Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Curso de informática para concurso
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Saudações confrades, estarei aqui postando vídeos, resumos e questões voltadas para informática, porém como todos sabem, a matéria em questões evoluiu mais rápido que as outras, pois a informática em si sempre tem atualizações dos programas novos, então estarei postando o máximo de matéria atualizada voltada para os concursos com os diversos editais das bancas.




























PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

    O mundo vive em constante processo de evolução. O acesso à internet é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas e, aos poucos, vai ganhando espaço nas tarefas do dia a dia, tornando-se parte da rotina e facilitando muitos processos. Porém, na contramão deste avanço, está a necessidade de sigilo e privacidade dos dados que circulam nessa rede pública. Para isso, existe a segurança da informação, responsável pela preservação do valor que as informações possuem para um indivíduo ou uma organização.


   Um sistema de segurança da informação baseia-se em quatro princípios básicos : Disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade. Juntos, esses princípios garantem um mínimo de segurança da informação e, caso algum deles seja desrespeitado, configura-se uma quebra dessa segurança.

    AMEAÇAS EXTERNAS

 Alguém sabe diferenciar  um haker de um cracker ? ainda que os dois sejam usuários experientes e utilizem seus conhecimentos para explorar, de forma ilícita, as vulnerabilidade de sistemas, há uma grande diferença entre eles. O hacker contribui, de certa forma, com a segurança da informação, pois costuma tornar públicas suas descobertas. Já o cracker utilizar seus conhecimentos para destruir sistemas, praticar fraudes e quebrar senhas de aplicativos comerciais.
VÍRUS
 
Todas as vezes que um programa infectado é executado, os vírus são ativados em um computador. mas, afinal, o que são vírus ? Chamamos de vírus qualquer programa malicioso que possua dois objetivos básicos: atacar e se replicar automaticamente. os ataques podem ser desde mensagens indevidas, erros ou lentidão na execução de programas, até perda de dados e formatação indesejada do hd. Conheça os tipos de vírus.
  • Vírus de Arquivos : substituem ou fixam-se a arquivos executáveis de programas requisitados para execução de algum outro programa.
  • Vírus de Boot : visam atacar o registro de Partida e a tabela de alocação de Arquivos ( FAT)
  • Vírus de macro :  infectam arquivos criados por software que utilizam linguagem de macro, como as planilhas eletrônicas e os processo de text, por exemplo.
  • Vírus Polimórficos: geram réplicas de si mesmos, utilizando-se de chaves de encriptação diversas, fazendo com as cópias finais possuam formas diferentes.
  • Virus de Script: são executados através de páginas da web que possuem scripts interpretados pelo navegador.
(02-02-2016, 11:46 PM)Bean Escreveu: [ -> ]Começando do zero, 2014.

http://abelhas.pt/nataliabrf/Video+Aulas...le+Gouveia

Obrigado pela contribuição confrade.
























Aulão de informática







Revolução computacional

A WEB 2.0, como o nome diz, é a evolução do serviço da internet. Oferece páginas que proporcionam interatividade entre o usuário e o site, como em blogs 9 diário na rede), fóruns ( Mundo realista e Fórum do búfalo), sites de relacionamento ( Facebook), wikis ( sites que permitem ao usuário escrever o conteúdo das páginas, como a wikipédia) entre outros. Graças à WEB 2.0 estamos vivendo uma revolução computacional. Aplicativos que antes precisavam ser instalados no computador agora rodam em servidores remotos, permitindo a execução em qualquer máquina e em qualquer sistema operacional, implicando apenas uma conexão com a internet, de preferência banda larga. Uma das empresas que mais investem hoje na WEB 2.0 é o Google, suas ferramentas são méritos constantes das provas atuais. Existem inúmeras questõs indagando sobre GoogleMaps, GoogleDocs, Picasa, youtube, Gmail e muito mais.  A WEB 2.0 vem trazendo novos conceitos a aplicações a cada dia. Por isso, é preciso estar bastante antenado, pois as bancas estão inovando a cada concurso, cobrando as questões mais inusitadas quanto às tecnologias de internet. E o avanço não para por aí. Embora pouco se fale da WEB 2.0, a WEB 3.0 já vem com força total. A terceira geração da grande rede associará recursos de intelegência artificial, técnicas de inferência, heurística e data mining, permitindo a utilização de uma WEB semântica, ou seja, uma WEB que pensa.
UNIVERSOS INTEGRADOS

Se pudéssemos fazer uma analogia entre um site e uma música, teríamos uma espécie de mistura. e é exatamente isso que vem acontecendo na WEB: a combinação do conteúdo de mais de uma fonte em uma experiência integrada. Podemos ter uma página com mapas, imagens de satélites, relógios, enfim, aplicações externas ( APIs- Application program interface) mixadas.
Software livre

   No passado, era muito comum a troca de programas e a colaboração entre os programadores. Por isso, muitos códigos e até sistemas operacionais eram de domínio público, como o sistema operacional Unix. No final da década de 1970, algumas empresas começaram a se apropriar de programas de domínio público, realizar modificações e, posteriormente, redistribuí-los sem oferecer acesso às alterações. Elas transformavam progrmas que antes eram de domínio público em programas proprietários.

   Para que mal- intencionados não se aproveitassem de dados que originalmente deveriam estar disponíveis a todos, Richard Stallman criou uma fundação de Software Livre ( FSF), fazendo-se valer da lei de direitos autorais para ceder liberdades irrevogáveis, garantindo, portanto, a preservação de propósitos. A maneira usual de distribuição do software livre é anexar a ele a licença específica e disponibilizar seu código - fonte.

   Na rede mundial de computadores, existem também os software de domínio público, os quais não tem copyright, ou seja, seus direitos econômico não são exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade, tornando-se um bem disponível para toda a comunidade. Esses software não têm autoria, portanto, não têm restrições.


  LIBERDADE NA REDE.

   Um software de domínio público é aquele em que os direitos autorais estão extintos, seja porque o autor abriu mão de sua criação e de seus direitos associados, seja porque as leis de proteção expiraram e o software se tornou um bem comum. Mas será que software de domínio público é a mesma coisa que software livre ?. Não. A  principal diferença é que o software livre tem autoria.