Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Desafios em se formar numa Uniesquina
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Meus cumprimentos, Legado Realista. Escrevo desde Minas Gerais este relato de minha experiência com uma Uniesquina.


1. ANTES DA FACULDADE

Sempre estudei em escolas públicas, do pré-escolar até ao 3º ano do ensino médio. Eu era considerado um bom aluno, tirava notas boas, e não era do tipo bagunceiro. No final do ano de 2011, formei no ensino médio. Saí do 3º ano totalmente desorientado com relação ao meu futuro, não tinha ideia de qual faculdade cursar. Digamos que eu não tinha consciência de vocação para qualquer profissão específica. Já naquela época Medicina era a única graduação que compensava fazer, em termos de retorno financeiro imediato, mas eu não gostava e não era bom nas matérias que mais têm a ver com o curso, Biologia e Química. Por isso, logo descartei fazer Medicina.


Sou o primeiro da minha família, entre pai, mãe e irmãos, a obter diploma em ensino superior, então não tenho nenhuma referência dentro de casa quanto a fazer uma faculdade. Logicamente, meus familiares não tinham condições de me dar qualquer tipo de orientação a respeito. O resultado disso é que fiz um vestibular seriado e também o ENEM sem ter um objetivo claro em minha mente. Em ambos os casos fiz as provas com o intuito de esperar o resultado final e ver para qual curso minha nota seria suficiente.


No vestibular seriado resolvi concorrer para o curso de História, que era uma disciplina que gostava na escola, e por acreditar que com minha nota não conseguiria algo melhor. Mas não tinha certeza disso. Fui aprovado e fiz o primeiro período, era em uma universidade pública da região onde moro. No ENEM, consegui vaga no curso de Direito, em uma faculdade particular, por meio do ProUni. Devido a faculdade Direito ter mais status e por abrir um leque maior de opções de atuação profissional, abandonei o curso de História.


Sou muito grato por ter conseguido uma bolsa integral, afinal não teria condições de pagar uma faculdade de Direito com recursos próprios. Mas, ao mesmo tempo, lamento, porque tenho certeza que com um pouco de estudo direcionado conseguiria uma vaga em uma universidade pública. Faltou alguém ali para me aconselhar… Enfim, fui estudar numa Uniesquina.


2. A FACULDADE


Iniciei a graduação em Direito em uma faculdade a qual não mencionarei o nome para me preservar. Aquela instituição reúne algumas características que a enquadra no conceito de Uniesquina:

- É uma faculdade particular;

- O vestibular é uma mera formalidade, já que não existe uma seleção propriamente dita. O objetivo é matricular o máximo de alunos possíveis.

- Estilo pagou-passou: a reprovação semestral com dependência é evitada para não afugentar os alunos-clientes;
- Desorganização em diversos aspectos.


Daí que a maioria dos alunos não tinham muito comprometimento com os estudos, já outros não tinham uma boa base escolar, o que impedia os professores aprofundarem determinadas matérias e de serem mais exigentes nas avaliações. Por isso, o aprendizado era quase sempre superficial.


No primeiro dia de aula já dei de cara com um sinal de que se tratava de uma Uniesquina, pois fomos informados que as aulas ocorreriam no auditório da faculdade, pois a sala de aula da minha turma ainda estava em fase de construção. Olhem só, eles receberam mais graduandos sem nem terem estrutura para isso. E não foi só por alguns dias, ficamos tendo aula no auditório durante todo o semestre. Quando tinha algum evento na faculdade realizado no auditório, não tinha aula e os alunos ficavam prejudicados.


Retornando aos alunos, era triste a falta de interesse de grande parte de meus colegas, parecia que eles estavam ali só para cumprir um protocolo, não para adquirir conhecimento e ter uma formação profissional. O que mais tinha era gente conversando ou mexendo no celular durante explicações dos professores. O pessoal também tinha muita preguiça de fazer as atividades. As faltas eram um problema sério, pouquíssimos alunos compareciam às aulas todos os dias da semana, outros apareciam dois ou três dias, no máximo. Mas eles não eram reprovados por falta? Não, os professores não fazem chamada em Uniesquinas.


Era comum o professor está explicando a matéria quando então saía uma fileira de quatro, cinco alunos indo embora mais cedo. Eu percebia a irritação dos professores quando isso acontecia, além de ficarem desmotivados para continuar a aula.


Nos dias em que tinha prova era uma verdadeira histeria na sala antes de começar a avaliação, com os alunos trocando informações sobre a prova que tinha sido aplicada nas outras turmas, fazendo e escondendo colas. A cola parece está enraizada na cultura do estudante brasileiro, e dá para compreender as colinhas feitas lá no Ensino Fundamental, pela infantilidade dos adolescentes nessa fase, mas em uma faculdade não faz sentido algum. Eles não estudavam para as provas e se comportavam igual aos meus colegas da 7ª série.


Abaixo um exemplo de aluno que se forma em uma Uniesquina.

             
                                     [Image: Convite_Formatura.jpg]
                                                Este convite viralizou na internet. As Uniesquinas estão de cheias de engraçadinhos
                                                sem graça igual esse.

O problema disso tudo é que quem realmente está interessado em aprender e no futuro se tornar um bom profissional precisa de muita concentração, para se manter indiferente ao ambiente uniesquinense. Quem não tem autocontrole se deixa levar pela onda de oba-oba, e passa todo o curso em azarações, barzinhos e farras.

A facilidade em passar para o próximo período era imensa, já que as provas não exigiam muito do aluno, nem havia reprovação por falta. Os professores também costumavam distribuir pontos de graça. Todos esses fatores convidavam para fazer da faculdade uma recreação.


Mas eu não estava ali pra perder o meu tempo e foquei nos estudos. Inclusive, na época de fazer estágio eu consegui passar em uma concorrida prova de seleção de estagiários para o estágio mais cobiçado da região, concorrendo também com alunos de universidade pública.


Para finalizar essa parte, após ser aprovado no TCC (na Uniesquina em que formei era um artigo científico, bem mais fácil do que monografia) me formei e estou trabalhando na área, ganhando pouco, o que é normal no início, mas tenho consciência de que fiz uma boa graduação.


3. APÓS A FACULDADE


É de conhecimento geral que hoje em dia um diploma em ensino superior não significa muita coisa. Pra quem se forma em uma Uniesquina a situação é mais desanimadora, pois o currículo fica menos atrativo. No meu caso, a faculdade em que formei tem uma certa má fama, querendo ou não as pessoas têm preconceito em relação a isso. Mas sei que cabe a mim superar essa dificuldade inicial, fazer o meu melhor e os resultados virão.

Apesar de tudo o que eu expus até aqui, acredito de verdade naquela frase já clichê de quem faz a diferença é o aluno, não a instituição em que se forma. Não me sinto inferior aos graduados em universidades públicas. Já provei isso pra mim mesmo quando consegui uma vaga naquele cobiçado estágio que mencionei acima. Também consegui passar no Exame da OAB, que é uma peneira do curso de Direito, temida devido aos altos índices de reprovação, isso na primeira tentativa.

Por isso, digo que quem não tiver oportunidade de estudar em uma universidade conceituada, seja lá qual for o motivo, não deve ficar grilado com isso, apenas se esforce, estude por conta própria se for necessário, evite e supere o que a Uniesquina tem de ruim a oferecer e corra atrás do sucesso.
Esse viado ai da foto é viado.
Acho que todo o ensino superior no Brasil, está muito longe de cumprir sua missão primeiro por não termos uma formação de ensino básico sólida, muitos querem o diploma de formado para conseguir fazer concursos de nível superior, nem vou citar aparelhamento ideológico, como sou formado em faculdade federal, vou comentar alguns pontos do seu tópico.

- É uma faculdade particular;
- O vestibular é uma mera formalidade, já que não existe uma seleção propriamente dita. O objetivo é matricular o máximo de alunos possíveis.
- Estilo pagou-passou: a reprovação semestral com dependência é evitada para não afugentar os alunos-clientes;
- Desorganização em diversos aspectos.

- Verdade, o que difere um Uniesquina de uma Universidade Federal é o seu critério de seleção (ainda que hoje existam ENEM, quotas raciais, etc) ... o fato é que o processo de vacância em uma Universidade Pública é mais difícil. Mas a questão da desorganização das grades, falta de estrutura e sistemas de gestão online ruins , também são realidade nas faculdades públicas.


Daí que a maioria dos alunos não tinham muito comprometimento com os estudos, já outros não tinham uma boa base escolar, o que impedia os professores aprofundarem determinadas matérias e de serem mais exigentes nas avaliações. Por isso, o aprendizado era quase sempre superficial.
- O fato de uma formação básica fraca, é nítido como a má formação afeta o desempenho na faculdade, e o pior é que o Brasil faz ao contrário, investe na educação de nível superior muito mais que investe nos ensinos, básico, médio ou ensino técnico, que pode ser uma boa opção para aquele que quer se especializar em um ofício.

Para finalizar essa parte, após ser aprovado no TCC (na Uniesquina em que formei era um artigo científico, bem mais fácil do que monografia) me formei e estou trabalhando na área, ganhando pouco, o que é normal no início, mas tenho consciência de que fiz uma boa graduação.
- Eu fiz monografia (TCC) o que é muito bom, pois tive que fazer trabalhos de campo, estudos de casos, tive que digitar bastante (rolou umas cópias de ideias, pois ninguém é de ferro) mas a diferença de um TCC para um artigo científico é gigante.

Vou ser franco aos confrades, se eu estivesse aproveitado as oportunidades que tive na Faculdade poderia estar em uma situação profissionalmente melhor, confesso que fiquei um pouco vislumbrado e não levei os primeiros períodos a sério.

Aí o fator esforço humano será o diferencial: um estudante comprometido em uma Uniesquina terá mais sucesso profissional que um descompromissado que não aproveita o que uma instituição de excelência pode oferecer.

P.S O cidadão da foto tem perfil de quem defuma linguiça com o bumbum Ratinho
(27-09-2018, 10:49 AM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]Vou ser franco aos confrades, se eu estivesse aproveitado as oportunidades que tive na Faculdade poderia estar em uma situação profissionalmente melhor, confesso que fiquei um pouco vislumbrado e não levei os primeiros períodos a sério.

Aí o fator esforço humano será o diferencial: um estudante comprometido em uma Uniesquina terá mais sucesso profissional que um descompromissado que não aproveita o que uma instituição de excelência pode oferecer.

Poderia detalhar melhor essa parte, confrade? Estou no início da carreira acadêmica em uma federal tb, e ouvir a voz da experiência é sempre construtivo.
A real é que faculdade particular é (na imensa maioria) pagou-passou, desde o vestibular até o TCC. Se por um lado tem as federais onde a galera só quer saber de fumar maconha e/ou dar a bunda o dia todo, pelo outro você tem as uniesquinas em que os profissionais saem formados muitas vezes sem conhecimentos básicos.
(27-09-2018, 09:55 AM)Gângster Escreveu: [ -> ]Esse viado ai da foto é viado.

Sempre curto e grosso o Gângster kkkkk Tem cara de bichinha mesmo.
Spoiler Revelar
Fernando_R1 Escreveu: Vou ser franco aos confrades, se eu estivesse aproveitado as oportunidades que tive na Faculdade poderia estar em uma situação profissionalmente melhor, confesso que fiquei um pouco vislumbrado e não levei os primeiros períodos a sério.

Aí o fator esforço humano será o diferencial: um estudante comprometido em uma Uniesquina terá mais sucesso profissional que um descompromissado que não aproveita o que uma instituição de excelência pode oferecer.

Poderia detalhar melhor essa parte, confrade? Estou no início da carreira acadêmica em uma federal tb, e ouvir a voz da experiência é sempre construtivo.



@Gorlami

Eu fiz um puta dum texto e sem querer fechei a barra do navegador tive que retrabalhar a porra toda de novo Ok

O fator de sua motivação dentro da Universidade é fundamental, na minha vida acadêmica fiz uma cacetada de merda, espero que meu relato e os bizus tenham serventia para os confrades recém chegados a universidade;

Eu estudei em uma Universidade referência na minha área de formação, onde os professores são profissionais de destaque dentro de suas áreas de atuação, mas por conta de sucessivas burradas eu não aproveitei tudo que minha graduação poderia me oferecer, deixando claro que a faculdade foi uma ótima experiência de vida e que ainda que não tenha tirado nenhum "benefício profissional" dela (depois de formado) os 5 anos que passei na faculdade me fizeram evoluir como ser humano.


O Ambiente universitário é totalmente diferente do 2º grau
Isto sempre acontece com os recém saídos do 2 grau, o ritmo da faculdade é diferente, as coisas não vêm de mão beijada, a estrutura é maior e hoje em dia com internet e email, as coisas estão muito mais fáceis que na minha época. Confesso que entrei meio vislumbrado com o ambiente e só fui cair a ficha depois que as matérias se acumularam, tive bastante dificuldade nos dois primeiros semestres.

Foco nos estudos
Esqueça as garotinhas dando sopa (a promiscuidade rola solto nas universidades), das festinhas, tenha foco nos estudos e comece pilhado nos primeiros dois semestres.  

Fique atento e aproveite as oportunidades
Eu fazia uma disciplina em que modéstia a parte eu me destacava dos outros, eu tinha uma puta facilidade em resolver as questões a ponto do professor (um cara referência em seu meio) sempre me elogiar e achar que teria futuro neste ramo ...Se eu fosse esperto, procuraria o meu professor no final do semestre, e me candidataria aos projetos (ainda qe não me dessem retorno financeiro), com certeza meu cabedal de oportunidades seria bem maior, muita gente depois de formado entrou em projetos de pesquisa com bom retorno financeiro com aval dos professores por que mostravam bom desempenho na graduação.

Aproveite os estágios
No meu ramo de atuação existem três formas de estagiar: Em empresas particulares com estágios de 4 horas, com boa carga de aprendizado e salário razoável; Nas empresas públicas, que na época pagavam menos de 1 salário mínimo , mas davam boa base curricular; Área de projetos que  foi o ramo que eu escolhi, feito por meio de empresas de consultoria, geralmente em fundações e empresas públicas, por meio de contrato e com duração específica com ganhos financeiros bastante bons.

Cuidado com os romances universitários.
Jovem manginão, foco no estudo! Conheci uma caloura em uma festa na qual o jovi ficou perdidamente apaixonado... Além de me desbaratinar nos estudos, este caso ia foder minha reputação como vou relatar mais a frente.

Faça amizades e contatos
Sê bem quisto no ambiente, mostre vontade de aprender, respeite o professor, conheço muita gente que se deu bem por cultivar amizades com gente bem colocada dentro da Academia, isto pode ser muito bom para quando você se formar.

Use os recursos e a estrutura da faculdade
Aproveite todos os recursos que a universidade vai oferecer, aproveite o tempo do professor para tirar dúvidas ao final da aula, utilize a biblioteca da universidade, busque materiais, participe de simpósios, congressos. Vamos fazer usufruto dos nossos impostos, não é mesmo!

O meu romance universitário  
Sobre meu romance universitário eu conheci uma caloura nessa festinhas de boa vindas, trocamos telefones e começamos a conversar e a nos conhecer, como fazia estágio em um projeto, ganhava bem e como a situação era boa em casa, meus parentes nem ligavam de eu gastar quase todo meu salário como o momozim.

Meu contrato em um projeto estava quase acabando quando um colega da faculdade, numa sexta feira me INDICOU para uma oportunidade de ouro em uma instituição de referência na América Latina, a entrevista seria segunda feira de manhã, eles pagavam apenas uma ajuda de custo, mas a experiência profissional e o nome da instituição dariam peso ao meu currículo

Mas mas mas, eu e minha donzela marcamos de ficar a sós na casa de praia da família, ou seja, minha oportunidade de ouro de descabelar o palhaço à vontade, sem gastar dinheiro com Motel caro e táxi, fiquei da sexta até o sábado o dia todo sob efeito do chá de buceta, demos um passeio, voltamos domingo e ao invés de voltar para casa (tinha a entrevista na segunda-feira), decidir dormir na casa de praia e ir direto para entrevista, na segunda-feira bem cedinho, afinal tinha que aproveitar o chá de cuceta que estava bonzão!  Delícia

Coloquei meu celular (um motorola startac seminovo) para despertar bem cedo, afinal não poderia perder a entrevista, o problema é que coloquei no modo vibracall, ou seja acordei tarde e fui para a entrevista mega-atrasado.

Resultado: Na entrevista levei uma metida de real no meio dos cornos daquele que seria meu chefe na instituição, ele me disse depois que entraria em contato (estou esperando até hoje) afinal, não dá para levar a sério um profissional que chega 2 horas atrasado.

Confrades, levem a sério seus aprendizados acadêmicos. De que adianta a faculdade mais fodona, com os melhores professores, com a melhor estrutura se você é um aluno porcalhão que leva tudo na zoeira.
(27-09-2018, 10:49 AM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]Acho que todo o ensino superior no Brasil, está muito longe de cumprir sua missão primeiro por não termos uma formação de ensino básico sólida, muitos querem o diploma de formado para conseguir fazer concursos de nível superior, nem vou citar aparelhamento ideológico, como sou formado em faculdade federal, vou comentar alguns pontos do seu tópico.

Sim, eu mesmo tinha vários colegas policiais e agentes penitenciários que queriam ascender em carreiras da área de segurança pública.

(27-09-2018, 10:49 AM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]- Verdade, o que difere um Uniesquina de uma Universidade Federal é o seu critério de seleção (ainda que hoje existam ENEM, quotas raciais, etc) ... o fato é que o processo de vacância em uma Universidade Pública é mais difícil. Mas a questão da desorganização das grades, falta de estrutura e sistemas de gestão online ruins , também são realidade nas faculdades públicas.

Como eu relatei no tópico, fiz o primeiro período de História em uma Universidade Estadual, então posso dizer que a universidade pública não é só flores, por exemplo, falta de livros atualizados na biblioteca.

(27-09-2018, 01:53 PM)Josey Wales Escreveu: [ -> ]A real é que faculdade particular é (na imensa maioria) pagou-passou, desde o vestibular até o TCC. Se por um lado tem as federais onde a galera só quer saber de fumar maconha e/ou dar a bunda o dia todo, pelo outro você tem as uniesquinas em que os profissionais saem formados muitas vezes sem conhecimentos básicos.

Exatamente. Eu estudei por seis meses em uma estadual e a infestação de esquerdistas é era uma coisa que incomodava.
Faculdade é medalha! Já cruzei com aluno que era literalmente analfabeto funcional, e estava lá cursando e quase se formando. 90% do que sei aprendi no trabalho e ao enfrentar problemas fora do horário de expediente. Confesso que na pós foi melhor, por lá realmente aprendi coisas, mas tem muita embromação também.

Ao meu ver diploma ainda é pré-requisito de muito cargo de emprego, é um mal necessário, logo não deixe de obter um. Aproveite bem quando estiver estudando, sugue os professores ao máximo e se aproxime de caras que já estão atuando na área, há muitos assim no ambiente da faculdade e realmente abrem portas de muitas oportunidades. Mas, se aprimore por outras fontes. Afaste-se também dos alunos problemáticos, turistas e caras que estão lá por motivos aleatórios.
(27-09-2018, 04:16 PM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]@Gorlami

Eu fiz um puta dum texto e sem querer fechei a barra do navegador tive que retrabalhar a porra toda de novo Ok

Cara kkk aconteceu isso comigo ontem, mas não tive saco de refazer Yaoming

(27-09-2018, 04:16 PM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]Faça amizades e contatos
Sê bem quisto no ambiente, mostre vontade de aprender, respeite o professor, conheço muita gente que se deu bem por cultivar amizades com gente bem colocada dentro da Academia, isto pode ser muito bom para quando você se formar.

Esse é meu problema...de uma turma de 44, converso com 3 ou 4, o restante só quer farra e são esquerdistas burros, não tenho saco. Preciso encontrar colegas em outros cursos, talvez fazer "enriquecimento curricular" (cursar disciplinas de outros cursos).

(27-09-2018, 04:16 PM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]Use os recursos e a estrutura da faculdade
Aproveite todos os recursos que a universidade vai oferecer, aproveite o tempo do professor para tirar dúvidas ao final da aula, utilize a biblioteca da universidade, busque materiais, participe de simpósios, congressos. Vamos fazer usufruto dos nossos impostos, não é mesmo!

Essa era a dica que eu estava procurando. Sempre fico em dúvida entre participar destas coisas ou não, se são perca de tempo ou tem alguma utilidade.

Eu particularmente, me considero inteligente (varios elogios de professores e colegas, preciso controlar pro ego não inflar), e estou focado, já que estou passando da idade "normal". Consegui um contrato de estágio já no primeiro período, e como disseram acima, como ja trabalhei de carteira assinada, o trabalho ensina mais que a faculdade, que muitas aulas não servem pra porra nenhuma.

Agradeço as dicas @Fernando_R1
Já estudei em pública e privada e a diferença é gritante. E eu percebi isso aí também, a faculdade privada é igual ensino médio. um pouco pior talvez. Um monte de macacos preguiçosos, barulhentos, extremamente burros e estúpidos que só querem saber de farra. Os professores também eram na sua maioria idiotas, mas eu os respeitava do mesmo jeito. Falava com os professores e uns 2 ou 3 alunos da minha sala, mas interagia com os outros mais ou menos como um palestrante experiente interage com o público sabe, bem superficialmente e tentando esconder o quanto eu achava todos cretinos imbecis.

Na pública foi praticamente igual o @Fernando_R1. Caguei nos primeiros anos, me fodi, não aproveitei oportunidades, fiquei deslumbrado com as farras em repúblicas, sexo adoidado, com a vida universitária em um campus. Pensando hj, me arrependo muito do tempo que foi perdido nisso.
EDITT
(28-09-2018, 11:32 AM)Héracles Escreveu: [ -> ]Já estudei em pública e privada e a diferença é gritante. E eu percebi isso aí também, a faculdade privada é igual ensino médio. um pouco pior talvez. Um monte de macacos preguiçosos, barulhentos, extremamente burros e estúpidos que só querem saber de farra. Os professores também eram na sua maioria idiotas, mas eu os respeitava do mesmo jeito. Falava com os professores e uns 2 ou 3 alunos da minha sala, mas interagia com os outros mais ou menos como um palestrante experiente interage com o público sabe, bem superficialmente e tentando esconder o quanto eu achava todos cretinos imbecis.

Na pública foi praticamente igual o @Fernando_R1. Caguei nos primeiros anos, me fodi, não aproveitei oportunidades, fiquei deslumbrado com as farras em repúblicas, sexo adoidado, com a vida universitária em um campus. Pensando hj, me arrependo muito do tempo que foi perdido nisso.

Eu também agia mais ou menos da mesma forma que você. Não pagava de bonzão da turma, as críticas que eu coloquei no tópico eu guardava pra mim. Tentava ser neutro, transitando bem entre os que sentam nas primeiras carteiras e o entre o pessoal do fundão.
@"Tarantino"
Estou para prestar o Enem e ando pensando nessa bagaça, será minha terceira tentativa tentarei tirar uns 700 pontos.

E andei refletindo muito sobre as uniesquinas esses dias aqui onde moro abriu uma. Pensando no custo beneficio a mim compensa pois fica próximo de casa.
(29-09-2018, 10:07 AM)Mr.Lothbrok Escreveu: [ -> ]@"Tarantino"
Estou para prestar o Enem e ando pensando nessa bagaça, será minha terceira tentativa tentarei tirar uns 700 pontos.

E andei refletindo muito sobre as uniesquinas esses dias aqui onde moro abriu uma. Pensando no custo beneficio a mim compensa pois fica próximo de casa.

Se sua pontuação for suficiente, prefira uma universidade pública. Caso contrário, é possível fazer uma boa graduação mesmo em uma Uniesquina, depende mais de você. Agora, fica esperto com essa Uniesquina que abriu aí, se ela for desconhecida no mercado.

Boa sorte no ENEM.
Eu me formei em uma faculdade particular , não posso dizer que era uma Uniesquina pois lá tinha estrutura e bons professores que ensinavam e tinham muita bagagem no mercado para oferecer.

O segredo para mim era , fazer o que parece simples , mas para muitos é um sacríficio enorme , que é entrar na sala ,fazer o que é solicitado,tirar dúvidas com o professor, e ir embora.

Eu fazia isso, minha interação era apenas com uns 4 ou 5 colegas que sentavam em volta, e tudo muito superficial ou algo relacionado a aula, e com os professores que interagia, onde eu estudava era extremamente longe da minha casa, então eu pensava ''puxa, eu já tou saindo lá da PQP para vir pra cá , e vou gastar esse sacrifício zoando e tirando onda ?? Claro que não"

creio q em qualquer faculdade tem seus pontos fortes e fracos , e quem faz 70% do négocio é o estudante, os outros 30% fica com a instituição, e hoje em dia é meio q fundamental ter o Curso Superior , digo que ele tem o mesmo peso que o Ensino Médio tinha na década passada para conseguir uma colocação no mercado. E creio q num tempo não muito distante , a Pós graduação tomará esse lugar .

Faculdades públicas tem a vantagem de você ter mais renome pois teve q concorrer por uma vaga e ter q se esforçar para passar, assim aprende , os contras são lidar com a precariedade das instituições, visto que são controladas pelo governo,greves de professores atrasando o conteúdo e o andamento dos períodos, esquerdismo latente sendo pregado, entre outros.

nas particulares a vantagem é que você tem uma estrutura melhor , porém ou você se esforça para aprender e se focar, ou você pega um diploma sem saber absolutamente nada,pois eles farão de tudo para você passar (eu fiquei em dependência em uma única matéria,e mesmo assim eles me deram uma alternativa de repor umas aulas no sábado e fazer um trabalho para me aprovarem do que em me reprovarem) tendo assim jogado tempo e dinheiro fora, além de ter q lidar com muita gente que não quer nada com nada nesses lugares.

O segredo básico que vale para todas as faculdades seriam :

- Foque em você e no seu trabalho lá dentro, fazendo as tarefas e prestando atenção na aula.

- Evite faltar , não vá na onda dos folgados que ficam pendurados ou reprovam por que matam aula ou não vem,diferente da escola,faltas
são causa de grande parte das reprovações, só falte quando realmente precisar , não por preguiça

- Tenha contato com os professores,tanto na aula quanto fora, isso pode ajudar você a crescer mais e melhor no aprendizado, conseguir um estágio,uma recomendação,etc.

- Em relação a sala de aula nos primeiros dias faça uma varredura com o que vê e escuta, selecione 10% ou menos para ter um contato um pouco mais q o superficial, para ter contatos fora depois da graduação, isso pode ajudar no futuro, porém apenas com aqueles que você vê q tem algo de bom para lhe oferecer , com os zoadores do fundão, os turistas, os metidos a revolucionários, os chatos, se resuma apenas a política dos ''3 boa'' , bom dia , boa tarde , boa noite.


- Lembre-se , você não está mais no ensino médio, ao mesmo tempo que você ganha aquela liberdade ( não vão mais ligar para sua mãe se você não fizer a tarefa ou matar aula,não vão mais enviar cartinha pros seus pais para falar das suas notas baixas, você pode sair a hora que quiser da aula,pode ir ao banheiro sem pedir permissão,etc), você também ganha a responsabilidade ( ninguém vai perguntar se você entendeu a lição ou não, não vão te avisar se você está faltando muito,nem virá o professor passando para você a lição da semana que passou e você não foi). Tem que aprender a lidar com essas 2 vertentes.
@The Real Slim Shady é isso aí, muito bom seu comentário. Em relação aos colegas, eu tinha apenas 2 mais chegados, com o restante eu interagia mantendo certa distância. No início da faculdade, eu morava em uma cidade vizinha, então nos primeiros 2 anos de curso eu ia e voltava todo santo dia numa viagem cansativa. Por isso, nem pensar em ficar brincando, seria burrice, perder tempo e dinheiro.

Quanto às faltas, a grande maioria dos meus professores não faziam chamada, os poucos que faziam ameaçavam reprovar, mas isso nunca acontecia.
Eu atualmente estou começando o curso de Direito em uma Federal e não é muito diferente, tirando a parte do nível dos alunos e esse lance de falta, porque na minha, falta reprova. Na minha sala tem uma galera que conversa no meio da aula, gente que sai no meio da aula e vaza assim como inconsistências em grade curricular e departamento do curso. O lance é da gente ser esforçado e interessado e aproveitar da forma mais qualitativa possível.
Me formei em Engenharia de produção numa uniesquina, com bolso 100 % graças a Deus.O que eu aprendi em 5 anos foram:

-Esqueça a galera da zuera, ou do fundão, do bar como preferir, forme grupos com aqueles caras que buscam o mesmo que vc , eu entrei com 18 anos e passei raiva tentando fazer trabalhos com essa galera, no fim das contas os caras que me encaixei foram os mais velhos , casadas e considerados "nerds e chatos"
Eu consegui um certo equilíbrio , conciliava os sábados de grupo de estudo , ficar depois da aula, mas tbm conseguia ir as vezes no bar, ser amigo de todo mundo, ir pra festas, enfim primeiro os compromissos com a faculdade depois a diversão.
Estou também buscando qualificação profissional em uma faculdade particular. Não é uma uniesquina, vi que muita gente que passou por ali esta bem empregada, mas o ponto principal é o que o já falaram aqui, que é sobre a galerinha que não sabe o que ta fazendo lá! Gente saindo no meio do aula, pivetão que mais dorme do que estuda, barulheira, lembrando muito o ensino médio. Tenho como meta de vida daqui pra frente estudar bastante até chegar num nível legal de excelência! Estudo admnistração de empresas e quando conseguir concluir o superior partir para uma pós graduação em uma faculdade mais renomada. Pode ser loucura? Sim, mas tem cara que faz o impensável por buceta, gasta grana pra caralho pra impressionar mulher, na minha concepção gastar nos estudos seria investimento do que uma loucura!


Mas temos que seguir um passo por vez,e neste momento, devo focar na gradução obviamente, então as dicas aqui colocadas vão ser importantes e institivamente as sigo, já estava com a mentalidade aqui pregada, agora lendo os posts dos colegas de fórum é fixar essas idéias na mente e seguir em frente
Páginas: 1 2