Resiliência Mental: Navy SEALs - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Físico (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=15) +--- Tópico: Resiliência Mental: Navy SEALs (/showthread.php?tid=2071) |
Resiliência Mental: Navy SEALs - Bill Kazmaier - 06-07-2017 Aqui está uma forma didática e simples de começar a desenvolver resiliência nas questões praticas da vida. Os SEALs da Marinha Americana são admirados no mundo inteiro. Não apenas pela capacidade técnica e por ter sucesso em praticamente todas as missões que eles participaram. Eles também são admirados pela resiliência mental de seus integrantes. A seleção para se tornar um SEAL é de fato desumana. O motivo é que estes soldados devem ser treinados até o limite, porque no meio da guerra, ninguém pode deixar o companheiro para trás, ninguém pode abandonar o barco e pensar somente em si. Apenas os mais fortes sobrevivem. Eles nadam com tubarões, pulam de helicópteros em alto-mar, entram em casas com terroristas armados até os dentes…como uma pessoa sem resiliência mental se daria bem em missões desse tipo? As iniciais do nome SEALs se dá graças a incrível capacidade da equipe operar de forma especializada no mar (Sea), no ar (Air) e em terra (Land). Curiosidade: Os SEALs foram responsáveis por matar Osama Bin Laden no Paquistão em 2011. O blog MarketMeditations listou seis técnicas mentais dos SEALs que fazem com seus integrantes sejam indivíduos com maior resiliência mental deste planeta. Técnica #1: Coma o Elefante
Os SEALs usam esta pergunta para ensinar esta primeira técnica: Como você comeria um elefante? A resposta correta é: com uma mordida por vez. Ao encontrarmos uma tarefa assustadora — correr uma maratona, ir bem em uma prova difícil, criar uma empresa, ou conversar com aquela mulher bonita do bar — normalmente ficamos com medo e desistimos antes mesmo de tentar. Mas os SEALs tem uma solução… A palavra é segmentação. Divida o elefante em partes que cabem na boca. Deu pra entender né? Basta dividir o problemão em pequenos probleminhas. Evite pensar no problema como um todo para não ser desestimulado. Foque nas partes e pense em concluir estas pequenas tarefas. Parece óbvio mas muitos desistem por ficarem desanimados. Tenha foco e terá resiliência mental. Muitos ultramaratonistas e tri-atletas utilizam esta técnica. Eles focam na próxima prova — e não em ser o número 1 do ranking. A evolução ocorre aos poucos. Aplicação prática: divida a grande tarefa em pequenas tarefas, de preferência em tarefas que cabem em um dia. Evite pensar no todo para não desanimar. Técnica #2: Visualize o sucesso.
Existe um estudo que diz que jogadores de basquete melhoram os seus lançamentos em 23% apenas por visualizarem previamente o lançamento bem sucedido. Os praticantes que de fato praticaram lançamentos, melhoraram 24%. Veja bem, isto dá apenas 1% de diferença fazendo muito menos esforço! Se é realmente verdade, eu não sei, mas sei de atletas famosos que utilizam esta técnica e aprovam! O treinador de Michael Phelps ensinou a ele assistir ”o vídeo” em que o atleta se imaginava nadando de forma perfeita, do começo ao fim. Criando todos os detalhes. Phelps utiliza este hábito até os dias de hoje.Uma boa visualização consiste no seguinte: Detalhes vívidos: Utilize todos os sentidos. Imagine detalhes. Faça ficar mais real possível. Repetição: Repita todos os dias ou até mais de uma vez por dia. Faça se tornar um hábito. Desempenho positivo: Não se imagine falhando. Ao invés disso, se imagine tendo sucesso repetidamente. Mesmo que haja obstáculos ou imprevistos na sua visão, imagine que você conseguiu supera-los de alguma forma. (Michael Phelps imagina situações em que o seu óculos enche de água, e ele tem que nadar sem enxergar nada, mas acaba conseguindo. Ele gosta de se imaginar em situações onde as coisas dão errado e mesmo assim ele tem sucesso) Imagine as consequências: Se você acabar pensando no pior, imagine as consequências do fracasso.Veja a cara de seus amigos e familiares recebendo a notícia de que deu errado. Imagine a vergonha que você sentiria. Aplicação prática: Na próxima vez que você tiver que enfrentar eventos estressantes e importantes, use a visualização para imaginar você tendo sucesso. Técnica #3: Controle Emocional
Em tempos de grande estresse, o nosso corpo recebe altas doses de adrenalina, cortisol e noradrenalina que nos dá um estímulo de energia e foco. Entretanto, estes hormônios permanecem “ligados” por longos períodos. E acabam impedindo você de relaxar, causando problemas para dormir, mau humor e baixando a imunidade do corpo. Os SEALs utilizam um técnica para solucionar este problema chamada de 4 por 4 por 4: Inspire por 4 segundos Expire por 4 segundos Repita por 4 minutos É a mesma metodologia utilizada na Ioga por milhares de anos. O nosso cérebro afeta o nosso corpo, e vice-versa. Aplicação prática: Na próxima vez que se sentir estressado ao longo do dia, pare e utilize esta técnica. Fará você relaxar e pensar com maior clareza. Técnica #4: Não reatividade.
“As pessoas ficam perturbadas não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.” ˜ Epiteto Nós temos mais controle do que pensamos. Não podemos controlar o que acontece no mundo, mas podemos controlar a nossa interpretação sobre as coisas. Em seu livro Breaking BUD/S: How Regular Guys Can Become Navy SEALs, D.H Xavier lembra da sua experiência na “Semana Infernal”. “Eles estavam me humilhando enquanto eu estava muito, muito para baixo. A minha crença podia ser de que eles realmente não me queriam lá [na equipe]; a consequência desta crença teria feito eu desistir. Mas ao invés disso, a minha crença era de que eu não me importava com o que eles diziam. Eu acreditava que era capaz de ter sucesso…” ~ D.H Xavier Xavier implementou algo chamado reenquadramento, técnica usada em Design Thinking. Que pega uma crença ou visão de mundo, descarta, e seleciona outra. O que você poderia ter interpretado como um evento negativo de repente se torna um evento positivo, basta mudar o ponto de vista. Esta técnica nos dá resiliência mental porque nos mostra que podemos tirar lições valiosas mesmo das piores situações. Aplicação prática: observe como você interpreta eventos externos. Desafie a sua forma de interpretar. Tente mudar formas negativas de enxergar um determinado evento em coisas mais positivas. Enxergue os acontecimentos ruins como um desafio para te fazer evoluir. Técnica #5: Pequenas Vitórias
O que fazer quando a moral está baixa? Você perdeu a sua carteira, está chovendo e a sua esposa te deixou neste mesmo dia. O que fazer quando tudo dá errado? Tente pensar pequeno. Todos os dias eu escrevo três coisas pelas quais eu sou grato. Hoje escrevi: O ar fresco e refrescante que vem após uma longa chuva A fumaça prazerosa do café gelado O sorriso com a atendente da cafeteria Pequenas vitórias mantém a moral alta. E uma moral alta alimenta mais moral alta. E cria um círculo virtuoso de positividade por fazer um bom trabalho. Tente fazer isto. É mais importante do que você imagina. Técnica #6: Encontre a sua tribo (e Necessidade)
“Humanos não se incomodam com as dificuldades, na verdade eles prosperam nelas; eles se incomodam com o fato de se sentirem inúteis. A sociedade moderna aperfeiçoou a arte de fazer as pessoas se sentirem inúteis. Chegou a hora de isto acabar.” ˜ Sebastian Junger Junger tocou em um ponto interessante. Todos nós já vimos casos de superação em momentos de grande necessidade. Como o caso clássico da mente superando limitações físicas de uma mãe que levanta o carro para salvar o filho. Nós humanos somos criaturas sociais. E nós buscamos sentido em um mundo que muitas vezes parece não ter nenhum sentido. Procure as duas coisas — amigos próximos e princípios — e assim terá um bom terreno para a resiliência mental. Aplicação prática: Passe um tempo pensando sobre o que traz sentido para a sua vida. Este é o primeiro passo para encontrar a sua tribo — o grupo de pessoas que compartilham a mesma visão e valores. Fonte: Linkedin RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Viking - 07-07-2017 Excelente texto-estava precisando ler um texto assim.Principalmente sobre essa visualização positiva,de que vai dar tudo certo conforme o planejado-a mente é poderosa,exemplo disso é o Libertador. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Libertador - 07-07-2017 Que tópico foda! Parabéns Bill! Por sorte eu acabei fazendo algumas técnicas dessas sem perceber pra conseguir passar no TAF. Vou anotar estas 6 técnicas e praticá-las pra valer, porque resiliência mental é uma das coisas mais importantes que devemos desenvolver nesta vida. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Ermac - 07-07-2017 Foda! Vou favoritar e reler sempre. São práticas de muito valor. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Roland - 07-07-2017 Excelente! RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Carl Johnson - 07-07-2017 Agradeço por compartilhar a idéia deste tópico, Bill. Favoritei para reler pelo menos, uma vez por dia. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - _Blake_ - 07-07-2017 Simples e eficiente. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Bill Kazmaier - 07-07-2017 Obrigado a todos. (07-07-2017, 10:58 AM)Libertador Escreveu: Que tópico foda! Parabéns Bill! Mandou bem. Em breve vou postar outro tópico sobre isso. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - A6M Zero - 15-08-2017 UP Texto fodástico, merece um like. Vou aplicar essas técnicas, ao que parece, o item 1 segue quase os mesmos princípios da Técnica Kaizen. RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Diamante - 15-10-2017 - Caramba! Muito bom. - A grande questão está na mente mesmo. Se ela não está forte, o corpo padece. (Como diria o jargão). RE: Resiliência Mental: Navy SEALs - Viking - 21-05-2018 Up, ótimos princípios. |