Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Que livros estão lendo?
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43
Acabei de terminar a leitura de Carta ao Pai de Franz Kafka:

[Image: download.jpg]

Quem me sugeriu esse livro foi o @hjr_10. Vou postar a minha crítica com spoiler do livro abaixo. Essa análise ficou um pouco grande, vou tentar ser mais conciso aqui no tópico. Porém, ressalto que é importante a galera não só comentar quais os livros que leram, mas ir postando uma análise com a sua opinião sobre eles, como disse aqui no início do tópico:

(26-07-2017, 11:59 PM)Libertador Escreveu: [ -> ]Conforme forem terminando de ler, é interessante fazer um comentário informando se valeu a pena ou não a leitura. O que acharam do livro. Porque assim os livros com bom feedback, a gente vai acrescentando na lista para ler também. E os livros ruins, a gente evita. Big Grin

Li esse outro livro do autor porque gostei da leitura de Metamorfose. Esse novo livro basicamente é uma carta que ele escreveu para o pai contando todas as suas frustrações com a vida, uma espécie de desabafo. Porém ele nunca teve coragem de enviar a carta ao pai. E só foi publicado depois de sua morte.

Spoiler Revelar
Na descrição do livro, para mim o pai parece o perfeito insensato que é descrito em provérbios na Bíblia, quando alguém discordava de uma ideia ele se sentia ofendido e atacava a pessoa, não sabia lidar com opiniões contrárias e nem respeitava a opinião dos outros, xingava todos com total falta de respeito, julgava rapidamente e sem informações suficientes, opinião formada sobre tudo mesmo sobre coisas que não sabia, era inconsistente, mandava os filhos fazerem algo e ele mesmo descumpria as regras que dizia aos outros para seguir (exemplo: mandava com severidade não falar mal da cozinheira e nem da comida, mas vivia chamando a comida de grude preparado pela Besta), idolatrava pessoas em posição de poder e status mesmo sem conhecer elas ao mesmo tempo que criticava tudo que o filho fazia, gostava de piadas e gracejos imorais e indecentes e as ficava repetindo constantemente. Óbvio que essa é a versão de apenas um lado da história, a do filho, não dá pra saber se é exagero do Kafka ou se o pai era tão ruim como ele descreve.

Interessante observar também como o aspecto fraco e franzino do Franz Kafka intensificou sua submissão e fraqueza mental, parece que uma coisa leva a outra, assim como o oposto é válido, um corpo forte e imponente acaba facilitando a se desenvolver um caráter mais forte e dominante como era o caso do pai dele.

Outro ponto é que o Kafka, baseado em suas características de medo, fraqueza, covardia somatizava demais as coisas, ficava guardando e remoendo e isso ia consumindo ele, o auto-desprezo, o próprio Sams do livro Metamorfose retrata bem esse sentimento de culpa, e auto-recriminação mesmo sem estar errado que o Kafka sentia que representava essa relação que teve com seu pai, inclusive o desejo frustrado de uma autolibertacao e independencia, como se tivesse aprisionado dentro de si mesmo, sem saber se é melhor se libertar ou aprender a conviver bem dentro dessa prisão, que loucura.

Era isso que eu fazia quando era tímido ao extremo, ficava remoendo as coisas mentalmente, me sentia preso dentro do próprio corpo incapaz de me libertar e com raiva da minha fraqueza, sei bem como ele se sentia quando descreve isso no livro, só me curei quando forçadamente virei professor e me curei na força bruta com a exposição diária e constante ao meu maior medo como já relatado aqui no fórum, se eu tivesse dado aula só por uma semana ou duas eu teria voltado mais traumatizado ainda, mas passei pelo vale até chegar no fundo e continuei atravessando até de fato minha mente começar a tramar estratégias para lidar com a exposição constante ao público, depois de dois anos eu me curei por completo da timidez tanto de falar em público quanto a principal que era a de falar e conviver com as pessoas no dia a dia que era o que mais me afetava. Acho que faltou isso no Kafka, se forçar a virar professor em alguma escola para se libertar dessa prisão da timidez, mas no fim isso não faz diferença porque agora ele se encontra em outra prisão ainda maior e mais profunda que é a da morte.

Se ele não tivesse sido tão tímido e retraído ao seu próprio mundo talvez nunca tivesse escrito as suas obras que viraram clássicos, já que ele conseguia escrever tão bem esse trauma que carregava, então, talvez tenha sido melhor ele nunca ter superado a timidez, não para ele, mas para os outros. Há males que vem para bem.

Outro ponto que incomoda é que ele coloca a culpa de seus fracassos e frustrações no pai, até mesmo na religião, é o jogo da culpa, se você joga os seus problemas como vindo dos outros, tributando toda a culpa a fatores externos, então você é uma eterna vitima e não tem o que mudar já que a causa do problema não veio de você e era assim mesmo que ele se via, apesar de as vezes ter um pouco de lucidez e afirmar que sua personalidade o levaria a esse ponto (mas uma fuga para dizer que o problema era genético e assim consequentemente alem da sua esfera de influência)

Outro aspecto interessante é se observar a empatia dele de tentar entender o que levou o seu pai a ter certos comportamentos que lhe causaram tanta dor, então ele vai buscando analisar mais a fundo as causas. Apesar dele colocar o pai como uma figura imensa e imponente na sua cabeça, fazendo ele dar importância demais ao pai mesmo depois de adulto, como uma espécie de autoridade suprema, pessoas sem referências a Deus parece que projetam uma imagem muito grande à autoridade visível, no caso dele, o pai.

Esse trauma atinge também de forma oposta os homens que crescem sem pai e projetam mil coisas na cabeça idealizando como a vida seria melhor se tivesse um pai presente, e aqueles que ficam numa eterna busca pra descobrir quem são seus pais achando assim que conseguirão dar sentido a própria existência se souberem sua origem. Para mim isso é só idealização em excesso que a mente cria pela ausência de algo.

O ressentimento dele com o pai chega a beirar a loucura e o pior que é assim que muitas pessoas lidam com problemas não resolvidos com familiares e amigos próximos. Deixam a coisa mal resolvida e ficam somatizando pelo resto da vida em vez de simplesmente perdoar e se reconciliar e se livrar do fardo de uma vez por todas. O tópico A Real e o Perdão é muito instrutivo nesse ponto.

Ele é muito derrotista. Chega dá agonia algumas vezes. Em vez de se colocar como um agente ativo na vida ele se põe como um agente passivo e age como se toda a sua vida posterior fosse uma triste consequência que lhe sobrou a fazer depois de tudo que passou, depois do que passou aquele foi o único caminho que lhe restou a seguir, sequelas dos erros do pai que o forçaram a ter uma vida miserável e sem escolha, até para escolher a faculdade e no casamento ele aborda por esse prisma de como o pai destruiu sua vida e limitou suas escolhas, imagina esse infeliz se tivesse vivido poucas décadas depois e passado pelos campos de concentração. Com esse pensamento de vitima e fracassado não me surpreende o fato dele não conseguir prosseguir em paz na vida.

E, para finalizar, fato dele nunca ter enviado a carta ao pai, possivelmente por medo, demonstra na prática a verdade nas afirmações próprias dele de ser um covarde e de ter medo do pai.

Minha nota final do livro é 4 de 5.
[Image: 41oLkJmtY9L._SY344_BO1,204,203,200_QL70_ML2_.jpg]
@Libertador muito bom seu spoiler, parece que eu acabei de ler o livro... nem preciso ler kkkk
sério foi um belo exemplo de como deveriam ser as postagem aqui no tópico.
Li Os Sonambulos, de Chistoper alguma coisa, que falava sobre como a primeira grande guerra iniciou, achei um livro bem informativo e interessante, mas muito denso, eu demorei umas 90 páginas para começar a realmente entrar no "fluxo" do livro, mas são realmente muitos detalhes que fazem você entender melhor porque tudo acabou acarretando em uma guerra tão grande.

Pontos interessantes que eu achei, foi que no fim das contas, o que causou a guerra foram dois pequenos países, que num efeito dominó, levaram a europa toda para a guerra, isso me fez refletir o quão fácil é uma guerra estourar, no fim das contas, ou não, também, o assasinato do príncipe foi apenas o ponto chave, se ele não ocorresse, pelo que eu pude analisar da situação histórica, pelo livro, outra coisa causaria a guerra, talvez alguns anos mais na frente, mas causaria.
Bom, de domingo até hoje, terminei três livros.
Hollywood, do Bukowski (já havia começado há certo tempo);
Da ditadura a democracia, de Gene Sharp (livro curto, iniciei ontem e terminei hoje);
O homem que sabia javanês, de Lima Barreto (esse, na verdade, ouvi pedalando);

HOLLYWOOD - BUKOWSKI
Na ordem cronológica da vida do velho safado, Hollywood é o quinto dos seis romances. Nem acredito que falta apenas um romance para findar essa coletânea. O prazer que sinto lendo as obras desse filho da puta é indescritível. Um gênio. Da esgotosfera, é o melhor.

Hollywood marca um tempo. Uma época. Uma passagem. Uma vida.
Achei que seria impossível ler algum livro do velho safado que não tivesse putaria, sexo, drogas e violência com a mesma vontade.
Enganei-me. E muito.

Isso ocorre pois em Hollywood, Buk transcreve uma fase de sua vida onde a juventude já ficara para trás. Nessa obra, o velho já é um escritor famoso, conhecido e cumprimentado nos lugares onde vai. A carreira já estava consolidada.
Aí é chamado para escrever um filme, coisa que ele odeia.
A selvageria mesclada com putaria já ficou para trás. Do início ao fim, Chinaski e Sarah estão juntos. E que baita dupla.

Ao que me parece, esse é o último romance com seu alter ego, Henry Chinaski, o Hank.
Já não vejo a hora de ler Pulp e me surpreender novamente.

Enfim, que espetáculo de obra!

DA DITADURA A DEMOCRACIA - GENE SHARP
Um camarada chegou a indicar essa obra no projeto de leitura aqui do fórum, proposto pelo Dark e tocado pelo Liberta.
É tiro curto, cerca de 70 páginas muito bem escritas onde fica claro e evidente o quão uma sociedade fica exposta, frágil e indefesa quando não possui meios de se defender de governos autoritários travestidos de democratas defensores da liberdade.

Sharp também mostra a importância de se ter planos estratégicos consistentes e bem estruturados para que um povo consiga sair das rédeas de tiranos.
É um ótimo livro.

O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS - LIMA BARRETO
A obra é até interessante, achei até um bom conto. Longe de ser um dos mais espetaculares, mas ainda assim um bom conto.

Confesso que não sei dizer se o autor quis expressar algum tipo de crítica ou revolta no tempo em que escreveu.
Linkando com a contemporaneidade, podemos perceber que atualmente acontece muito do que narra o personagem Castelo sobre sua própria história, onde o sujeito consegue uma ascensão meteórica com base em sucessivas mentiras, chegando a ser, inclusive, diplomata.
Basicamente o sujeito alcança tudo isso pois mente para um barão que sabia falar javanês. Sabia porra nenhuma.

O engraçado é que fui procurar análises do livro depois e caí num vídeo do Ministro Presidente do STF, Dias Toffoli, ex advogado do PT e do PCC, onde nem os outros Ministros comunistas conseguiram entender o voto dele acerca de uma matéria que estavam votando. Num trecho, nem o próprio mongolóide entendeu o voto.

É o verdadeiro Castelo do mundo real.


Iniciei Noites Brancas, do Fiódor Dostoiévski.
Terminei hoje o sexto e último romance de Charles Bukowski: PULP.

Pulp foi a última obra escrita por Charles Bukowski.
Pulp encerra um legado, uma jornada difícil, violenta, solitária e, sobretudo, espetacular, do nosso querido velho safado.

Dos 06 romances, é o único onde Chinaski não aparece.
Aqui, Henry dá lugar ao detetive Nick Belane.
Mas a diferença é apenas no nome. Belane é tão alcoólatra, solitário e "treteiro" quanto o Hank de Misto Quente, Factótum, Cartas na Rua, Mulheres e Hollywood.

Pulp mostra a maneira como Buk via a Morte e, para variar, era bem diferente das pessoas normais. A Morte era uma mulher gostosa, sexy, completamente apaixonante.
Interessante que foi o último livro do velho e justamente a obra em que ele fala do fim. Coincidência?

Bom, eu findo a leitura, então, de todos os seis romances de Charles Bukowski, com o mesmo olhar que Belane encarava a senhora Dona Morte: terrivelmente espetacular!
Terminei de ler A morte de Ivan Ilitch:

[Image: download.jpg]

Excelente livro. Minha análise sobre ele AQUI.

Terminei de ler também O Alienista de Machado de Assis:

[Image: download-1.jpg]

Um livro curto, sarcástico e bem interessante. É uma história em formato de um conto realista sobre um médico obcecado pela mente humana. Livro que acaba levantando algumas questões como: O que diferencia a loucura da sanidade? Quem pode definir o limite de onde um termina e o outro começa?

Apesar do linguajar difícil pelo emprego de palavras pouco usadas hoje no português, vale a pena ler por ser um livro curto e bem famoso.
A Semente da Vitória -Nuno cobra ...
Muito bom o autor foi mentor do Ayrton Senna quando o Senna era ainda um fracote ...
Depois de um tempo ausente do fórum, estamos aí...

Por indicação de um cliente nosso nas últimas semanas, acabei comprando este livro chamado "A Cabeça do brasileiro", do Alberto Carlos Almeida.

Spoiler Revelar

"Do mesmo autor de Por que Lula? Este livro é resultado de uma pesquisa que tenta desvendar o perfil do brasileiro. A partir de dados estatísticos, o autor apresenta conclusões que mostram como somos um país ainda conservador e preconceituoso. E faz as seguintes perguntas para pessoas de diferentes grupos sociais - deixar alguém passar à frente na fila é jeitinho, favor ou corrupção? Um empregado deve se dirigir ao seu patrão por "senhor" ou por "você"? Empregados de edifícios devem utilizar o elevador social ou o elevador de serviço? A masturbação é uma prática sexual aceita ou rejeitada? A lista é longa, e a maioria das respostas é o oposto do que se imagina, mostrando que o Brasil é complexo, mas não incompreensível."

[Image: Livro.jpg]


Nota pessoal: Conteúdo interessante, porém cansativo por se tratar de uma obra de pesquisa científica.
Terminei Nascido para Correr (2009)/ Christopher McDougall
Tem resumo no meu blog

(12-08-2020, 03:56 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]A Semente da Vitória -Nuno cobra ...
Muito bom o autor foi mentor do Ayrton Senna quando o Senna era ainda um fracote ...

O livro é mais motivacional q prático
São poucos os conselhos úteis e todos obvios
(14-08-2020, 11:52 PM)Scant Escreveu: [ -> ]Terminei Nascido para Correr (2009)/ Christopher McDougall
Tem resumo no meu blog

(12-08-2020, 03:56 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]A Semente da Vitória -Nuno cobra ...
Muito bom o autor foi mentor do Ayrton Senna quando o Senna era ainda um fracote ...

O livro é mais motivacional q prático
São poucos os conselhos úteis e todos obvios

O óbvio é justamente o detalhe que muitas vezes deixamos de lado , e por deixar de lado por ser tão obvio muitas vezes acabamos não atingindo bons resultados;
Terminei Portões de Fogo (Steven Pressfield), indicado pelo @Héracles.

Um livro indispensável que expressa a rusticidade da vida espartana, tão ausente no mundo pacífico de hoje.

Um ponto controverso do romance está no seguinte excerto, uma fala do Rei Leônidas (líder dos 300):

"A cidade especula e imagina - falou Leônidas - por que escolhi esses homens para os Trezentos. Teria sido por suas proezas como soldados? Talvez, a cidade supõe, eu tenha adivinhado alguma alquimia sutil nesse grupo único. Talvez eu tenha sido subornado ou esteja pagando favores. Nunca direi à cidade por que designei esses Trezentos. Nunca contarei aos Trezentos. Mas contarei a você, agora. Escolhi-os não por seu valor pessoal, mas pelo valor de suas mulheres." (g.n.)

Trata-se de um diálogo entre Leônidas (Rei de Esparta) e Paraleia (mãe de Alexandros e esposa de Olympieus - ambos convocados para se juntarem aos Trezentos que foram para as Termópilas).
Porque controverso?
(16-08-2020, 06:36 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]
(14-08-2020, 11:52 PM)Scant Escreveu: [ -> ]Terminei Nascido para Correr (2009)/ Christopher McDougall
Tem resumo no meu blog


O livro é mais motivacional q prático
São poucos os conselhos úteis e todos obvios

O óbvio é justamente o detalhe que muitas vezes deixamos de lado , e por deixar de lado por ser tão obvio muitas vezes acabamos não atingindo bons resultados;
Quem dera
O autor transmite empolgação,  mas guarda seus segredos pra vender em sua assessoria
Simples assim
No final, ensina quase nada sobre correr ou as outro esporte

(18-08-2020, 01:52 AM)Scant Escreveu: [ -> ]
(16-08-2020, 06:36 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]O óbvio é justamente o detalhe que muitas vezes deixamos de lado , e por deixar de lado por ser tão obvio muitas vezes acabamos não atingindo bons resultados;
Quem dera
O autor transmite empolgação,  mas guarda seus segredos pra vender em sua assessoria
Simples assim
No final, ensina quase nada sobre correr ou qq outro esporte

(18-08-2020, 01:52 AM) pid=\89462' Escreveu:
(16-08-2020, 06:36 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]O óbvio é justamente o detalhe que muitas vezes deixamos de lado , e por deixar de lado por ser tão obvio muitas vezes acabamos não atingindo bons resultados;
Quem dera
O autor transmite empolgação,  mas guarda seus segredos pra vender em sua assessoria
Simples assim
No final, ensina quase nada sobre correr ou outro esporte


(18-08-2020, 01:52 AM)Scant Escreveu: [ -> ]
(16-08-2020, 06:36 PM)Cafamante Escreveu: [ -> ]O óbvio é justamente o detalhe que muitas vezes deixamos de lado , e por deixar de lado por ser tão obvio muitas vezes acabamos não atingindo bons resultados;
Quem dera
O autor transmite empolgação,  mas guarda seus segredos pra vender em sua assessoria
Simples assim
No final, ensina quase nada sobre correr ou as outro esporte
Cara fala sério , essa não é questão ;
Se você parar e avaliar é um livro de fácil leitura ( lembrando que muitos brasileiros não saber ler nem um gibi corretamente) .
Dormir , meditar , correr , respeitar seus os limites de seu corpo , superar esses limites , tem muita gente que não sabe quase nada à respeito disso, de que adiantará ler um livro mais avançado ?
Agora Scant vamos parar de nhé nhé nhé e fale aí uma dica de um livro top para todos aqui por favor .
Deixo aqui uma o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie ....
ah e quem ainda não Leu aquele que foi indicado a " história de Musashi ... A terra , a água e o fogo ....estoria emocionante.
(17-08-2020, 11:00 AM)Héracles Escreveu: [ -> ]Porque controverso?

Embora possamos ponderar o viés persuasivo da fala, reduziu - a meu ver - a autossuficiência dos 300 eleitos à força de suas consortes. Achei um pouco comercial...

No mais, o livro é lapidar.
Não tinha pensado por esse ponto de vista. Mas é bem claro que na mesma medida que os homens do livro são muito mais moralmente superiores ao que estamos acostumados a observar, as mulheres também são. E essa fala do Rei Leônidas é praticamente uma ode a responsabilidade final do homem no mundo: o sacrifício em prol do próximo. Os que tem a honra de poder se sacrificar a finalmente atingir esse ideal (afinal de contas, esse é o ideal sonhado por todos os varões Espartanos), são os que tem as melhores bases familiares, ou seja, boas mulheres e filhos. Faz todo sentido num ponto de vista onde se romantiza as virtudes viris da antiguidade.

Eu entendi dessa forma. Mas o livro é sem dúvidas, fundamental.
Quase comprei esse Portões de Fogo ontem, mas estava caro e surgiu uma promoção do livro Crime e Castigo de Dostoiévski que acabei comprando no lugar.
Não foi dessa vez, mas está na minha lista de futuras leituras.
Crime e castigo é tão bom quanto ...na verdade até melhor se considerarmos que é um clássico mundial. Pressfield é um bom autor, mas não tem como compará-lo ao Dostoiévski, que possivelmente figura entre os melhores (se não o melhor) da humanidade.
(18-08-2020, 07:19 AM)Cafamante Escreveu: [ -> ]Cara fala sério , essa não é questão ;
Se você parar e avaliar é um livro de fácil leitura ( lembrando que muitos brasileiros não saber ler nem um gibi corretamente) .
Dormir , meditar , correr , respeitar seus os limites de seu corpo , superar esses limites , tem muita gente que não sabe quase nada à respeito disso, de que adiantará ler um livro mais avançado ?
Agora Scant vamos parar de nhé nhé nhé e fale aí uma dica de um livro top para todos aqui por favor .
Deixo aqui uma o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de  Dale Carnegie ....
ah e quem ainda não Leu aquele que foi indicado a " história de Musashi  ... A terra , a água e o fogo ....estoria emocionante.
Vc tá certo, é um ótimo livro pra semi analfabetos
Dica de livro top: nascido para correr
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43