Fórum da Real - Legado Realista
[FIXO] Carros - Dicas & Recomendações - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Espaço do Guerreiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Hobbies Masculinos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=29)
+---- Fórum: Veículos/Automóveis (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=63)
+---- Tópico: [FIXO] Carros - Dicas & Recomendações (/showthread.php?tid=1242)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Awaken - 01-08-2018

(31-07-2018, 09:04 PM)Gashead Escreveu:
(31-07-2018, 06:41 PM)Awaken Escreveu: Vale a pena comprar versões exclusivas se você tem planos a longo prazo.

Daqui a uns anos você pode recuperar o investimento vendendo a versão por um preço maior que a normal, mas estou falando de LONGO PRAZO.

Comprei hoje, acabei de chegar de viagem.

Não vou ficar gavando a boa compra que fiz, mas consegui o mais "exclusivo" possível, abaixo do preço de tabela. Procurei muito e achei.

O motor é o mesmo das versões Way e Atractive, mas achei bem nervosinho acima dos 3.5k rpm. Bem bom de dirigir e silencioso.

Além das "frufruzagens", "bonitezas" e "tecnologias", o que mais gostei foi a suspensão. E olha que já tive carro com suspensão preparada que não ficou tão bem acertada como a deste carro, curva muito e firme demais.

Tô muito feliz e satisfeito.

Parabéns, só mantenha o giro baixo se não quiser ser cupim de carro.

da primeira a terceira, 1500 giros tá bom demais, só pra arrancar.
Daí pra cima no máximo 2000.

O carro desenvolve e não treme.

(C/ ar, acrescente pelo menos uns 200 giros a mais)

Etios nem fodendo!

Carro abandonado em 2008 lá fora, comercializado como novo até o ano passado.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 01-08-2018

Tão baixo rpm assim @Awaken?

Tenho encontrado boas trocas entre 3 e 3.5k rpm. Por sinal meu Gol 1.0 16v entregava o melhor consumo/desempenho nesta faixa também..


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Minerim - 01-08-2018

O br não tem muitas opções de design,  são padrões de uma década...

Os motores Gm 1.4 são muito fracos, deixam qualquer carro manco.

Já tive umas zicas.... gol bolinha 1000 c é loko, gm 1.4, desempenho de 2  tempos  Big Grin prometi para mim que nunca mais pegaria 1.0, 1.3, 1.4

Carro para uso em geral para mim: roda de ferro aro 15 no minimo, motor 1.6, ar trio e eletrico, pintura sólida...

Peças automotivas e manutençao:

 algumas originais  são importadas, as da VW são lindas, usinagem made in germany com aço temperado e número de série/procedencia

depois vem as br 50% a 60% do preço, outro material e usinagem porém tem durabilidade boa e por fim as xing ling ou paralelas que custam 30 % da original e não duram muito e tem problemas de encaixe, sempre apresentam defeitos precoces.

Sobre os  carros turbos de fábrica: tem muito cara que esmirilha mexendo no chip e depois tiram o modificador e programação, rodam 20 a 30 mil km bagaçando o motor e depois passam para frente... Big Grin tem cara que pensa que ta comprando uma moça semi nova ou virgem...

Sempre é bom fazer teste drive inclusive nos usados, seja para sentir a saúde do conjunto e o desempenho e afinidade com a dirigibilidade.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Awaken - 01-08-2018

Spoiler Revelar
(01-08-2018, 08:15 PM)Gashead Escreveu: Tão baixo rpm assim @Awaken?

Tenho encontrado boas trocas entre 3 e 3.5k rpm. Por sinal meu Gol 1.0 16v entregava o melhor consumo/desempenho nesta faixa também..


Não é necessário ter um RPM tão alto, lembrando que quanto mais alto o giro quer dizer que você pisa mais, então gasta mais.

Quando você passa a marcha, exceto pelas marchas de velocidade, o contador de giros tem que voltar pro giro adequado pro começo da faixa de torque, assim você não fica esforçando o carro pra entregar potência sem o "peso" na graduação da caixa de câmbio.

É como pilotar uma bicicleta, pra subir uma marcha você tem que sentir na perna que já dá pra passar pra próxima sem ficar pesado, a medida que a redução também se dá quando o peso fica grande e você precisa reduzir.

Faça o teste, por 1 mês passe da seguinte forma.

1. Aceleração constante. O famoso "pé duro" no acelerador. (favor não confundir com pé de  chumbo)
2. Marque velocidade constante para seus trajetos diários.
3. Deixe o carro rolar ENGATADO, sem acelerar se você ver uma redução de velocidade  à frente, um quebra molas ou um semáforo. Evite usar os freios.
4. As 3 primeiras marchas são de arranque, passe logo que puder. As de velocidade (quarta, quinta **e se tiver sexta) são pra esticar.
1500 pras marchas de arranque
2000 pras marchas de velocidade.

Faz o teste aí, se tu não economizar combustível eu mudo meu nome.

Já fiz 182km com uma Uno Way, o tanque tem 48 litros e o mostrador divide por 10 essa litragem, ou seja 4,8 litros cada ponto.

Fiz 182km com 9,6l, ou seja, apenas 2 pontos do mostrador de combustível.

Na estrada simples mantive 80km/h, subi um trecho de serra, enfrentei reduzidas de lombadas e buracos.
Na estrada privatizada mantive 110km/h, só reduzi por causa do pedágio e de gente lerda na frente.

Mesmo assim 18km/l é muito bom.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 01-08-2018

Spoiler Revelar
(01-08-2018, 09:21 PM)Awaken Escreveu: [spoiler]
(01-08-2018, 08:15 PM)Gashead Escreveu: Tão baixo rpm assim @Awaken?

Tenho encontrado boas trocas entre 3 e 3.5k rpm. Por sinal meu Gol 1.0 16v entregava o melhor consumo/desempenho nesta faixa também..


Não é necessário ter um RPM tão alto, lembrando que quanto mais alto o giro quer dizer que você pisa mais, então gasta mais.

Quando você passa a marcha, exceto pelas marchas de velocidade, o contador de giros tem que voltar pro giro adequado pro começo da faixa de torque, assim você não fica esforçando o carro pra entregar potência sem o "peso" na graduação da caixa de câmbio.

É como pilotar uma bicicleta, pra subir uma marcha você tem que sentir na perna que já dá pra passar pra próxima sem ficar pesado, a medida que a redução também se dá quando o peso fica grande e você precisa reduzir.

Faça o teste, por 1 mês passe da seguinte forma.

1. Aceleração constante. O famoso "pé duro" no acelerador. (favor não confundir com pé de  chumbo)
2. Marque velocidade constante para seus trajetos diários.
3. Deixe o carro rolar ENGATADO, sem acelerar se você ver uma redução de velocidade  à frente, um quebra molas ou um semáforo. Evite usar os freios.
4. As 3 primeiras marchas são de arranque, passe logo que puder. As de velocidade (quarta, quinta **e se tiver sexta) são pra esticar.
1500 pras marchas de arranque
2000 pras marchas de velocidade.

Faz o teste aí, se tu não economizar combustível eu mudo meu nome.

Já fiz 182km com uma Uno Way, o tanque tem 48 litros e o mostrador divide por 10 essa litragem, ou seja 4,8 litros cada ponto.

Fiz 182km com 9,6l, ou seja, apenas 2 pontos do mostrador de combustível.

Na estrada simples mantive 80km/h, subi um trecho de serra, enfrentei reduzidas de lombadas e buracos.
Na estrada privatizada mantive 110km/h, só reduzi por causa do pedágio e de gente lerda na frente.

Mesmo assim 18km/l é muito bom.

Porra, valeu pela descrição! Vou testar.

Hoje fuçando no computador de bordo vi que tem a média de consumo instantâneo e de média mesmo, mas tava parado, vou testar andando. Vai dar pra aferir legal esses testes.

Mas só pela viagem que fiz já vi que o bicho é econômico mesmo.

Também encontrei a regulagem de altura de banco e altura de volante, puta que pariu como isso é bom! Coisa que o meu tão afamado Gol não tinha. Coloquei tudo para baixo, parece que to andando em uma lata de sardinhas Cool 

Nunca imaginei que eu poderia estar tão satisfeito com a porcaria de um Uno. E olha que já tive Passat, Golf....


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 01-08-2018

Agora que entrei com gosto nos populares, num futuro distante tenho esse na mira. Carrinho bonito demais.

Porém hoje é $algado.

[Image: 640x480-e3c69637592dce8631efb6a271371634.jpg]

Talvez daqui uns 8 ou 10 anos... Big Grin


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Gorlami - 02-08-2018

(01-08-2018, 02:41 PM)Gashead Escreveu:
(01-08-2018, 01:54 PM)Gorlami Escreveu: Foi de Uno Sporting?

Isso!

No começo procurei muito um branco 4 pts, nada me fazia desistir da ideia. Até que um dia trombei com um cinza scandium 2 portas, meu amigo, caí pra trás.

Foi como comprar um carro zero na CC, por preço abaixo da tabela.

Único dono, manual, NF, chaves, estepe nunca rodou, baixíssima km, absolutamente todas as notas de serviços, etc etc etc...  O cara guardou até os adesivos que vinham colados no parabrisa do carro 0km, brindes da CC e etc...

Completaço de tudo, com pacote Creative e tudo o que tinha direito na CC.

Foi um abraço. Não consigo sair de dentro do carro...

Bom carro e a cor também, parabéns! Um dia quero ter essa mesma sorte aí Gargalhada


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Awaken - 02-08-2018

Dica agora para todos.

Não caia na ganância de ter um veículo grande e robusto só por ter.

Veículos 1.6 já são bons para quem busca um equilíbrio entre boa mobilidade na cidade e viagens seguras e rápidas na estrada.
Tudo o que vier disso pra cima é pra gente que viaja muito e pra muito longe.
Sua desculpa tem que ser muito boa pra ter um carro 2.0 nos dias de hoje.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 02-08-2018

(02-08-2018, 06:16 PM)Awaken Escreveu: Dica agora para todos.

Não caia na ganância de ter um veículo grande e robusto só por ter.

Veículos 1.6 já são bons para quem busca um equilíbrio entre boa mobilidade na cidade e viagens seguras e rápidas na estrada.
Tudo o que vier disso pra cima é pra gente que viaja muito e pra muito longe.
Sua desculpa tem que ser muito boa pra ter um carro 2.0 nos dias de hoje.

Fato, o limite de velocidade e as multas são para todos Yaoming

O que muda talvez seja o conforto, mas não sei se o preço compensa, aí vai do bolso e gosto de cada um..

Só para enriquecer mais o post, mesmo pegando um carro seminovo, o que gastei nos últimos dias nele para deixar zero para rodar:

- 550 transferência e placas;
- 1300 pneus novos, montagem, balanceamento, geometria, serviço de cambagem;
- 180 insulfilm;
- 800 revisão 50k, correias, velas, cabos, óleo, fluídos, limpeza de bicos e regulagens;
- 90 palhetas novas de qualidade;

Considerem isso quando forem adquirir carro que não seja zero km.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Gorlami - 02-08-2018

Eu fujo dos extremos: 1.0, que acaba gastando pq não suporto a dificuldade de retomada deles na estrada, e fujo de 1.8 e 2.0 antiquados e beberrões.

Por mais "nutella" que possa parecer, sou a favor do "downsizing", motores 1.0, 1.4 turbo, ou as versões 1.5 e 1.6, a relação consumo/potência é absurdamente mais válida.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Luckier - 02-08-2018

(02-08-2018, 07:21 PM)Gorlami Escreveu: Eu fujo dos extremos: 1.0, que acaba gastando pq não suporto a dificuldade de retomada deles na estrada, e fujo de 1.8 e 2.0 antiquados e beberrões.

Por mais "nutella" que possa parecer, sou a favor do "downsizing", motores 1.0, 1.4 turbo, ou as versões 1.5 e 1.6, a relação consumo/potência é absurdamente mais válida.

Pra um cara admitir que prefere um motor menor tem que se justificar Gargalhadah


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Gorlami - 02-08-2018

Sovinagem (se bem que um sovina de vdd nem carro compra).


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 02-08-2018

(02-08-2018, 07:21 PM)Gorlami Escreveu: Eu fujo dos extremos: 1.0, que acaba gastando pq não suporto a dificuldade de retomada deles na estrada, e fujo de 1.8 e 2.0 antiquados e beberrões.

Por mais "nutella" que possa parecer, sou a favor do "downsizing", motores 1.0, 1.4 turbo, ou as versões 1.5 e 1.6, a relação consumo/potência é absurdamente mais válida.

não tem nada de nutella, conforme a tecnologia avança, existe a possibilidade de motores menores de mesmo (ou superior) desempenho.

No ramo das motos a ninja 300 (já tive uma) é um exemplo disso. Ela chega a 200km/h fácil.

Todos que curtem carros gostariam de andar em um mavecão v8, mas quem aqui no hue consegue comprar e manter um? Impossível.

Apesar das paixões temos que viver a nossa realidade, não adianta, foi por isso que peguei um Uno 12 em vez de um Passat FSI 09, porque o preço é bem parecido.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - VOLVO - 02-08-2018

Em termos de desempenho e economia:
VW Polo 1.0 TSi AT6 2018> Toyota Vovôrolla 2.0 CVT 2018 (experiência própria em estrada).

(01-08-2018, 09:48 PM)Gashead Escreveu: Agora que entrei com gosto nos populares, num futuro distante tenho esse na mira. Carrinho bonito demais.

Porém hoje é $algado.

[Image: 640x480-e3c69637592dce8631efb6a271371634.jpg]

Talvez daqui uns 8 ou 10 anos... Big Grin

Tira isso da "mira" enquanto te faz tempo.

Projeto mais 'boqueta', impossível. Exumação do finado Punto, com toques terceiromundistas


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 02-08-2018

Spoiler Revelar
(02-08-2018, 07:50 PM)VOLVO Escreveu: Em termos de desempenho e economia:
VW Polo 1.0 TSi AT6 2018> Toyota Vovôrolla 2.0 CVT 2018 (experiência própria em estrada).

(01-08-2018, 09:48 PM)Gashead Escreveu: Agora que entrei com gosto nos populares, num futuro distante tenho esse na mira. Carrinho bonito demais.

Porém hoje é $algado.

[Image: 640x480-e3c69637592dce8631efb6a271371634.jpg]

Talvez daqui uns 8 ou 10 anos... Big Grin

Tira isso da "mira" enquanto te faz tempo.

Projeto mais 'boqueta', impossível. Exumação do finado Punto, com toques terceiromundistas

Que pena, visualmente achei muito bonito. Mas isso é para logo prazo, muita água pra rolar..


RE: Carros - Dicas & Recomendações - VOLVO - 02-08-2018

(02-08-2018, 07:37 PM)Gashead Escreveu: Todos que curtem carros gostariam de andar em um mavecão v8, mas quem aqui no hue consegue comprar e manter um? Impossível.

"Todos", vírgula. Pois tal "mavecão v8" e qualquer bosta de "muscle car" pré-2010 são coisas para obesos, mal resolvidos sexualmente ou gentalha que só é piloto em reta. Meu simples 2.0 TFSI (atenção ao "F", pra não confundir com TSI), 100% germânico, engole qualquer desses projetinhos da 'Gordolândia'.


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Merdingo - 02-08-2018

(02-08-2018, 08:01 PM)VOLVO Escreveu:
(02-08-2018, 07:37 PM)Gashead Escreveu: Todos que curtem carros gostariam de andar em um mavecão v8, mas quem aqui no hue consegue comprar e manter um? Impossível.

"Todos", vírgula. Pois tal "mavecão v8" e qualquer bosta de "muscle car" pré-2010 são coisas para obesos, mal resolvidos sexualmente ou gentalha que só é piloto em reta. Meu simples 2.0 TFSI (atenção ao "F", pra não confundir com TSI), 100% germânico, engole qualquer desses projetinhos da 'Gordolândia'.

Relaxa @VOLVO , qualquer carro tem sua beleza e qualidade particulares.

Seria a mesma coisa comparar a antiga 7 galo com uma moto moderna.

Pra mim, até máquina de lavar roupas com rodas já dá um projetinho Big Grin


RE: Carros - Dicas & Recomendações - VOLVO - 02-08-2018

(02-08-2018, 08:05 PM)Gashead Escreveu:
(02-08-2018, 08:01 PM)VOLVO Escreveu: "Todos", vírgula. Pois tal "mavecão v8" e qualquer bosta de "muscle car" pré-2010 são coisas para obesos, mal resolvidos sexualmente ou gentalha que só é piloto em reta. Meu simples 2.0 TFSI (atenção ao "F", pra não confundir com TSI), 100% germânico, engole qualquer desses projetinhos da 'Gordolândia'.

Relaxa @VOLVO , qualquer carro tem sua beleza e qualidade particulares.

Seria a mesma coisa comparar a antiga 7 galo com uma moto moderna.

Pra mim, até máquina de lavar roupas com rodas já dá um projetinho Big Grin

Tranquilo. Visualmente, de fato, são fabulosos. Apenas isso.  Tongue


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Baralho - 02-08-2018

(02-08-2018, 07:50 PM)VOLVO Escreveu: Em termos de desempenho e economia:
VW Polo 1.0 TSi AT6 2018> Toyota Vovôrolla 2.0 CVT 2018 (experiência própria em estrada).

(01-08-2018, 09:48 PM)Gashead Escreveu: Agora que entrei com gosto nos populares, num futuro distante tenho esse na mira. Carrinho bonito demais.

Porém hoje é $algado.

[Image: 640x480-e3c69637592dce8631efb6a271371634.jpg]

Talvez daqui uns 8 ou 10 anos... Big Grin

Tira isso da "mira" enquanto te faz tempo.

Projeto mais 'boqueta', impossível. Exumação do finado Punto, com toques terceiromundistas

Fiat, sem condições, não somente o Punto, a Fiat tirou o Bravo do seu line-up, novamente um bom carro, com projeto europeu, descontinuado no Brasil.

E, claro, pra dar lugar a um arremedo pra país "emergente", como frisou o Volvo, uma plataforma GSM repaginada, com a identidade estética do Mobi supra-sumo do low cost, e do novo Tipo europeu, que é considerado bom demais pra andar em Br's.

Facepalm

De modo similar, o excelente Marea, teve período breve no mercado nacional e a Fiat julgou não ser digno de reposição, ganhando em seu lugar o constrangido Linea, nada além de um Punto sedan com preço de carro médio [sem ter tido jamais um câmbio decente].


RE: Carros - Dicas & Recomendações - Trglodita - 03-08-2018

(02-08-2018, 06:55 PM)Gashead Escreveu:
(02-08-2018, 06:16 PM)Awaken Escreveu: Dica agora para todos.

Não caia na ganância de ter um veículo grande e robusto só por ter.

Veículos 1.6 já são bons para quem busca um equilíbrio entre boa mobilidade na cidade e viagens seguras e rápidas na estrada.
Tudo o que vier disso pra cima é pra gente que viaja muito e pra muito longe.
Sua desculpa tem que ser muito boa pra ter um carro 2.0 nos dias de hoje.

Fato, o limite de velocidade e as multas são para todos Yaoming

O que muda talvez seja o conforto, mas não sei se o preço compensa, aí vai do bolso e gosto de cada um..

Só para enriquecer mais o post, mesmo pegando um carro seminovo, o que gastei nos últimos dias nele para deixar zero para rodar:

- 550 transferência e placas;
- 1300 pneus novos, montagem, balanceamento, geometria, serviço de cambagem;
- 180 insulfilm;
- 800 revisão 50k, correias, velas, cabos, óleo, fluídos, limpeza de bicos e regulagens;
- 90 palhetas novas de qualidade;

Considerem isso quando forem adquirir carro que não seja zero km.

Tá tudo dentro do preço médio (se os pneus forem novos e de marca boa), paguei 1250 na troca por 4 Dunlop aro 15 incluindo os serviços.

Já essa palheta aí é uma fortuna, compro uma por 19 reais o par, e é melhor que a Bosch e dura MUITO tempo. Posso ate ver a marca, tenho um par extra em casa.