Fórum da Real - Legado Realista
Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14)
+--- Fórum: Desenvolvimento Profissional (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=16)
+---- Fórum: Concursos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=77)
+---- Tópico: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva (/showthread.php?tid=1729)



Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

Estou estudando para um Concurso Público de alto Nível que provavelmente é esse ano ou em 2018,nesse Concurso tem questão discursiva.Alguém tem alguma dica,conselho para essa prova discursiva?Grato.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Monarca - 10-02-2017

Dodgy Dodgy Dodgy 

Você poderia ao menos falar que concurso que é, qual a banca, se é nível médio ou superior, se todas as matérias são cobradas em questões discursivas...


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

(10-02-2017, 03:14 PM)Monarca Escreveu: Dodgy Dodgy Dodgy 

Você poderia ao menos falar que concurso que é, qual a banca, se é nível médio ou superior, se todas as matérias são cobradas em questões discursivas...

Concurso Técnico Legislativo- Processo Legislativo do Senado Federal,Nível Médio,provável banca FGV que foi dos últimos 2 concursos.A matéria que foi cobrada nas duas últimas questões discursivas para o cargo foram envolvendo abertura de crédito suplementar por Presidente da República com Medida Próvisoria,os passos da Medida.A questão discursiva é mais sobre o específico,o processo legislativo.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

Questão Discursiva penúltima prova:

O Presidente da República remete ao Congresso Nacional Medida Provisória, pertinente à criação de nova Contribuição Social, destinada a custear despesas com Saúde, Educação e projetos sociais. No Senado, o projeto sofre diversas emendas, que são submetidas às comissões permanentes e, após, com o devido parecer, apresentadas em plenário. Na votação em plenário, algumas emendas são rejeitadas, e outras, submetidas a requerimento de destaque, em separado. O prazo regimental é excedido pela atuação do bloco oposicionista. Observadas tais circunstâncias, discorra, à luz da Constituição e das regras regimentais, a respeito dos pontos relevantes para o processo legislativo.

Questão Discursiva última prova:


 Considere  publicada  medida  provisória  tendo  como  objeto  a  abertura  de  crédito  extraordinário  para  atender  a  calamidade pública de determinado Estado da Federação.     Discorra sobre todo o trâmite legislativo a partir de então, indicando os órgãos competentes para a sua apreciação e os  respectivos prazos, considerando a possibilidade de haver ou não emendas.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Monarca - 10-02-2017

Não tem segredo. Você tem que saber o conteúdo e escrever sobre ele. 

Uma vez que você já sabe quais são os temas cobrados e que eles fazem parte do conteúdo específico para o cargo, já tem como afunilar seus estudos para um conteúdo mais provável de cair na forma discursiva. Pesquisa também outras provas da FGV para ver como são cobradas, nestas, as questões discursivas. Verifique se a banca apresenta modelos de resposta, para que você veja como deve ser formatado o seu texto.

O ideal é usar um parágrafo para cada tópico.

Discorra sobre todo o trâmite legislativo a partir de então [INTRODUÇÃO], indicando os órgãos competentes para a sua apreciação [DESENVOLVIMENTO 1] e os  respectivos prazos [DESENVOLVIMENTO 2], considerando a possibilidade de haver ou não emendas [DESENVOLVIMENTO 3]. Depois você retoma tudo, na conclusão.

/Estou falando isso sem saber quanto de espaço você tem disponível.

Se você não saber o assunto, não tem para onde fugir. E essa é a melhor dica: saber o assunto.

Você até pode encher linguiça dizendo que o trâmite legislativo deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, e blá blá blá... 



RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

(10-02-2017, 05:00 PM)Monarca Escreveu:
Não tem segredo. Você tem que saber o conteúdo e escrever sobre ele. 

Uma vez que você já sabe quais são os temas cobrados e que eles fazem parte do conteúdo específico para o cargo, já tem como afunilar seus estudos para um conteúdo mais provável de cair na forma discursiva. Pesquisa também outras provas da FGV para ver como são cobradas, nestas, as questões discursivas. Verifique se a banca apresenta modelos de resposta, para que você veja como deve ser formatado o seu texto.

O ideal é usar um parágrafo para cada tópico.

Discorra sobre todo o trâmite legislativo a partir de então [INTRODUÇÃO], indicando os órgãos competentes para a sua apreciação [DESENVOLVIMENTO 1] e os  respectivos prazos [DESENVOLVIMENTO 2], considerando a possibilidade de haver ou não emendas [DESENVOLVIMENTO 3]. Depois você retoma tudo, na conclusão.

/Estou falando isso sem saber quanto de espaço você tem disponível.

Se você não saber o assunto, não tem para onde fugir. E essa é a melhor dica: saber o assunto.

Você até pode encher linguiça dizendo que o trâmite legislativo deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, e blá blá blá... 
Valeu pelas dicas,como é um texto dissertativo expositivo creio seja muito objetivo,segue o mesmo formato da dissertativa argumentativa referente a número de linhas por paragrafo?Geralmente minhas questões discursivas dão 20 linhas,a introdução e conclusão são uma 3 linhas,eu foco muito no desenvolvimento.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Monarca - 10-02-2017

A diferença é sutil:
Dissertação argumentativa: você tem que se posicionar em relação a determinado fato.
Dissertação expositiva: você tem que expor o fato; sua opinião não interessa.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

(10-02-2017, 06:52 PM)Monarca Escreveu: A diferença é sutil:
Dissertação argumentativa: você tem que se posicionar em relação a determinado fato.
Dissertação expositiva: você tem que expor o fato; sua opinião não interessa.

Muito sutil mesmo.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Bean - 10-02-2017

Sutil que zera a prova.

Procure um desses tantos cursos de redação que tem para fazer o download pela net a fora.

Procure no site esquemaria sobre redação.

E no mais redação é CONTEÚDO e não escrita.

Redação é prática( o que é uma das coisas que preciso praticar com mais afinco).

Quem lê bem não escreve bem.
Quem escreve bem é quem pratica a escrita.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 10-02-2017

(10-02-2017, 08:12 PM)Bean Escreveu: Sutil que zera a prova.

Procure um desses tantos cursos de redação que tem para fazer o download pela net a fora.

Procure no site esquemaria sobre redação.

E no mais redação é CONTEÚDO e não escrita.

Redação é prática( o que é uma das coisas que preciso praticar com mais afinco).

Quem lê bem não escreve bem.
Quem escreve bem é quem pratica a escrita.

Vou olhar,tenho que praticar muito ainda.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Seth Gecko - 10-02-2017

Talvez esse vídeo te ajude amigo. Me ajudou bastante.





OBS: No final corta e fala que para ver o resto tem que assinar com a empresa etc...

Mas com esses 32 MIN gratuitos já da uma ajuda do caramba.


RE: Concurso Público-Ajuda Questão Discursiva - Viking - 28-06-2017

As dicas no tópico me ajudaram muito,me aprofundei no assunto e fiz inúmeras questões discursivas.No momento tô tendo uma dificuldade de achar questões discursivas pra fazer(inventei várias e fiz até o dado momento).Como a provável banca é a fgv eu busquei as provas da oab,porém as questões são focadas muito em conhecimento jurídico.Alguém já passou por algo similar ou tem alguma dica sobre?Desde já agradeço.