Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Desenhar: Uma Arte Que Pode Ser Aprendida!
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Quando se fala de desenhos, é muito comum as pessoas pensarem que para isso precisa ter DOM, similar ao que acontece com a música também. Existem, sim, os superdotados, crianças que de forma espantosa fazem o que adultos não conseguem. Inclusive esse é um dos argumentos dos espíritas, de que aquela criança APRENDEU aquilo em sua vida passada. Mesmo que eu não seja religioso, concordo que faz sentido. Mas veja o grifo aí em azul...

Independente sobre a questão do dom, mesmo superdotados podem melhorar aprendendo técnicas. Além disso, eles são poucos. A grande maioria da população são pessoas comuns, e é muito comum artistas renomados que no começo de carreira fizeram desenhos sofríveis.

Talento é um termo que acho mais palpável, digamos assim, pois é aptidão que pode ser trabalhada, lapidada. É uma pessoa que gosta daquilo e tem interesse no assunto. 

Inspirado no Tópico das Obras de Arte, decidi criar este para mostrar um pouco dos mitos que envolvem o mundo do desenho, e a mensagem que quero passar é que qualquer pessoa pode aprender a desenhar, desde que tenha vontade, é óbvio. 

Qualquer artista professor de artes (que se preze e não tenha mentalidade esquerdista) irá dizer isso: O bom desenho é fruto dos estudos, perseverança, paciência e acima de tudo disciplina e humildade do aprendiz! Parece ser simples falar em humildade, mas no mundo dos desenhos não é! Muitos se sentem ofendidos ao receber críticas (construtivas). O principal 'calcanhar de aquiles' creio que de quase todos, e incluo-me nessa Big Grin , é desenhar mãos, animais e cenários.

Mas o que é que o desenhista precisa aprender?  Huh 

Muitas coisas, meu amigo! O básico do básico são a percepção das formas geométricas, perspectiva, luz e sombra, anatomia e proporções. E como se consegue isso? Através de muito treino (e tempo!), repetição dos exercícios e paciência. Não tem segredo! Qualquer pessoa que se dedicar nessa atividade conseguirá ser bom! Mas aviso que os estudos são contínuos e duradouros. anatomia humana, por exemplo, é uma coisa que pode ser estudada pela vida toda.

As imagens a seguir são mais para se ter uma idéia. Pela internet se acha fácil e gratuitamente o passo a passo ensinando pelo menos o básico. Cursos pagos também são bons, pois tem acompanhamento do professor, entre outras vantagens.

[Image: perspectiva.gif]
Perspectiva

[Image: sombra-propria.jpg]
Luz e Sombra

[Image: anatomia.jpg]
Anatomia

[Image: proporcao.jpg]
Proporções

Sei desenhar malemá hominho de palitinho!  Huh

Tenho boas notícias! Sabia que o básico de desenhar personagens são os 'palitinhos'? Através disso o artista tem um guia, que aliado ás proporções do corpo humano - a unidade de medida do corpo humano é a cabeça, a de cima, é claro  Big Grin  - dá pra fazer bons desenhos.

Aqui meu foco será as HQ's, que é uma área que tenho um pouco de conhecimento, inclusive, até fiz algumas, mas infelizmente não concluí nenhuma. Em 2005 fiz um curso por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro, que em minha opinião foi excelente, direto e sem firula! Pesquisando vi que o instituto ainda existe, e parece estar melhor ainda.


Outro grande livro que me ajudou bastante foi o Aprenda a Desenhar com Mozart Couto, que comprei na banca, em 2006. Entre muitas de suas obras magníficas, essa creio que seja uma das mais conhecidas:

[Image: massacration.jpg]

Porém, em meu caso, considero-me no nível intermediário, pois estagnei no conhecimento, e me acomodei em subempregos. Lá por 2009 parei de desenhar, devido ao cansaço do dia a dia. Só no ano passado conheci um amigo no trabalho, que tem grandes idéias sobre roteiro e uma excelente história, e com isso voltei a desenhar, mas bem 'enferrujado' digamos assim.

Caso haja interesse, irei postando mais ao decorrer dos dias, e mostrarei também algumas coisas que criei, para vossa tortura visual Yaoming .

Gostaria de deixar para vocês o canal de um Japa, que manja muito e tem ótimas idéias, e compartilho muito de suas opiniões. Garanto que para quem interesse no assunto este canal seja extremamente edificante.

Existem vários tipos de inteligencia diferentes, cada pessoa desenvolve mais uma inteligência em específico, como por exemplo a lógico matemática, até quem canta bem possui a inteligência relacionada a isso. O desenho está relacionado a inteligência espacial, quem desenha mau tem essa inteligência menos desenvolvida do que quem desenha bem.

 Porém como você disse, qualquer pessoa pode aprender, pois se trata de uma inteligência e a inteligência aumenta conforme é praticada, igual o músculo. Quando eu era criança ganhei uma calculadora em vez de um vídeo game, isso me fez desenvolver mais a inteligência lógica. Quem teve estimulo de pequeno para o desenho, vai ter a inteligência espacial melhor desenvolvida.
Eu quando criança tinha o dom pra desenhar, porém não me dediquei.Tempos atrás andei me arriscando esporadicamente.Pensa em tentar gerar renda com o desenho ou apenas hobby?(tatuagens, designer etc)
@Rozyzz Pretendo, sim, gerar renda, mas não agora, pois estagnei no conhecimento e preciso estudar primeiro e aprender mais. Estou analisando um bom curso e começarei mês que vem.
Meu foco são exclusivamente as HQ's e meu sonho quando adolescente era trabalhar na Marvel/DC/Image, ou criar um selo com meus próprios personagens, mas infelizmente não foi isso o que aconteceu. Por pressão tive que entrar em subemprego, e aos poucos fui deixando o desenho de lado, pois esta atividade exige muito da gente, precisa focar só nisso.

Para se ter uma idéia, passava muito tempo desenvolvendo técnicas e tudo mais para melhorar, me esforçando bastante, mas em contrapartida familiares me chamavam de vagabundo (pesado, não?!). Até elogiavam as coisas que fazia mas nunca viram isso como um trabalho, pelo contrário, falavam que era coisa de criança e que eu tinha que trabalhar... Tenso!

Quando se fala sobre gerar renda com desenho, não dá pra evitar falar que estamos no Brasil, e no geral (tirando os mais esclarecidos) as pessoas aqui pensam isso sobre desenhos:
-Coisa de desocupado, criança, nerd, louco, etc;
-Não acham que isso é trabalho;
-Querem que você desenhe de graça;
-Não há incentivo;
-Grandes artistas brasileiros das hq's (Deodato, Roger Cruz, Madureira, e muitos outros) picaram a mula daqui e só tiveram reconhecimento lá fora;
-Existem grandes artistas por aqui com excelentes idéias/trabalhos e que morrerão sem ter seus trabalhos conhecidos;
Enfim, por aqui só existem empecilhos, por isso a maioria desiste.

Com relação a tatuagens, muita gente já me falou isso, mas não tenho o mínimo interesse. Pra quem gosta é uma boa e dá muito dinheiro.

Não é minha intenção desanimar quem gosta dessa atividade, mas a realidade tem que ser dita. O desenho é um trabalho como qualquer outro, mas que infelizmente por aqui não tem o valor que merece, como Estados Unidos e Japão, por exemplo.

Já pensei em fazer uma doideira tipo Loucuras do Libertador , mas preciso estudar mais primeiro e 'desenferrujar'.

No mais é um bom hobbie para aprender e desenvolver.  
Meu professor de musica sabia desenhar muito bem também, ele me recomendou um livro chamado: desenhando com o lado direito do cérebro, eu to lendo e to gostando de desenhar como um hobby, mas acho que não vai passar disso mesmo. Enfim, dá uma olhada, pode ser util.
@Batoré Te desejo toda sorte e perseverança nessa nova fase de estudos!
Eu sempre tive um lado artístico porém aconteceu o msm que vc, fui pulando de subemprego em subemprego, fiz engenharia , não consegui emprego na área e me vi na estaca zero novamente e em um subemprego rsrsrsrs.

Atualmente estou me dedicando a cutelaria (essa faca do meu perfil não é minha rsrsrs só pra avisar) e espero gerar renda pelo menos pra pagar os maquinários, já vendi algumas por preço camarada pra amigos.

Em geral a arte faz um bem danado pra gente, qdo estou trabalhando nas facas entro no estado de fluxo ou "flow" e esqueço de todos problemas do mundo e a satisfação de fazer algo com as próprias mãos não tem dinheiro que pague.

Abraço e segue firme !
Pessoal fala muito em trabalhar com arte, além do aspecto sonho e realização. Trago um exemplo não só de realização mas de criar mercardo onde não havia...


Tem fila para comprar, são belos adereços decorativos para compor a caveman.....


[Image: 21105968_1557802617613973_34840064146021...e=5C61C554]


[Image: 21105839_1557795694281332_23006739230777...e=5C175801]

[Image: 21230873_1557805624280339_62881403083681...e=5C5856A8]


[Image: 21149985_1557795090948059_66566563825689...e=5C5BB5E6]


[Image: 21230995_1557792740948294_18692937587951...e=5C2890EE]
Desejo boa sorte na sua empreitada @Batoré.
Tbm estou me dedicando a musica, conseguir montar um mini estúdio, por enquanto é apenas hobby mas quem sabe eu possa lucrar com isso algum dia...
@Batoré o que você acha de alguém que nunca desenhou, mas quer dar os primeiros passos com uma mesa digitalizadora? A minha chegou hoje, comprei com o intuito de fazer resumos para concursos e upar na nuvem, pra economizar espaço, dinheiro e tal, visto que criar mapas mentais/resumos consome muito papel, lápis e caneta colorida (sim, eu gosto dos mapas bem coloridos, fica mais fácil absorver o conteúdo).

Queria aproveitar e tbm utilizar o desenho como um hobby, nada muito sofiscado. Já ouvi falar que tem que aprender a desenhar no papel primeiro e depois ir pra mesa. Será que isso é válido pra mim que só quero o desenho como hobby? O que vc acha?
@Davi da Real Acho que todo método é válido para aprender, e você com o tempo e prática irá se definir qual o jeito que acha melhor.

Em minha opinião a vantagem do papel é que há um melhor controle do traço e tem aquela 'pegada' do lápis, e o meu preferido é o 2B e HB. Mas isso também varia conforme o tipo de desenho que você quer fazer.

Não tenho mesa digitalizadora mas fiz alguns testes. Senti falta justamente da pressão do lápis ao tracejar. Não é a mesma coisa, porém aprendi no papel (isso nos anos 90). Mas vi também vantagens, como apagar, colorir, etc. Pode ser que quem aprenda com a mesa desde o início se dê bem.

Há diversos métodos. Um deles e bastante usado é desenhar no papel e completar com programas de computador (Photoshop/CorelDraw ou Gimp/Inkscape). Na imagem a seguir desenhei somente a personagem e os tijolos, com lápis e caneta nanquim, depois o resto fiz no computador. 

[Image: 20190202_145439.jpg]
Demais o tópico. Em breve quero aprender a desenhar e pintar. Estou vendo alguns canais no YouTube e espero algum dia chegar ao nível dos artistas que tenho acompanhado. Meus desenhos de pessoas ficam assimétricos... mas paisagens eu consigo fazer bem. Vamos ver se depois de 45 anos meu cérebro me ajuda com essa nova empreitada. Mas seria muito bom viver de produções artísticas e criativas. Seguindo o tópico.
Concordo com o @Batoré: qualquer pessoa pode desenvolver uma habilidade, basta tempo e treinamento. Talento pra mim é alguma alguma parte do cérebro ou gene mais desenvolvido que permite a pessoa realizar uma tarefa com mais facilidade e rapidez que uma pessoa "normal".
É engraçado também que algumas habilidades puxam outra: por exemplo, se você é um acrobata, terá facilidade para aprender esportes que requeiram o uso da flexibilidade corporal como Le Parkour ou Capoeira ou se você já conhece uma linguagem de programação, será mais rápido aprender outra devido ao conceito bem definido de crisp / booleano em todas linguagens e por aí vai.