário treinar e treinar muito, ao longo do tempo vai se tornando cada vez melhor, no início tudo é difícil (como você mesmo disse sobre no tópico anterior), e no meio do caminho quando realmente estiver ficando bom naquilo ou perto de alcançar sempre vai aparecer alguém para dar palpites negativos, tentar fazer barulho para te desconcentrar, sua mente começará ou tentará lhe sabotar, o arco começará a pesar, mas você deve continuar com os braços erguidos, você tentará uma, duas, três, muitas vezes até realmente acerta-la, então você puxa a flecha, se realmente treinou duro nada disso lhe afetará e pronto, alvo alcançado.
No centro como planejado, como treinado. Foi difícil mais acertou. 

[Image: images?q=tbn%3AANd9GcRS2RcDSHWzeTCh91K25...D&usqp=CAU]



RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Ares - 28-05-2020

(28-05-2020, 08:55 PM)Bastardo Escreveu: Muito bom Guerreiro, continue firme.

O nosso objetivo é o alvo, você tem o arco e a flecha na mão, e para acerta-lo no centro a onde realmente que chegar, é necessário treinar e treinar muito, ao longo do tempo vai se tornando cada vez melhor, no início tudo é difícil (como você mesmo disse sobre no tópico anterior), e no meio do caminho quando realmente estiver ficando bom naquilo ou perto de alcançar sempre vai aparecer alguém para dar palpites negativos, tentar fazer barulho para te desconcentrar, sua mente começará ou tentará lhe sabotar, o arco começará a pesar, mas você deve continuar com os braços erguidos, você tentará uma, duas, três, muitas vezes até realmente acerta-la, então você puxa a flecha, se realmente treinou duro nada disso lhe afetará e pronto, alvo alcançado. No centro como planejado, como treinado. Foi difícil mais acertou. 

@Bastardo, exatamente confrade você captou bem o momento em que me encontro, estou começando a ficar bom, porém ainda não maduro o suficiente para chegar "lá", esse é um momento de teste de resistência, por isso a máxima de que concurso não é correr 100 metros é correr uma maratona, e nesse momento é meu divisor de águas, lutei muitos anos para chegar aqui e não vou largar o osso e mentalidade desse momento é essa não deixar o arco pesar e continuar atirando até conseguir acertar meu alvo, o que eu tiro disso tudo é que sempre estamos em transição, creio que assim que terminar essa etapa de concursos devo focar em uma segunda-graduação, família e empreendedorismo, a verdade é que quem busca evolução constante não existe fim, não existe zona de conforto, claro que com o passar do tempo vamos fazendo manutenção e podemos colher mais tranquilamente os frutos do nosso trabalha, mas parar, parar nunca, quem para ta morto.


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Monarca - 28-05-2020

Consistência no objetivo.

Eu já quase voltei a estudar para concursos, ia focar na RFB, mas por enquanto vou ficar no meu cargo.

Sucesso.


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Libertador - 28-05-2020

Durante esse período de estudos você prestou concurso para algum? Acho que é importante você se inscrever e fazer várias provas para se acostumar com o ambiente e para se acostumar com a pressão na hora da prova. E também para entender como as coisas são cobradas e como administrar o tempo de prova entre outras situações. Se deixar a primeira vez só pra hora da prova que realmente quer passar vai ser muito mais difícil.

Sobre a sinusite e doenças crônicas, eu acho que durante os estudos você precisa separar um horário no final do dia para exercícios físicos. Quem fica estudando tempo demais precisa tirar esse excesso de sangue concentrado no cérebro e fazer circular pelo corpo, isso vai aumentar o seu rendimento nos estudos e também vai melhorar a sua saúde. Caminhada em ritmo forte ou corrida em ritmo moderado acredito que são excelentes pra esse fim.


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - ROGG - 29-05-2020

Ares, curto muito os seus tópicos!
Querendo ou não, quando leio alguma abordagem sua acerca dos concursos públicos, me sinto motivado a correr atrás.

Confesso que parei de estudar, estou passando por um inferno mental, acabei voltando pro álcool (embora eu não tenha chegado numa fase deplorável).

Estou tentando juntar uma grana pra marcar um psiquiatra e voltar com tudo aos estudos, pois terei uma prova de esfera municipal no mês de setembro.

No mais, que Deus nos abençoe nessa jornada!


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Master_DW - 29-05-2020

Show Ares!! Pra mim que estou começando na faculdade e visando para o futuro uma carreira para funcionário público estes tópicos são de grande ajuda.

Você comentou que namora, e não quero parecer intrometido, mas como você consegue conciliar tudo? Namoro( exige atenção a sua namorada), trabalho, estudos, atividade física e etc? Apenas por curiosidade mesmo!!  Girafales


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Ares - 29-05-2020

(28-05-2020, 11:08 PM)Monarca Escreveu: Consistência no objetivo.

Eu já quase voltei a estudar para concursos, ia focar na RFB, mas por enquanto vou ficar no meu cargo.

Sucesso.

Obrigado Monarca, seus comentários lá nos meus primeiros artigos dessa série foram verdadeiras aulas te respeito muito e se precisar de ajuda manda uma MP.


RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Ares - 29-05-2020

(28-05-2020, 11:45 PM)Libertador Escreveu: Durante esse período de estudos você prestou concurso para algum? Acho que é importante você se inscrever e fazer várias provas para se acostumar com o ambiente e para se acostumar com a pressão na hora da prova. E também para entender como as coisas são cobradas e como administrar o tempo de prova entre outras situações. Se deixar a primeira vez só pra hora da prova que realmente quer passar vai ser muito mais difícil.

Sobre a sinusite e doenças crônicas, eu acho que durante os estudos você precisa separar um horário no final do dia para exercícios físicos. Quem fica estudando tempo demais precisa tirar esse excesso de sangue concentrado no cérebro e fazer circular pelo corpo, isso vai aumentar o seu rendimento nos estudos e também vai melhorar a sua saúde. Caminhada em ritmo forte ou corrida em ritmo moderado acredito que são excelentes pra esse fim.

Sim @Libertador ano passado eu prestei 4 concursos fora da minha área para ir acostumando com a pressão na hora da prova, me senti em uma gangorra de emoções, dos quatro bati na trave em três e em um passei longe pois o conteúdo era de segundo grau em uma área muito diferente da minha, realmente foi muito positivo fazer essas provas, mas confesso que quando eu não entrei para trabalhar em um cargo na universidade pública senti um soco no estômago, mas isso faz parte da vida, ano passado literalmente eu tive a sensação do "bater na trave", senti aquela desanimada e depois voltei ao batente, uma coisa é ler sobre, outra é sentir na pele.

Eu faço caminhadas e paralelas, mas com essa pandemia e por todos na minha casa constituem grupo de risco ta osso, minha mãe anda meio paranoica e fica pegando no pé aqui, principalmente do meu pai, e isso vem me atrapalhando. Porém no início do ano quando a coisa apertou pro meu lado, além de caminhar comecei fazer um circuito de corrida e em casa eu fazia flexões no chão, como estava difícil de estudar eu pegava a apostila e estudava em pé com as costas na parede para não dormir, quando sentia que o sono ia bater devido a medicação ou a sinusite eu fazia mais flexões e voltava a estudar, nesse processo consegui revisar direito tributário e fazer umas 500 questões, e assim vou levando, vou na base da porrada, não posso dar mole o tempo perdido com vitimismo e peninha de si mesmo é muito caro, mas não e fácil, as vezes nem eu acredito que faço essas loucuras, nem gosto de falar muito porque as pessoas de fora acham que eu sou maluco por estudar tanto.



RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Ares - 29-05-2020

(29-05-2020, 10:22 AM)ROGG Escreveu: Ares, curto muito os seus tópicos!
Querendo ou não, quando leio alguma abordagem sua acerca dos concursos públicos, me sinto motivado a correr atrás.

Confesso que parei de estudar, estou passando por um inferno mental, acabei voltando pro álcool (embora eu não tenha chegado numa fase deplorável).

Estou tentando juntar uma grana pra marcar um psiquiatra e voltar com tudo aos estudos, pois terei uma prova de esfera municipal no mês de setembro.

No mais, que Deus nos abençoe nessa jornada!

@ROGG, Confrade você não melhora sua vida fazendo escolhas ruins, se o álcool não esta dentro de um contexto saudável corta o mal pela raiz, até mesmo porque álcool e remédio psiquiátrico são como aguá e vinho, ou seja, não se misturam de jeito nenhum, então tente no meio desse caos buscar o mínimo de racionalidade, faça isso para seu próprio bem, sobre os estudos, não espere algo acontecer para que você retome sua caminhada, desacelere e faça pouco mas faça sempre, não se preocupe em ser o estudante do filme de hollywood, se preocupe em ser um peão um cara esforçado, melhor ler 1 pagina por dia e ler 365 páginas por ano do que não ler nada o ano inteiro esperando algo mudar, te recomendo fortemente esse vídeo clássico do Dr. Lair Ribeiro, estava em uma situação pior que a sua e esse vídeo me ajudou muito na época, segue o link:





(29-05-2020, 10:27 AM)Master_DW Escreveu: Show Ares!! Pra mim que estou começando na faculdade e visando para o futuro uma carreira para funcionário público estes tópicos são de grande ajuda.

Você comentou que namora, e não quero parecer intrometido, mas como você consegue conciliar tudo? Namoro( exige atenção a sua namorada), trabalho, estudos, atividade física e etc? Apenas por curiosidade mesmo!!  Girafales

Então @Master_DW, tive que abrir mão de um relacionamento e iniciar outro, é aquilo que Nessahan Alita nos esclarece se a mulher não quiser se adaptar as necessidades do relacionamento o homem deve cair fora, fiz uma transição muito dolorosa entre terminar um relacionamento longo, ficar solteiro e depois voltar a namorar, a minha namorada atual aderiu 100% a meu estilo de vida, se tornou concurseira, largou redes sociais, largou noitada, desfez a maioria das amizades dela, enfim, ela aos poucos foi se tornando uma companheira de fato, isso que estou escrevendo em poucas linhas foi um processo demorada e muito doloroso, entre o fim do meu primeiro relacionamento e hoje levaram 7 anos, foi tudo construído de maneira muito lenta.

Sendo bem sincero eu não queria namorar, acredito que a maioria dos realistas prefiram se mantem solteiros para não perder tempo com mulheres malucas e focar o máximo no desenvolvimento pessoal, por outro lado apesar de conhecer a real na época não era um realista ainda, minha namorada me pegou em uma fase de transição e ao contrário do que as pessoas dizem quando você é "machista" de alguma maneira isso acalma a mente da mulher e ela consegue reconhecer em você traços de liderança, ou seja, quando você age como homem a mulher tende a ficar mais segura em relação a você, acredito que todo esse papo relativista e subjetivo sobre o papel do homem e da mulher agrada a mulher moderna mas faz dela uma pessoa insegura

Hoje eu lido com algumas situações um pouco inusitadas, enquanto minha visão política é liberal minha namorada é conservadora, ela foi se tornando conservadora, e esta dando uma guinada inusitada para o catolicismo, não sei se vai se tornar católica de fato, mas ultimamente anda até rezando o terço, eu não forço nem mando nada, penso que temos de ser o exemplo de retidão e caráter, quando a mulher sente que esta pisando em solo firme ela se adapta, mas devo deixar claro que não sou perfeito e cometo um monte de erros, quando eu vacilo sou o primeiro a admitir e busco o tempo inteiro me corrigir, o assunto é muito polêmico e daria outro tópico, concluindo, se sua namorada não for concurseira esqueça, não vai funcionar, só entende as loucuras de um concurseiro quem também é. 



RE: [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. - Lazav - 29-05-2020

Que texto maravilhoso tbm estudo p área fiscal.