Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: [Livro] Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)/ Alexandre Maia
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
[Image: download.jpeg]

Introdução

Não chega a ser uma leitura essencial, mas ajudou bastante na minha preparação, pois o pequeno livro (160 páginas) foca em aspectos que esquecemos, mas que fazem diferença durante as horas que ficamos sentados fazendo uma prova ou estudando. 

Vou destacar os três que achei mais importantes nessa leitura.


Conteúdo em Destaque


>> Gestão Emocional

O primeiro aspecto é o emocional. Durante a preparação temos cobranças externas (família, amigos, namorada etc) e internas (nós mesmos) e isso nos deixa ansiosos

O livro trabalha essa e outras emoções tornando mais fácil lidar com elas, já que elas nunca desaparecerão.


>> Respiração

O segundo aspecto é a respiração. Normalmente, o ser humano adulto respira errado e respirar corretamente melhora nosso desempenho. As práticas respiratórias trazem centramento, tranquilidade, autoconfiança, energia e consciência, além de criar os bons hábitos da disciplina, da concentração e do foco



>> Alongamento
O terceiro aspecto é relativo ao alongamento. Esquecemos de alongar no dia-a-dia (alongamentos simples já ajudam bastante) e isso prejudica nosso rendimento.



Minha experiência 
Toda vez que faço uma prova, normalmente vou ao banheiro (e também aproveito para beber água) a cada 50-60 minutos. No banheiro, normalmente faço alongamentos básicos e acabo me sentindo mais bem disposto para continuar com a prova. Tudo isso não leva mais que 10 minutos.


Conclusão
Saber dosar as emoções, respirar corretamente e alongar de tempos em tempos ajuda. 

E quem dispensaria qualquer tipo de ajuda a si mesmo?

Grande abraço!

_____________________________________________________________

[Image: alongamentos-712224.jpg]

Exemplos de alongamento.