Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Efemeridade da vida
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Temas sobre masculinidade sempre me fascinaram e fascinam. E refletindo sobre mais um livro incrível que descreve o universo masculino, sobre experiências pessoais e as discussões aqui do fórum, eu tive um insigth acerca da brevidade e e efemeridade da nossa existência nesse mundo, da importância desmedida que damos a nós mesmos e de como entender e aceitar isso, pode nos transformar em homens melhores. 

[Image: Meridiano-de-Sangue.jpg]

Meridiano de Sangue é um livro cruel. Que descreve e mostra o mundo de forma nua e crua sem frescuras, e com bastante sangue. É um livro que exala testosterona e retrata o universo masculino de forma única. Lendo as palavras que lá foram escritas, e relembrando de coisas que passei, eu me dei conta, como já falei, da efemeridade da nossa existência, e que a essência do que é ser homem reside em estar em constante "conflito" com a nossa própria situação. O mundo não liga para nós e não se importa em nos destruir. Precisamos reagir de alguma forma.

O que me levou a discorrer esse tópico foi essa passagem fantástica: 


Citação:Em uma elevação no extremo oeste da playa eles passaram por uma rústica cruz de madeira onde maricopas haviam crucificado um apache. O cadáver mumificado pendia de seu mastro com a boca escancarada num buraco brutal, uma coisa de couro e osso areada pelos ventos abrasivos de púmice vindos do lago e com a branca armação das costelas entrevendose pelos farrapos de pele que pendiam de seu peito. Seguiram em frente. 1


Os cavalos marchavam sombriamente no solo alienígena e a terra redonda rolava sob eles em silêncio como uma mó girando no vácuo ainda maior onde estavam contidos. Na austeridade neutra daquela região a todos os fenômenos era legada uma estranha equanimidade e nem uma única criatura fosse uma aranha fosse uma pedra fosse uma folha de mato podia reclamar precedência. 2

A própria clareza desses entes desmentia sua familiaridade, pois o olhar atribui predicado ao todo com base em algum traço ou parte e ali nenhuma coisa era mais luminosa que outra e nenhuma mais ensombrecida e na democracia óptica de tais panoramas toda preferência é tornada em capricho e um homem e uma pedra veem-se dotados de afinidades insuspeitas.
 3

A profundidade dessa passagem é muito grande e é um chamado a nossa masculinidade encoberta por esse monte de boiolagens de hoje em dia. No ponto 1, podemos fazer uma analogia entre a situação do índio crucificado com a crueldade e horror que é o mundo em diversos momentos e situações. Todos nós realistas, sabemos qu o mundo não é justo, e que muitas vezes não é bonito, mas o que os homens que perceberam o horror dessa situação fizeram. Pararam e choraram igual umas maricas como vc faria, ou seguiram em frente, mesmo dado o perigo e horror da situação? Seguiram em frente. Independente do que acontece ou apareça, o homem deve seguir em frente no seu propósito. O mundo não é nem um pouco belo para quem é fraco, e ele vai te destruir sem se importar nem um pouco se vc não reagir. Muitos foram, muitos virão, e o seu papel aqui é lutar para seguir em frente até onde for possível. Isso é inerente a masculinidade. Não afrouxar ou perder o controle em situações difíceis, perigosas ou horríveis. 

Aliás uma lição que é muito evidente ao longo de toda a narrativa é que qualquer um, seja homens ou animais, que demonstrem fraqueza, são imediatamente eliminados e substituídos. O mundo espera alguma coisa em troca. Seus amigos não são legais com vc? Seus pais não gostam de vc? Sua namorada caga e anda pra vc? Talvez o problema não sejam os outros e sim vc que não agrega nada a ninguém e não tem um propósito de vida. Quem que vai querer andar do lado de um fracassado? 

Você sempre estará sendo testado e colocado a prova, e isso não te faz especial. Seus problemas não são os maiores do mundo, e debaixo do firmamento, vc e uma pedra tem o mesmo valor, como veremos adiante. A nosso única vantagem em relação as demais coisas do mundo é ter a possibilidade de ter a consciência dessa situação. Com base nisso temos a obrigação de fazer alguma coisa com as nossas vidas, afinal, ao mesmo tempo que são efêmeras, são únicas, e só terá sentido se tivermos um propósito. Sem um propósito somos como uma maldita pedra. Totalmente indiferentes. 

[Image: NicholasBuerAstrophotography18.jpg]
Será mesmo que vc é tão importante assim o quanto acha que é, paspalho?!

No ponto 2, podemos perceber que nada é especial por aqui, e uma coisa de ruim que me acontece, pode acontecer com qualquer um e vice-e versa. Como eu falei, a princípio temos todos o mesmo valor, o que vai nos diferenciar é o que fazemos com a vida que nos foi dada. 



Recentemente eu vi um juvena (no FdBaqui se queixando que não sabe nada de nada e a vida está sendo dura com ele. Veja bem paspalho, se vc estiver lendo isso, entenda que a VIDA é uma constante que nunca para. A partir do momento que um organismo para de reagir, ele pode ser considerado como morto, e outra coisa virá em seu lugar e em pouco tempo este será esquecido. Seja uma árvore, seja seu cachorrinho, seja vc mesmo. Se vc quer se orgulhar de poder viver, honrar o que lhe foi dado e se sentir grato e feliz, REAJA. A inércia significa morte. Não é a realidade que precisa se ajustar a nós. Nós precisamos nos ajustar a realidade de que vida é ação. Veja que no trecho do livro isso fica bem explicito. O mundo vai girando, e girando, sem nunca se interromper, e os homens permanecem vivos e interados, pq vão atrás de seus propósitos. Isso é viver. 


Esperar chorando em um quarto escuro que alguém tenha piedade de vc é ridículo e só vai fazer com que vc se autodestrua. Lembre-se, INÉRCIA É MORTE

[Image: Forrest-Gump.jpg]
Siga em frente, que eu prometo que sua vida melhorará.


O ponto 3 apenas sintetiza a ideia que eu tentei passar aqui. Que mesmo vc sendo um cara útil, rico, famoso, etc., logo isso também vai passar. Já leu Eclesiastes hoje paspalhão? Esse é um paradoxo que o realista precisa entender, a vida é muito importante e um grande milagre, ao mesmo tempo que é efêmera e passageira, e vc só vai se sentir grato por ela, se viver por um propósito que vai além de si mesmo. 


É interessante notar que essa ideia de efemeridade é bastante explicita no livro todo, onde o próprio personagem que deveria ser o principal, praticamente não passa de um coadjuvante que vê os fatos de longe e tem pouca importância na tomada de decisões. Alias a vida toda dele se mostra apenas como mais uma. É subordinado á um sujeito 3 bolas bastante cruel que percebeu também que tudo é vaidade, e quem escreve a nossa história somos nós mesmos, e não as circunstâncias como os vitimistas esquermerdistas e manginas gostam de dizer. E que se vc viesse se vitimizando pela situação lamentável ao qual se encontra, ele lhe meteria uma bala no meio das fuças. Se está ruim, se vire para mudar o jogo. Ele é um cara que tem a própria vida muito bem colocada nas próprias mãos, não exita na hora de agir.

Nos da lição de que se permanecermos acovardados não seremos lembrados por nada. A masculinidade gira em torno de legados, e de um constante conflito contra o mundo que tenta nos derrubar muitas vezes. Um realista entende isso, e participa desse conflito de forma a vencer a si mesmo e as forças hostis, e faz algo em prol de ajudar os demais a sair dessa situação de morte, de inercia. Por isso a minha reflexão, por isso os relatos, por isso o fórum, por isso a real e a masculinidade como um todo.

[Image: Screen+shot+2011-02-14+at+8.15.48+PM.png]
Sua namorada te largou? Nossa, que triste. Não pode ver aquele filme novo? Foda. Não passou naquele concurso? Que ruim. Mas e ai, vai ficar ai chorando feito um mongolão?

TOME O CONTROLE DA SUA DROGA DE VIDA ANTES QUE ELA PASSE, E COMO DIZ O MESTRE PRAGA, NÃO ADIANTA SE LAMENTAR QUANDO ESTIVER COM O PÉ NA COVA!
Caralho que texto foda, nos momentos mais incisivos sobre os conflitos, confesso que o coração aqui chegou a dar uma acelerada.

Me fez refletir, acho q por isso me bateu tão forte, cada um sabe o calo q dói. Mais muitos se negam a lutar.


Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
- Confrade, num primeiro momento, iria mover o seu tópico para a sessão de livros do fórum. Depois vi o seu empenho em fazer um texto bem elucidativo e construtivo. E obviamente o deixei aqui como o tópico próprio.  Big Grin   

- Sobre o texto: Uma ótima reflexão. Por coincidência, no texto do Apollo respondi que o Homem tem que gostar de resolver problemas. Com este hábito, muito dificilmente o mundo irá derrubá-lo. E se derrubá-lo, ele se levantará normalmente e resolverá o problema como um Homem. Acredito que esta minha resposta também se enquadra nesta reflexão.
Parabéns pelo texto lapidar, tive várias reflexões quanto o li. Uma delas foi do título do livro do Isaac Asimov, "Uma pedrinha no céu", se o próprio planeta Terra é apenas uma pedrinha de poeira diante da vastidão do universo, o que dirá nós, meros habitantes desta pequena pedrita. Uma referência bíblica que me veio na cabeça foi a do livro de Oséias, aquela passagem dele que fala que o povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento (são ignorantes). Temos sempre que buscar o saber nas nossas vidas, um saber racional e nunca estagnarmos, acharmos que já sabemos tudo, pois os mais sábios são aqueles que reconhecem o quão pouco sabem ("só sei que nada sei" - Sócrates). Quem pensa que sabe muita coisa, geralmente tem pouca disponibilidade ou vontade de aprender mais. Isso requer humildade.

O texto me lembrou também da mensagem de um culto que eu assisti muitos anos atrás, que falava que um passado de glória não é suficiente para você vencer hoje, então não sente na curva, levante essa bunda e continue semeando coisas boas em sua vida, pois como diz na Palavra "quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará em júbilo colhendo os seus feixes".(Obs.: sabem como eu lembro dessa mensagem de tanto tempo atrás? eu levo papel e  caneta para o culto, e anoto as mensagens do pastor. Tenho mensagens guardadas comigo de quase 15 anos atrás, a melhores eu digito ou uso como referência para montar textos para compartilhar com vocês)
Excelente texto, confrade. Parabéns!

Bom pros zé chorinho que ficam se lamentando porque tomaram pé na bunda, e pensam até em se matar. Lembrei desse trecho do filme "Anjos Rebeldes":





Se acha que ninguém liga pra você, experimente atrasar o pagamento de alguma dívida, cuzão.


Pra tudo que você for fazer na vida haverá uma chave, um nó, e alguém pra atrapalhar. Então levanta a cabeça, e essa bunda magra da cadeira, e se resolva.
Obrigado confrades pelo feedback positivo. Na verdade não esperava, mas que bom que o meu texto serviu de algo. Agradecimentos especiais para o confrade Diamante, sempre lúcido e tranquilo no raciocínio e  que me acolheu muito bem por aqui.

Esse tópico eu desenvolvi a partir de ver um relato de um juvena lá no FdB ue me deu pena. O pobre mancebo reclamava que não sabia nada e a vida era mais parada que água de poço. Mas oras, se não nnos movermos, as coisas não cairão do céu, e a vida do homem é permeada por constantes conflitos, seja com outros homens, contra a natureza ou contra nós mesmos. Um homem que não luta, não merece essa intitulação. E como está escrito no livro em outras passagens, a "guerra" é uma benção. E eu concordo. Mas entendam guerra no contexto ao qual eu tentei transmitir no texto. 

Mais uma vez, fica a recomendação desse livro fantástico para os confrades. Não vão se arrepender de ler.
- Up.
Esse livro, como nos traillers ambientados no velho oeste, tira o protagonismo dos cavaleiros, e mostra a natureza desafiadora, protagonista e, ao mesmo tempo, imanente.

Não há juízos, nem preferências, não há dualismo, nem progresso.
A ambientação do livro é realmente impressionante e envolvente.
Up! em homenagem ao dia dos mortos! pra refletirmos sobre a efemeridade da vida!
Muito bom!

Só não entendi porque este tópico está na seção relacionamentos. Não deveria estar na seção principal?
(09-11-2017, 02:25 PM)Adão Escreveu: [ -> ]Muito bom!

Só não entendi porque este tópico está na seção relacionamentos. Não deveria estar na seção principal?
Você esta certo, movido!!!

vlw....
É isso mesmo! Temos que ser homens e enfrentar as adversidades, um dos grandes defeitos do ser humano é ir-se abaixo à mínima coisa. Não pode ser assim, caso contrário somos comidos vivos.

PS: " Já leu Eclesiastes hoje paspalhão?" A resposta é não, para quem não é crente as analogias com a religião não têm grande significado. Mas para quem é crente de facto serve como bom exemplo!
Se vc ler meu tópico sobre eclesiastes talvez perceba que esse livro específico não serve apenas para crentes, mas para qualquer um, inclusive eu mesmo que não sou crente.

Fica a dica.
Bah, que texto foda! Resume bem a trilha dos realistas. Deixar de lado essa coisa de se achar especial, de que não merecia passar por determinadas situações, de que a vida está preparando algo no futuro...Tudo bobagem.
Com o tempo percebe-se que a maioria das pessoas se aproximam e te tratam bem quando há algum interesse em jogo, sem falar dos familiares, que muitas vezes agem assim também.
Se as agruras da vida batem à tua porta, o que fazer? Sentar e chorar no cantinho? Chamar a mamãe? Ou respirar fundo, gritar um "foda-se!" e encarar de frente.
Tenho acompanhado dois casos bem ao meu lado, um cunhado que descobriu o câncer ano passado e uma colega que descobriu há poucos meses a mesma doença, ambos com menos de 40 anos. O que estão fazendo? Lutando, cada um à sua maneira. Cumprindo as etapas do tratamento de forma rigorosa e trabalhando a cabeça, pra seguir em frente.
Morreu ontem o autor do livro Meridiano de Sangue, Cormac McCarthy. Eu estava lendo mas parei, espero um dia retomar.

Aproveito para escavar o tópico.
(11-01-2016, 11:08 AM)Héracles Escreveu: [ -> ]Temas sobre masculinidade sempre me fascinaram e fascinam. E refletindo sobre mais um livro incrível que descreve o universo masculino, sobre experiências pessoais e as discussões aqui do fórum, eu tive um insigth acerca da brevidade e e efemeridade da nossa existência nesse mundo, da importância desmedida que damos a nós mesmos e de como entender e aceitar isso, pode nos transformar em homens melhores. 

[Image: Meridiano-de-Sangue.jpg]

Meridiano de Sangue é um livro cruel. Que descreve e mostra o mundo de forma nua e crua sem frescuras, e com bastante sangue. É um livro que exala testosterona e retrata o universo masculino de forma única. Lendo as palavras que lá foram escritas, e relembrando de coisas que passei, eu me dei conta, como já falei, da efemeridade da nossa existência, e que a essência do que é ser homem reside em estar em constante "conflito" com a nossa própria situação. O mundo não liga para nós e não se importa em nos destruir. Precisamos reagir de alguma forma.

O que me levou a discorrer esse tópico foi essa passagem fantástica: 


Citação:Em uma elevação no extremo oeste da playa eles passaram por uma rústica cruz de madeira onde maricopas haviam crucificado um apache. O cadáver mumificado pendia de seu mastro com a boca escancarada num buraco brutal, uma coisa de couro e osso areada pelos ventos abrasivos de púmice vindos do lago e com a branca armação das costelas entrevendose pelos farrapos de pele que pendiam de seu peito. Seguiram em frente. 1


Os cavalos marchavam sombriamente no solo alienígena e a terra redonda rolava sob eles em silêncio como uma mó girando no vácuo ainda maior onde estavam contidos. Na austeridade neutra daquela região a todos os fenômenos era legada uma estranha equanimidade e nem uma única criatura fosse uma aranha fosse uma pedra fosse uma folha de mato podia reclamar precedência. 2

A própria clareza desses entes desmentia sua familiaridade, pois o olhar atribui predicado ao todo com base em algum traço ou parte e ali nenhuma coisa era mais luminosa que outra e nenhuma mais ensombrecida e na democracia óptica de tais panoramas toda preferência é tornada em capricho e um homem e uma pedra veem-se dotados de afinidades insuspeitas.
 3

A profundidade dessa passagem é muito grande e é um chamado a nossa masculinidade encoberta por esse monte de boiolagens de hoje em dia. No ponto 1, podemos fazer uma analogia entre a situação do índio crucificado com a crueldade e horror que é o mundo em diversos momentos e situações. Todos nós realistas, sabemos qu o mundo não é justo, e que muitas vezes não é bonito, mas o que os homens que perceberam o horror dessa situação fizeram. Pararam e choraram igual umas maricas como vc faria, ou seguiram em frente, mesmo dado o perigo e horror da situação? Seguiram em frente. Independente do que acontece ou apareça, o homem deve seguir em frente no seu propósito. O mundo não é nem um pouco belo para quem é fraco, e ele vai te destruir sem se importar nem um pouco se vc não reagir. Muitos foram, muitos virão, e o seu papel aqui é lutar para seguir em frente até onde for possível. Isso é inerente a masculinidade. Não afrouxar ou perder o controle em situações difíceis, perigosas ou horríveis. 

Aliás uma lição que é muito evidente ao longo de toda a narrativa é que qualquer um, seja homens ou animais, que demonstrem fraqueza, são imediatamente eliminados e substituídos. O mundo espera alguma coisa em troca. Seus amigos não são legais com vc? Seus pais não gostam de vc? Sua namorada caga e anda pra vc? Talvez o problema não sejam os outros e sim vc que não agrega nada a ninguém e não tem um propósito de vida. Quem que vai querer andar do lado de um fracassado? 

Você sempre estará sendo testado e colocado a prova, e isso não te faz especial. Seus problemas não são os maiores do mundo, e debaixo do firmamento, vc e uma pedra tem o mesmo valor, como veremos adiante. A nosso única vantagem em relação as demais coisas do mundo é ter a possibilidade de ter a consciência dessa situação. Com base nisso temos a obrigação de fazer alguma coisa com as nossas vidas, afinal, ao mesmo tempo que são efêmeras, são únicas, e só terá sentido se tivermos um propósito. Sem um propósito somos como uma maldita pedra. Totalmente indiferentes. 

[Image: NicholasBuerAstrophotography18.jpg]
Será mesmo que vc é tão importante assim o quanto acha que é, paspalho?!

No ponto 2, podemos perceber que nada é especial por aqui, e uma coisa de ruim que me acontece, pode acontecer com qualquer um e vice-e versa. Como eu falei, a princípio temos todos o mesmo valor, o que vai nos diferenciar é o que fazemos com a vida que nos foi dada. 



Recentemente eu vi um juvena (no FdBaqui se queixando que não sabe nada de nada e a vida está sendo dura com ele. Veja bem paspalho, se vc estiver lendo isso, entenda que a VIDA é uma constante que nunca para. A partir do momento que um organismo para de reagir, ele pode ser considerado como morto, e outra coisa virá em seu lugar e em pouco tempo este será esquecido. Seja uma árvore, seja seu cachorrinho, seja vc mesmo. Se vc quer se orgulhar de poder viver, honrar o que lhe foi dado e se sentir grato e feliz, REAJA. A inércia significa morte. Não é a realidade que precisa se ajustar a nós. Nós precisamos nos ajustar a realidade de que vida é ação. Veja que no trecho do livro isso fica bem explicito. O mundo vai girando, e girando, sem nunca se interromper, e os homens permanecem vivos e interados, pq vão atrás de seus propósitos. Isso é viver. 


Esperar chorando em um quarto escuro que alguém tenha piedade de vc é ridículo e só vai fazer com que vc se autodestrua. Lembre-se, INÉRCIA É MORTE

[Image: Forrest-Gump.jpg]
Siga em frente, que eu prometo que sua vida melhorará.


O ponto 3 apenas sintetiza a ideia que eu tentei passar aqui. Que mesmo vc sendo um cara útil, rico, famoso, etc., logo isso também vai passar. Já leu Eclesiastes hoje paspalhão? Esse é um paradoxo que o realista precisa entender, a vida é muito importante e um grande milagre, ao mesmo tempo que é efêmera e passageira, e vc só vai se sentir grato por ela, se viver por um propósito que vai além de si mesmo. 


É interessante notar que essa ideia de efemeridade é bastante explicita no livro todo, onde o próprio personagem que deveria ser o principal, praticamente não passa de um coadjuvante que vê os fatos de longe e tem pouca importância na tomada de decisões. Alias a vida toda dele se mostra apenas como mais uma. É subordinado á um sujeito 3 bolas bastante cruel que percebeu também que tudo é vaidade, e quem escreve a nossa história somos nós mesmos, e não as circunstâncias como os vitimistas esquermerdistas e manginas gostam de dizer. E que se vc viesse se vitimizando pela situação lamentável ao qual se encontra, ele lhe meteria uma bala no meio das fuças. Se está ruim, se vire para mudar o jogo. Ele é um cara que tem a própria vida muito bem colocada nas próprias mãos, não exita na hora de agir.

Nos da lição de que se permanecermos acovardados não seremos lembrados por nada. A masculinidade gira em torno de legados, e de um constante conflito contra o mundo que tenta nos derrubar muitas vezes. Um realista entende isso, e participa desse conflito de forma a vencer a si mesmo e as forças hostis, e faz algo em prol de ajudar os demais a sair dessa situação de morte, de inercia. Por isso a minha reflexão, por isso os relatos, por isso o fórum, por isso a real e a masculinidade como um todo.

[Image: Screen+shot+2011-02-14+at+8.15.48+PM.png]
Sua namorada te largou? Nossa, que triste. Não pode ver aquele filme novo? Foda. Não passou naquele concurso? Que ruim. Mas e ai, vai ficar ai chorando feito um mongolão?

TOME O CONTROLE DA SUA DROGA DE VIDA ANTES QUE ELA PASSE, E COMO DIZ O MESTRE PRAGA, NÃO ADIANTA SE LAMENTAR QUANDO ESTIVER COM O PÉ NA COVA!
Belíssimo texto, nos apresenta o que realmente é a vida do homem, ninguém se importa se estamos passando por dificuldades ou situações difíceis. Precisamos ser como um monolito.