![]() |
[REFLEXÃO] AJA! - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12) +--- Tópico: [REFLEXÃO] AJA! (/showthread.php?tid=12) Páginas:
1
2
|
AJA! - Azoth - 09-06-2015 Eu tinha postado este tópico no antigo MR, me trouxe boas lembranças. Está no meu blog e resolvi recolocá-lo aqui. ![]() Todos nós sabemos que nada vem de graça, salvo raríssimas exceções dos abençoados em berço de ouro: conquistar um determinado cargo, ganhar X kgs de músculo, correr Y kms em Z minutos, tocar um instrumento - seja de forma erudita, seja de forma popular, falar melhor, postura, etc. Tudo é consciência e estudo. Nenhum bodybuilder é somente genética, nenhum cientista é somente cérebro: há um conjunto forte de esforços em todas as direções. A resistência mental, no fundo, é a chave para ambos. A quanto eles querem êxito no que fazem, já que sucesso, muitas vezes, é uma palavra vazia. O que a sociedade tem tentado durante décadas é separar o indivíduo. Ele não pode ser um bom músico, um bom lutador, um bom matemático de forma concomitante. É como se a vida fosse algo totalmente exclusivo, pequeno demais para nossas mentes e corpos. Balela. Algumas pesquisas dizem que requer cerca de 10000 horas para o cara ficar BOM, REALMENTE BOM em algo. Dividido por 8hrs diárias, dá 1250 dias. Aproximadamente 3 anos e meio. Outras pesquisas afirmam um período de 10 anos ininterruptos. Mesmo assim, daria para ficar bom em várias coisas, contando a expectativa de vida atual. O que nos guia para estas limitações? A mente preguiçosa, proteladora, guiada para a busca do prazer momentâneo em um mal entendimento de que o mesmo é felicidade. Ser inteligente é não ser descuidado. É procurar lapidar-se a cada segundo, porque homens não podem ser descuidados. Não nascemos para sermos vistos como coitados, mesmo em uma época em que o coitadismo e o parasitismo virou moda. Alguns falam em adaptar-se, mas este é um ditame moral. O importante é saber traduzir os significantes e significados, ENTENDER o que acontece e fazer uma decisão CONSCIENTE, controlando seus atos e diminuindo seus impulsos e atos falhos. Feito isso, a preguiça, a mãe dos derrotistas, passará longe de ti. Você ficará apegado a satisfação de estar se edificando, mesmo sem recompensa direta. Porque, o importante mesmo, é SUAR A CAMISA. Que diabos, a vida não tem sentido. Pode ter a religião que for, tenho certeza que, no âmago existencial de cada um, já sentiram o vazio da existência. Normal. O importante é não ficar parado, ser guiado pela AÇÃO. Uma coisa importante que sempre levei comigo: MOVER-SE NÃO É AGIR. Seja econômico nos seus movimentos, mas seja certeiro, preciso, mortal. Seja na sua vida profissional, seja na vida pessoal, seja em um treino com pesos ou uma luta. Use todos seus neurônios, sinta a mente queimar, trabalhe como se sua vida dependesse disso. Com o tempo, este foco e dedicação não se torna cansativo, se torna relaxante, meditativo. Quem já treinou muito ou gosta de lutar talvez já tenha sentido a sensação de estar inteiramente no presente, concentrado ao máximo, sentindo cada coisa que está acontecendo. Isto também é inteligência. Pegar todas estas variáveis e, em uma fração de segundo, tomar a melhor decisão. Guiem vossas vidas com fervor e estratégia, o melhor dos dois mundos. A garra, o espírito queimando por dentro para realizar coisas e a mente fria para que o corpo aja precisamente no momento certo, do jeito certo. No fim, é questão de trabalharmos perspectivas, formas de vermos o que fazemos e COMO fazemos, sem colocar o ego na jogada, porque um homem guiado pelo ego ou pelos prazeres sempre coloca tudo a perder. Isso me lembra uma excelente história da Segunda Guerra: Quando os Ingleses capturaram os oficiais alemães, eles não colocaram eles em um campo de prisioneiros. Em vez disso, eles colocaram os oficiais em uma linda mansão e encheram os alemães de ótimas refeições e bebidas, também permitindo ouvirem a rádio alemã e lerem jornais para se atualizarem da guerra. Cada um tinha seu quarto e um servo, e eram tratados como oficiais da própria Inglaterra. Claro, os oficiais tinham muito para conversar, mas, sem eles saberem, os Ingleses tinham enchido a mansão com escutas e tinham um time de oficiais de inteligência trabalhando no porão. As informações que eles conseguiram foi bem mais efetiva que arrancar unhas. Eles aprenderam muito sobre o relacionamento entre os comandantes e Hitler, além de aprenderem MUITO sobre a estratégia militar alemã e todas as táticas utilizadas pelo topo, o mais alto escalão. Fala sobre inteligência, fala sobre segurar o ego em detrimento de uma causa maior e sobre paciência, pois os resultados não são do dia para a noite. Utilizaram a gana de vencer e a vontade de destruir os alemães para destruí-los de uma forma bem mais efetiva, mesmo que fosse mais dispendiosa. Antes de se perguntarem porque não conseguem tocar aquela escala tão desejada ou improvisar no instrumento ou lutar tão bem ou simplesmente estudar aquela determinada matéria, usem a inteligência e a estratégia para chegarem no seu objetivo. Agora está na hora de tirarem as bundas das cadeiras, saírem deste computador e aplicar o leram aqui, porque saber muito sem aplicar é ter boa memória, afinal, para entender precisa-se aplicar. AGIR. RE: AJA! - Viride - 09-06-2015 Meu problema é teorizar de mais e não ir para a prática, to achando que nem é mais questão de não saber oq fazer e sim um tipo de procrastinação que me acostumei sem perceber, ficava sempre martelando na cabeça que juventude é só pra estudar e foda-se a diversão, perdi todo o ensino médio nessa brincadeira, o pior que era só punhetação mental, estudar q é bom nada, agora to me fodendo em curso pré-vestibular pra recuperar o tempo perdido. RE: AJA! - Dark Avenger - 09-06-2015 (09-06-2015, 03:12 PM)Viride Escreveu: Meu problema é teorizar de mais e não ir para a prática, to achando que nem é mais questão de não saber oq fazer e sim um tipo de procrastinação que me acostumei sem perceber, ficava sempre martelando na cabeça que juventude é só pra estudar e foda-se a diversão, perdi todo o ensino médio nessa brincadeira, o pior que era só punhetação mental, estudar q é bom nada, Já eu perdi muito tempo "estudando" produtividade, técnicas de organização, etc. Testando várias coisas, GTD, ZTD, Pomodoros, etc. Existem trocentos autores e blogs sobre este assunto, na internet há uma fonte inesgotável de material. Depois caiu a ficha que isso é uma forma sutil do caralho de procrastinação. Quando eu me toquei disso parei de ler essas merdas e focar no trabalho somente. RE: AJA! - Ragnarok - 09-06-2015 Excelente Texto mestre Azoth e seja bem vindo em nosso fórum e vc Dark e uma satisfação recebe-lo! RE: AJA! - Azoth - 09-06-2015 (09-06-2015, 05:22 PM)ragnarok Escreveu: Excelente Texto mestre Azoth e seja bem vindo em nosso fórum e vc Dark e uma satisfação recebe-lo! Pô Ragna, valeu! Bom ver a galera toda reunida aqui. RE: AJA! - Dark Avenger - 09-06-2015 (09-06-2015, 05:22 PM)ragnarok Escreveu: Excelente Texto mestre Azoth e seja bem vindo em nosso fórum e vc Dark e uma satisfação recebe-lo! Valeu, Ragna! Cheers! RE: AJA! - Vin - 09-06-2015 (09-06-2015, 03:12 PM)Viride Escreveu: Meu problema é teorizar de mais e não ir para a prática, to achando que nem é mais questão de não saber oq fazer e sim um tipo de procrastinaçã... Acontece comigo, muitas vezes você tem tanta informação de qualidade a disposição e continua estagnado! Um circulo vicioso. Grande texto do mestre Azoth! rsrs RE: AJA! - clark001 - 09-06-2015 Eu li algo parecido há um tempo atrás, citava os Beatles falando que eles tocavam em determinado lugar e uma quantidade X de horas por dia. Isso antes de se tornar aquele fenômeno que revolucionou a música. E no mais parabéns Confrade Azoth muito bom texto. RE: AJA! - PHodastic - 09-06-2015 (09-06-2015, 08:18 PM)Vin Escreveu:(09-06-2015, 03:12 PM)Viride Escreveu: Meu problema é teorizar de mais e não ir para a prática, to achando que nem é mais questão de não saber oq fazer e sim um tipo de procrastinaçã... aprendi aqui que não podemos polarizar, muita informação, muita teoria é bom mas precisamos de experiências práticas, assim como não podemos ficar só na prática pois acabamos por esquecer as teorias e voltando a matrix, é preciso conciliar os dois, estudar, observar e praticar com cautela mas sem medo de errar RE: AJA! - Leopardo - 09-06-2015 Mto bom o texto. RE: AJA! - Texugo Real - 09-06-2015 Quando se trata de assuntos cotidianos e socias (relacionamentos, vida profissional, etc), o ideal pra mim é esse esquema de ações: Aprendizagem rápida - Longas Práticas - Reflexão e reaprendizagem - Mais longas práticas. Nos últimos 1 ano e meio, tenho comprado um monte de livros relacionados a esse assunto. Quando eu ia partir pra ação, eu vacilava, não me lembrava de nada (linguagem corporal, manuais de oratória, joguinhos femininos, etc). Ultimamente, parei um pouco as leituras (lendo só o Arte da Prudência, meu livro de cabeceira), e resolvi partir para a prática. Quando eu tive que apresentar um trabalho, em vez de assistir trocentos videos de oratória, eu vi só um, e passei umas 3 horas treinando em 2 dias. No dia da apresentação, tudo fluiu naturalmente, nem precisei de papel pra lembrar. E ganhei pontuação máxima. No livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", Dale Carnegie recomenda que a gente anote as impressões que tivemos numa semana. Se vamos a uma festa, a uma reunião de negócios, apresentar para um público, etc. podemos anotar as impressões e observações num papel e refletir sobre elas, e ver se a gente comete menos erros da próxima vez. No começo, parece tudo muito forçado e anti-natural. Mas com o tempo, tudo isso vai entrando na sua mente, e você passa a agir de forma realmente natural. RE: AJA! - War - 09-06-2015 (09-06-2015, 08:31 PM)clark001 Escreveu: Eu li algo parecido há um tempo atrás, citava os Beatles falando que eles tocavam em determinado lugar e uma quantidade X de horas por dia. Isso antes de se tornar aquele fenômeno que revolucionou a música. E no mais parabéns Confrade Azoth muito bom texto. Isso é de um livro chamado "Fora de série" pra quem tiver a curiosidade, ele cita vários exemplos mesmo, outro é Mozard se não me engano rs RE: AJA! - War - 09-06-2015 Pra mim não tem muito que teorizar em cima, na verdade quando tu começa a pensar muito tu começa a sentir vontade de deixar de ir ... O que pode acontecer, e acontece as vezes, é tu não estar sempre motivado e não é nem questão de ter força de vontade, falo de fadiga mental mesmo, nessas horas é primordial que tu diminua o ritmo, mas nunca pare completamente, na academia acontece muito disso. RE: AJA! - Azoth - 09-06-2015 (09-06-2015, 11:39 PM)Zé Primata Escreveu: Quando se trata de assuntos cotidianos e socias (relacionamentos, vida profissional, etc), o ideal pra mim é esse esquema de ações: Certamente. Eu li alguns livros desses, incluindo o do Dale Carnegie (que eu não gostei muito, mas acontece) e realmente são um bom começo. Para mim, acho que simplesmente devemos nos desafiar, como em tudo na vida. Se a relação social que você está interagindo está confortável, comece a gastar sua massa cinzenta com outras coisas, pensar em novos assuntos, associações, prestar atenção no interlocutor, nos gestos, modo de olhar, etc, tudo cria um contexto no nosso subconsciente, mas se conseguimos conscientizar isto para reforçar nossas análises perante o interlocutor, é um grande passo. Eu não concordo com muitas coisas daquelas 48 leis de poder pelo alto nível manipulativo, mas uma coisa é certa: o desconforto em sempre se desafiar e se manter racional em qualquer área da vida produz resultados inimagináveis. RE: AJA! - MorelloReal - 10-06-2015 Seu texto me lembra a trajetória do Anderson Silva, que acompanhei desde o começo, onde constata-se o quanto ele treinou, o quanto forjou a mente e persistiu nos sonhos dele e ainda nos dá uma mostra de como é estar seguro do seu presente, ser certeiro nos seus movimentos, dominar seu adversário (obstáculo) tanto tecnicamente como psicologicamente e desfrutar dos frutos disso. E contata-se, também, como ele caiu neste percurso, que foi justamente quando o ego dele se desprendeu do equilíbrio que outrora ele dominava. Força e Honra! RE: AJA! - Azoth - 10-06-2015 (10-06-2015, 02:35 AM)MorelloReal Escreveu: Seu texto me lembra a trajetória do Anderson Silva, que acompanhei desde o começo, onde constata-se o quanto ele treinou, o quanto forjou a mente e persistiu nos sonhos dele e ainda nos dá uma mostra de como é estar seguro do seu presente, ser certeiro nos seus movimentos, dominar seu adversário (obstáculo) tanto tecnicamente como psicologicamente e desfrutar dos frutos disso. E contata-se, também, como ele caiu neste percurso, que foi justamente quando o ego dele se desprendeu do equilíbrio que outrora ele dominava. Ótimo comentário, Morello! E sua assinatura, MELHOR AINDA! Força e Honra! RE: AJA! - InFamous - 10-06-2015 (09-06-2015, 09:19 PM)PHodastic Escreveu:(09-06-2015, 08:18 PM)Vin Escreveu:(09-06-2015, 03:12 PM)Viride Escreveu: Meu problema é teorizar de mais e não ir para a prática, to achando que nem é mais questão de não saber oq fazer e sim um tipo de procrastinaçã... Esse é um grande problema que acabei adquirindo, muitos planos, muita teoria de como fazer porém na hora de por a mão na massa não tinha coragem, ai a procrastinação pega o cara de jeito. RE: AJA! - ac300 - 15-06-2015 Citação:Ser inteligente é não ser descuidado. É procurar lapidar-se a cada segundo, porque homens não podem ser descuidadosMe lembrou a famosa frase de Don Corleone: "As mulheres e crianças podem ser negligentes, os homens, não." Citação:Não nascemos para sermos vistos como coitados, mesmo em uma época em que o coitadismo e o parasitismo virou moda. Alguns falam em adaptar-se, mas este é um ditame moralOnde é que eu assino? Citação:Você ficará apegado a satisfação de estar se edificando, mesmo sem recompensa direta. Porque, o importante mesmo, é SUAR A CAMISA.Minha maior dificuldade no início foi agir, mas a medida em que ia seguindo o protocolo foi ficando mais fácil vencê-la. Pude perceber o quanto me fazia bem realizar coisas em prol do meu benefício e que, naturalmente, influenciava as pessoas ao meu redor. Mas nem sempre consigo vencer, esse seu texto me faz lembrar do que deve ser feito. Obrigado. Citação:para entender precisa-se aplicar. AGIR. Você pode entender algo sem aplicar, uma criança entende que para andar de bicicleta tem que segurar o guidão e pedalar, mas só aprenderá isso agindo. Aprender é entender e aplicar, só mudaria isso. E ótima história sobre a Segunda Guerra Mundial, não a conhecia. Vou usá-la. RE: AJA! - Azoth - 15-06-2015 (15-06-2015, 08:46 PM)ac300 Escreveu:Citação:para entender precisa-se aplicar. AGIR. Primeiramente, eu gostaria de dizer que me sinto honrado em tê-lo dissecando meu tópico, aprecio muito sua participação nos fóruns, confrade. Concordo plenamente, eu trocaria entender por aprender, retificarei futuramente. Obrigado. RE: AJA! - Godlike - 17-06-2015 Pois é justamente o que falta pra mim. AGIR! Já tenho mais ou menos o mapa do tesouro, só está faltando a coragem de construir o barco e enfrentar o mar e os nativos da ilha. Obrigado confrade, estou sem dormir até agora preocupado com estas escolhas, mas sou otimista apesar do cenário hostil. "Me lembrou a famosa frase de Don Corleone: "As mulheres e crianças podem ser negligentes, os homens, não" Bem lembrado confrade ac300, eu também nunca esqueço essa frase. |