Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Perguntas e Respostas Realistas 15 - Tatuagem e as Escrituras
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Perguntas e Respostas Realistas 15 - Tatuagem e as Escrituras
(Por Lobo, respondido por Ice)

[Image: unMjQu5.jpg]

Pergunta: A bíblia condena tatuagem, o que acha das pessoas que tem uma ou mais e seguem a Deus? 

Resposta: É importante entender duas coisas quando o assunto é tatuagem, piercing, brincos etc. Primeiro é o contexto bíblico, na época histórica bíblica, pessoas tatuadas, marcadas e/ou com adereços geralmente eram escravas, aliás, um sinal muito comum para identificar um escravo era ele ter a orelha furada.

No entanto, a bíblia fala que um dos patriarcas da antiguidade colocou pendentes (argolas se não me engano) no nariz de sua esposa para adorná-la, não lembro exatamente quem foi e não tô com saco pra procurar agora. De forma que EU (é minha opinião, só minha, não quer dizer que estou certo) penso que atualmente PODE não ter nada a ver usar um brinco ou fazer uma tatuagem, como também pode ser altamente prejudicial.

Isto porque o segundo ponto a se entender é que marcas e sinais pelo corpo, especialmente tatuagens, denotam cultos e/ou devoção a divindades pagãs.

Era muito comum os sacerdotes dos cultos pagãos e os devotos de deuses-demônios se tatuarem. Os "tribais" usados em tatuagem geralmente derivam da religião de algum povo, são marcas religiosas em sua maioria.

Piercings também tem significados obscuros, ligados a ocultismo e rituais místicos. 

Pessoalmente não sou contra tatuagem, mas há coerência em alguém se dizer cristão e tatuar um dragão (animal que representa simbolicamente o diabo) ou até um demônio no corpo?!

Outra coisa é que somos responsáveis por nossos atos, se você não conhece o significado, como vai fazer alguma coisa?


Comentário do Guardião: Sou suspeito para comentar, afinal também sou cristão, particularmente não gosto de tatuagem mas por incrível que pareça tenho razões cristãs e mundanas para evitá-las.

As cristãs:
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?" - Levítico 19:28.
"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor". - Levítico 19:28.
Não vou manchar as paredes do templo, inclusive correr o risco de desenhar algo com um significado oculto, ou até mesmo completamente pagão, que com certeza desagradará a Deus. 

Agora as mundanas:
Tatuagens envelhecem e ficam feias, se fez, é um caminho sem volta para mantê-las bonitas. No entanto nosso corpo envelhece também! Meu vizinho Agenor é um velho marinheiro que em sua mocidade tatuou uma sereia em seu antebraço, mas ele envelheceu muito, sua pele curtida de sol ficou toda enrugada, a sereia mais parece agora uma mancha verde, um peixe mal desenhado se a olharmos mais atentante.

Tatuagem é cara de se fazer, você deverá escolher o desenho e o local do corpo corretamente, o tatuador deve ser competente ou ficará marcado de forma grosseira pro resto da vida. Tattoos são uma espécie de modismo, e alguns desenhos não sobrevivem ao teste do tempo, virando motivo de piada depois. 

Tatuar mãos, braços, pescoço e rosto é como rasgar o seu RG, ou mesmo a carteira de trabalho! Não caia na conversa do vendedor descolado do shopping, vários setores da sociedade ainda são muito conservadores, e muitos bons postos de trabalho podem ser perdidos só por portarmos tatuagens na entrevista, se disserem que o mundo está mudando afirmo que é balela! Onde trabalho isso é muito mal visto por quem comanda a coisa toda.

Muitas tatuagens como dito anteriormente tem significados ocultos, podem ser utilizadas até mesmo para representar facções, atividades criminosas e delitos! Sou de SP, não sei se isso é comum no restante do país, aqui vai um exemplo: Se você tiver uma aparência suspeita na visão de um policial, ou mesmo estiver passando pela quebrada e for parado por um, se tiver uma tatuagem de palhaço (não importa se ela é bem feita, se é o Bozo, o palhaço Carequinha ou até mesmo o Joker interpretado pelo Heath Ledger), tattoos de palhaços por aqui significam matadores de policiais, e dependendo de como foi o dia do policial, você terá muito o que se explicar! Vale a pena arriscar sua vida por isso?        

A lista prossegue, mas acho que já citei o mais importante. Lembre-se: Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.

Esse tópico faz parte do projeto Segunda das Relíquias perdidas.
Eu, como cristão, vou deixar minha visão sobre isso. Longe de mim querer ditar regras na vida alheia.

Uma tatuagem e um piercing, de maneira isolada, não podem ser considerados intrinsecamente maus. Mas é importante relembrar sobre a virtude da temperança (moderação, comedimento), exemplifico - uma pequena tatuagem em um local menos destacado do corpo é uma situação, já tatuar um símbolo pagão no rosto é outra situação completamente diferente.

Eu não fiz/farei uma tatuagem por acreditar ser um desperdício financeiro e de tempo, além de estar correndo o risco de, na velhice, vir a me arrepender.

Em relação à religião especificamente, é interessante lembrar que os próprios cavaleiros da Ordem de Cristo e cruzados de diversas ordens, possuíam tatuagens:

Por que há 700 anos existe a tradição de tatuar cristãos em Jerusalém?
MEU CORPO MINHAS REGRAS
(22-06-2020, 12:44 PM)Mindingo Escreveu: [ -> ]MEU CORPO MINHAS REGRAS

Que lacrada, hein fofa  trollface
Embora eu concorde que exista a discriminação implícita sobre tatuagens, piercings ou qualquer outra modificação corporal, hoje em dia tudo isso está banalizado e em cada esquina tem um estúdio de tatuagem, mas e daí?

Sou de uma geração que tatuagem era "arte marginal", sendo esta uma característica principal do underground (...diga-se de passagem, no meio punk, metal e etc!) e era feita para chocar que as visse, e não entrando no mérito da questão, pois além de desvirtuar o tópico, ficaria imenso e não é esse o foco do debate, hoje em dia é mais fácil encontrarmos uma pessoa com uma tatuagem do que uma pessoa que não a possui (...e convenhamos que são desenhos "modinhas" só porque (o) a vagabundo (a) da novela tem!).

Eu possuo algumas, não as deixo à mostra e assumo a responsabilidade e consequências de cada desenho que eu tenho e vida que segue, porém sou contra o (a) imbecil, que por influência da mídia, assim como já foi dito, rabisca o corpo todo parecendo um gibí e depois reclama que é discriminado...

Enfim, cada um sabe de sí e que assuma as consequências dos seus atos.