Fórum da Real - Legado Realista
[Livro] Carta Sobre a Felicidade a Meneceu/ (300 A.C.) Epicuro - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Espaço do Guerreiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Livros (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=59)
+--- Tópico: [Livro] Carta Sobre a Felicidade a Meneceu/ (300 A.C.) Epicuro (/showthread.php?tid=3708)



[Livro] Carta Sobre a Felicidade a Meneceu/ (300 A.C.) Epicuro - Filho de Krypton - 06-04-2019

Introdução


O livro é muito bom e curto, coisa de 50 páginas, e ainda pode ser encontrado gratuitamente na internet, contudo só o compreendi vendo uma aula do Clóvis de Barros no youtube.


Conselhos Úteis


  • Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo.

  • Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo. Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas. Convém, portanto, avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o critério dos benefícios e dos danos. Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.

  • Habituar-se às coisas simples, a um modo de vida não luxuoso, portanto, não só é conveniente para a saúde, como ainda proporciona ao homem os meios para enfrentar corajosamente as adversidades da vida: nos períodos em que conseguimos levar uma existência rica, predispõe o nosso ânimo para melhor aproveitá-la, e nos prepara para enfrentar sem temor as vicissitudes da sorte.


Conclusão 

Para compreender o epicurismo, para começar, basta acessar a wikipedia. Difícil é aplicar diariamente, pois é tentador prostituir os sentidos.

Enfim, fica a dica pra quem gosta de pensar de uma maneira simples, mas não simplista, sobre a vida, buscando manter os gostos com a passar das décadas.

Grande Abraço! 






RE: [Livro] Carta Sobre a Felicidade a Meneceu/ (300 A.C.) Epicuro - Melancton - 15-04-2019

É formidavel ver que mesmo no ano 300 antes de Cristo alguns homens ja passavam pelas mesmas dificuldades e ja tinham encontrado soluções para os problemas que o homem enfrenta ate hoje.