Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Guia de estudos - vestibulares
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Confrades, há 3 anos comecei do zero, trabalhava em um supermercado e sem perspectivas de futuro. Deixo aqui tudo que aprendi nesses 3 anos dedicados aos estudos, onde mudei o rumo da minha vida. Primeiramente comentarei sobre vestibulares, depois pretendo fazer um tópico sobre concursos (fui nomeado recentemente).

( As informações aqui contidas são frutos de minhas experiências e lições que aprendi com pessoas que trilhavam/trilharam o mesmo caminho)

VESTIBULARES

Certamente o maior benefício de estudar em faculdade pública é não ter que pagar mensalidades. Vou falar apenas das públicas, pois nunca estudei em privada.
Na universidade federal os professores têm estabilidade na carreira: Vão cagar se você está gostando ou não dá aula.  Isso acontece porque o processo seletivo de professores tem foco muito maior no currículo do que na didática. Mas existem bons profissionais que amam o que fazem e metem a real na sala de aula. No geral, vale muito a pena, não só pelo nome que você vai levar no currículo, mas pelas pessoas que vai conhecer lá.

Em qualquer caso, tenha uma coisa em mente: O seu sucesso depende de você, e não de professor, estrutura ou qualquer outra coisa que você queira culpar. Não interessa onde você estuda. O que interessa é o quanto você quer ter sucesso na carreira, o quanto você se dedica a isso e, claro, a forma como faz isso.

Após essa breve introdução, seguem considerações sobre como ser aprovado em vestibulares:

I) Tempo de estudo: Geralmente de 1 a 2 anos de estudos. A cada reprovação você terá mais um ano de estudo pela frente, já que vestibulares ocorrem de ano em ano, assim como o ENEM. Se você quer cursar medicina pode levar um tempo a mais, programe-se para 3 anos. Espero que não tenhas se assustado com o tempo. Você só conseguirá estudar 2 ou 3 anos para entrar na faculdade se você realmente não tiver condições de pagar uma, caso contrário irá desistir.  Quando começar a estudar tenha em mente que não irá desistir, não importa o que aconteça, não importa quantas reprovações você encontre pelo seu caminho. Vestibulares são como filas, quando você começar a caminhada, muitos concorrentes já estarão prestando o segundo ou terceiro exame, e portanto, estarão passos na sua frente em experiência, conteúdo, controle emocional, técnicas de estudo etc.. Tenha calma, a sua vez vai chegar. A depender do curso escolhido, a concorrência não é tão alta e você pode ser aprovado na primeira tentativa. (Estou desprezando as cotas nessa análise. Se você é cotista, racial ou econômico, suas chances são muito maiores. Cabe a você, conforme sua consciência, aceitar ou não entrar por cotas, se preencher os requisitos).


II) Custos e cursinho: Eu passei sem gastar praticamente nada. Se gastei 50 reais por mês foi muito. Esqueça o mito que estar dentro de uma sala de aula você vai aprender mais do que estudar sozinho na mesa do seu quarto. Claro que professores podem tirar dúvidas,te dar bizus, tornar o conteúdo mais fácil, mas enquanto você não aprender a ser autodidata vai ser um estudante medíocre. Se você não tem noção nenhuma de estudo, pode fazer um cursinho. Podes fazer um bem barato se não tens condições financeiras. Confia em mim. o Cursinho só serve pra te orientar a fazer um plano de estudo, como funciona o vestibular e dar dicas fatais. A chave é estudar EM CASA. Com seu computador, caderno e caneta. Não vai adiantar nada passar horas e horas dentro de uma sala de aula, se você não estudar sozinho em casa.

Na internet existem ótimos professores que disponibilizam suas aulas por um preço bem baixo e até mesmo de graça.

Vou fazer aqui uma relação de ótimas opções:

Cursinho completo online:
Todas as matérias. Professores ótimos. Atualmente, a mensalidade está 30 reais. Isso mesmo, um cursinho completo por 30 reais!
Aula Livre: https://aulalivre.net/ Todas as matérias, professores bons. Mensalidade: 25 reais.

Entre aula livre e descomplica eu prefiro descomplica, mas já faz 2 anos que estudei, então posso estar desatualizado, mas por esse preço pode fazer os dois que vai sair mais barato que cursinho presencial,rs.

Se você pesquisar vai achar opções completas gratuitas, mas não são da mesma qualidade.

Curso de matérias isoladas online

Biologia -
Paulo Jubilut - https://www.biologiatotal.com.br/ (Top de linha, pode ir sem medo)

Matemática:
Nerckie - https://www.youtube.com/user/nerckie
Me salva - https://www.youtube.com/user/migandorffy/playlists?view=50&sort=dd&shelf_id=2
Matemática em exercício: https://www.youtube.com/user/GuiMRosa
Gustavo Reis: https://www.youtube.com/channel/UC9oxZiZ...15PnHjVLbg (Esse cara é foda. Tem diversos exames do ENEM resolvidos em vídeo!)

Física:
Fabrício Fábris - https://www.youtube.com/user/Fabrisfisica (Esse é o cara. Curso completo gratuito e qualidade)

Química:
Não achei nenhum professor que se destaque no meio online - Mas aqui tem algumas aulas gratuitas - https://www.youtube.com/playlist?list=PL...hTl8R1LJjJ



História - Seu livro didático é seu melhor professor. Tudo bem que você tenha dificuldade em entender uma fórmula de física ou de matemática só com livro. Mas saber ler um texto, entendê-lo e resolver algumas questões sobre o assunto é o mínimo que se espera de um aluno. Então compre um livro completo de história e acompanhe algumas aulas pelo site descomplica e/ou aula livre.

Geografia - Livro não ajuda muito nessa matéria, salvo se você tiver um livro recém lançado,  pois geralmente são cobradas atualidades. Conversar com um professor sobre o que vem caindo (anotar o que ele falar) ... ou até mesmo conseguir uma apostila de cursinho boa para dar uma orientada nos estudos ajuda muito.
Sem professor de destaque no meio online (que eu saiba) - https://www.youtube.com/playlist?list=PL...Th0_dFXa-E


Português - Ótima opção gratuita -> https://www.youtube.com/user/professorfabioalves
Nessa matéria, geralmente, as provas se dividem em metade gramática e metade interpretação de textos. A gramática tu precisas de uma base teórica e resolver muitas questões. Interpretação tu precisas apenas treinar, resolvendo questões de vestibulares/enem anteriores. Esse papo de que você precisa de leitura para acertar as questões de interpretação é furada, você mal vai ter tempo de dormir, quanto mais de ler livros não exigidos no vestibular.


Espanhol - Geralmente segue o mesmo modelo das provas de português - metade gramática - metade interpretação. Matéria fácil, precisa de treino em resolver provas. https://www.youtube.com/playlist?list=PL...wSEGM_RaU1

(Se tu escolheres inglês é porque sabes a matéria e não precisas de dica nenhuma)

Obs: Essa não é uma lista taxativa, podem e devem existir outras opções que desconheço, pesquise! Mas perceba que dinheiro já deixou de ser desculpa para o vestibular! É só sentar a bunda na cadeira, fazer um planejamento e estudar!

III) Método de estudo

Você precisa de: A) Planejamento. B) Base teórica C) Resolver exercícios/questões D) Revisão

A) Planejamento: Antes de começar a estudar para a prova, estude a própria prova. Eu passei um mês analisando o que caia nos últimos vestibulares da universidade, o que era cobrado em cada matéria, quantas questões de cada conteúdo e fiz uma lista desses dados. Saiba o que você tem que estudar em cada matéria. Como fazer isso? pesquisando, só assim. Pesquisando e perguntando para professores. Esses caras trabalham com cursinho, vivem disso, sabem na ponta da língua o que devem ensinar. Diga que tens interesse no curso dele e quer tirar algumas dúvidas, peça uma lista de conteúdos da matéria dele. (Você pode achar em algum site da internet também). Leve de duas a três semanas estudando a prova. Quando tiver tudo listado, faça um planejamento, separando quais dias vai estudar quais matérias. Tenha cuidado para não faltar tempo ou colocar pouco tempo para determinado conteúdo. Nessa parte, um cursinho presencial cai como uma luva. Mas se tu fores um combatente desafortunado, não desanime, vá atrás dessas informações e aprenda na raça.  Não tenho como montar um planejamento completo pra você, porque existem muitas variáveis, mas certifique-se de deixar três tempos: i) para construir base teória; ii) para resolver questões iii)para  revisão. Os dois primeiros podem ser feitos no mesmo dia, se você tiver tempo.

O mais importante é acordar sabendo exatamente o que tem que ser estudado naquele dia.

A) Base teórica: Nas matérias exatas (física, matemática, química) dê mais atenção à parte prática, à resolução de exercícios e questões. Separe um tempo maior para resolver exercícios do que para assistir aulas. Mas jamais se engane, saber teoricamente determinado conteúdo, não significa que você irá conseguir resolver as questões! Já nas humanas pode colocar um tempo maior para teoria do que questões.

C)
Resolver questões: Após construir uma base teórica, resolva todas as questões sobre o assunto que você ver pela frente, de preferência do mesmo exame que você vai prestar. O objetivo não é resolver questões que vão se repetir e sim fixar o conteúdo. Sem fazer alguma atividade com o conhecimento adquirido você não vai levá-lo por muito tempo no cérebro. Dê prioridade para questões resolvidas/comentadas e não a prova seca (procura no youtube ou no google que vais achar, principalmente se for ENEM)

D) Revisão
: Sem revisar, seu sonho de entrar na universidade federal está um pouco longe. Não adianta nada estudar um conteúdo em janeiro e nunca mais revê-lo, achando que vai lembrar em janeiro do ano que vem. Reserve um tempo em seu planejamento para revisar os conteúdos de determinadas matérias. Mas revisar é diferente de estudar novamente! Procure algum resumo se não fez o próprio, resolva algumas questões, faça seu cérebro retomar aquilo de algum modo e de forma rápida. A frequência para revisões dependem muito. Mas é bom dar uma passada no último conteúdo antes de iniciar o novo, mas rapidamente! Sua revisão não pode tomar metade do seu estudo.

IV) Descanso e controle emocional: Vestibular é uma maratona e não corrida de cem metros. Nos primeiros meses tire um dia da semana para descansar totalmente, relaxar e não fazer nada. Eu não tive esse privilégio, já que trabalhava de segunda a sexta, chegava um pouco tarde em casa, só me restava os finais de semana e feriados. Mas se puder, separe um tempo para descansar. Assim, os estudos vão render muito mais e você terá mais motivação, pois a tarefa não vai parecer tão árdua e seu cérebro vai trabalhar melhor, controlando a ansiedade.


V) Disciplina :
No início é muito ruim se acostumar com uma rotina de estudos diária, você não vai ter vontade de estudar, e sim de fazer outras coisas. Se perceber que a coisa não está andando, mude a estratégia. Uma coisa que me ajudou muito quando estava desanimado foi estudar uma matéria por vez. Primeiro estudei tudo de matemática, depois fui pra outra matéria, sempre mantendo as revisões. Deu um gás enorme. Mas comece tentando todas as matérias ao mesmo tempo, uma ou duas por dia. Se fizer cursinho presencial será mais fácil nesse ponto, mas se aprender a ter disciplina sozinho, terás evoluído como pessoa e aluno, pois adquiriu uma qualidade e não precisa de uma muleta (professor e cursinho).

Desejo toda sorte do mundo a quem for prestar vestibular. Não sou dono da verdade. Essas informações podem conter erros/equívocos mas foi assim que consegui e espero que você também consiga. Força e Honra!





Bacana o Tópico.
Realmente, o sucesso depende exclusivamente de nós mesmos.
No mais, valeu pelas dicas, e parabéns pela conquista, que não é nada fácil.
Parabens confrade!

Comecei estudar esse ano pro ENEM, estou bem confiante. Muito obrigado pelas dicas.