Fórum da Real - Legado Realista
[DÚVIDA] Morar sozinho - O início - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Arena de Treinamento (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=26)
+--- Fórum: Principais Dúvidas Realistas (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=39)
+--- Tópico: [DÚVIDA] Morar sozinho - O início (/showthread.php?tid=3292)

Páginas: 1 2 3


Morar sozinho - O início - Merdingo - 14-07-2018

Moderação, peço gentilmente que deixem este tópico nesta área mais visível por um período caso não se enquadre nesta seção.

Bom, a parada é a seguinte: Eu já ajudei vocês a comprar carros, comprar motos, relacionamentos, prostitutas, entre outros. Agora sou eu quem precisa de ajuda.

Tenho alguns meses para me organizar e levantar acampamento da casa de mamãe por motivos de trabalho. Finalmente o cordão umbilical foi cortado e vou tocar minha vida sozinho em outra cidade.

Preciso de toda e qualquer dica, informação, prece que possa ser útil, desde eu colocar o pé para fora de casa até meu assentamento na nova cidade. Pra mim é algo inédito, poderia encarar sozinho, mas tenho certeza que posso encurtar esse caminho com o conhecimento de vocês.

- Não pretendo levar nada daqui de casa. Só o básico, roupas, computador, minhas tralhas e meu carro. Por ora a moto vai ficar também;
- Sei cozinhar;
- Não sei lavar roupa, nem passar;
- Disponho de 20k para o necessário, porém pretendo usar metade ou menos;

Toda e qualquer dica será aceita de bom grado.

Dicas de escolha de aluguel, compra de eletrodomésticos essenciais, etc, etc..

Conto com vocês.



RE: Morar sozinho - O início - Arthur Morgan - 14-07-2018

https://www.americanas.com.br/produto/127879075/fritadeira-philco-air-fry-saude-inox-ph-3-litros-vermelho?opn=YSMESP&loja=02&epar=bp_pl_00_go_pla_ep_todas_geral_apostas&WT.srch=1&gclid=Cj0KCQjwvqbaBRCOARIsAD9s1XCgPZ9m9H7dqIVctYEP2Z8L3b9x7hJXyEWuNvxLKarNXTLyv726FSQaAolVEALw_wcB

Essa aqui e sua melhor amiga,uma faz tudo em termos de comida


RE: Morar sozinho - O início - Monarca - 14-07-2018

Eu ficaria em um pensionato ou alguma coisa do tipo, por um mês... Dá tempo de pesquisar melhor um lugar para alugar, preços de alguns itens importantes (fogão, geladeira, cama, etc.), vai gastar no máximo um aluguel (uns R$ 800 reais/mês na pensão) e pode começar mobiliar o apartamento ou casa que alugar com o próprio dinheiro do trabalho, sem precisar mexer muito na reserva.

enfim, itens essenciais: fogão, geladeira, chuveiro, ferro de passar e uma mesa, varal, cama, ... É só olhar aí na casa que você está mesmo o que dá para viver sem e o que não dá que você já vai ter uma ideia do que é essencial e o que não é.


RE: Morar sozinho - O início - Navegante - 14-07-2018

Moradia:
Se for passar apenas uma temporada na cidade e então voltar pra casa da mãe: Pensionato
Se for fica definitivamente: Alugue uma casa ou apto.

Caso vá alugar, procure um lugar novo ou bem conservado, pq se não estiver assim vai ter que ficar brigando com o proprietário para arrumar. Não vale a pena. Em geral, busque imóveis com armários embutidos, assim vc se libera de ter armários "soltos", que são uma merda de montar/desmontar.
Visite a vizinhança de dia e de noite pra saber se é um bom lugar para morar. (As vezes tem casa de show, point, boca, e outras pocilgas que de dia vc não notaria).
Se for morar sozinho, pegue casa pequena, dá menos trabalho de arrumar e vc não fica com a sensação de "solidão" que uma casa grande vazia deixa.

Limpeza
Faça um checklist de coisas para arrumar na sua casa todos os dias, aqui uma lista boa: https://vidaorganizada.com/2016/04/12/checklist-o-que-limpar-e-quando/
Se quiser ter diarista, abstraia essa parte.

Social
Quando sair da cidade antiga aceite mentalmente que acabou tua temporada ali, abrace o novo lugar e mantenha apenas as relações mais fortes do lugar anterior. Ficar tentando simular as coisas como eram quando visitar a cidade antiga é bobagem, as pessoas vão seguir em frente, siga você também.
Dessa forma, se lance completamente no novo local, finque raízes, trate o lugar e as pessoas como se fosse ficar ali por um bom tempo, mesmo que não seja sua intenção. Não se isole, vai ser morte social na certa, bote a cara, embora não seja fácil.


RE: Morar sozinho - O início - Dallas - 14-07-2018

Primeiramente, parabéns pela aprovação no concurso, e principalmente pelo 1° lugar, representou todos os concurseiros do fórum, sem dúvidas. Com relação aos assuntos triviais como "ciúmes femininos" etc, tu tens razão, assim como outro confrade que citou o mesmo, é preferível ignorar e se ater apenas no que é realmente importante, agradeço pelo "toque", às vezes um realista se vê no vício tenaz de teorizar em demasia sobre assuntos que turvam a mente... conselhos são sempre úteis.

Com relação ao teu tópico, já faz um tempo que moro sozinho, vou tentar repassar algumas dicas que me foram úteis e que me serviram como pauta de aprendizado no decorrer desse tempo.

1- Quando for procurar um "AP", veja se há a presença do balcão de cozinha, aqueles de mármore, se tiver, dá pra ser usado como mesa de uma forma geral (refeições, preparar alimentos, guardar objetos, serve pra tudo e logicamente não ocupa espaço), basta comprar 2 banquetes de bar, e  eis uma mesa improvisada... é um gasto a menos, mesas são relativamente caras e dependendo do teu estilo de vida, se vai passar o dia fora ou se não costuma receber muitas visitas, uma mesa de cozinha é desnecessária, no máximo compre uma escrivaninha para estudos\trabalho, é metade do preço de uma mesa dessas de jantar...

2- Não sei como funciona o abastecimento de água por aí (se é confiável beber direto da torneira...), aqui onde moro, tive que comprar um bebedouro de mesa pra beber água, é baratinho e economiza espaço na geladeira (não vai ter que armazenar garrafas de água no congelador), um bebedouro destes custa em média 200R$, mas dependendo da loja, tu achas até por um preço menor...  

3- Com relação a geladeira, eu acabei comprando uma mini geladeira média, mas cuidado, olhe sempre as promoções, dependendo do preço, é melhor comprar uma geladeira normal mesmo, daquelas simples, sai em média por 800/900 R$, existem mini geladeiras que custam quase o preço de uma dessas, o que acaba nem compensando a aquisição, porém, com as promoções tu achas uma até por 500R$ ou menos, no meu caso, acabei adquirindo uma mini mesmo, não armazeno muita coisa e tava barato... isso vai do consumidor, se você gosta de armazenar bebidas, considere pegar uma geladeira normal mesmo, se usa somente pra armazenar carnes e comida, uma mini serve... isso é relativo.

4- Com relação ao fogão, eu comprei um de 4 bocas, custa em média 500/600R$, é mais do que suficiente para quem mora só, o único defeito é que ele fica bem baixo, geralmente na altura da cintura de quem tem estatura média, se não tomar cuidado, vai acabar queimando tuas partes íntimas Yaoming tem que lembrar-se de se manter levemente afastado antes de ir preparar uma refeição... leve em consideração que fogões maiores só servem para aumentar a sujeira e dificultar a limpeza, um fogão simples dá conta do recado.

5- Quando for olhar o "AP", certifique-se de que exista uma área de serviços com pia de granito e escorredor, se sim, desconsidere a opção de comprar uma máquina de lavar, dependendo do modo como tu se organizas, dá pra poupar roupa e lavar o que tiver sujo na mão mesmo. No começo é difícil mas depois se transforma em uma terapia, inclusive te ajuda a ser organizado e não ter que ficar sujando tanta roupa durante a semana. Não tem segredo, é só encher uma das cubas da pia com água e ir molhando a roupa no escorredor enquanto passa o sabão e "esfrega" a sujeira... olhe uns vídeos na internet.

6- Com relação a parte secundária referente ao processo anterior, "passar roupa", também não há muito mistério, o ferro que comprei custou exímios 30 reais, o mais simples que se possa imaginar. Eu não vejo a necessidade de comprar uma tábua de passar, no chão mesmo dá pra tu colocar uma tolha ou alguma coberta, e estender a roupa em cima... o processo subsequente é por tua conta, a prática leva a perfeição, olhe uns vídeos na internet...

7- Eu comprei apenas o essencial, na minha casa só o que tem é espaços vazios, de móveis eu comprei apenas um armário multiuso e uma cama. O armário multiuso é daqueles com 2 portas e 5/6 prateleiras, serve pra guardar muita coisa, dependendo da quantidade de "tralhas" que tu tenhas, é mais do que suficiente, no meu caso, uso uma mala de viagens como guarda-roupa e o armário para guardar os sapatos, lençóis, calças, bermudas etc.

8- A cama é uma questão relativa, eu comprei a mais simples e a mais barata, de solteiro, mas gosto mesmo é de dormir na boa e velha rede.

9- Quanto aos eletrodomésticos, vou ser bem sincero, a maioria é desperdício de dinheiro, feitos exclusivamente para atrair a atenção das mulheres... o único que tenho é um liquidificador, essas panelas de arroz, batedeiras, mixer e et caetera, são dispensáveis, pelo menos pra mim. Nem microondas eu tenho, mas aí é opção sua, você tem uma boa reserva em dinheiro, não precisa agir com tanta sovinagem.

10- Pratos, talheres, copos... vai do seu estilo, eu tenho apenas 2 pratos, 3 copos, 2 talheres e 2 colheres de metal... uma dica, geralmente quem mora só, acaba tendo preguiça de lavar a louça, logo, muitos talheres e afins são escapismos para essa obrigação, muitas vezes tu vê 4 pratos disponíveis e então vai sujando, um após o outro... quem tem apenas o essencial, se vê na obrigação de manter tudo sempre muito limpo para se usar sempre que for conveniente...

11- Quando for olhar o imóvel, dá uma conferida no estado dos banheiros, conversa se possível com os moradores atuais, pergunta como as estruturas se comportam em períodos chuvosos, pergunta se há infiltrações, se a região é segura. Repara no estilo dos moradores, se são bagunceiros, idosos, universitários, adultos... analise a pintura das paredes, se são de boa procedência, alguns imóveis são de péssimo acabamento, dependendo do desgaste natural da tintura, e de acordo com o contrato, os donos exigem que tu refaça o acabamento da pintura que estragou enquanto tu era residente... não esquece de olhar o estado dos sanitários também, se são novos ou velhos... todos os detalhes são importantes, não tenha medo de fazer perguntas ao dono ou mesmo aos inquilinos.

12- O lugar onde moro não tem garagem, isso é um ponto negativo, porém é bem localizado e próximo dos lugares que frequento, não tenho a necessidade de usar moto, posso usar o ônibus sem grandes transtornos, mas no seu caso, pode optar por um local com garagem. Quando fui pesquisar imóveis, procurei as seguintes características: balcão de mármore na cozinha, bom acabamento tanto das pinturas internas quanto dos sanitários, localização, vizinhança, donos do imóvel (investiguei toda a procedência dos donos) além da segurança...

Espero ter contribuído com algo, as dicas foram baseadas em minhas experiências e claro, voltadas ao meu estilo de vida, tu podes adaptar o que lhe for conveniente, sucesso em tua nova jornada.


RE: Morar sozinho - O início - Baralho - 14-07-2018

Conhece razoavelmente a cidade pra onde vai?

Não?

Tem que pesquisar muito no Olx, Zap e afins, preços de aluguéis na sua faixa pretendida de despesa pra esse fim.

É recomendado baixar o Google Earth no computer também, pra investir um tempinho "passeando virtualmente" pelo lugar.

No Earth tem o "street", excelente ferramenta de navegação no nível das ruas, mas este sempre está menos atualizado em relação aos mapas de satélite.

Considere também a dica do Monarca, alugue um quartinho por um mês pra reconhecimento do lugar e confirmar se os bairros pré-informados como bons, o são mesmo.

Com isso, dá tempo de passear de verdade tanto durante os dias úteis quanto em fim de semana, vai ser a melhor forma de avaliar o lugar.


RE: Morar sozinho - O início - Bean - 14-07-2018

A dica do Monarca é boa... dá para conhecer o lugar, ver como é o bairro.

Procure sites de notícia da cidade e veja as antigas.

Procure um local perto do trabalho, de preferência pequeno. Mais fácil de manter limpo e organizado.

Caso consiga algo mobiliado no começo também ajuda.

Se já sabe cozinhar então não tem muito o que falar sobre móveis da cozinha.


RE: Morar sozinho - O início - apollocreed - 14-07-2018

Sobre moradia: procure no Airbnb, lá você encontra locais mobiliados, com internet e toda estrutura que você já tem em casa, por um bom preço e, geralmente, excelente localização. Recentemente, a empresa pela qual trabalho fez um acordo com alguns donos que alugam seus apartamentos pelo Airbnb. Então, quando uma equipe precisa fazer implementação, eles economizam 5x, 10x do que seria com hotel / pensão. Você consegue baixar o preço negociando por temporada, depende do proprietário. Mas é razoavelmente comum. A oferta também depende da cidade. Dê uma olhada.

Isso sem precisar de garantias, contratos de aluguel, seguro-fiança, fiador... é pagou, entrou. Caso mude de ideia, a maioria oferece free cancelation.

Se não é nada definitivo, vc economizará não comprando eletrodomésticos, UDs, etc.


RE: Morar sozinho - O início - Hombre de hielo - 14-07-2018

Antes de mais nada... vizinho é bom dia, boa tarde e boa noite, jamais permita que eles passem da linha do portão da tua casa!

Compre:

- Aspirador de pó portátil;

- Porta - xampus / sabonete;

- Porta - sacolas;

- Tufão e Diabo Verde sólido (desentupidores de pia / vaso sanitário);

- Lampião de Led;

- Remédios pra dor de cabeça, dor de garganta e pra gripe;

- Bloquinho e caneta;

- Estendedor de roupas portátil;

- 2 escadas (1 reta que dê pra aumentar o tamanho e outra maior possível em formato de A);

- 1 desengordurante (fogão) e 1 cloro gel (vaso sanitário);

- Ventilador turbo de 40 cm, 120w (melhor custo benefício pra não passar calor, só não da conta de temperaturas acima de 35°C).

Quando for sair de casa, deixe somente a geladeira ligada na tomada e eventuais lâmpadas. O gás deve estar sempre com registro desligado quando não usado!

Abra o teu olho com as caixas de supermercado (e as assalariadas que trabalham no bairro), pois pelas coisas que tu comprar, elas vão perceber que tu mora sozinho! As bonit(inh)as querem trocar de bairro.

À medida que for lembrando, eu posto aqui de novo!


RE: Morar sozinho - O início - Cavalheiro Negro - 14-07-2018

Por enquanto também não moro sozinho, vou acompanhar o tópico e as dicas. Algumas coisas podem ser compradas usadas em bom estado, mas se for levar  mulher é melhor ter coisas novas.


RE: Morar sozinho - O início - Merdingo - 14-07-2018

Obrigado pessoal, vou fazer um checklist para me organizar e vou considerar todas estas dicas.

Continuem postando.


RE: Morar sozinho - O início - A6M Zero - 15-07-2018

Porra morar sozinho é bom demais, nada como chegar em casa e já ir arrancando a roupa pra poder andar peladão em casa. Fiquei 1 ano morando sozinho, hoje voltei pra casa dos pais e a liberdade de antes eu não tenho mais tanta.

Dá uma lida aqui nesse tópico do FdB, vai te ajudar bastante: http://forum.bufalo.info/showthread.php?tid=284&highlight=Morando+sozinho

As dicas do tópico são válidas, não vou conseguir dar CTRL+C e CTRL+V pois são muitas postagens, mas acredito que tu consiga ler mesmo de visitante.

E tem mais:

1 - Tenha algo pra facilitar as tarefas do dia, tipo máquina de lavar, tanquinho, ferro de passar roupas e etc, claro que sempre olhando o consumo. Aqui o ideal é equilibrar conforto com economia.

2 - Se for comer puta no apê, toma cuidado pra não ser roubado, na dúvida guarde muito bem qualquer objeto de valor, já tomei um preju desses quando morei solo,no caso a puta do caralho levou a grana do programa e ainda ficou com brinde um anel de prata que eu tinha ganhado de presente.

3 - Não deixe acumular tarefas, é vital manter as coisas em ordem pq na correria, é fácil "deixar pra depois" e esse depois nunca chega, dai quando tu menos perceber teu cafofo tá parecendo a Rua Augusta de madrugada Gargalhada

Creio que tu deva saber dessas paradas, mas na dúvida é bom reforçar pra não esquecer.


RE: Morar sozinho - O início - macho central - 15-07-2018

gashead nao esqueça de comprar uma jarra para colocar o Girafales


RE: Morar sozinho - O início - Hombre de hielo - 15-07-2018

Spoiler Revelar
(14-07-2018, 07:42 PM)Hombre de hielo Escreveu: Antes de mais nada... vizinho é bom dia, boa tarde e boa noite, jamais permita que eles passem da linha do portão da tua casa!

Compre:

- Aspirador de pó portátil;

- Porta - xampus / sabonete;

- Porta - sacolas;

- Tufão e Diabo Verde sólido (desentupidores de pia / vaso sanitário);

- Lampião de Led;

- Remédios pra dor de cabeça, dor de garganta e pra gripe;

- Bloquinho e caneta;

- Estendedor de roupas portátil;

- 2 escadas (1 reta que dê pra aumentar o tamanho e outra maior possível em formato de A);

- 1 desengordurante (fogão) e 1 cloro gel (vaso sanitário);

- Ventilador turbo de 40 cm, 120w (melhor custo benefício pra não passar calor, só não da conta de temperaturas acima de 35°C).

Quando for sair de casa, deixe somente a geladeira ligada na tomada e eventuais lâmpadas. O gás deve estar sempre com registro desligado quando não usado!

Abra o teu olho com as caixas de supermercado (e as assalariadas que trabalham no bairro), pois pelas coisas que tu comprar, elas vão perceber que tu mora sozinho! As bonit(inh)as querem trocar de bairro.

À medida que for lembrando, eu posto aqui de novo!

- Quando for escolher o imóvel, vá num dia de chuva pra verificar eventuais goteiras (casa) e umidade;

- Também vá num dia de muito calor, pra ver se existem cupins no forro (casa);

- Compre aquelas gradezinhas que não deixa resíduos ir pro ralo da pia (evitar entupimento);

- Sempre tenha canos, torneiras, descargas reservas etc... compre cola plástica e veda rosca;

- Identifique registro de água pra ir de imediato em caso de vazamento;

- Ferramentas em geral;

- De preferência pra piso de azulejo branco, pois quando estiver um pouco sujo (começará acizentar), saberá hora de limpar;

- Confira se todos os espelhos das tomadas estão em perfeitas condições;

- Compre 1 metro de fio de chuveiro.


RE: Morar sozinho - O início - xaxado - 15-07-2018

Primeiramente parabéns por passar em 1º no concurso espero que consiga mais vitórias como essa e que tenha uma boa saúde para aproveitar a vida.
Minhas dicas são:
Se for cozinhar muita comida para passar a semana levando marmita para o trabalho, cozinhe 1kg de feijão de uma só vez apenas com água. Deixe no congelador e só tire no dia que for levar e cozinhe com os condimentos a gosto(mais prático).
Tenha uma quantidade de camisas que seja pelo menos 1 para cada dia da semana, cuecas pelo menos 2 por dia, assim você pode deixar para lavar tudo no final de semana quando estiver de folga. Calças podem ser 2 ou 3 assim como calçados. Camisa para ficar em casa pode ser qualquer uma que vc usa há 4 anos e tem até furo de barata.
Procure passa-tempos em que dependam menos da companhia de terceiros, pois é mais complicado fazer amigos em terras estrangeiras.


RE: Morar sozinho - O início - Gorlami - 15-07-2018

Parabéns confrade Não moro sozinho (ainda), mas vou passar algumas dicas, baseadas em erros grosseiros meus, que cometi no decorrer da vida:

1- Sua casa é seu templo (assim como seu corpo), selecionem bem quem irá colocar para dentro da sua casa, não permita que estranhos saibam onde você mora. E evite dar festas, todo o serviço sujo e coisas destruídas irão ficar pra você.

2- Morando sozinho, não relaxe na alimentação, o cansaço e a preguiça são uma armadilha pra destruir sua saúde.

3- Moveis como mesas, cadeiras, recomendo comprar usados, pois diferente dos eletrodomésticos, não irão ter mal funcionamento oculto, e você vai economizar uma bela grana.


RE: Morar sozinho - O início - Hombre de hielo - 15-07-2018

(14-07-2018, 03:58 PM)Dallas Escreveu: Quanto aos eletrodomésticos, vou ser bem sincero, a maioria é desperdício de dinheiro, feitos exclusivamente para atrair a atenção das mulheres...

A sala (que tem bastante móvel inútil) é o lugar exclusivo pras casadas receberem as visitas chatas delas. O engraçado que quando elas moram sozinhas, não recebem tantas visitas assim.

Me lembro, que quando esposas de caras recebiam visitas, os mesmos iam pra rua pra "não ficarem fazendo sala".


RE: Morar sozinho - O início - Viking - 15-07-2018

Ainda não moro sozinho,mas acho é viável no começo adquirir um fogão de mesa- bem mais barato e fácil de locomover.Boa sorte.


RE: Morar sozinho - O início - Escobar - 16-07-2018

As dicas do Simpson foram muito boas. Ficar em um pensionato até encontrar um lugar bacana, bem localizado, análise os pontos negativos e positivos pra ter certeza que nada vai te incomodar depois que já estiver dentro do imóvel e deixe toda informação por escrito no contrato, para que depois o proprietário não alegue que foi vc que danificou ou alterou. 

Virifique o tamanho da garagem, alugue um lugar que vc se sinta bem,  dentro das suas possibilidades financeiras. Faça uma tabela incluído aluguel/água/luz/telefone/internet/alimentação que não ultrapasse 40% da sua renda para vc ter certeza que não terá surpresas se alguma emergência acontecer. 

Com relação aos móveis aconselho a comprar usados exceto: Cama, Geladeira,  sofá e microondas.  Não economize no seu conforto.  Não esqueça de uma caixa de ferramentas completa, furadeira, maquita etc... vc vai precisar. 

Já que vc sabe cozinhar é um meio caminho andado, porém contrataria uma diarista pra uma vez na semana da um tapa bacana na casa, lavar e passar as roupas, lavar banheiro e essas coisas mais difíceis de fazer,  assim vc só manteria a casa organizada na semana facilitando seu dia. 

Quando eu morava sozinho minha mãe fazia comida e levava pra mim, mas minha mãe sempre foi uma péssima cozinheira, então eu gastava uma grana com comida fora de casa , isso é um erro,  tente cozinhar dois tipos de comida que dê pra até dois dias, deixe congelada e reveze entre uma e outra na janta e almoço pra não enjoar. 

Acho que em menos de 6 meses vc consegue se organizar em definitivo. 

É isso, te desejo boa sorte.


RE: Morar sozinho - O início - Hombre de hielo - 17-07-2018

Se ainda tu acredita em "amizades", tenha "amigos" na mesma situação do que a tua (solteiro que mora sozinho), pois casais tentarão te usar como "entretenimento" pra inevitável rotina chata do casal e "amigos" que moram com alguém (com os pais ou com amigos), vão querer usar tua casa pra festança e até como motel grátis.