Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Foco nos estudos
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Foco nos estudos
(Por Ice)

[Image: orTrjRG.png?1]

Pergunta 1: Como conseguir Focar Nos estudos? Mais e mais? Pergunta 2: Como ser o mais desapegado possível?

Respostas: Acho que a forma mais eficaz é você pensar nos benefícios e dissociar o ócio de prazer. Porque isto é uma armadilha e tanto.

O motivo pelo qual é difícil estudar é o fato de que o ócio está ligado a prazeres. Quando você não está estudando, geralmente está fazendo algo que lhe dá prazer. Se ao parar de estudar você buscasse algo que lhe fosse ainda mais pesaroso, certamente teria estímulo para continuar estudando.

Se ao parar de estudar fosse obrigado e ir trabalhar de boia fria por exemplo, certamente que estudar não seria um fardo. Mas ocorre que ao parar de estudar geralmente nós vamos comer, jogar videogame, ver TV, ir ao cinema, passear, ir para a academia, etc. Ou seja, enquanto você estiver trocando os estudos por atividades que lhe tragam mais prazer do que estudar, ficará difícil se focar, no momento em que conseguir associar o "parar de estudar" com algo mais difícil do que a própria atividade estudantil, você naturalmente se sentirá motivado a continuar estudando.

É, fácil não é de jeito nenhum, eu mesmo não consegui alcançar um estado satisfatório, ainda peco muito pela procrastinação, pela falta de concentração e dedicação aos estudos, estudo menos do que gostaria.
Quanto ao apego, acho que para ser desapegado é só com treino mesmo.
Treinar, meditar, refletir, estudar, pensar e treinar, não vejo outra forma ou método para conseguir controlar o apego.

Esse tópico faz parte do projeto Segunda das Relíquias perdidas.
Muito Bom