Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: As palavras de um pai para uma filha que caiu na prostituição e no vício.
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Recentemente eu voltei a ouvir algumas coisas que a muito tempo não ouvia, devido a muitos traumas, são coisas que adormeceram e eu preferi deixar escondido no fundo da minha memória, entretanto esses dias recebi a ligação de um amigo já no adiantar das horas e lembrei de alguma dessas músicas, porém, acabei ouvindo outros e duas dessas músicas se tornaram fonte de reflexão a primeira delas é o mundo é um moinho e a segunda as rosas não falam ambas do Mestre Cartola da Mangueira. O mundo é um moinho fala sobre a filha que resolveu seguir o caminha da prostituição e também do vício em cocaína, meus amigos isso tem mais de 40 anos, hoje escuto essa letra como realista e não como um rapazola que não conseguia ir a fundo nos detalhes da letra, vou transcrever a letra e depois vou fazer breves comentários:





O Mundo É Um Moinho
Cartola

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
[A decisão da filha de se tornar prostituta.]


Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
[As consequências dessas escolhas.]

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
[A relação direta entre prostituição e vício e suas consequências.]

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
[Os efeitos nocivos do sexo desregrado, prostituição e o abalo emocional inevitável.]


Aqui nesta casa debatemos o cinismo feminino que se manifesta após vários relacionamentos, jogos emocionais, intrigas, complicações, uma série de infernos, hoje o que vivemos? Uma prostituição a céu aberto propagada por aplicativos, uma devassidão que destrói o emocional das pessoas, hoje quais são os valores ? O da degradação como virtude, o efeito dessa devassidão generalizada é uma cinismo e uma vida amarga, nem vou entrar no mérito de como isso gera impacto nas famílias, vamos a segunda música:





As Rosas Não Falam
Cartola

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim


Aqui, é quando a filha do Cartola morre depois da vida que levou, das atitudes que escolheu e do mundo que quis viver, como pai Cartola era apaixonado pela filha, e viu ela sonhando outros sonhos, não aquele que um pai sonha para sua filha mas sim o sonho que o mundo oferece, e mundo meus amigos continua oferecendo os mesmo sonhos mesquinhos, colegas de final de semana, drogas, promiscuidade como valor e tantas e tantas outras coisas, sejamos para nosso Pai Celestial o que a filha de Cartola deveria, para seu bem, ser para o Cartola, OBEDIENTE.
Tristeza amigo, apenas tristeza.