Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Nova seção: Livros
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Uma nova seção foi criada no fórum, uma seção exclusiva para postar sobre os livros que vocês leram e que estão lendo e para montar grupos de estudo.

Link: https://legadorealista.net/forum/forumdi...php?fid=59

Nesta seção podem postar tudo relacionado aos livros. É o lugar certo para postar resenhas, resumos, estudar e debater sobre os livros que você leu e que está lendo.

O grande objetivo desta seção é incentivar a leitura e debate de livros pelos realistas do fórum. 

Nesta seção vocês podem criar clubes do livro para se reunirem e debaterem ideias de algum livro difícil de entender. Essas discussões sobre os livros são sempre produtivas. Imagine perceber elementos que não havia encontrado no livro! Ou ainda ensinar sobre os pontos que outras pessoas não entenderam e assim ampliar o seu próprio entendimento. 

Citação:"Embora eu tenha sorte de conhecer muitas pessoas interessantes e visitar lugares fascinantes por causa do meu trabalho, ainda acho que os livros são a melhor maneira de explorar novos assuntos"...."Todo livro me ensina algo novo ou me ajuda a ver as coisas de maneira diferente. A leitura alimenta uma sensação de curiosidade sobre o mundo, o que, ao meu ver, ajudou a conduzir a minha carreira"

Bill Gates, o bilionário que lê em média de 50 livros por ano (1 por semana).

Segue abaixo alguns benefícios deste hábito:

Spoiler Revelar

Desenvolvimento pessoal
A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. E isso não acontece só quando você lê livros de auto-ajuda. Histórias ficcionais, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos e contribuiu para o seu crescimento.

Senso crítico mais apurado
Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independentemente de que tipo de leitura estejamos falando, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico. Isso quer dizer que passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, evitando, assim, nos tornarmos pessoas alienadas, que não conseguem formular opiniões, conceitos e dar sugestões por conta própria.

Melhora o funcionamento do cérebro
São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. É como fazer ginástica, só que para a cabeça! Além disso, uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriram que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.

E olha isso @Gângster: Outro estudo dos EUA também descobriu que a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Expansão do vocabulário
Outro grande motivo, que faz com que a leitura seja verdadeiramente importante em todos âmbitos de nossa vida, é o fato de que ela nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando, assim, o nosso vocabulário ainda mais amplo e rico. Com isso, temos cada vez mais desenvoltura e somos melhor compreendidos em todas as nossas formas de nos expressarmos, ou seja, na oratória e também na escrita.

Melhora significativa na escrita
Como eu disse no item anterior e quero dar ainda mais ênfase agora é no quanto a nossa escrita melhora à medida que nos permitimos ir além e desenvolvemos o hábito constante da leitura. Acredito que este seja um dos pontos que fazem com que ler seja verdadeiramente importante.

Muitos indivíduos cometem inúmeros pecados linguísticos, os quais poderiam facilmente ser resolvidos, caso houvesse mais interesse pela leitura, que contribui, e muito, para que haja uma melhora significativa neste ponto.

Ameniza situações estressantes
Filas, salas de espera, transporte público, esperar por alguém atrasado… o que essas situações têm em comum? Elas são extremamente estressantes, a não ser para quem tem sempre um bom livro à mão! Leitores já estão acostumados a abrir um livro quando se deparam com essas situações, pois sabem que é uma maneira muito melhor de passar o tempo do que ficar olhando para as paredes. Alguns até gostam de ter momentos assim no dia a dia, principalmente os que têm pouco tempo para ler. Esses são, aliás um ótimo exemplo de pessoas que conseguem ver algo de bom até mesmo em situações ruins (também conhecidos como otimistas).

Maior capacidade de persuasão
A partir do momento que você cria o hábito de ler com cada vez mais frequência, você aumenta o seu repertório, como eu disse antes, e, com isso, aumenta também a sua capacidade de persuasão. Isso acontece, pois você passa a obter maior embasamento teórico, o que lhe dá mais argumentos para convencer as pessoas ao seu redor a realizarem aquilo que você precisa que elas realizem.

Abertura e disposição para aprender com o outro.
Além de tudo o que já falei até aqui, outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos. Quando lemos com frequência, entendemos que estamos longe de sermos donos da razão e que existe ainda muito conhecimento a ser adquirido neste mundo, seja por meio dos livros ou de uma discussão saudável em uma roda de conversa.

Expansão do repertório cultural
A leitura nos dá a oportunidade e expandir o nosso repertório cultural, pois através dela conseguimos obter novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos que nos interessarmos, sem sair do lugar.

Estes conhecimentos que adquirimos por meio das leituras que fazemos, seja de livros ou artigos como estes, nos ajudam, de forma considerável, a melhorar a nossa performance, assim como o nosso processo criativo, que é imensamente potencializado, a partir do momento que temos um repertório cultural plenamente desenvolvido.

Maior qualidade nas relações interpessoais
A partir do momento que o nosso repertório se expande, temos a possibilidade de desenvolver cada vez melhor as relações interpessoais que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor. Isso acontece, pois conseguimos, não só conversar sobre quaisquer assuntos que sejam colocados em uma roda de conversa, algo que é verdadeiramente maravilhoso, mas conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática.

Estimula a criatividade
Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe. Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro no estilo de uma biografia ou um livro histórico, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.

Provoca empatia
Empatia é uma capacidade bastante em falta no mundo, e consiste basicamente em compreender e se solidarizar, emocionalmente, com um outro alguém. E um estudo publicado na revista Psychology Today provou que a leitura tem esse exato efeito: aumentar nossa capacidade de sentir empatia. A razão é um pouco óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa. Literalmente, sabemos o que é estar no lugar dela e que tipo de sentimentos essa pessoa têm, talvez tão diferente de nós mesmos.

Autodesenvolvimento contínuo
Por fim, algo que torna o hábito da leitura algo de extrema importância para a vida de uma pessoa, é o fato deste indivíduo trabalhar, de forma contínua, o seu autodesenvolvimento. Digo isso, pois todos nós sabemos que o processo de aprendizado do ser humano é constante, ou seja, nós nunca paramos de aprender, uma vez que tem sempre algo novo para aguçar a nossa curiosidade e para que possamos aprimorar os nossos conhecimentos.

E esta é uma premissa válida para indivíduos das mais diversas áreas de atuação, pois todos nós precisamos estar sempre nos atualizando, para que assim tenhamos a oportunidade de crescer, não só no âmbito pessoal, mas no profissional também.

Além de tudo isso, ler livros é algo acessível. Até os mais sovinas do fórum conseguem baixar um bom livro gratuitamente na nossa biblioteca ou comprar um bom livro em uma livraria por um preço em conta.

Citação:Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado. René Descartes