Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Filosofia - Aforismos e Fábulas
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Meu interesse por livros com frases ou subcapítulos curtos e concisos tem crescido exponencialmente nos últimos meses, em menos de 10 minutos já é possível ler uma passagem dele e aprender algo muito útil para a vida toda.
Ao lado da minha cama eu tenho uns 7 livros do gênero. Como estou atarefado e vou ficar assim por muito tempo, esse gênero se encaixa como uma luva face a minha realidade de ter falta de tempo e pouca dedicação.

Estou criando esse tópico para divulgar e comentar com os confrades as aforismos e fábulas dos livros que possuo.
Aqui eu tenho Esopo, La Fontaine, Epicuro, Baltasar Gracián, Lao Tsé, Sun Tzu, e vários poetas persas para comentar com vocês.

Atualizarei esse tópico continuamente com frases aleatórias dos autores acima, quem quiser participar pode participar também.
Um tolo repreendia e esconjurava o seu asno que não tomava conhecimento de seus gritos. Nisto, um homem inteligente que o observava, lhe disse: "Imbecil, o asno jamais aprenderá tua linguagem; melhor será que te aquietes, e aprendas a linguagem dele."
Saadi de Xiras (poeta persa)

Comentário
Essa passagem serve para lembrar-nos de que nosso modo de falar e de agir deve ser condizente com o seu público alvo. Muitas vezes o sucesso da arte de convencer depende não do que é dito, mas da forma como é dito.
Fale de forma inteligente com pessoas inteligentes, e fale de modo popular com pessoas populares. Nosso modo de falar e agir deve ser como a água que penetra em todos os cantos, e não como a pedra que fica presa em sua única forma.
Boa! Acompanhado

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
"Os homens opõe resistência ás coisas porque eles não as entendem"
Abu Hamid Al-Ghasali (poeta persa)

Comentário
Eu expandiria essa afirmação, para mim os homens opõe resistência a algo porque eles entendem muito ou pouco do assunto em questão. Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas; aqueles que entendem pouco criam e atacam um espantalho.
(13-09-2015, 12:04 PM)Aragons Escreveu: [ -> ]"Os homens opõe resistência ás coisas porque eles não as entendem"
Abu Hamid Al-Ghasali  (poeta persa)

Comentário
Eu expandiria essa afirmação, para mim os homens opõe resistência a algo porque eles entendem muito ou pouco do assunto em questão. Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas; aqueles que entendem pouco criam e atacam um espantalho.

Há ainda as coisas que são totalmente erradas, e que é justo e muito necessário se fazer resistência e há coisas certas e valorosas que devem ser defendidas.

É preciso muito cuidado com isso.
Aforismos, se deixados fora de um contexto específicos e serem levados como uma verdade absoluta por si mesmos tornam-se relativismo.
As fábulas de Esopo são cruéis.

Parece infantil, escrito de forma infantil e com vários personagens animais, mas é um livro cheio de histórias de assassinato, inveja, preguiça, egocentrismo, morte em decorrência dos vícios, traições, enfim, o lado mais nojento do ser humano.

Recomendo
(13-09-2015, 11:07 PM)Zé Primata Escreveu: [ -> ]As fábulas de Esopo são cruéis.

Parece infantil, escrito de forma infantil e com vários personagens animais, mas é um livro cheio de histórias de assassinato, inveja, preguiça, egocentrismo, morte em decorrência dos vícios, traições, enfim, o lado mais nojento do ser humano.

Recomendo

Verdade.  Vou colocar fábulas de Esopo e de La Fontaine aqui também.
Só uma curiosidade: sabia que o maior legado do Monteiro Lobato foi contar as fábulas de Esopo para as criancinhas através do Sítio do Pica Pau Amarelo? Li isso num livro de história.
Imagine as crianças sendo doutrinadas pro lado do bem enquanto assistem televisão  Big Grin

(13-09-2015, 03:57 PM)THOTH Escreveu: [ -> ]
(13-09-2015, 12:04 PM)Aragons Escreveu: [ -> ]"Os homens opõe resistência ás coisas porque eles não as entendem"
Abu Hamid Al-Ghasali  (poeta persa)

Comentário
Eu expandiria essa afirmação, para mim os homens opõe resistência a algo porque eles entendem muito ou pouco do assunto em questão. Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas; aqueles que entendem pouco criam e atacam um espantalho.

Há ainda as coisas que são totalmente erradas, e que é justo e muito necessário se fazer resistência e há coisas certas e valorosas que devem ser defendidas. 

É preciso muito cuidado com isso
Aforismos, se deixados fora de um contexto específicos e serem levados como uma verdade absoluta por si mesmos tornam-se relativismo.
A minha afirmação "Aqueles que entendem muito fazem críticas sensatas mas nem sempre corretas"  já abrange o que você disse.

No que tange ao seu segundo comentário, essa passagem do Abu Hamid Al-Ghasali não possui contexto específico, não existe um livro desse personagem e tudo o que se tem dele foi encontrado em pedaços, lembrando que a filosofia da civilização persa foi esquecida pelo ocidente e até mesmo pelos orientais por quase um milênio. Nem na internet você encontra isso que eu postei. Com o Epicuro acontece o mesmo.
Tem algumas fábulas que fizeram parte da minha criação, aquela das formigas e a cigarra por exp é excelente
Marcando

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Cadê o resto dos aforismos e fábulas, Aragons?
Ótimo tópico! Também padeço do mesmo problema: a falta de tempo/correria da rotina. E tal estilo se encaixa perfeitamente à minha necessidade.

A Arte da Prudência é meu livro de cabeceira. Aprendi/aprendo muita coisa ali, colocando em prática mesmo. Esses dias tava refletindo sobre o quão atual é o livro em que pese ter sido escrito em 1600 e cacetadas...

Vou colocar uma passagem que eu acho válida pra galera que trabalha em empresa privada e tem chefe inseguro. kkk

''7. Não eclipsar o patrão



Toda derrota provoca ódio, e superar o chefe tanto é tolo quanto fatal. A
supremacia é sempre detestada, em especial pelos supervisores. O sábio deve
ocultar as vantagens comuns, assim como se disfarça a beleza com um toque de
desalinho. A muitos não incomoda ser superado em riqueza, caráter ou
temperamento, mas ninguém, em especial um soberano, gosta que lhe excedam
em inteligência. Trata-se, afinal, do maior dos atributos, e qualquer crime contra
ele constitui lesa- majestade. Os soberanos querem sê-lo no que é mais
importante. Os príncipes gostam de ser ajudados, mas não sobrepujados. Ao
aconselhá-los, faça-o como se os lembrasse de algo esquecido, não como se
acendesse a luz que ele é incapaz de ver. Os astros nos ensinam tal sutileza. São
filhos e brilhantes, mas nunca rivalizam com o sol.''
(20-11-2017, 11:02 PM)Libertador Escreveu: [ -> ]Cadê o resto dos aforismos e fábulas, Aragons?

Deu preguiça de continuar.
Yaoming