Fórum da Real - Legado Realista
[REFLEXÃO] Energia de Ativação - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: [REFLEXÃO] Energia de Ativação (/showthread.php?tid=4271)



Energia de Ativação - TheReturn_ - 07-02-2020

Definição química de Energia de Ativação:

Citação:É a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química. Esta energia mínima é necessária para a formação do complexo ativado.

Quanto maior a energia de ativação, mais lenta é a reação, porque aumenta a dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativação, menor a “barreira” de energia, mais colisões efetivas e portanto uma reação mais rápida.

fonte:https://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p4.php

Tentarei nesse texto, trazer esse conceito da química pra uma nova perspectiva, sem ilusões de grandeza.

Enxergo as grandes mudanças ocorridas nas vidas das pessoas sendo feitas no dia-a-dia por diferentes razões, a ficção que quando retrata a realidade de forma verossímil, vejo os personagens saindo da estagnação e liderando novas frentes de mudanças nas suas vidas fictícias. Seja no mundo imaginário ou na realidade, procuro observar e entender qual é o evento que causou essas raras mudanças. 

Quando falo de grandes mudanças me refiro a um que muitos aqui fizeram, jovens, imaturos, resolveram se aventurar e buscar a verdade por conta própria, enquanto todos a seu redor estavam contra você. Ao mesmo tempo, faço referencia a dependentes químicos que superaram seus vícios, homens que saíram da pobreza, etc. Vocês entenderam meu ponto.

Na minha perspectiva atual, o evento que puxa o gatilho inicial dessa está relacionado diretamente com a energia de ativação. Essa ativação desencadeia, como na química, uma reação que atinge todas as áreas do individuo. Como na química, a quantidade de energia necessária pra desencadear essa reação no individuo interfere no resultado final da reação. A formula é simples, mais energia menor o resultado, menos energia maior o resultado.

Tirando do campo da abstração o conceito: O sujeito quer perder peso, apesar de ter consciência da sua necessidade de perda de massa corporal e ter desejo, ainda continua imóvel. O que estou teorizando é que a performance durante seus próximos treinos/dietas e também a diversos outros parâmetros como quantidade de massa perdida, efeito sanfona, dentro outros, será diretamente afetada pela energia que o tirou da imobilidade. Na pratica essa energia de ativação pode ser sim decorrente da vontade de ir atrás de mulher (e infelizmente é na maioria dos casos, vejo eu), mas a fonte dessa energia não é meu objetivo nesse texto mas sim trazer essa teoria pra uma analise mais realista.

Poderia dar mais detalhes sobre essa teoria mas quero chegar a uma conclusão que faça sentido. Sendo assim, sintetizo a ideia em poucos concelhos, a aqueles, e me incluo nisso, que querem evitar a potencial "reação lenta" ou resultados não satisfatórios em mudanças futuras: Seja pró-ativo, se almeja grandes mudanças não espere muito, procure fazer muito sem necessidade de empurrões nas costas pois quanto menor a força exterior que te impulsiona pra frente maior será a interior.

obs* Sei que a real é muito mais pratica do que teórica, mas as vezes, é interessante dar uma refletida e teorizar um pouco.