Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Cuidado com as Emoções, elas são importantes!
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Salve camaradas.

Quis criar esse tópico no intuito de divulgar um ótimo livro que li recentemente, chamado Como Lidar com as Emoções, da Ellen White, escritora mais traduzida da história da literatura.

Tive o conhecimento dessa maravilhosa mulher através do camarada Libertador, que há tempos aprecia os escritos dela.
 
Esse livro em especial, Como Lidar com as Emoções, é uma espécie de compilado de outros livros da autora, bem como de passagens bíblicas, relacionadas com certas emoções que sentimos, ao passo que citarei todas logo adiante.

O interessante é que até mesmo aqueles que não acreditam na palavra de Deus, tiram proveito dessa obra, até pelo fato de que, creio eu, ser unânime o senso de todos quanto aos prejuízos que sentimentos, pensamentos e emoções ruins nos trazem.
 
O livro aborda a culpa, a ansiedade, a angústia, o medo e a depressão, mas também aborda outros sentimentos que são decorrência de algum dos cinco já citados, como desgosto, remorso, entre outros.

A raiva não é tratada de forma individualizada, mas creio que poderia facilmente entrar nesse rol, pois também consome todo nosso ânimo e nos traz problemas de saúde. Aqui, cabe salientar que essa lista de emoções não é taxativa, e sim exemplificativa, ou seja, existem outras que também nos prejudicam de forma concisa, então não foi intenção da autora findar assunto apenas nesse livro.
 
Ela deixa bem claro que essas emoções consomem toda a nossa energia vital, deixando-nos mais fracos, menos dispostos, depressivos e o pior, ficamos cada vez mais distante de Deus, pois Ele nos deu Suas palavras e o exemplo de Jesus Cristo justamente para não nos sentirmos desse modo.

Citação:“Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'"”. (Mateus 4:4)
 
Mas ela vai além e expõe que essas emoções desestimulantes também afeta toda a nossa circulação, estômago, rins, fígado, tudo.

O amor de Cristo é um amor vitalizante, pois toca todos os nossos órgãos vitais, como cérebro, coração, nervos. E esse amor é indestrutível, pois vem do Espírito Santo.
 
Diante de todas essas dificuldades e, por que não, enfermidades, ela deixa bem claro que o caminho da cura é aquele que nos leva ao Pai. 

Citação:“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.” Salmo 34:18.

Isso mostra a importância de nos humilharmos perante Deus, assim como Jesus Cristo fazia e deixava bem claro aos discípulos, inclusive dizendo que o primeiro dos discípulos seria aquele que servisse aos outros, pois ele próprio (Jesus) veio ao mundo para servir, não para ser servido.

Citação:“Aquele que a si mesmo exaltar, será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mateus 23:12).

Citação:“Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. ... O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida.” (pág. 20).

Citação:“A tristeza afeta a circulação nos vasos sanguíneos e nos nervos, e também retarda a ação do fígado. Obstrui o processo da digestão e da nutrição, e tem a tendência de ressecar a medula [substância interior] de todo o organismo. — Carta 1, 1883.”
 
Mais ao fim, ela também cita a importância de termos uma boa respiração, pois esse ato purifica nosso sangue e nos renova, além de nos dar calma e melhorar nossa digestão.

Citação:“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro, que enche os pulmões de oxigênio, purifica o sangue. Isso comunica ao sangue uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração acalma os nervos; estimula o apetite e melhora a digestão, o que conduz a um sono profundo e restaurador.” (retirado de A Ciência do Bom Viver)
 
Por fim, outra valiosa lição que a obra disciplina é a nossa conduta diante de tais situações. Não devemos reclamar ou falar de nossas emoções ou sentimentos com os outros, mas sim com Deus.

Isso tem total fundamento de acordo com a bíblia, pois em Mateus 6:6 fica claro:

Citação:“entra no teu aposento, fecha a porta e, com fé e coração aberto, ora ao Pai em secreto, pois o Pai, que tudo vê em secreto, lhe recompensará”.

Logo depois, em Mateus 21:22, diz a palavra que:

Citação:“e, tudo que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”.
 
Enfim, o livro é excelente e é curto, dá para ler em um dia, com toda certeza.

Muito recomendado e, quem tiver interesse, pode baixar aqui.
Gostei muito do texto; Parabéns ...

Concordo com o cuidar das emoções , pois muitas vezes falamos aquilo que nos vem à mente , logo de imediato , e , para falar a verdade há pessoas que merecem mais o nosso respeito que nossos sermões ( nossos Pais por exemplo! ) ao invés de se mostrar o Bruce Lí da real ( escrevi assim pois deve haver algum membro com esse Nick) , mas voltando , para que meter a real naqueles que até a sua merda , sim sua merda nas calças , fraldas limparam e blá bla blá... , Pelo menos os Meus merecem o Meu ...

Bom voltando , maldizer , reclamar , e criticar , ( de acordo com PNL ) só vão aumentar toda essa situação da qual você reclama ...
Enquanto que ter um sentimento de gratidão ,como já dito ali no texto , agradecer e crer que já recebestes tudo do melhor , assim será ...

um Exemplo : gosto muito de motonas , mas , tenho uma motinha 125 cc honda é claro ...
e dia desses me deparo com um Clã kkkkkk de motogueiros "Selvagens" com motonas e capacetes que valem mais que minha lambreta...
Poxa tava um puta dum tranze o trânsito , e os caras lá na maior marra não querendo me dar passagem com a lambisgóia ( nome da minha lambreta) , mas deu corredor e as motonas com motocas brações não passavam , eu embiquei a lambreta na frente e enrolei o cordão , záz , lá ia eu me sentindo o fodão por ter ralado os urubus do asfrato , ops não eram eles acho que eram , leopoldos do asfarto , coisa assim...
deu uma reta e os carniceiros logo chegaram querendo tomar a dianteira , kkkkkkkkkkk rachei pois tinha transito , corredor novamente , e só prá quem é ...
Meti a lambreta no corredor e vazei seguindo meu caminho, mas fui pensando que talvez se DEUS o Criador de todas as coisas me presenteasse com tal motona ... Ducatti quem sabe!
Eu não estaria aqui agora , escrevendo isso... Deus sabe o que é melhor para cada hum , independente de você querer aquela motona para acelerar até se matar ...
Ou aquele Carrão e se foder em eternas prestações ,
ou aquela gatona que só te esnoba , se tú fosse casado com ela talvez , essa hora tú tava de chapéu de Viking ...

Glórias à DEUS à todo o momento...
Essa questão de falarmos sem pensar ou reclamarmos exacerbadamente é bem importante, de fato.

Eu até ia fazer uma citação bíblica sobre isso e acabei não incluindo.

Mateus 15:17-18:

Citação:17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora?

18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Do que li do Novo Testamento, o Evangelho de Mateus foi o mais inspirador e libertador, ao meu ver.
Pode ter sido pelo fato de ser o primeiro, também.

Depois dessa passagem passei a selecionar ainda mais os meus comentários.
Se ninguém solicitou minha opinião, não dou mais uma de paladino justiceiro. 

Se não for para agregar, fique calado.
@hjr_10 essa parte da citação, e de falar, fico pensando o quão isso hoje é válido também para aquilo que não falamos, mas digitamos na internet, se parar pra pensar bem, muitas pessoas digitam mais do que falam, e as vezes não damos tanto valor ao que escrevemos ou digitamos, do que ao que falamos com nossa própria boca, mas acho que tudo que nós comentamos, mesmo que sem usar nossa boca, apenas externando nossas ideias, é uma forma de saída também, e se perdemos tempo comentando apenas coisas negativas, mesmo que em vida real, sejamos calados, ainda seremos contaminados por nossos comentários, não importa onde ocorram.

Talvez por isso o mundo esteja em derrocada tão grande, também, ninguém dá muita bola para o que consome, e o que externaliza na internet, mesmo que passe a maior parte do tempo lá, as vezes.
Excelente!

Desenvolvimento emocional se dá dia após dia, com reflexões, aprendizado árduo e, acima de tudo, uma enorme vontade de acertar.

Além disso, de que seria a humanidade sem os escritos da bíblia? Mesmo eu não sendo um religioso convicto, creio em Deus como o grande criador do universo e a Bíblia como a grande, senão a maior obra escrita no que se refere às virtudes de bem viver.

Baita tópico. Deixo aqui um like.
Excelente tópico.
O livro de Mateus, em princípio, foi o evangelho dirigido aos judeus - em especial aos saduceus, facção judia que não cria na ressurreição.
Se percebe isso por ser o que tem mais referências à Tanakh entre os 4 evangelhos.
Isso tem tudo a ver com post que fiz sobre A Escala da Consciência de David Hawkins.

A maioria das pessoas mesmo frequentando igrejas não entende essas citações bíblicas, as pessoas daquela época sabiam muito 

bem disso ate os profetas ou os ocultistas que utilização simbolismos e números para aumentar frequência vibracional, falam disso.

Após estudar sobre isso você percebe que ensinamentos de Jesus era sobre consciência e transcender o ego. Alias Cristo quando 

estava na terra tinha nível de iluminação ou maior como tabela abaixo.

[Image: escala-de-conscic3aancia-mude-sua-vida-p....jpg?w=640]
Spoiler Revelar
[Image: WhatsApp-Image-2020-02-29-at-12.09.00.jpeg]

Devemos entender isso se queremos evoluir..
Muito interessante seu tópico, @Rick O'Connell. Li todo o texto. Não é um assunto que tenho conhecimento técnico, mas achei bacana, seria interessante um debate mais aprofundado nessa questão.

Camarada @"Reale", concordo. Os escritos representam uma forma geral, até pelo fato de tudo estar ligado. Tanto o que falamos, quanto o que pensamos, então essa questão da internet é muito válida. Não adianta o cidadão não falar nada de ruim, mas na internet apenas propagar ressentimento, raiva, estresse e todas essas emoções prejudiciais ao corpo, mente e principalmente ao espírito.

Não podemos nos esquecer que o próximo é nosso semelhante. Na maioria esmagadora das vezes, eu não penso nisso. Erro a não cometer.

Como é dito em Efésios 4:25:

Citação:Por isso abandonai a mentira e falai a verdade cada um ao seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Na linha dessa questão de emoções impuras e que é o que sai da boca do homem que o contamina, ainda em Efésios podemos ver que isso é duramente reforçado quando Paulo diz:

Citação:Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem (Efésios 4:29)


No livro seguinte, em Colossenses, mais uma amostra do quão necessário é para nosso espírito abandonarmos essas emoções:

Citação:Mas agora abandonai tudo isto: ira, exaltação, maldade, blasfêmia, conversa indecente (Colossenses 3:8)
Não podemos nos esquecer que o próximo é nosso semelhante. Na maioria esmagadora das vezes, eu não penso nisso. Erro a não cometer.


Como é dito em Efésios 4:25:

Citação:
Por isso abandonai a mentira e falai a verdade cada um ao seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Na linha dessa questão de emoções impuras e que é o que sai da boca do homem que o contamina, ainda em Efésios podemos ver que isso é duramente reforçado quando Paulo diz:

Citação:
Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem (Efésios 4:29)

Gargalhada Mesa   Direita sem testosterona do Caralho, adoram ser pautados e serem fodidos mansamente....


O comunista/socialista não é meu semelhante é um FDP inimigo de Deus , meu inimigo e da minha família e do meu País.

Evangelho de Mateus...

Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
38Este é o primeiro e maior mandamento.
39E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.


Se vocês se deixarem pautar por COMUNISTAS porque estão amando o próximo Heart trollface Facepalm , simplesmente estão pecando, pois não amam a si e nem a DEUS, esquerdistas são anticristãos E SÃO SEUS INIMIGOS, não há violação SAGRADA alguma no combate aos endemoniados facínoras...


Cristão de merda que se deixa pautar pela interpretação errada dos mandamentos só se fode e deve mijar sentado...


[Image: 1022853-alt-blog-peeing.jpg]
O cara meteu comunismo do nada, bicho  Yaoming
Mas o seu Madruga disse: "As pessoas boas, devem amar seus inimigos..."
(26-01-2021, 02:57 PM)Reale Escreveu: [ -> ]O cara meteu comunismo do nada, bicho  Yaoming

Veja a passividade e pacificidade do "povo cristão" sendo levado ao abatedouro da miséria, fome e  doenças esse é o melhor exemplo real e presente.

" eu amo todo mundo indistintamente até aqueles que me fodem, que querem tirar meus direitos e liberdades civis, eu agrado a todos e sou  passivo" espero ser reconhecido como um não radical, a voz da midia e dos especialistas é a voz de DEUS...não sou fascista, racista,machista,negacionista, genocida e nem homofobico, concordo com tudo que o comunista/progressista diz para mim, afinal eu amo meu próximo como a palavra cristã determina...se sentido-feliz e realizado, amando meu inimigo.

O politicamente correto é o masoquismo do idiota...


O Cristo de DAVID HAWKINS  é o mesmo da Biblia?  Em qual frequência você está vibrando hoje minha linda, que tal um chá com florais?

[Image: tenor.gif]
O estudo desse post é entender a consciência e não ser controlado por emoções, e também não ser pautado por qualquer sujeito. 

O David Hawkins é  M.D. , Ph.D. foi um psiquiatra, médico, pesquisador, e autor de renome internacional não um

esquerdinha metido a hipster que paz é amor e tomar ayahuasca para subir de consciência.
[Image: 36311739a9dc1ddbedb197ccc778d932.jpg]
Pelo contrário temos desprezo por esses tipos de gente, se a pessoa fala merda é esquerdista nos tratamos mal e colocamos no seu devido lugar. 

O importante é sabe sobre os níveis de consciência e onde você esta agora e não as crenças de Hawkins.

O post é citações bíblica sobre o consciente, não é ser pacifista com todo mundo.
Simplificando.
O verso ''...orai pelos que vos perseguem...'' não é igual a concluir que ''... ajudai os que vos perseguem em suas missões...''
Tem que pedir primeiro sabedoria ao ler, meditar nas sagradas escrituras.

E o @Minerim andou frequentando muito o site do Montfort - que é um ótimo site por sinal, mesmo não sendo professo do catolicismo, ali os confrades católicos não deixam de mandar a red pill.
Sobre igreja 'paz e amor' ou que 'não deve opinar sobre política', em tempo oportuno podem cobrar, será postado um caso concreto, de uma congregação com quase 50 anos de bons préstimos, mas que no começo dessa década, acabou decaindo dos pilares da fé, e amando o presente século.

Vigiai sempre.
(23-01-2021, 09:25 AM)hjr_10 Escreveu: [ -> ]
Enfim, o livro é excelente e é curto, dá para ler em um dia, com toda certeza.

Muito recomendado e, quem tiver interesse, pode baixar aqui.

Nao consegui acessar o livro nesse link que mandou mas achei ele nesse aqui : https://cdn.centrowhite.org.br/home/uplo...mocoes.pdf

pelo que voce ja falou ele parece ser bem proveitoso e como tem so 58 paginas, baixei ele aqui para ler com calma
(29-01-2021, 01:07 AM)Baralho Escreveu: [ -> ]Simplificando.
O verso ''...orai pelos que vos perseguem...'' não é igual a concluir que ''... ajudai os que vos perseguem em suas missões...''
Tem que pedir primeiro sabedoria ao ler, meditar nas sagradas escrituras.

E o @Minerim andou frequentando muito o site do Montfort - que é um ótimo site por sinal, mesmo não sendo professo do catolicismo, ali os confrades católicos não deixam de mandar a red pill.
Sobre igreja 'paz e amor' ou que 'não deve opinar sobre política', em tempo oportuno podem cobrar, será postado um caso concreto, de uma congregação com quase 50 anos de bons préstimos, mas que no começo dessa década, acabou decaindo dos pilares da fé, e amando o presente século.

Vigiai sempre.

É uma questão complicada. A esquerda cultural fez uma engenharia social na mente das pessoas, de modo que ao introduzir conceitos falsos sobre tolerância, liberdade e democracia, criaram uma geração de cristãos mansos e passivos, de modo que o objetivo sinistro desse jogo é, num futuro próximo, isolar os "radicais", ou seja, os que não se calam diante do secularismo e oprimir os mansos, afinal "Deus é amor e tolerância".

Há uma legião de pagãos e satanistas lá fora querendo colecionar cabeças de cristãos e violentar seus corpos e suas propriedades, mas não podemos falar sobre isso, porque é "intolerância". Vai chegar o dia onde o pessoal vai querer liberar o sacrifício de crianças já nascidas, com o argumento de que um bebê não é um ser humano completo, pois não tem a capacidade de racionar e ser contra isso será tratado como intolerância religiosa. Uma coisa liga a outra. Já estão falando que crianças recém nascidas são como "folhas em branco", não possuem sexo ou personalidade, e isso já foi normalizado pela mídia. Ou seja, o objetivo é desumanizar as pessoas ao máximo, para criar terrenos férteis para as maiores bizarrices.


Sobre o livro...

Eu nunca tive contato com nenhuma obra da patriarca do adventismo, mas esse me parece ser um livro interessante. Estou lendo e estou gostando, e acabei ficando interessado em saber mais sobre as demais obras da autora.