Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Como começar a ler Nietzsche
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Quando ingressei no ensino medio comecei a me interessar por filosofia. Já li Descartes, Marco Aurelio, Socrates, Platão, Maquiavel, Tomas de Aquino. Porem o nietzsche me chamou atencao por suas criticas a religiao e a moral. Queria saber como começar a le-lo, que livros começar e como entender sua escrita, visto que ele escreve por meio de aforismos.
(16-04-2023, 12:09 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [ -> ]Quando ingressei no ensino medio comecei a me interessar por filosofia. Já li Descartes, Marco Aurelio, Socrates, Platão, Maquiavel, Tomas de Aquino. Porem o nietzsche me chamou atencao por suas criticas a religiao e a moral. Queria saber como começar a le-lo, que livros começar e como entender sua escrita, visto que ele escreve por meio de aforismos.

Pra que você quer isso?
@Temujin @Fernando_R1 @Héracles podem lhe ajudar.
(16-04-2023, 12:09 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [ -> ]Quando ingressei no ensino medio comecei a me interessar por filosofia. Já li Descartes, Marco Aurelio, Socrates, Platão, Maquiavel, Tomas de Aquino. Porem o Nietzsche me chamou atenção por suas criticas a religião e a moral. Queria saber como começar a le-lo, que livros começar e como entender sua escrita, visto que ele escreve por meio de aforismos.

Sim ... EU considero Nietzsche filosoficamente inconsistente, todavia era um competente filólogo. Sobre as suas críticas a moral e a religião entendo o cerne, mas discordo das suas bases

Mas o que pode ser aproveitado e faz sentido no Nietzsche é o quanto ele é genial na percepção a miséria humana, o bigode de vassoura era um excelente observador da realidade humana.
Pego na mentira por dizer ter lido Sócrates. Começa pelo começo, querer ler Niti só pra pagar de descolado é doidera.
(16-04-2023, 03:30 PM)Wissen Escreveu: [ -> ]Pego na mentira por dizer ter lido Sócrates. Começa pelo começo, querer ler Niti só pra pagar de descolado é doidera.

Como assim mentira, eu sei que Socrates não escreveu nenhuma obra, mas platao escreveu sobre ele, então o livro é de Socrates.

(16-04-2023, 12:21 PM)Awaken Escreveu: [ -> ]
(16-04-2023, 12:09 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [ -> ]Quando ingressei no ensino medio comecei a me interessar por filosofia. Já li Descartes, Marco Aurelio, Socrates, Platão, Maquiavel, Tomas de Aquino. Porem o nietzsche me chamou atencao por suas criticas a religiao e a moral. Queria saber como começar a le-lo, que livros começar e como entender sua escrita, visto que ele escreve por meio de aforismos.

Pra que você quer isso?

Mera curiosidade mesmo, estou estudando mais sobre a doutrina Catolica, entao quero ver um pouco do ateismo tambem
Começa pelo livro "cristianismo puro e simples" dele.
(16-04-2023, 03:33 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [ -> ]
(16-04-2023, 03:30 PM)Wissen Escreveu: [ -> ]Pego na mentira por dizer ter lido Sócrates. Começa pelo começo, querer ler Niti só pra pagar de descolado é doidera.

Como assim mentira, eu sei que Socrates não escreveu nenhuma obra, mas platao escreveu sobre ele, então o livro é de Socrates.

(16-04-2023, 12:21 PM)Awaken Escreveu: [ -> ]Pra que você quer isso?

Mera curiosidade mesmo, estou estudando mais sobre a doutrina Catolica, entao quero ver um pouco do ateismo tambem

Curiosidade não leva nada a ninguém, conhecimento não salva.

Qual é o teu fim com isso?
(16-04-2023, 05:04 PM)Myers Escreveu: [ -> ]Começa pelo livro "cristianismo puro e simples" dele.

Mas esse é do C. S. Lewis, e não do Nietzsche.
Vocês também são chatos, hein!?

O gajo só pediu dicas de como ler Níte.

Eu não as ofereço, pois sou só um analfabeto.

Mas creio que Libertador, Hércules e Temujin podem, realmente, te ajudar.
(16-04-2023, 06:37 PM)The Duke Escreveu: [ -> ]
(16-04-2023, 05:04 PM)Myers Escreveu: [ -> ]Começa pelo livro "cristianismo puro e simples" dele.

Mas esse é do C. S. Lewis, e não do Nietzsche.

Eu sei, era brinks. Livros do C. S. Lewis são buenos. O Nietzsche li uns dois dele e não entendi quase nada

(16-04-2023, 07:41 PM)Per Onore Escreveu: [ -> ]Vocês também são chatos, hein!?

O gajo só pediu dicas de como ler Níte.

Eu não as ofereço, pois sou só um analfabeto.

Mas creio que Libertador, Hércules e Temujin podem, realmente, te ajudar.

Tu é portuga?
(16-04-2023, 07:41 PM)Per Onore Escreveu: [ -> ]Vocês também são chatos, hein!?

O gajo só pediu dicas de como ler Níte.

Eu não as ofereço, pois sou só um analfabeto.

Mas creio que Libertador, Hércules e Temujin podem, realmente, te ajudar.

não é chatice.

Tudo tem um propósito, vamos supor que alguém chega pra você perguntando uma coisa importantíssima que você domina e o objetivo dessa pessoa é: Nada.

Você iria gostar? Obviamente que não.

Se ele não tem objetivo nenhum de ler esse autor, não tem porque ler.
Recomendo ler: "A vida intelectual" do Pe. Sertilanges, é um bom começo pra vida intelectual (quem deseja seguir essa carreira).

Pra quem é adolescente, leia muita leitura imaginativa antes. Construir um bom intelecto começa com construir um bom imaginário e um bom vocabulário.
@Awaken Ele quer estudar um pouco do ateísmo para concluir qual lado é mais congruente pra vida dele.

A curiosidade é um passo para o conhecimento.
(16-04-2023, 10:40 PM)OneShot Escreveu: [ -> ]@Awaken Ele quer estudar um pouco do ateísmo para concluir qual lado é mais congruente pra vida dele.

A curiosidade é um passo para o conhecimento.

1. Pra que?

2. Seguindo a mesma conclusão você deveria dar o cu pra conhecer se você gosta mesmo de mulher ou não, lembrando que não é viadagem, é apenas curiosidade... se você der 10x e não gostar de dar o cu, aí você para, mas não quer dizer que você seja gay, né?

"ah, mas isso é exagerado demais"

Não é, se ele tem uma boa base cristã não é necessário saber sobre ateísmo a não ser que ele tenha intenção de combater isso.
1 - Porque é assim que se vive a vida, oras. Você estuda os dois lados das coisas e aplica à sua realidade o que mais lhe convém após analisar as ideias.

Que mérito há em seguir algo que se conhece apenas um lado? Que mérito há em seguir o liberalismo econômico, conhecendo apenas este lado, sendo que nunca leu sobre Keynes e nem sabia quem foi nem como pensava? 

O próprio Deus pai colocou a árvore do discernimento, no Éden, para que o ser humano conhecesse os dois lados da realidade e não o amasse por ter apenas uma opção de escolha.


Admiro que quem busca respostas e põe em cheque as próprias crenças.


2. Sem comentários sobre esse exemplo chulo que você usou.
Spoiler Revelar
(16-04-2023, 08:39 PM)Myers Escreveu: [ -> ]
(16-04-2023, 06:37 PM)The Duke Escreveu: [ -> ]Mas esse é do C. S. Lewis, e não do Nietzsche.

Eu sei, era brinks. Livros do C. S. Lewis são buenos. O Nietzsche li uns dois dele e não entendi quase nada

(16-04-2023, 07:41 PM)Per Onore Escreveu: [ -> ]Vocês também são chatos, hein!?

O gajo só pediu dicas de como ler Níte.

Eu não as ofereço, pois sou só um analfabeto.

Mas creio que Libertador, Hércules e Temujin podem, realmente, te ajudar.

Tu é portuga?

Nada, sou do interiorzão de Minsgerais.
Aí vai do que o cara pretende ...

O jovem quer abraçar todas as paradas ao mesmo tempo e uma hora o indivíduo se apruma, seja para literatura clássica, para ficção moderna, para a poesia ou para a filosofia e suas infinidades de possibilidades.

O problema é que jovem MECFreirezado pelo sócioconstrutivismo e a educação crítica, geralmente se sai muito carente no domínio da linguagem, com uma pá de vícios de escrita, não sabe interpretação de textos ,não sabe tabuada, números decimais, etc.

Qualquer coisa vai no canal do Rodrigo Gurgel no youtoba, tem coisa legal lá e ele é um tiozão gordão, inteligente e mó gente boa.
(16-04-2023, 12:09 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [ -> ]Já li Descartes

Então não entendeu absolutamente nada.

Descartes, ao contrário do que te fazem pensar no ensino médio, é extremamente complexo (até mesmo para quem dedica a vida à estudar filosofia). Quem leu e COMPREENDEU Descartes não precisa de ajuda com Nietzsche.

Somando isso com a qualidade da sua escrita, tiro a conclusão que tu está apenas de pura punhetação mental e intelectual. Concordo com o Awaken, vá caçar algo com propósito ao invés de estudar algo por estudar.
Eu não recomendaria Nietzsche simplesment porque não gostei dos livros dele. Geralmente prefiro algo mais direto ao ponto.
[quote pid='104719' dateline='1681735136']
Spoiler Revelar
[/quote]
(17-04-2023, 09:38 AM)OneShot Escreveu: [ -> ]1 - Porque é assim que se vive a vida, oras. Você estuda os dois lados das coisas e aplica à sua realidade o que mais lhe convém após analisar as ideias.

Que mérito há em seguir algo que se conhece apenas um lado? Que mérito há em seguir o liberalismo econômico, conhecendo apenas este lado, sendo que nunca leu sobre Keynes e nem sabia quem foi nem como pensava? 

O próprio Deus pai colocou a árvore do discernimento, no Éden, para que o ser humano conhecesse os dois lados da realidade e não o amasse por ter apenas uma opção de escolha.


Admiro que quem busca respostas e põe em cheque as próprias crenças.


2. Sem comentários sobre esse exemplo chulo que você usou.


"Porque é assim que se vive a vida", segundo quem?

Lógica absurda,s e eu sei que 1+1=2 eu tenho que ficar tentando todo o tipo de soma pra me certificar que eu estou certo de que 1+1=2? Não se discute objetividade.

Quanto a você dizer que é necessário ler tudo, saber tudo pra ter opinião e buscar respostas, eu digo que não e volto a dar o exemplo: Você crê que é heterossexual, mas como você crê com tanta certeza se você ainda não deu seu bumbum pra um negão tipo Kid Bengala?
Como você mesmo diz:
"Admiro quem busca respostas e põe em cheque suas próprias crenças."

Vá em frente, quebre o tabu, ponha em cheque a sua crença de machão e saia do armário.

E aí, já deu seu bumbum hoje ou ser hétero é uma coisa moralmente objetiva?

E se não é uma coisa moralmente objetiva, porque caralhos você tá reclamando de mim? Você tem a sua "verdade", segundo as suas "experiências", "visão de mundo" ou como você prefira chamar... eu tenho as minhas, a próxima vez que você falar algo relativista pra mim, eu simplesmente vou te dizer: FODA-SE.

Entenda, quando uma pessoa sabe que Deus existe e isso é evidente, é evidente. Não tem porque eu estudar outra coisa pra fazer a prova dos 9, é irrefutável.
E não é tão difícil, causa e efeito, contingência, graus de perfeição, e várias outras evidências lógicas nos garantem que não podemos afirmar que não existe uma causa primeira, um princípio imutável e atemporal que sem ele é impossível que todas as coisas existam, porque tudo é ATO, você reconhece as coisas por suas formas e não pela matéria que a compõe, e forma deduz que algo foi formado.

Não estamos falando de "eu creio que o Lula vai fazer um bom governo", ou "eu creio que o liberalismo é o melhor caminho", porque isso é opinião, e opinião é merda! Estamos falando de Verdade com V, e isso é indiscutível.

E meu caro, minhas provocações são pra que você entenda, "buscar respostas" não é sinal de inteligência, essa história de "vamos questionar tudo" é papo de babaca, as pessoas mais felizes e despreocupadas que conheci não tinham estudo, mas eram felizes e solidárias pela experiência compartilhada.

Se você tem o dom do conhecimento, você deve buscar esse conhecimento com um objetivo claro que não seja pra si próprio, senão você não é NADA melhor que ninguém.

"Ah, mas eu sei liberalismo econômico, eu li grandes livros de autores pica e sou foda...".

Grandes merdas, e o que isso muda? Porra nenhuma.
"Agora sou Kenesiano porque li sobre economia..." foda-se.

Eu não preciso ler sobre liberalismo econômico pra saber que é tão imoral quanto o marxismo, porque não considera uma moral civilizacional por trás, então por mais que as pessoas liberais tenham seus costumes e crenças morais, no final o certo ou errado sobre vender crianças pra exploração sexual fica a critério de quem vende e quem compra, se as duas acreditam que não é errado, é livre comércio.

Pode falar que eu não entendi nada, que eu não li, blá blá blá... mas eu sei o princípio das coisas, e saber sobre o princípio é importante pra saber os fins das coisas, e o fim do liberalismo econômico é o materialismo, logo não preciso me convencer de nada lendo milhares de livros, só o resumo sobre o que é me basta pra saber que é bullshit.
Porquê? Porque materialismo puro não é o suficiente.
"A mão invisível do mercado" não vai salvar ninguém, não vai regular certo ou errado se não houver algo além do que é comércio, é o mesmo exato sonho delirante marxista de que se eu acabar com tudo o que é privado, logo todos vamos viver em paz, porque nada é de ninguém, porém tudo é de todos... sem apontar ética e moral responsáveis por isso, concluímos logo, sem senso, perda de tempo.
Páginas: 1 2