Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Sobre emprestar dinheiro a amigos
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Eu poderia tornar este artigo muito breve - se um amigo pedir dinheiro, sempre diga a mesma coisa: Não. Aí está. Fim da história.

Mas sei que isso não é bom o suficiente para você porque "é realmente um bom amigo" ou "eu confio nesse cara" ou "eu o conheço desde os 6 anos de idade" ou "ele é meu irmão". Ok, certo. Os conselhos hoje em dia não podem mais ser simples, caso contrário eu não precisaria perder meu tempo escrevendo sobre isso.

Ouço a mesma velha história o tempo todo. Um palhaço empresta dinheiro ao amigo. De alguma forma (milagrosamente), seu "amigo" esquece a dívida. No entanto, ele consegue encontrar dinheiro para comida, abrigo e até entretenimento apesar de sua dívida.

Agora não seja literal. Quando falo em emprestar dinheiro a alguém, falo de boa quantia. Caso seja R$ 20,00 - deixe para lá, você não é um avarento.

A história de Pedro

Deixe-me contar uma história. Certa feita um homem chamado Pedro pediu dinheiro a Augusto. Augusto gostava de Pedro, considerava ser mentor dele. Um dia o mau hábito de Pedro o alcançou, de modo que pediu assistência monetária a Augusto.

Como Augusto tem o coração mole, o emprestou algo na casa de 4 dígitos. Para encurtar a história, Pedro um dia convidou Augusto para sua casa para agradecer a generosidade com um jantar (Que generosidade? Augusto esperava os 4 dígitos de volta, com um pequeno presente extra, oras), Augusto diz que não. Pedro não paga. O resto da história você já pode imaginar.

Dois idiotas.

Deixe-me repetir, se um amigo pede dinheiro, você diz que não. 

1. Ele é o idiota

Para começar, por que esse cara está em uma situação em que está pedindo dinheiro em primeiro lugar? Se ele está vivendo acima de seus meios, a culpa é dele, não sua. Ele é um tolo. Qualquer homem sábio nunca se colocaria em posição de dívida. Os cartões de crédito são para pessoas de segunda classe. Eu sempre pago em dinheiro. Primeiro porque é anônimo, não deixa rastros, segundo que não é só para parecer chamativo; é controlar seus gastos.

2. Depois de emprestar, ele se foi


Qualquer dinheiro que você emprestar, você não está investindo. Como é um amigo, é provável que você não esteja cobrando juros, então, no final, o dinheiro pode ficar fora do seu bolso por dois anos e, quando você o recupera, não pode mais comprar uma barra de chocolate por causa da inflação.

3. O dinheiro arruína a amizade

Em algum lugar de alguma forma o dinheiro sempre coloca uma barreira entre os amigos. Isso não se aplica aos parceiros de negócios porque quando você entra em um relacionamento comercial, sabe que é no dinheiro que ele se baseia. Mas, com os amigos, coloca as pessoas em posições desconfortáveis - um pode se sentir superior ou no controle do outro, o que força você a ser duro quando seu amigo é um moleque e não paga, etc.

4. Você o machucaria?

Eu não sei se iria tão longe quanto Augusto foi, mas Pedro merecia uma lição. O dinheiro é a raiz de todo mal, especialmente quando o dinheiro está nas mãos de um amigo. Você não quer estar em uma posição em que pense em bater em um amigo que lhe deve. Você tem estresse suficiente para lidar já, por que precisaria de outro?

Se você for emprestar...

Vamos supor que você é um coração mole e não suporta dizer não ao seu amigo (que tipo de homem não consegue dizer 'não'?).

Tenha um resguardo: se você emprestar dinheiro, deverá ter algo como garantia. Algo mais valioso do que o dinheiro que você está emprestando. Você empresta R$ 500? Você deveria pegar o smartwatch dele. Ele quer dizer a hora novamente? Então ele deve pagar rapidamente. Ele também tem algo seu, não é?

Defina os termos: não seja mais um amiguinho. Seja firme. O primeiro de cada mês, mais ou menos, deve ser pago. Sugiro que você receba o pagamento de volta pelo menos uma vez por mês, para que seu amigo reconheça que ele tem uma obrigação e não um passeio gratuito nas suas costas.

Saiba o que está acontecendo: Descubra para que ele vai usar o dinheiro. Isso significa ter certeza de que ele não está pegando dinheiro para drogas, sair de férias, ir a um serviço de acompanhantes ou comprar um pouco de presentes para sua amante.

Não seja uma tarefa fácil: Quando ele não pagar ou perder uma parcela, certifique-se de puni-lo. Ele te deve dinheiro, é melhor ele conseguir. Se você precisa ser agressivo, significa que seu amigo quebrou o pacto de sua amizade e não merece mais sua paciência e simpatia. É por isso que eu sempre digo: nunca se coloque nessa situação, para começar.

Não estou dando os segredos da Bíblia aqui. Emprestar dinheiro a amigo é o mesmo que brigar com mulher: cenário derrota-derrota.

Seu dinheiro deve ser gasto com você e sua família. E quando eu digo você, já sabe: charutos, vodka e ternos personalizados.
Uma coisa é voce bancar o lazer do amigo quebrado pra ter a companhia da pessoa que voce gosta por perto, outra coisa é agiotagem(eu não considero crime)

Um amigo que pede dinheiro emprestado é um inimigo em potencial
Certa vez emprestei 450 reais para um amigo, ele dizia que era pra irmã dele não ser despejada. No fim das contas realmente era isso, mas mesmo tendo a grana depois ele não me pagou.

Fica mais esse adendo ao tópico: Não seja coração mole. Dinheiro é dinheiro, o resto não se mistura, sejam amizades, amores, caridade, etc.

Você gastou tempo de vida pra ganhar aquela grana então não disperdice, gaste com você não com terceiros.
Não empreste. Isso vale para parentes também. Eles colocarão outras coisas na frente antes de pagar você. Aliás, pensam que, por ser conhecido, acham que podem deixa para pagam depois.

Se for empresta, que seja para um que você tenha certeza de que irá paga (e será para aquilo mesmo que ele dizia ser).
Ouso aconselhar que nenhum tipo de negócio deve ser feito com amigos e familiares.  Idea

Nem empréstimo, nem compra e venda, nem aluguel. NADA

Exceção: doação. Se for para doar, amém! É caridade, não tem o que em direito chamamos de comutatividade ou prestações recíprocas (de cá lá, de cá cá). Ah, e se doar, não espere gratidão, pois é possível que ela não apareça.

Confesso ainda não ter encontrado, em terras brasileiras, amigos ou familiares quem consigam dissociar o afeto dos negócios. Por mais que exista o adágio popular: "amigos, amigos, negócios à parte", concretamente os negócios entre amigos culminam em rugas, ressentimentos e tragédias.
Completamente contra. Já conheci gente que se ferrou à séria...amizades que acabam, familiares que deixam de se falar. Dinheiro é sempre fonte de problemas, e quem o empresta muitas das vezes sabe que se trata de empréstimo sem retorno.
Quando vc empresta dinheiro para amigo ou parente, vc fica sem dinheiro, sem amigo e parente.
Empreste como estivesse doando. Porque se perder o dinheiro, também perderá o amigo.
Dor de barriga não da só uma vez,  eu precisei, graças a deus não preciso mais... Porém, empresto, se não pagar eu posso ver morrendo que não empresto nem 20 centavos, quando o sujeito é homem e tem vergonha na cara ele paga, se não poder pagar que dê satisfação, agora sentar em cima do dinheiro dos outros e se fazer de besta pode até acontecer, mas acontece uma vez só.  Já aconteceu várias vezes não só com amigos, familiares também, pega dinheiro emprestado e esquece, na hora que precisa de novo tem a cara de PAL de pedir, e eu négo sem peso na consciência e ainda jogo na cara (tenho mas não empresto porquê vc não paga).  

Além disso, não é só a questão do dinheiro,  tem a questão da dividida, vc adianta um amigo em qualquer coisa e esse amigo fica em divida com vc e quando vc precisar ele vai sentir no dever moral de retribuir o favor,  assim a roda social gira, quase sempre de forma favorável.
Já emprestei dinheiro para colega de faculdade, sem juros. Ele me pagou as duas vezes, mas quando formamos bloqueei o número de telefone dele para ele não me pedir mais Gargalhada Fiz isso porque não tinha vantagem nenhuma para mim, além do risco de levar calote.

Enfim sou totalmente contra emprestar dinheiro para amigo, isso estraga amizade igual quando tem mulher na parada.

@Patrulheiro finalizou o tópico magistralmente Gargalhada Deve ser difícil ser low profile tendo um portfólio de mulheres, usando ternos sob medida e fumando charutos...
Citação:
"(...) os homens são mais amigos quando tem interesses em comum, mas quando envolver dinheiro e mulher, essa amizade entrará em profunda crise(...)"

The Truth
basta encarar como doação
Dinheiro e mulher, não se emprestam.
Hoje, não mesmo.

Emprestei certa vez, fui pago no prazo prometido. Pediu a segunda, ficou enrolando e nunca mais vi o dinheiro.
Anos atrás vendi meu terreno e meu irmão soube (não tinha como não saber tbm).
Ficou enchendo o saco pra eu emprestar uma grana pra ele trocar os pneus do carro dele.
Emprestei. Depois de ele pagar dois meses, eu tinha de ficar cobrando-o quando passava da época do pagto.
Não emprestei mais. Depois disso ele pediu emprestado, mas não emprestei.
E ele não pediu mais tbm, porque sabe que vai levar um não.
amigo pediu dinheiro emprestado, acabou a amizade !
(08-12-2019, 07:44 PM)ChumLee Escreveu: [ -> ]amigo pediu dinheiro emprestado, acabou a amizade !

Achei essa reflexão bem pertinente principalmente para esse seu comentário tão infeliz. 

 "Algumas situações são dolorosas, mas ajudam no desenvolvimento do emocional masculino.
-Perder uma briga
-Ser deixado por uma mulher que amou
-Passar uma vergonha pública
-Cuidar de alguém enfermo
-Não conseguir algo pelo qual se dedicou
-Confortar alguém que realmente está sofrendo
-Trabalhar duro e ganhar pouco
-Decepcionar-se com a própria família
-Se retirar em silêncio de uma situação injusta
-Perder os pais
-Sofrer sozinho.


Somos ensinados desde cedo a fugir das dores e de situações perigosas, e por isso não desenvolvemos as armas emocionais necessárias para enfrentar as tragédias que são naturais na vida, nem a permanecer firmes.
Cônjuges se separam quando um deles adoece ou perde tudo, filhos abandonam os pais quando eles começam a necessitar de cuidados, amigos somem quando o outro está enfrentando uma situação terrível. E por buscamos incessantemente apenas situações que nos façam sentir bem, descartamos aqueles que nos remetam à existência do sofrimento.

Uma das preciosas lições da Bíblia diz que uma casa que possui pranto é melhor do que uma casa que possui alegria. E em um primeiro momento é difícil entendermos o que isso quer dizer, mas com o tempo percebi o que estava ali o tempo todo: dificilmente aprendemos alguma coisa com a alegria, não nos tornamos pessoas mais sábias pela alegria. Entretanto, a dor nos faz ponderar e repensar nossos caminhos e nos tornamos homens melhores, resilientes, capacitadores a permanecer firme e guiar nossas famílias em momentos de crise, bem como ensinar e consolar aqueles que actualmente passam por dores.
Um homem que nunca sofreu é um homem que permaneceu infantil."
Uma vida sadia necessita de doses de sofrimento e passar por isso não é uma vergonha.
Eu NUNCA empresto dinheiro para amigos, parentes, etc. NUNCA.
UMA VEZ eu caí numa cilada e foi uma coisa que me marcou DEMAIS.
Tenho um primo que foi praticamente criado na casa dos meus pais. Ele de fato MORAVA lá em casa mesmo depois de adulto.
Então era praticamente como um irmão pra mim, saíamos juntos, conversávamos muito. Eu arrumava mulher pra ele, ele arrumava pra mim também. Amigaços de putaria.
Ele trabalhava numa loja de carros e também vendia carros zero km, naquele esquema de "mesa de compra". Se vc quisesse um carro zero km, ele procurava com melhor preço no BR trazia pra minha cidade.
Pois bem, em 2002 eu estava com uma carta de crédito de consórcio pra comprar um Ford Focus Ghia (carro que o equivalente de hoje custaria uns 100 mil reais). Eu comentei por cima que tinha fechado um carro numa concessionária "x". Ele encheu o meu saco pra desfazer o negócio que ele conseguiria o carro mais barato (dinheiro de hoje eu economizaria uns 1500 pila)... quase não faço negócio com ele, mas o cara insistiu demais.
Para conseguir isso ele precisava da grana total à vista (eu tinha), depois mandava a carta do consórcio e a concessionária depositaria o valor de volta.
Então foi assim:
Depositei a grana pra concessionária,
O carro veio perfeito,
O consórcio depois de um mês pagou a concessionária,
A concessionária ligou pra esse meu primo e perguntou o número da conta corrente pra devolver a grana.
Adivinha a conta que meu primo deu?
SIM, a conta dele.
Primeiro ele me enrolou que a tal concessionária ia depositar, estava depositando, vai depositar a qualquer momento, "não depositou ainda? calma que vou ligar lá".
O meu primo SUMIU lá de casa. Aí eu fiquei preocupado.
Eu cobrava, ligava, passava na loja dele e NADA. Sempre uma desculpa.
Resumo da história: isso aconteceu por volta de Janeiro.
Eu apelei: peguei meu pai (que acolheu ele em casa), fomos na loja que ele trabalhava e fizemos um escândalo.
Meu pai falou coisas BRAVAS, do tipo: "te acolhi lá em casa e vc faz isso com a nossa família?". Era a única chance que eu tinha pra receber, o cara morrer de vergonha na frente dos funcionários e da família.
Em maio ele depositou a grana de volta pra mim (pelo que fiquei sabendo deu um golpe em alguém). Foi um alívio desgraçado, era uma bela grana na época que eu não tinha emprestado pra ninguém.
Evidentemente que eu nunca mais olhei na cara dele. Relações cortadas forever. A grana eu recebi depois de muita cobrança e de muita briga, mas desse tipo de gente é melhor se afastar mesmo. Mas perdi o amigo de farras e putarias.
Acabei desenvolvendo uma cara de "poucos amigos" para questões financeiras. A maioria das pessoas NÃO OUSA falar de grana comigo, e os pouquíssimos que pediram alguma grana emprestada levaram uma desculpa tão esfarrapada que ficaram sem graça...
A minha irmã uma vez me pediu uma grana emprestada pra pagar umas prestações atrasadas da facul dela. Não tive dúvidas: DEI O DINHEIRO pra ela. Assim nem esquentei com cobrar nem nada. Outro é meu pai, mas o cara me criou e me deu tudo que ele podia, nada errado eu dar alguma coisa pra ele agora.
O resto, FODA-SE.
Infelizmente o dinheiro corrompe as pessoas e há aqueles que caem na fraqueza da prática do calote, chapéu, tombo, cano ou qualquer outra denominação para o mau pagador, pois estamos falando de índole, caráter...

Neste sentido, penso de forma semelhante ao @Escobar, pois houve época que me ajudaram quando mais precisei, assim como já ajudei quando alguém precisou; sempre honrei meus compromissos, assim como da mesma forma que cumpriram com a palavra comigo. Enfim, pegando o gancho do tópico sobre amizades e partindo daqueles pressupostos, apenas daqueles do nosso vínculo leal de amizades, não sabemos do dia de amanhã.
No Brasil a frase amigos amigos negócios e mulheres a parte não vale.... Gargalhada amizades acabam por causa de buceta e dinheiro...


No youtube está cheio de treta que confirma a frase acima...



Páginas: 1 2