Fórum da Real - Legado Realista
Treinos aleatórios e um rotina selvagem - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14)
+--- Fórum: Desenvolvimento Físico (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=15)
+---- Fórum: Musculação e Exercícios físicos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=49)
+---- Tópico: Treinos aleatórios e um rotina selvagem (/showthread.php?tid=3895)



Treinos aleatórios e um rotina selvagem - Negan - 14-06-2019

Não estou aqui para falar sobre vantagens e desvantagens de treinos aleatórios. Eu não sigo uma rotina de atleta, portanto não descanso exatamente como deveria ou me alimento conforme diz a nutrição clássica.

Estou sem comer com um propósito há mais de 2 meses e não perdi nenhum kg.
Mas também não subi nenhum kg.

Eu percebi que se eu como de qualquer jeito e sigo treinando todos os dias, minha massa muscular se mantém.

A regra do superávit de calorias existe, mas eu acredito numa capacidade fora do normal do corpo natural em segurar aquilo que é importante para a sobrevivência, no caso de quem treina, os músculos.

Como os homens das cavernas permaneciam fortes em períodos de escassez?

Exatamente da forma que venho fazendo. Sigo treinando em dias que me alimento mal. Simples assim.

O corpo não sabe se você está caçando um filhote de dinossauro ou está treinando, não pera... Se você fizer o mesmo treino por um período de tempo ele vai assimilar isso como algo fácil ao longo do tempo.

Claro que o homem das cavernas por conveniência deixou de ser nômade e as coisas ficaram fáceis.

Mas a ideia é manter um estímulo para o organismo semelhante a uma rotina selvagem nômade.

E como fazer isso?

Treinos aleatórios é a minha sugestão.

Todo dia fazendo um treino diferente, porque o selvagem não poderia escolher o que caçar, ele caçava o que aparecia na reta dele. Dessa forma você vai lá e treina, qual treino? Não sei, qualquer um!

Se você tem experiência de treino pode colocar intensidade em um treino com 1 exercício e parar por ali. Ou pode treinar 10 exercícios, com conjugados ou não... Como você fará issi pouco importa, o que importa é treinar e treinar todo dia de uma forma diferente. O volume, carga, tempo de descanso devem mudar todo dia.

Caçar um javali não é como caçar uma zebra. E tem dias que um não tem mas tem o outro. Por isso estímulo tensional ou só metabólico é burrice. E naquela época quando acabava a mamata da caça preferida você não tinha outra opção.

O propósito aqui não é ser um levantador de peso. O propósito é ser extremamente funcional, capaz de encarar desafios CONSTANTES. Se todo dia o treino é diferente, é um desafio novo.
Nada fica fácil e tudo muda. 

Eu garanto que você não vai perder massa muscular. Subir peso é outra história.

Se você come aleatoriamente como eu, tem dias que vai poder comer muito e outro comer pouco ou quase nada.

Em uma distribuição normal você ficará na média.

Seu apetite será gerado pela rotina. Se deu vontade de comer, coma. Se não tiver vontade de comer, não coma.

Não tá com fome pós-treino?
Não coma.

Não conseguiu comer antes do treino e quer treinar? Vai treinar. Não quer treinar? Não vai treinar.

Toda vez que eu não comi nada e fui com preguiça para o treino só "porque era um treino em jejum", eu passei mal. Passar mal não é bom. Você não pode passar mal quando vai caçar a presa, se não você vira a presa.

Quando eu estava sem comer e minha vontade de treinar era grande, eu treinava bem, talvez até melhor que se tivesse comido algo, e não passava mal.

Tudo isso deve ter uma explicação científica, mas não vou procurar por isso.

Mas onde está aquela teoria de treinar todos o dias de forma diferente? 

A verdade é que o treino deve ser diferente toda VEZ que você for treinar. E só se deve treinar quando está com uma vontade acima da média, como se aquilo fosse uma necessidade. E a alimentação é baseada na disponibilidade do seu armário de mantimentos ou do seu apetite psicológico.

O corpo vai encontrar um equilíbrio. E como você treina, o equilíbrio será a estagnação do peso ou uma média ascendente de ganho de peso ao LOOONGO DO TEMPO.

Isso é melhor do que perder. E quem perde menos é quem ganha, pois a derrota já é comum a todos.

Tem seres que são naturalmente inclinados à preguiça. Isso não é ruim, porque os leão caça uma vez por semana e é o rei da selva. Nos outros dias que não está caçando ele fica dormindo, trepando, rugindo e coçando o saco.

Então se sua mente não suporta treinos diários, bom pra você. Desde que seu treino no sábado de manhã, quando sua mente louca acordou 6h30 pra ir treinar, seja um treino como uma caça de leão, tá tudo certo!

E o leão não escolhe o que vai caçar, porque em uma semana tudo muda na selva, pode ser que no momento da fome passe uma frota de búfalos, ou girafas, e se não tiver nada ali estão as gazelas.

Um fato é que quem treina menos tem uma estagnação numa faixa maior de oscilação. E quem treina mais segura mais a massa muscular, variando pouco. O metabolismo de cada um interfere nisso.

Eu recomendo treinos diários e aleatórios, se possível todos os dias até Domingo ou Sábado, não importa o que sua religião diga. E que seja treino resistido (musculação).

Nessa explicação pode conter incoerências. Mas vou resumir de forma bem objetiva:

Treine sempre que puder, mas quando quiser, de forma difícil;
Coma sempre que puder, mas quando quiser o quanto quiser;
Descanse sempre que puder mas quando quiser;
Treine sempre diferente a cada treino. Faça de cada treino novo algo difícil e não um mesmo treino difícil para todos os dias.

Considerações:
A vontade (psicológico) é quem diz se o treino será difícil ou não, independente do treino prescrito que seja.
O treino é um estimulador natural do apetite.
Máquinas e equipamentos podem ser usados. Se você quer fazer na máquina hoje, então hoje é o dia de esmagar na máquina e foda-se.


RE: Treinos aleatórios e um rotina selvagem - Astuto - 14-06-2019

Muito bom! Treinei anos musculação e estava estagnado! Hj em dia, fui para o Crossfit e estou pedalando mais, estou vendo uma mudança muito grande no meu corpo, principalmente, sequei bastante, mas, mantive os músculos e a mobilidade cada dia que passa esta melhor.


RE: Treinos aleatórios e um rotina selvagem - Negan - 14-06-2019

(14-06-2019, 02:01 PM)Astuto Escreveu: Muito bom! Treinei anos musculação e estava estagnado! Hj em dia, fui para o Crossfit e estou pedalando mais, estou vendo uma mudança muito grande no meu corpo, principalmente, sequei bastante, mas, mantive os músculos e a mobilidade cada dia que passa esta melhor.

Legal. A ideia é essa.
Quando disse "treino resistido (musculação)" o Crossfit também se encaixa. Musculação não é só aquele treino na academia tradicional.