Fórum da Real - Legado Realista
[DEBATE] Como a tecnologia afetará o futuro? - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: [DEBATE] Como a tecnologia afetará o futuro? (/showthread.php?tid=2029)

Páginas: 1 2


Como a tecnologia afetará o futuro? - Libertador - 25-06-2017

Vou postar este texto indicado pelo General Gangster para debate dos confrades:

Em 1998, a Kodak tinha 170 mil funcionários e vendia 85% do papel fotográfico utilizado no mundo. Em apenas 3 anos, o seu modelo de negócio foi extinto e a empresa desapareceu.

O mesmo acontecerá com muitos negócios e indústrias nos próximos 10 anos e a maioria das pessoas nem vai se aperceber disso. As mudanças serão causadas pelo surgimento de novas tecnologias.

Conforme exposto na Singularity University Germany Summit, em abril deste ano, o futuro nos reserva surpresas além da imaginação.

A taxa de inovação é cada vez mais acelerada e as futuras transformações serão muito mais rápidas que as ocorridas no passado. Novos softwares vão impactar a maioria dos negócios e nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão.

Algumas delas já estão acontecendo e sinalizam o que teremos pela frente. O UBER é apenas uma ferramenta de software e não possui um carro sequer, no entanto, constitui hoje a maior empresa de táxis do mundo. A Airbnb é o maior grupo hoteleiro do planeta, sem deter a propriedade de uma única unidade de hospedagem.

Nos EUA, jovens advogados não conseguem emprego. A plataforma tecnológica IBM Watson oferece aconselhamento jurídico básico em poucos segundos, com precisão maior que a obtida por profissionais da área.

Haverá 90% menos advogados no futuro e apenas os especialistas sobreviverão. Watson também orienta diagnósticos de câncer, com eficiência maior que a de enfermeiros humanos.

Em 10 anos, a impressora 3D de menor custo reduziu o preço de US$18.000 para US$400 e tornou-se 100 vezes mais rápida. Todas as grandes empresas de calçados já começaram a imprimir sapatos em 3D.

Até 2027, 10% de tudo o que for produzido será impresso em 3D. Nos próximos 20 anos, 70% dos empregos atuais vão desaparecer.

Em 2018, os primeiros carros autônomos estarão no mercado. Por volta de 2020, a indústria automobilística começará a ser desmobilizada porque as pessoas não necessitarão mais de carros próprios. Um aplicativo fará um veículo sem motorista busca-lo onde você estiver para leva-lo ao seu destino. Você não precisará estacionar, pagará apenas pela distância percorrida e poderá fazer outras tarefas durante o deslocamento.

As cidades serão muito diferentes, com 90% menos carros, e os estacionamentos serão transformados em parques. O mercado imobiliário também será afetado, pois, se as pessoas puderem trabalhar enquanto se deslocam, será possível viver em bairros mais distantes, melhores e mais baratos.

O número de acidentes será reduzido de 1/100 mil km para 1/10 milhões de km, salvando um milhão de vidas por ano, em todo o mundo. Com o prêmio 100 vezes menor, o negócio de seguro de carro será varrido do mercado.

Os fabricantes que insistirem na produção convencional de automóveis irão à falência, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) estarão construindo computadores sobre rodas. Os carros elétricos vão dominar o mercado na próxima década.

A eletricidade vai se tornar incrivelmente barata e limpa. O preço da energia solar vai cair tanto que as empresas de carvão começarão a abandonar o mercado ao longo dos próximos 10 anos. No ano passado, o mundo já instalou mais energia solar do que à base de combustíveis fósseis. Com energia elétrica a baixo custo, a dessalinização tornará possível a obtenção de água abundante e barata.

No contexto deste futuro imaginário, os veículos serão movidos por eletricidade e a energia elétrica será produzida a partir de fontes não fósseis. A demanda por petróleo e gás natural cairá dramaticamente e será direcionada para fertilizantes, fármacos e produtos petroquímicos. Os países do Golfo serão os únicos fornecedores de petróleo no mercado mundial. Neste cenário ameaçador, as empresas de O&G que não se verticalizarem simplesmente desaparecerão.

No Brasil, o modelo de negócio desenhado para a Petrobras caminha no sentido oposto. Abrindo mão das atividades que agregam valor ao petróleo e abandonando a produção de energia verde, a Petrobras que restar não terá a mínima chance de sobrevivência futura. A conferir.

(Publicado na revista Brasil e Energia Petróleo e Gás, edição de dez/2016).


Reflita sobre o seu presente e o seu futuro. Está preparado para mudanças tão radicais e abruptas?
Como um realista pode aproveitar estas mudanças para sair na frente?

"Nada é permanente, exceto a mudança".
(Heráclito: 535 a.C - 475 a.C)


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Basphore - 25-06-2017

Não haveria nenhum problema de desemprego se não fosse a porra do estado interferindo no mercado.

Os jovens e desqualificados vão tomar no cu nessas próximas décadas.

Quer sair na frente? Compre bitcoins hj e seja milionario daqui uns anos, vai viver só de renda.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Aragons - 25-06-2017

O preços dos renovaveis cai, porém o preço do petróleo cai mais ainda. Com novas descobertas de reservas, com o xisto betuminoso, o gás natural e o barateamento das tecnologias de perfuração é certo que ainda seremos dependentes do petróleo e seus derivados por décadas (e há quem diga séculos).

Mas realmente muitos empregos sumirão por causa dos avanços tecnológicos. Meu conselho é fazer medicina ou virar funcionário público.
Eu já estou me encaminhando na vida, vou virar petroleiro concursado.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Libertador - 25-06-2017

(25-06-2017, 10:35 PM)Basphore Escreveu: Quer sair na frente? Compre bitcoins hj e seja milionario daqui uns anos, vai viver só de renda.

Estou comprando mesmo.


Na verdade os empregos não vão sumir. Eles apenas vão mudar de area, olha os caixas eletronicos dos bancos, quando foram inventados disseram que iam acabar com os funcionários e fizeram todo aquele estardalhaço, mas apenas aprimorou o sistema, os funcionarios foram alocados pra areas mais lucrativas do banco e agilizou o atendimento dos clientes. Todo mundo saiu ganhando.

Eu acho que a tecnologia vai é gerar empregos e qualidade de vida. Principalmente porque não existe sindicato dos caixas eletronicos, até porque eles são só maquinas. Então a tendencia é a tecnologia acabar com vários sindicatos, que só atrasam a vida das empresas e da população.

O UBER com os carros que dirigem sozinhos, não vão ter que lidar com sindicatos e nem pagar um monte de impostos em salários porque não terão motoristas pra sustentar. Olha só que vantagem absurda, e com o preço do combustivel mais baixo, se locomover por aí vai ser ainda mais fácil e barato, principalmente nos países de primeiro mundo.

Para mim uma das tecnologias mais promissoras de todas é o Machine Learning.

Assistam o video que vocês vão entender do que estou falando:






RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Dallas - 25-06-2017

Confrade Libertador, é interessante frisar o nível de criatividade desses novos empresários, é bonito de se ver, inspirador, certo dia li algo pela net sobre essas empresas e achei bastante interessante, por exemplo:

O instagram é hoje senão a maior e mais valiosa indústria fotográfica do planeta e não vende câmeras ou equipamentos sofisticados, apenas possibilita ao usuário a edição e o compartilhamento de imagens.

O Alibaba é a rede varejista mais valiosa do planeta e não tem catálogos próprios(inventário).

O Uber como citado é hoje a maior empresa de taxi na atualidade e não possui nenhum veículo próprio

A netflix uma das empresas do ramo televisivo que mais cresce nos últimos anos e o mais incrível, não possui sistemas modernos de aparelhos, cabos,canais ou equipe de profissionais etc.

O queridíssimo Airbnb como maior provedor em hospedagem e não possui nenhum imóvel particular.

O Youtube como uma das maiores plataformas de vídeos existentes e ironicamente não produz vídeos.

Devemos analisar bem esses itens e principalmente esses empreendedores, quem sabe não seremos os próximos a criar algo inovador para o planeta...


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Basphore - 26-06-2017

Funcionalismo: o estado brasileiro vai colapsar em alguns anos, se vc entrar agora ainda dá pra tirar uma grana boa mas vc vai ter que economizar muito pra ter aposentadoria e terá que mudar de área aos 40/50 anos.
Cursos superiores: já tá foda hj em dia pra todos menos Medicina, faça algum que não seja teoria pura(ou seja não faça nenhum da área de Humanas)
Tecnologia: é o futuro pra área técnica/superior
Empreendedorismo: é o futuro se vc não quiser perder tempo com faculdade
Aprender Linguas: aprenda só ingles, os tradutores roboticos estão cada dia melhores
Trabalho desqualificado: futuro será no setor de Serviços visto que quase tudo será automatizado


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Alberto Santos - 26-06-2017

Nego hj fica o dia todo manginando bocetas pelo facelixo, se achando o tal... em vez de dedicar tempo pra ler, estudar e saber como ele realmente não vai passar fome no futuro.

Eu só to vendo de camarote um fracasso CERTO de quem não busca conhecimento hj pra colher frutos amanhã.


Como a tecnologia afetará o futuro? - Libertador - 26-06-2017

Mas é obvio que todas as mudanças tecnologicas são mais fortes nos países de primeiro mundo e surgem primeiro lá também.

A eletricidade e a internet alcançaram o planeta inteiro, mas tem algumas regiões que são muito pobres e essas tecnologias são bem caras, sendo utilizadas só pelos ricos da região.

Por exemplo, o carro, surgiu nos EUA, alcançou o planeta inteiro, mas em alguns paises em desenvolvimento, como o Brasil, impactou menos do que nos EUA, lá os carros são extremamente baratos e existem vários modelos que nunca chegarão aqui, enquanto aqui carro é caro para comprar e manter, mas a classe média consegue comprar. E em paises mais pobres só a classe rica que tem carros, pois além de terem poucos modelos, são bem mais caros de comprar e de manter do que no Brasil, mas, de um jeito ou de outro, o planeta todo é afetado pelas tecnologias, uns mais outros menos.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Martelo - 26-06-2017

É assustador como a mudança acelera mais e mais a cada dia.

Apenas no século XX, vejamos como o mundo se sofisticou na indústria, tecnologia, serviços, ciência, etc..

E a tendência é acelerar mais e mais, havendo maior quantidade de mão de obra não especializada (de acordo com tendência futurista) do que a oferta de empregos.. Os trabalhadores tradicionais deverão ser reduzidos ao mínimo..

Não será nada fácil para nós, sem acompanhar essa tendencia, se puder..


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Mente - 26-06-2017

O bom de um empreendimento na área virtual é que não precisa pagar propina pra cada fiscal que bata na sua porta. Mas alguns empregos antigos continuarão existindo, com essa geração de macho fracos, ser pedreiro, marceneiro e demais profissões que fazem trabalhos braçais, ainda renderão, pois serão cada vez mais escassos.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Hombre de hielo - 27-06-2017

O problema que a tecnologia nao tem autonomia... e os humanos prejudicados irao se revoltar! Um realista, se prejudicado (caso nao, tem que ser indiferente), devera boicotar e incentivar a sabotagem de forma indireta!


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - CR7 - 27-06-2017

Eu acho que vocês exaltam demais o estudo. Não é questão de estudar, é questão de estudar a coisa certa no tempo certo por um objetivo plausível. Não se trata de formação mas sim de informação, de ideias. Um realista tem que estimular seu lado criativo, inteligente e audaz para criar algo ou se adaptar as novas tecnologias.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Basphore - 27-06-2017

neoludismo na real? por isso que tá cheio de terraplanista e criacionista no movimento...


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Bean - 27-06-2017

(27-06-2017, 10:11 PM)Basphore Escreveu: neoludismo na real? por isso que tá cheio de terraplanista e criacionista no movimento...

Onde? O Hielo é apenas mais um que bateu a cabeça quando criança.


Criacionista é muito mais concreto que o Darwinismo.


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Basphore - 27-06-2017

'' Criacionista é muito mais concreto que o Darwinismo. ''

parabéns vc é retardado!


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Hombre de hielo - 28-06-2017

@Bean

Fique tranquilo, se um dia perder emprego pra uma maquina... se lembrara da minha mensagem anterior!


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Libertador - 28-06-2017

(27-06-2017, 10:27 PM)Bean Escreveu: Criacionista é muito mais concreto que o Darwinismo.

2

Eu também acho bem mais plausível. Mas esse assunto por si só já rende outro tópico.

Indico esta série para ver: http://legadorealista.com/forum/showthread.php?tid=1863&pid=31219#pid31219


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Héracles - 28-06-2017

(27-06-2017, 10:10 PM)Axl Rose Escreveu: Eu acho que vocês exaltam demais o estudo. Não é questão de estudar, é questão de estudar a coisa certa no tempo certo por um objetivo plausível. Não se trata de formação mas sim de informação, de ideias. Um realista tem que estimular seu lado criativo, inteligente e audaz para criar algo ou se adaptar as novas tecnologias.

[Image: tenor.gif]

Isso mesmo. O que trouxe o progresso não foi o "estudo", mas a assunção de riscos, tentativa e erro, e criatividade de homens corajosos. É um erro muito comum achar que a estudo "formal" é que traz progresso. Na verdade esse estudo é um sub-produto das descobertas feitas por caras "ignorantes". Taleb tem um termo para esse equivoco que eu não lembro agora, mas depois eu posto. 



RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - CR7 - 03-07-2017

(25-06-2017, 10:44 PM)Aragons Escreveu: O preços dos renovaveis cai, porém o preço do petróleo cai mais ainda. Com novas descobertas de reservas, com o xisto betuminoso, o gás natural e o barateamento das tecnologias de perfuração é certo que ainda seremos dependentes do petróleo e seus derivados por décadas (e há quem diga séculos).

Mas realmente muitos empregos sumirão por causa dos avanços tecnológicos. Meu conselho é fazer medicina ou virar funcionário público.
Eu já estou me encaminhando na vida, vou virar petroleiro concursado.

Negócio é ficar atento para as oportunidades


RE: Como a tecnologia afetará o futuro? - Awaken - 04-07-2017

É como os mineiros dizem...


Não besta não procê ver.