![]() |
Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12) +--- Tópico: Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi (/showthread.php?tid=3846) |
Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - Ares - 24-05-2019 Mestre Gichin Funakoshi
![]() Venho utilizando a filosofia do karatê na minha vida cotidiana, não sou karateca nem praticante de artes marciais no entanto a filosofia do Karatê vem me ajudando muito, venho por meio desse tópico compartilhar essa filosofia com os confrades, no final do texto existe a fonte de onde o conteúdo foi retirado, espero que façam bom proveito.
![]() O Mestre Gichin Funakoshi escreveu o Niju Kun, conhecidos como os Vinte Ensinamentos do Karatê Shotokan, que formam as bases da arte. Dentro destes princípios, baseados fortemente em Bushido e Zen, reside a filosofia do Karatê:
RE: Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - New Adam - 24-05-2019 O pensamento oriental é uma fonte tremenda de conhecimento. Sun Tzu, Miyamoto Musashi, Confúcio entre tantos pensadores trazem grandes pensamentos sobre a vida. Além do aspecto extremamente focado desses povos. RE: Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - Ares - 25-05-2019 (24-05-2019, 09:13 PM)Mike Stonza Escreveu: O pensamento oriental é uma fonte tremenda de conhecimento. Sun Tzu, Miyamoto Musashi, Confúcio entre tantos pensadores trazem grandes pensamentos sobre a vida. Além do aspecto extremamente focado desses povos. O que acho interessante na filosofia oriental/asiática é que ela busca sempre por princípios, enquanto a filosofia grega e ocidental se estende em textos infinitos, a filosofia oriental busca total pragmatismo, simplicidade, foco e fundamentação, com o passar dos anos eu fui me apaegando mais a focar em fundamentos e deixar de lado toda explicação excessiva, coloquei esse texto aqui para depois poder citar em tópicos futuros, entretanto a simplicidade desses fundamentos escondem a essência da boa prática inclusive a prática dos fundamento realistas que apesar de não ser marcial é da ordem moral e também precisa de constante prática e observação.
RE: Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - gRILO - 25-05-2019 Muito bom , com certeza são ensinamentos que devem ser utilizados no cotidiano. Eu particularmente gosto deste tipo de conhecimento RE: Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi - Ares - 25-05-2019 (25-05-2019, 08:20 AM)gRILO Escreveu: Muito bom , com certeza são ensinamentos que devem ser utilizados no cotidiano. Citação:空手は湯の如し絶えず熱度を与えざれば元の水に還る Em outro tradução fica assim, O karatê é como água fervente se não receber calor esfria, é como a aguá do café, se desligar o fogo ela esfria, assim é a prática diária se você não se dedicar a manter seus princípios e fundamentos vocês não terá o resultado, não conseguira o que deseja, por isso muitos vão e voltam do fórum, muitos vão e voltam da academia, muitos começam um projeto e depois voltam, para ter uma qualidade e um resultado condizente é necessário a prática constante e ininterrupta, o karatê é vitalício, não acaba enquanto perdurar a vida, assim é o desenvolvimento pessoal ele é vitalício, não tem tempo para acabar em nossas vidas, não tem aquele momento que se diz, agora esta bom, sempre existe o próximo nível.
Quando não prestamos atenção no que estamos fazendo, nos detalhes, coisas ruins acontecem, vai para o médico e esquece o exame, vai subir na condução com o pé mal calçado e cai no chão, não recarrega o celular e perde o número que usa para trabalhar, a quantidade de infortúnios que passamos no nosso cotidiano simplesmente por negligência são enormes, e a isso chamamos de azar, alguns chegam ao ponto de culpar a Deus ou inquirir Deus, dizendo, Deus o que eu fiz de errado para merecer isso ? A resposta é simples, não esta prestando atenção nos detalhes e em fazer o que é preciso fazer, não perdemos por sermos superiores, perdemos por nos inferiorizar sedento a preguiça e vícios, causados pela predominância do ego.
|