04-01-2016, 05:13 PM
Trava Carneiro
Vou contar aqui minha experiência com a Trava Carneiro para automóveis, pois quando precisei não consegui encontrar nada a respeito na Internet.
A Trava Carneiro é considerada uma das melhores travas do mercado. Ela não apenas corta a ignição (desliga o comutador) como também trava as rodas, através do acionamento pneumático dos freios. O modelo que eu tenho vem com chave multiponto, conhecida no mercado como "Keso", que também é considerada a chave mais segura que há.
A gente sabe que nada te garante 100% que o carro não será roubado, mas essa trava dificulta bastante pro ladrão. O cara terá de saber como retirá-la rapidamente, pois o processo normal demora uns 20 a 30 minutos, e isso é muito tempo pro malandro se arriscar.
Pois bem, o problema que passei foi que (provavelmente) o cilindro da trava (chamado de "miolo", que é o mecanismo que gira junto com a chave) engripou quando ela estava na posição travada, e a chave não girava mais, ou seja, meu carro ficou completamente inoperante, e estacionado na rua! E pra piorar aconteceu no dia 1o de Janeiro, com tudo fechado. Ou seja, FODEU!
Dei uma pesquisada na Internet, mas não encontrei nenhum relato de cara que tenha passado o que eu estava passando, mas encontrei algumas descrições sobre a trava que foram me esclarecendo sobre seu funcionamento. Primeiro descobri que ela, além do interruptor elétrico, tem um mecanismo composto por uma mola e uma bolinha, responsável por fazer a pressão no fluido de freio a fim de acionar os freios e travar as rodas. Depois vi que ela é muito foda de ser aberta. Tem dois pares de parafusos tipo allen, um na lateral, e outro na parte superior, mas que são protegidos por capas de alumínio meio difíceis de tirar. Além disso, se você desmontar a danada, a chance é grande de vazar muito fluido de freio e você ficar sem freio depois. Ou seja, FODEU DE NOVO. Esse método não dá certo.
Então fui ver como a coisa toda é montada. A parte elétrica é a mais moleza, pois são apenas dois fios (um azul outro vermelho) que saem dela e que são ligados a um par de fios do comutador da ignição. Para isolá-la, basta abrir o painel, seguir os fios até a junção deles com os da ignição, e desfazer a ligação, unindo novamente os dois da ignição (fazendo a tal "ligação direta"). Teste a partida, e se estiver tudo certo, vá para a segunda parte do processo.
A parte chata é a dos freios. Para montar a trava, os caras fazem um "gato" nos canos do freio que saem do cilindro de freio (que fica ao lado do motor do carro), para colocar os dois caninhos extensores que levam até a trava. Mas na rua você não vai querer mexer no cilindro e arriscar de ficar sem freio, certo? Então faça o seguinte: Existem dois parafusos (phillips) que seguram a trava junto ao painel. Retire os dois, solte a trava, e veja que há dois caninhos entrando na parte traseira dela, e um deles tem uma junção rosqueável. FORRE O CHÃO DO CARRO COM JORNAL ANTES DE MEXER NESSES CANOS, pois você não vai querer fluido de freio (altamente corrosivo) espalhado pelo carro. Com uma chave de boca, desrosqueie as junções dos dois caninhos, solte-os TAMPANDO COM O DEDO PARA O FLUIDO NÃO VAZAR, entorte-os para que consiga que um se una ao outro e, com a própria junção rosqueável (fêmea-fêmea) que está em um deles, una os dois (usando a mesma chave de boca). Um pouco de fluido certamente vazará nesse processo, mas, se você for cuidadoso, não será suficiente pra inutilizar os freios. Teste, no pedal mesmo, pra ver se ainda tem pressão nos freios, dê uma voltinha pra testar seu funcionamento e, se estiver tudo certo, você tá liberado!
Só aconselho que pare no primeiro mecânico pra retirar os dois caninhos extensores do freio (pra previnir futuros vazamentos), e pra botar o fluido de freio novamente no nível. COM FREIO NÃO SE BRINCA!
É isso aí, confrades!
Vou contar aqui minha experiência com a Trava Carneiro para automóveis, pois quando precisei não consegui encontrar nada a respeito na Internet.
A Trava Carneiro é considerada uma das melhores travas do mercado. Ela não apenas corta a ignição (desliga o comutador) como também trava as rodas, através do acionamento pneumático dos freios. O modelo que eu tenho vem com chave multiponto, conhecida no mercado como "Keso", que também é considerada a chave mais segura que há.
A gente sabe que nada te garante 100% que o carro não será roubado, mas essa trava dificulta bastante pro ladrão. O cara terá de saber como retirá-la rapidamente, pois o processo normal demora uns 20 a 30 minutos, e isso é muito tempo pro malandro se arriscar.
Pois bem, o problema que passei foi que (provavelmente) o cilindro da trava (chamado de "miolo", que é o mecanismo que gira junto com a chave) engripou quando ela estava na posição travada, e a chave não girava mais, ou seja, meu carro ficou completamente inoperante, e estacionado na rua! E pra piorar aconteceu no dia 1o de Janeiro, com tudo fechado. Ou seja, FODEU!
Dei uma pesquisada na Internet, mas não encontrei nenhum relato de cara que tenha passado o que eu estava passando, mas encontrei algumas descrições sobre a trava que foram me esclarecendo sobre seu funcionamento. Primeiro descobri que ela, além do interruptor elétrico, tem um mecanismo composto por uma mola e uma bolinha, responsável por fazer a pressão no fluido de freio a fim de acionar os freios e travar as rodas. Depois vi que ela é muito foda de ser aberta. Tem dois pares de parafusos tipo allen, um na lateral, e outro na parte superior, mas que são protegidos por capas de alumínio meio difíceis de tirar. Além disso, se você desmontar a danada, a chance é grande de vazar muito fluido de freio e você ficar sem freio depois. Ou seja, FODEU DE NOVO. Esse método não dá certo.
Então fui ver como a coisa toda é montada. A parte elétrica é a mais moleza, pois são apenas dois fios (um azul outro vermelho) que saem dela e que são ligados a um par de fios do comutador da ignição. Para isolá-la, basta abrir o painel, seguir os fios até a junção deles com os da ignição, e desfazer a ligação, unindo novamente os dois da ignição (fazendo a tal "ligação direta"). Teste a partida, e se estiver tudo certo, vá para a segunda parte do processo.
A parte chata é a dos freios. Para montar a trava, os caras fazem um "gato" nos canos do freio que saem do cilindro de freio (que fica ao lado do motor do carro), para colocar os dois caninhos extensores que levam até a trava. Mas na rua você não vai querer mexer no cilindro e arriscar de ficar sem freio, certo? Então faça o seguinte: Existem dois parafusos (phillips) que seguram a trava junto ao painel. Retire os dois, solte a trava, e veja que há dois caninhos entrando na parte traseira dela, e um deles tem uma junção rosqueável. FORRE O CHÃO DO CARRO COM JORNAL ANTES DE MEXER NESSES CANOS, pois você não vai querer fluido de freio (altamente corrosivo) espalhado pelo carro. Com uma chave de boca, desrosqueie as junções dos dois caninhos, solte-os TAMPANDO COM O DEDO PARA O FLUIDO NÃO VAZAR, entorte-os para que consiga que um se una ao outro e, com a própria junção rosqueável (fêmea-fêmea) que está em um deles, una os dois (usando a mesma chave de boca). Um pouco de fluido certamente vazará nesse processo, mas, se você for cuidadoso, não será suficiente pra inutilizar os freios. Teste, no pedal mesmo, pra ver se ainda tem pressão nos freios, dê uma voltinha pra testar seu funcionamento e, se estiver tudo certo, você tá liberado!
Só aconselho que pare no primeiro mecânico pra retirar os dois caninhos extensores do freio (pra previnir futuros vazamentos), e pra botar o fluido de freio novamente no nível. COM FREIO NÃO SE BRINCA!
É isso aí, confrades!