Fórum da Real - Legado Realista
Depois dos 30 - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Depois dos 30 (/showthread.php?tid=3244)

Páginas: 1 2

Depois dos 30 - Navalha - 11-06-2018

Eu vejo muita gente falando, que depois que o homem chega nos 30 anos, ou quando ta quase chegando, ele já não é mais o mesmo, seu vigor começar é diminuir, e até sua mente começa a ficar mais lenta, devagar, e com dificuldade em absorver informações, se tornando mais difícil até para estudar. Todos, não só homens, mas vamos focar nos homens aqui.

Tenho 21 anos, fiz a pouco tempo, e se tem algo que me dá um puta medo no futuro, é de envelhecer, ver meu vigor, minha mocidade, minha virilidade, meu animo, e o vigor de minha mente se esvanecendo, ano após ano, eu não consigo encarar a velhice como algo bom, não dá, a unica coisa que me dá mais medo do que envelhecer, é morrer, e essa é a unica coisa que me faz desejar chegar a velhice um dia.

Gostaria de saber como os confrades que já passaram dos 30, ou até mesmo dos 25 anos, lidam com isso, com o fato de saber que estão mais próximos da velhice, ou, caso algum já tenha passado dos 40, como lidam com tudo isso.

E indo mais além, gostaria de conselhos para aproveitar a minha juventude, eu não sei se é verdade que se perde aquele vigor que se tem no começo da vida, mas pelo que vejo, é, nunca vi uma pessoa com mais de 30 falar que tava em uma puta faze animada, todos dizem que você perde seu vigor, meu primo mesmo, tem 27 anos, e diz que já não tem mais o gás que tinha quando estava na minha idade. Sendo assim, queria dicas de como aproveitar esse tempo o máximo possível, tenho um objetivo de atingir minha independência financeira aos 30 anos, não sei se é um pensamento utópico, mas na vida, atualmente, esse é um do únicos objetivos de fato concretos na minha vida, o outro é o livro que estou escrevendo.

Se vocês pudessem dar um conselho a vocês mesmo, quando tinham a minha idade, para aproveitar essa energia inicial que a vida oferece de forma gratuita, qual seria? 

Imagino que estou na época ideal para focar o máximo nos estudos para conseguir me estabilizar, e é o que estou fazendo, e irei fazer de forma muito mais séria ainda semestre que vem, onde terei tudo mais organizado, estou com plano de estudar, paralelamente a faculdade, para concursos, e farei isso, começarei com um de nível médio, meu objetivo é apenas conseguir algum emprego tranquilo, e com ele, ter tempo livre para me dedicar a mim mesmo, e ir aportando grana enquanto faço isso, com o dinheiro do concurso, até me formar na faculdade, e ver o que faço da vida.

Mas creio que falta alguma coisa, não consigo enxergar o que é, é como se estivesse jogando tempo fora, dispersando minha energia, porque no fim das contas, o meu caminho nessa vida não está muito claro, eu consigo ver que o caminho que sigo no momento não é o meu, mas não consigo enxergar o meu caminho plenamente ainda, essa faculdade mesmo, não sei mais dizer se é algo que vai compactuar com o que de fato almejo na vida, mas largar ela sem nada seria tolice, mas vou focar em algum concurso, nível  médio mesmo, bem pacato, e quando passar, vejo se compensa terminar essa faculdade, mas vai acabar compensando, como já falaram aqui, não posso jogar o investimento dos outros no lixo, e a faculdade, por mais inútil que seja, irá abrir portas, para concursos melhores.

Eu sei que muitos vão achar que o meu pensamento de fazer concurso é um pensamento medíocre, e é mesmo, admito, mas preciso ter algo para me agarrar, não dá pra ficar dependendo do setor privado que vive em crise toda hora, esperando ter uma chance, meu plano é achar um trabalho pacato e tranquilo, que permita não ser um parasita onde moro, mas ao mesmo tempo, me de tempo para fazer coisas que realmente julgo importantes para mim, e porque não, começar uma faculdade que eu realmente goste, podendo pagar com meu dinheiro dai, enfim, me estendi demais.

Como é a vida depois dos 30?

RE: Depois dos 30 - Ogro - 11-06-2018

Como é a vida depois dos 30 = Normal.

O que você prefere, envelhecer ou a outra opção?

RE: Depois dos 30 - Hs1981 - 11-06-2018

OP

Tenho 37, casado desde os 29 e com uma filha de 7.

O que muda é que depois dos 30 voce tem menos tempo e menos margem para erros, para arriscar mudar de profissão/area de interesse, etc, tem que ter mais responsabilidade para vc mesmo e para quem depende de vc...

Quando se está na faixa dos 20 vc tem sim mais disposição, mais animo, mas isso não muda tanto depois dos 30, apenas diminui, principalmente se vc viveu de forma saudável sua juventude, se cuidou/cuida bem da saude chega nos 30 com cara e folego de 20.

Dos 20 aos 28/29 vc tem sim mais opções, pode arriscar mais, pode e deve errar mais, pois vc aprende com os erros, e tem tempo pra corrigir suas cagadas....

Então é assim, é normal ficar confuso, mas tambem é nessa fase que vc deve tomar decisões importantes, se vai dar certo ou não vc ainda poderá ter tempo para se recuperar... faça tudo que estiver ao seu alcance, estude, trabalhe, faça planos de curto e médio prazo, para nao perder muito tempo, cuide da saude, e aproveite na medida do possível....

A hora de arriscar, errar, crescer é agora, depois dos 30 vc não poderá ser dar ao luxo de tentar algo do zero...

acho que isso aí.

RE: Depois dos 30 - Temujin - 11-06-2018

A capacidade de aprender coisas novas já cai a partir da puberdade, mas o resto é bobagem. Jack Lallane tinha uma puta disposição até seus 97 anos, meu pai tem 90 e estuda latim e matemática até hoje etc. No mais, 2 no Hs1981.

RE: Depois dos 30 - Navalha - 11-06-2018

Obrigado a todos que responderam, bem, irei aproveitar o máximo possível essa época mais tranquila e juvenil de minha vida para construir alguma coisa.

RE: Depois dos 30 - Cavalheiro Negro - 11-06-2018

Depois dos 30 - 35 o homem perde parte da testosterona, isso diminui o vigor, a disposição e um pouco a inteligência, memória, humor,etc. 
Se você se sentir assim depois dos 30 - 35, vá em um endocrinologista, medir os níveis de testosterona, se tiver baixos faça reposição hormonal, que voltará a ter a disposição de um adolescente. 
Se quiser pode medir sua testosterona agora enquanto jovem e depois medir quando estiver acima dos 35 anos para ver quanto perdeu. 

Até onde sei a unica coisa que diminui aos 35 é a testosterona, como ela da disposição e vigor, essa diminuição diminui seu vigor para exercícios físicos. 

Se fosse verdade que aos 35 os homens ficassem menos inteligentes, como explica que a maioria dos grandes políticos tem mais de 50 anos. 
Por mais que digam não, os políticos são inteligentes sim para enganar.

RE: Depois dos 30 - Navalha - 11-06-2018

(11-06-2018, 12:08 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: Depois dos 30 - 35 o homem perde parte da testosterona, isso diminui o vigor, a disposição e um pouco a inteligência, memória, humor,etc. 
Se você se sentir assim depois dos 30 - 35, vá em um endocrinologista, medir os níveis de testosterona, se tiver baixos faça reposição hormonal, que voltará a ter a disposição de um adolescente. 
Se quiser pode medir sua testosterona agora enquanto jovem e depois medir quando estiver acima dos 35 anos para ver quanto perdeu. 

Até onde sei a unica coisa que diminui aos 35 é a testosterona, como ela da disposição e vigor, essa diminuição diminui seu vigor para exercícios físicos. 

Se fosse verdade que aos 35 os homens ficassem menos inteligentes, como explica que a maioria dos grandes políticos tem mais de 50 anos. 
Por mais que digam não, os políticos são inteligentes sim para enganar.

É o que dizem, mas também acho isso estranho, mas falam que de todas as coisas, a inteligencia é uma das ultimas que começa a se degenerar, ela só começa a decair mesmo, se você para de exercita-la, se não, ela segue firme, e evoluindo até os 60 anos.

O que faz sentido, pois os maiores gênios atingiram seu ápice na meia idade, e não na juventude.

Tomo como exemplo, um escritor que gosto bastante, Dostoievski, que só começou a escrever obras de peso depois que passou dos 40.

O triste é que quando se trata do físico, a coisa decai bem mais rápido, mas mesmo depois dos 30 e poucos, se eu ver que minha testo está muito baixa, vou fazer uns ciclos de testo leves, só pra compensar.

[Image: lalanne_1810165b.jpg]

70 anos. Agora para de paranoia com isso.

RE: Depois dos 30 - Dallas - 11-06-2018

Adianto que não tenho respaldo algum para refutar isso, não do ponto de vista prático, avanço ainda em minhas duas décadas de existência. Creio que isso resulte da diminuição da hormona Testosterona, geralmente ocorre logo após as 3ª década de vida, dependendo claro do teor de sua juventude. Muitas vezes a "entidade" não se preocupa com o desenvolvimento das funções corpóreas e espera um portento mágico que dure até o último dia de sua vida. @Lasker tem razão quando cita o modus operandi cerebral, já bem cedo, logo após os 7 anos de idade, a capacidade cognitiva que relaciona-se com o aprendizado mútuo, perde um bom teor de intensidade, nada preocupante, porém desatinador dependendo do cenário a qual o sujeito esteja inserido. O brasileiro médio que possui QI estimado em 87(com pequenas variações) já é por si só um desestimulado, desde cedo acostuma-se a relacionar a chatisse com todos os exercícios concernentes às funções cognitivas. Esse impasse é multifatorial, é atinente a cultura, ao meio social, redes de entretenimento, escolas, faculdades além é claro do cenário a qual esta "entidade" esteja inserida, alvitrando para a alcunha de "país emergente" que cognomina o Brasil. Se quiser se diferenciar da massa média precisa utrapassar todas as barreiras impostas em uma realidade medíocre que é a brasileira.

Vale alvitrar que existem pessoas com a sua idade que sequer possuem a afoiteza de levantar do sofá, quiça a pujança necessária para evoluir na vida. Todos esses são elementos quem compõem um cenário babélico correspondentes a essa realidade nacional. Contemos nos dedos os lúcidos que leem com veemência, ou mesmo aqueles que estudam por aspiração a ser melhor do que foram anteontem. Tudo nesta cultura parte do desejo egoico de "ter" para então "ser", tudo reage de acordo com uma motivação ambígua, basta reparar no reflexo das "crias" dessa sociedade. Somos criaturas de hábitos e motivações, estes itens são os modificadores de nossa realidade, se almeja uma "velhice" plena, começe a semear seus hábitos simultaneamente com suas motivações e cuide para que seu intelecto não seja permeado por influências de uma cultura irracional e puramente instintiva. Boas doses de exercícios de raciocínio lógico, palavras cruzadas, sudoku, estudos de novas línguas, a prática da leitura e da escrita bem como o estudo diário da matemática são bons artifícios para manter uma mente saudável e livre de atrofiação, estude para aprender, vise a massificação cerebral em detrimento da aprovação instantânea em alguma prova.

RE: Depois dos 30 - Fernando_R1 - 11-06-2018

Não sou o tipo mais indicado para falar de desenvolvimento pessoal.

É sempre bom manter rotinas de disciplina no desenvolvimento pessoal, como vi em um tópico (não sei se aqui ou no FdB - evolua 1% todos os dias), construa o presente e colha os benefícios no futuro, estabeleça projetos de longo prazo e metas secundárias, quem sabe até os 30-35 anos o Sr. não vai estar como o 'burro na sombra'

Fisiologicamente dos 30 com relação aos 17-20 anos já há uma perda de vigor sim! Eu não senti tanto esta perda de vigor pois desde os 15 anos sempre fiz atividade física relevante (mountain bike, corrida, e mais recentemente musculação), hoje com 39 eu posso dizer que tenho um preparo físico bastante bom.

Se esta não for sua realidade, faça a atividade física ser regra na sua vida e isso nunca será mais um problema para ti.

RE: Depois dos 30 - xaxado - 11-06-2018

Você está preocupado com as coisas erradas. Não adianta muito querer ter todo esse vigor que você fala se em alguns anos você vai achar as coisas que você dá devida importância agora totalmente desnecessárias e bestas. Foque em sua saúde pois é o mais precioso bem que você levará por toda a sua vida.

@Fernando_R1 , você se refere ao aperfeiçoamento Kaizen, texto postado pelo Thoth no fenixrealista.wordpress.com

RE: Depois dos 30 - Hombre de hielo - 11-06-2018

Sobre esta tua preocupação, só tenho 3 coisas a dizer:

Tua mente tá em formação ainda;

2ª No mínimo dos mínimos, mais tardar dos teus 35 anos, tu tem que estar morando sozinho e ser bem articulado;

3ª O restante é aleatório.

RE: Depois dos 30 - Matuto Paulista - 11-06-2018

Depois dos 30 é como depois dos 20...

Se fizer por onde, chega bem, se não fizer... chega mal...

PS: Isso se aplica dos 30/40, 40/50... 90/100.

EDIT: Confrade, sempre procure ser a melhor versão de si, mas acalme seu espírito. O segredo da vida é fazer o melhor possível enquanto curte a jornada, se não vira neurose...

RE: Depois dos 30 - Bill Kazmaier - 11-06-2018

Pronto. Chegou a ala "números, superstições, búzios e muito mais". A única coisa que é possível colocar em números, é a geração de vcs nutella, que ja nascem com testosterona abaixo de 0ng/dl e tem um estrogênio invejável pra qualquer mulher, acima de 9000ng/dl. De resto nada é absoluto.

De nada adianta ficar especulando um monte de baboseiras punhetísticas. Necessitam se apegar a números, padrões, referências, e toda a insignificância possível, como se houvesse alguma lógica nisso. 
É a mesma coisa aquele jargão da real "sobreviva até os 30 e blablabla". Quer o que mais inútil que isso? Um número não diz nada e nunca vai dizer porra nenhuma. Tudo vai depender das atitudes e ações desenvolvidas pra poder ter algum retorno mais tarde. Da mesma forma que hábitos cagados vão te foder mais tarde. Então tudo é subjetivo e não há padrões a seguir. 

Falta 3 anos pra mim chegar a 30, e é agora que estou aprendendo a planejar eficientemente várias coisas no nivel físico e esportivo. Ja tive uma baita evolução até aqui, mas creio que o auge poderá ser la pelos 35-40 anos e ser mantido por mais tempo...como ja vi muitos fazerem. Não que isso importe alguma coisa, são só mais números inúteis, mas esse senso popular de 30 anos e decadência, é uma piada intergalática. A questão é FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO...mas os macacos depilados se limitam por conceitos de números, "estudos científicos" e etc..."ainnn onti eu tinha 29 aninhus, hoji fiz 30 aninhuis i ja sintu u pesu da idadi". Falta veemência e "sangue nos zóio". A mente manda muito mais do que qualquer outra coisa. Há uma queda em alguns niveis hormonais? Sim, e a recuperação fica mais lenta. Mas com uma mentalidade de bonobo castrado tudo isso é potencializado pra pior.

57 anos, 290kg agachamento raw. 

A única coisa que vai ser certa em números, é que com 40 vc vai ter que visitar o Doutor Pequeno Polegar, mas acho que vc vai curtir muito, e fazer exames várias vezes por ano.  trollface

@"Lasker" ja é balzaco?  Yaoming

RE: Depois dos 30 - Machado Annihilator - 11-06-2018

Esse tópico só mostra a emasculação do homem, e a cada geração piora, mais um tópico "punhetação mental" igual aquele tópico das "virgens", mas um tópico de emasculado igual ao das "virgens" e o do "meu chefe é mau".

Ficar se prendendo a teorias mirabolantes que não fazem diferença nenhuma na vida prática. Vai tomar no cu. Desperdiçar neurônio e tempo pensando nessas merdas não é real, é punhetação, coisa de retardado.

Vai usar seu tempo para se desenvolver em todos os sentidos, e quando tiver 30 vai colher, é isso. Agora procure um psicólogo o quanto antes.

RE: Depois dos 30 - Navalha - 12-06-2018

(11-06-2018, 12:58 PM)Dallas Escreveu: Adianto que não tenho respaldo algum para refutar isso, não do ponto de vista prático, avanço ainda em minhas duas décadas de existência. Creio que isso resulte da diminuição da hormona Testosterona, geralmente ocorre logo após as 3ª década de vida, dependendo claro do teor de sua juventude. Muitas vezes a "entidade" não se preocupa com o desenvolvimento das funções corpóreas e espera um portento mágico que dure até o último dia de sua vida. @Lasker tem razão quando cita o modus operandi cerebral, já bem cedo, logo após os 7 anos de idade, a capacidade cognitiva que relaciona-se com o aprendizado mútuo, perde um bom teor de intensidade, nada preocupante, porém desatinador dependendo do cenário a qual o sujeito esteja inserido. O brasileiro médio que possui QI estimado em 87(com pequenas variações) já é por si só um desestimulado, desde cedo acostuma-se a relacionar a chatisse com todos os exercícios concernentes às funções cognitivas. Esse impasse é multifatorial, é atinente a cultura, ao meio social, redes de entretenimento, escolas, faculdades além é claro do cenário a qual esta "entidade" esteja inserida, alvitrando para a alcunha de "país emergente" que cognomina o Brasil. Se quiser se diferenciar da massa média precisa utrapassar todas as barreiras impostas em uma realidade medíocre que é a brasileira.

Vale alvitrar que existem pessoas com a sua idade que sequer possuem a afoiteza de levantar do sofá, quiça a pujança necessária para evoluir na vida. Todos esses são elementos quem compõem um cenário babélico correspondentes a essa realidade nacional. Contemos nos dedos os lúcidos que leem com veemência, ou mesmo aqueles que estudam por aspiração a ser melhor do que foram anteontem. Tudo nesta cultura parte do desejo egoico de "ter" para então "ser", tudo reage de acordo com uma motivação ambígua, basta reparar no reflexo das "crias" dessa sociedade. Somos criaturas de hábitos e motivações, estes itens são os modificadores de nossa realidade, se almeja uma "velhice" plena, começe a semear seus hábitos simultaneamente com suas motivações e cuide para que seu intelecto não seja permeado por influências de uma cultura irracional e puramente instintiva. Boas doses de exercícios de raciocínio lógico, palavras cruzadas, sudoku, estudos de novas línguas, a prática da leitura e da escrita bem como o estudo diário da matemática são bons artifícios para manter uma mente saudável e livre de atrofiação, estude para aprender, vise a massificação cerebral em detrimento da aprovação instantânea em alguma prova.

Se for comparar com o brasileiro médio não estou tão mau assim, confuso é verdade, mas até que estou seguindo bem.

(11-06-2018, 06:44 PM)Bill Kazmaier Escreveu: Pronto. Chegou a ala "números, superstições, búzios e muito mais". A única coisa que é possível colocar em números, é a geração de vcs nutella, que ja nascem com testosterona abaixo de 0ng/dl e tem um estrogênio invejável pra qualquer mulher, acima de 9000ng/dl. De resto nada é absoluto.

De nada adianta ficar especulando um monte de baboseiras punhetísticas. Necessitam se apegar a números, padrões, referências, e toda a insignificância possível, como se houvesse alguma lógica nisso. 
É a mesma coisa aquele jargão da real "sobreviva até os 30 e blablabla". Quer o que mais inútil que isso? Um número não diz nada e nunca vai dizer porra nenhuma. Tudo vai depender das atitudes e ações desenvolvidas pra poder ter algum retorno mais tarde. Da mesma forma que hábitos cagados vão te foder mais tarde. Então tudo é subjetivo e não há padrões a seguir. 

Falta 3 anos pra mim chegar a 30, e é agora que estou aprendendo a planejar eficientemente várias coisas no nivel físico e esportivo. Ja tive uma baita evolução até aqui, mas creio que o auge poderá ser la pelos 35-40 anos e ser mantido por mais tempo...como ja vi muitos fazerem. Não que isso importe alguma coisa, são só mais números inúteis, mas esse senso popular de 30 anos e decadência, é uma piada intergalática. A questão é FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO...mas os macacos depilados se limitam por conceitos de números, "estudos científicos" e etc..."ainnn onti eu tinha 29 aninhus, hoji fiz 30 aninhuis i ja sintu u pesu da idadi". Falta veemência e "sangue nos zóio". A mente manda muito mais do que qualquer outra coisa. Há uma queda em alguns niveis hormonais? Sim, e a recuperação fica mais lenta. Mas com uma mentalidade de bonobo castrado tudo isso é potencializado pra pior.

57 anos, 290kg agachamento raw. 

A única coisa que vai ser certa em números, é que com 40 vc vai ter que visitar o Doutor Pequeno Polegar, mas acho que vc vai curtir muito, e fazer exames várias vezes por ano.  trollface

@"Lasker" ja é balzaco?  Yaoming

Entendo perfeitamente que são as atitudes que irão me fazer colher bons frutos depois dos 30 anos, e foi por isso que criei o tópico, exatamente para saber o que eu posso fazer para evitar que eu jogue meu tempo fora, e chegue aos 30 bem.

Em relação a ser o numero 30, é um numero redondo e simbólico, se eu cria-se um tópico "a vida depois dos 32 anos e 3 meses" ia soar estranho.

E em relação ao vigor, foi uma duvida, na ciência dizem que após os 30 você começa a decair fisicamente, queria saber se era isso mesmo, e sim, pelo que muitos confrades falaram, mas fico feliz de não afetar TANTO assim, como alguns fazem parecer.

RE: Depois dos 30 - Navalha - 12-06-2018

(11-06-2018, 08:09 PM)Machado Annihilator Escreveu: Esse tópico só mostra a emasculação do homem, e a cada geração piora, mais um tópico "punhetação mental" igual aquele tópico das "virgens", mas um tópico de emasculado igual ao das "virgens" e o do "meu chefe é mau".

Ficar se prendendo a teorias mirabolantes que não fazem diferença nenhuma na vida prática. Vai tomar no cu. Desperdiçar neurônio e tempo pensando nessas merdas não é real, é punhetação, coisa de retardado.

Vai usar seu tempo para se desenvolver em todos os sentidos, e quando tiver 30 vai colher, é isso. Agora procure um psicólogo o quanto antes.

Esse tópico não foi uma teoria, esse tópico foi uma duvida, não inventei nada em relação ao que ocorre após os 30, apenas perguntei como era a vida de quem é homem e tem essa idade, e como chegar bem nessa idade, se isso é ser emasculado, não sei o que não é ser emasculado.

(11-06-2018, 11:06 AM)Hs1981 Escreveu: OP

Tenho 37, casado desde os 29 e com uma filha de 7.

O que muda é que depois dos 30 voce tem menos tempo e menos margem para erros, para arriscar mudar de profissão/area de interesse, etc, tem que ter mais responsabilidade para vc mesmo e para quem depende de vc...

Quando se está na faixa dos 20 vc tem sim  mais disposição, mais animo, mas isso não muda tanto depois dos 30, apenas diminui, principalmente se vc viveu de forma saudável sua juventude, se cuidou/cuida bem da saude chega nos 30 com cara e folego de 20.

Dos 20 aos 28/29 vc tem sim mais opções, pode arriscar mais, pode e deve errar mais, pois vc aprende com os erros, e tem tempo pra corrigir suas cagadas....

Então é assim,  é normal ficar confuso, mas tambem é nessa fase que vc deve tomar decisões importantes, se vai dar certo ou não vc ainda poderá ter tempo para se recuperar... faça tudo que estiver ao seu alcance, estude, trabalhe, faça planos de curto e médio prazo, para nao perder muito tempo,  cuide  da saude, e aproveite na medida do possível....

A hora de arriscar, errar, crescer é agora, depois dos 30 vc não poderá ser dar ao luxo de tentar algo do zero...

acho que isso aí.

Muito bom saber disso, corro todos os dias e pretendo retornar a academia, para chegar aos 30, e até aos 40 forte e viril, em relação ao tempo, não sei, se eu tiver uma família, creio que serei mais ou menos como você, caso não, acho que terei muito tempo livre depois dos 30, e isso vai ser muito bom.

RE: Depois dos 30 - Morten - 12-06-2018

Quanto ao vigor físico, não tive nenhuma mudança significativa não. No meu caso, só mesmo a paciência com burrice e a disposição de perder tempo com bobagem diminuíram bastante.

RE: Depois dos 30 - _Blake_ - 12-06-2018

- Atividade Física
- Dormir com qualidade.
- Alimentação saudável mantendo no seu peso ideal.
- Não ficar se preocupando muito com besteiras (como vc está fazendo agora).
- Pouco ou nada de drogas (mesmo alcool etc).
- Buscando se atualizar, ler algum livro, aprender alguma coisa nova.
- Vida social pelo menos regular.
- Se possível uns 10-15 minutos de meditação diária.

Mantendo isso aí você chega em uma boa saúde e condição mental com 30, 40, 50, 60 anos....