Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Dieta flexível: resultados incríveis sem extremismo
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Se você veio achando que "resultados incríveis" é sinônimo de "dieta milagrosa", pode parar de ler agora mesmo!


Tenho visto alguns tópicos aqui falando sobre dietas, algumas radicais e outras nem tanto. Pois bem, vim apresentar a dieta flexível a vocês. Sigo, tenho ótimos resultados e recomendo!

A dieta flexível na verdade não é uma dieta. É uma 'filosofia' de dieta que você pode adotar, unindo com qualquer outra dieta.
A dieta flexível consiste em:

1- Contagem de macros e balanço calórico
2- Adequação ao seu objetivo (queima de gordura, ganho de massa magra ou manutenção)
2.1- Escolha dos alimentos, respeitando as restrições pessoais de cada um (intolerância, alergia, frescura, etc)
3- Escolher a flexibilidade e adotar no seu dia-a-dia
4- Bônus

1- CONTAGEM DE MACROS E BALANÇO CALÓRICO

É bem simples. Conta de 1+1. Não importa o que você coma, você engorda se comer mais calorias do que seu corpo gasta (balanço calórico positivo) e emagrece se comer menos calorias do que seu corpo gasta (balanço calórico negativo). É isso, não importa se você comer brigadeiro ou arroz integral.

A contagem de macros entra aí. Quer um corpo musculoso? Treine pesado e coma proteínas.
A proteína é a responsável pela construção muscular, e o músculo se constrói quando você manda o sangue correr nele e levar os nutrientes pra ele! E isso acontece quando você TREINA PESADO (Pesado é o máximo que você aguenta, não o máximo que você quer aguentar!)

2- ADEQUAÇÃO AO SEU OBJETIVO

Já tá meio explicado no item 1, mas vamos aprofundar:
Sabe aquela fala de "O importante pra você ganhar músculos é comer proteína, o importante pra secar é cortar carboidratos, gordura e sódio" ??? Tá certa até a página 2.

Se você quer ganhar massa muscular, é sim importante comer proteína, mas comer os carboidratos certos é tão importante quanto. O carboidrato é o responsável por levar a proteína ao músculo e fazer ela trabalhar, porque é a fonte principal de energia do corpo.

Mas e se você quiser perder gordura mantendo a massa muscular? Como fazer cortando a fonte de energia do seu corpo?

Spoiler Revelar
TRABALHO DURO!

Óbvio que você precisa diminuir a oferta de carboidratos pro seu corpo usar a gordura, mas não corte! Ele continua sendo importante pro seu músculo. 
Gorduras boas te ajudam a queimar gordura corporal!
Sódio você precisa diminuir, mas não cortar. Ele retém líquido, quando você zerar o sódio vai dar um efeito visual legal, mas o seu corpo vai ficar desesperado por sódio. Quando você voltar a ingerir sódio, seu corpo vai absorver o máximo que conseguir (Já viu o tamanho do rebote né?)

2.1- ESCOLHA OS ALIMENTOS, RESPEITANDO AS RESTRIÇÕES PESSOAIS DE CADA UM


Bem simples e intuitivo. É realmente escolher o que você vai comer. Monte seu cardápio
Exemplo:
Proteínas - Ovo, Peito de Frango, Patinho, Tilápia
Carbos - Batata Doce, Arroz, Inhame, Macarrão
Gorduras - Azeite (temperando as saladas), ômega 3 do peixe, abacate, castanha do pará

Amigo, isso é universal. Você pode usar os alimentos que escolher em qualquer objetivo, só alterando as quantidades.

OBS: Esses são os alimentos base, você vai comer outras coisas! Já te explico.


3- ESCOLHER A FLEXIBILIDADE E ADOTAR NO SEU DIA-A-DIA

Sabe o dia do lixo? Aquele dia maravilhoso, que as vezes é o que te dá motivação pra aguentar mais uma semana? Você pode mantê-lo.

Agora entra a dieta flexível, isso tudo foi só um embasamento teórico.

Além do dia do lixo, você pode fazer mini lixos todo dia! Sim, isso mesmo!

Sabe por que?
Seu corpo não engorda no seu lanche da tarde, seu corpo engorda no intervalo de 24h que conta todas as refeições que você comeu.

Caaaaaalma, não entenda errado e vá comer uma pizza por dia não! A ideia é que nossa dieta tem que ter aderência (não pode ser uma coisa que você vá largar a médio prazo). Aqui o que importa é o equilíbrio. A filosofia da dieta flexível diz que você pode separar uma margem de lixo por dia, algo como 10%. Ou seja, numa dieta de 3000kcal, você pode comer por volta de 300kcal por dia vindas de lixo. Não é como se você pudesse comer 5 Big Mac por dia, mas é uma ótima ajuda no sentido de flexibilizar seu dia e as vezes trazer mais sabor...
Por exemplo, você pode, sem pena e sem medo de ser feliz, almoçar almôndegas prontas  num dia corrido (proteína e gordura ruim, mas cabe nos macros e provavelmente estaria dentro dos 10%). Talvez você também possa pegar aquele frango que tu não aguenta mais olhar e misturar num belo strogonoff

4- BÔNUS

Pra quem tem interesse em seguir esse estilo de dieta, vou deixar aqui algumas ferramentas úteis:

https://tdeecalculator.net/

Esse site te permite calcular sua taxa metabólica basal, te dá 3 opções pra seguir (carbo alto, médio e baixo) e te dá os números que você precisa.

Myfitnesspal : Aplicativo da Under Armour, é muito bom. A versão premium é completa, mas a versão gratuita também ajuda bastante. Você pode colocar todos os alimentos que comeu no dia, ele te dá a quantidade de carbo, proteína, gordura e fibra, diz quanto falta pra você bater a meta do dia e te dá uma projeção de quanto você vai estar pesando em x semanas se seguir exatamente aquilo todos os dias.

Conselho: Coma lixo longe do horário do treino. Após o treino, nosso corpo passa aproximadamente 1h30 absorvendo nutrientes a todo vapor (pra se recompor). Com isso, use a estratégia e coma LIMPO ali. Deixe o lixo pra bem mais tarde ou bem mais cedo.

Conselho 2: Caso você queira perder gordura e manter a massa muscular, te aconselho a dar seu máximo, seja um louco por um mês ou dois. Faça Aeróbico em jejum, tome café da manhã e vá pra academia. De noite, faça 30 minutos de HIIT. Aumente seu potencial e faça isso tudo junto com um mini jejum intermitente (12 a 14 horas de jejum já tá ÓTIMO).

Não sou nenhum expert, fiz isso tudo com acompanhamento de uma nutricionista, ela sabia todos os passos que eu daria. Se você tiver foco e disciplina, você vai conseguir independente disso. Mas aconselho todos que puderem a procurar um(a) nutricionista esportiva(o) boa(bom). Os atalhos são infinitos.

Espero que isso possa ajudar alguém, me disponho a conversar com quem tiver interesse ou dúvidas.



O aço duro é forjado no fogo mais quente.
"Além do dia do lixo, você pode fazer mini lixos todo dia! Sim, isso mesmo!"


Isso é interessante, vc também pode caminhar todas as manhãs para manter a saúde. Isso é bom para a maioria dos bonobos de mentalidade fraca, e para as mulheres com TPM que precisam de um chocolatinho todo dia, um que mara! Cada um na sua.

Isso não funciona para mim, eu me nego ter a mentalidade medíocre, eu como correto de forma paleolítica e eu treino de forma inteligente e pesada, eu fujo da mediocridade, tanto no corpo como na mente; eu procuro a dor, ela faz eu me sentir forte. Comer bolachinha, sorvetinho, que delícia! ahhhhhhhhhh, eu deixo isso para as mulheres e para os bonobos que treinam para "bota o shapiii" e não percebem que o treinamento é um exercício mental de masculinidade.
Eu poderia te apontar o porque desse tipo de dieta ser péssima pro teu organismo mas é só ler o próprio texto, se não faz diferença comer um brigadeiro ou arroz integral(faz diferença) por que diferenciar gorduras boas e más ?
olha o que acontece com quem faz a dieta flexivel :

[Image: 120323022416-drew-manning-male-ideal-story-top.jpg]
Uma coisa que não sigo é dieta...

batatinha doce.... Big Grin que fofura

peito de franguinho sem gosto de nada.....  Big Grin é fitness

Arrozinho integral, quanta delicadeza

Carboidrato de absorção lenta.+ proteinas... Ruge vou competir 

Patinho carne magra sem gosto também, é light

Isso aí é refeição de hospital.



Eu gosto de sabor...

Meu pós treino é um hamburgão 200 250 g de fraldinha, mando moer tudo no açougue 2 vezes, é o corte que tem gordura boa e sabor.

Umas pitadas de sal na hora da fritura sem oleo e na frigideira de ferro é o suficiente.

Aí monto meu lanche que leva egg caipira, queijo prato ou branco, alface no pão frances ou de hamburguer, fico 5 a 6 horas sem ter fomezinha de menina caçando bolachinha de agua e sal ou barrinha de cereais, ou marmitinha de maromba. [meme descontinuado]

O negócio tem sabor e a gordura da carne não gera aquele envelopamento ensebado ou parafinado na boca, faça o teste e é um corte barato.


Essa carne pelo fato de ter gordura gera saciedade, o sujeito não sai atrás de porcaria 2 a 3 horas depois e se entope de carboidrato refinado e merdas sem gosto que em tese aceleram o metabolismo. Sleepy
(11-07-2018, 08:11 PM)Viride Escreveu: [ -> ]Eu poderia te apontar o porque desse tipo de dieta ser péssima pro teu organismo mas é só ler o próprio texto, se não faz diferença comer um brigadeiro ou arroz integral(faz diferença) por que diferenciar gorduras boas e más ?

Sim, acabei me expressando muito superficial... Faz diferença, lógico que faz! Quis dizer que o carboidrato é o carboidrato e ponto (em pequenas quantidades, como um brigadeiro, não faz uma diferença significativa). O carboidrato é complexo ou simples, é refinado ou não, o que mais entra num brigadeiro ou outro doce... Isso tudo influencia, mas em quantidades maiores ou em uma rotina longa.
Moer fraldinha é muito luxo.

Fraldinha para mim é uma carne nobre e não deve ser moída.

No mais já falei em outro tópico que a dieta flexível é uma grande bosta pois todos sabem que a origem é mais importante do que quantidade.
(11-07-2018, 09:56 PM)Bean Escreveu: [ -> ]Moer fraldinha é muito luxo.

Fraldinha para mim é uma carne nobre e não deve ser moída.

No mais já falei em outro tópico que a dieta flexível é uma grande bosta pois todos sabem que a origem é mais importante do que quantidade.

Uma pecinha sai 20 a 35 reais 1,2 kg a 1,5 kg. Eu quero a gordura e não vou fazer churrasco e tem muito doido que paga 20 conto em MC donald e x podrões e 30 em hamburguer gourmet ( de rico ) que são de fraldinha, fraldinha/peito/acem, acem/peito e gordura de peito, maminha/acem/peito.

Luxo é comer fora de casa e mal, um luxo dos lixos br.
(11-07-2018, 07:45 PM)Machado Annihilator Escreveu: [ -> ]"Além do dia do lixo, você pode fazer mini lixos todo dia! Sim, isso mesmo!"


Isso é interessante, vc também pode caminhar todas as manhãs para manter a saúde. Isso é bom para a maioria dos bonobos de mentalidade fraca, e para as mulheres com TPM que precisam de um chocolatinho todo dia, um que mara! Cada um na sua.

Isso não funciona para mim, eu me nego ter a mentalidade medíocre, eu como correto de forma paleolítica e eu treino de forma inteligente e pesada, eu fujo da mediocridade, tanto no corpo como na mente; eu procuro a dor, ela faz eu me sentir forte. Comer bolachinha, sorvetinho, que delícia! ahhhhhhhhhh, eu deixo isso para as mulheres e para os bonobos que treinam para "bota o shapiii" e não percebem que o treinamento é um exercício mental de masculinidade.

Tu faz dieta paleolítica?Discorra sobre se positivo,tenho curiosidade nessa dieta de saber por quem faz.
(11-07-2018, 07:15 PM)Gveiga94 Escreveu: [ -> ]tenho ótimos resultados


Quais são seus "ótimos resultados"?  Quanto tempo vc treina?

Esse tipo de "filosofia" eu considero uma tremenda furada pro bro médio que começou agora na academia (leia-se menos de 2 anos de treino pelo menos). Como eu já falei em uma outra oportunidade, se vc tem um físico e força de merda, VOCÊ TEM QUE PASSAR POR UM PERÍODO DE SOFRIMENTO PARA APRENDER A DAR VALOR AO ALIMENTO E CONTROLAR A SUA CRIANÇA INTERNA. Dieta flexível seguida por esses bros não ensinada nada e praticamente não muda muita coisa substancialmente falando na vida do fulano, é apenas uma ilusão de "eu estou fazendo o trabalho duro pois estou dentro dos macros"

Concordo com o autor que uma certa "flexibilidade" é essencial em qualquer plano alimentar, pq cada metabolismo responde de uma maneira aos determinados alimentos e o que faz mal pra mim, pode não fazer para o sr que está lendo essa resposta. Mas aplicando essa filosofia que convenhamos, é bastante "genérica" no que diz respeito a qualidade dos alimentos, o cara iniciante vai continuar comendo basicamente as mesmas coisas de digestão difícil e baixa biodisponibilidade de sempre, sem nunca saber, conhecer ou melhor, DESCOBRIR qual alimento funciona melhor para sua saúde, funcionalidade e digestão, pq afinal de contas "todo carbo e proteína é igual" segundo os seguidores desse plano. E a tendência básica do ser humano é sempre ir pelo caminho mais fácil, se toda hr o cara pondera que "ah, essa pedaço de pizza é a mesma coisa que uma batata salsa, e está dentro dos meus macros, logo, tudo bem comer só hj" logo ele vai estar só coendo coisas mais fácies de achar e terá voltado a estaca zero, tipo o CJ que come bolo e bolacha no jejum. Mas repito, digo isso do fulano que não tem nenhum senso de disciplina alimentar e é neófito nos treinos, pro cara que já passou poucas e boas, conhece seu corpo minimamente a dieta flexível pode ser interessante e não duvido que dê resultados, como já postei umas fotos de um fulano aí que fez dieta flexível funcionar. 

O mais importante para se chegar a um outro nível, parafraseando o rinoceronte branco, é "aumentar a eficiência da digestão dos alimentos que vc come, para assim poder comer cada vez mais, e poder treinar cada vez mais pesado" (Efferding) e para fazer isso vc precisa descobrir quais alimentos seu corpo se dá bem, quais não, sempre lembrando de levar em consideração a densidade ou alto valor nutricional desses alimentos, pq para o iniciante os MICRONUTRIENTES! não fazem muita diferença, mas para o cara que treina realmente pesado, mais que uma vez por dia inclusive (meu caso) esses "micros" são extremamente importantes para recuperação, e a dieta flexível peca um pouco nisso também, na minha opinião. 

Para descobrir quais alimentos são melhores para sua digestão e eficiência, vc precisa passar por períodos de restrições de alimentos e ver como reage, pular essa etapa é QUERER FUGIR DO TRABALHO DURO, por isso não sou muito fã desse plano de uma maneira geral.

Agora se vc já conhece seu organismo, sabe o que funciona e o que não funciona, eu acho que pode ser um ideia interessante. Inclusive dieta flexível aliada a um jejum intermitente é uma estratégia interessante e eu mesmo já usei que pode ser uma mão na roda para rotinas corridas, desde que o fulano lembre de dar prioridade para as proteínas de origem animal.  

(11-07-2018, 07:15 PM)Gveiga94 Escreveu: [ -> ]Conselho 2: Caso você queira perder gordura e manter a massa muscular, te aconselho a dar seu máximo, seja um louco por um mês ou dois.

Nisso eu concordo com vc e volto a repetir para quem ainda não entendeu:

O ASPECTO MAIS IMPORTANTE PARA SAIR DA MEDIOCRIDADE E ALCANÇAR FORÇA E FÍSICO DE RESPEITO É E SEMPRE SERÁ O TREINAMENTO!!!

Pode comer qualquer merda, sem treinar bem tudo isso não vai influenciar muita coisa. Se está embalando muita gordura, TREINE MAIS. Se não sabe por onde começar e o que comer, TREINE MAIS que logo sua mente começa a se expandir e vc vai saber o que precisa. Se já faz dieta, faça valer a pena TREINANDO MAIS. Para qualquer merda que vc tenha visto na internet que vc ache interessante e que vale a tentativa a resposta é TREINAR MAIS PARA FAZER VALER. A dieta vai influenciar na sua capacidade de recuperação e eficiência sem dúvidas, e não quero dizer aqui que não seja importante, mas ainda não é mais importante que a mentalidade para um treino brutal que é o que vai promover as maiores transformações e adaptações do seu organismo. E quando eu digo TREINAR MAIS, não é só ficar mais tempo na academia, erguer mais pesos em menos tempo ou enfim, pode ser jogar mais algum esporte, se desafiar em coisas diferentes fisicamente exigentes, enfim, pensem fora da caixa.

Apesar de eu não ser adepto dessa plano de uma maneira ampla, gostei do tópico. Mas o autor tome cuidado ao defender uma dieta assim tão ferozmente, que com o tempo vc vai descobrir que existem muitos caminhos a serem seguidos e que estes PRECISARÃO ser enfrentados, por mais que vc se convença do contrário. Se quiser chegar a um outro nível, é claro.
(11-07-2018, 09:04 PM)Minerim Escreveu: [ -> ]Uma coisa que não sigo é dieta...

batatinha doce.... Big Grin que fofura

peito de franguinho sem gosto de nada.....  Big Grin é fitness

Arrozinho integral, quanta delicadeza

Carboidrato de absorção lenta.+ proteinas... Ruge vou competir 

sem falar em quem fica pesando a comida, medindo índice glicêmico e tira gema dos ovos Facepalm 

é isso aí minerim, frescura zero. Ser insano no treino e na mesa
Se você comer como passarinho nunca vai deixar de ser passarinho.
Mas que carallho, da onde vcs tiram essas merdas de opinião? tirar gema de ovo? ficar medindo índice? meça o índice do meu pau rapais ... 

Eu faço dieta e nunca fiz esse tipo de estupidez, isso é coisa de imbecil retardado que gosta de aparecer em rede social e pagar de hardcore. Qualquer merda que vcs leem na internet já acham que é o fim absoluto de todas as coisas, pq meia dúzia de adolescentes retardados fazem esse tipo de bosta vcs acham que todo mundo envolvido com treino e dieta faz também, acordem paspalhos! Aqui no legado mesmo tem uma infinidade de material sobre alimentação inteligente, parem de falar bosta pqp...
O que o minerim falou ali sobre a comida de hospital é uma dieta típica de gente que sofre com diabetes ou prédiabetes.
Batata doce é excelente pra ter massa sem elevar muito o açúcar no sangue porque as moléculas são muito complexas e demora pro corpo quebrar tudo.
O frango não tem gorduras, é a carne amiga de todo diabético.
Arroz branco totalmente proibido, só pode arroz integral e mesmo assim só 4 vezes por dia.
Dieta flexível funciona, mas quando você realmente leva ela a sério, você percebe que quanto mais refinado um carbo é, mais densamente calórico também é, e inevitavelmente você não consegue comer muita besteira, se quiser realmente bater as calorias E as gorduras e proteínas.

Uma tablete de chocolate tem umas 100 calorias, isso ai da uns 3 "sorvetinhos" de frango.
otimo topico
é bom ter uma outra visao
Sei lá, desconfio da eficácia de coisas que prometem resultados sem observar a conjuntura da disciplina alimentar, criando a figura de um dia do lixo institucional, o famoso 'comer sem culpa'. Logo na alimentação que é o aspecto em que grande parte das pessoas sucumbe, pois envolve também um componente mental para seguir a risca uma dieta.

Seria a mesma coisa que o Alcoólicos Anônimos criar um dia em que o alcoólatra que quer largar seu descontrole com a bebida, poder beber uma 'cachacinha sem culpa'.
(01-10-2020, 03:20 PM)Fernando_R1 Escreveu: [ -> ]Sei lá, desconfio da eficácia de coisas que prometem resultados  sem observar a conjuntura da disciplina alimentar, criando a figura de um dia do lixo institucional, o famoso 'comer sem culpa'. Logo na alimentação que é o aspecto em que grande parte das pessoas sucumbe, pois envolve também um componente mental para seguir a risca uma dieta.

Seria a mesma coisa que o Alcoólicos Anônimos criar um dia em que o alcoólatra que quer largar seu descontrole com a bebida, poder beber uma 'cachacinha sem culpa'.

Eu faço dieta flexível, e essa arte do dia do lixo ai é opcional, faz quem quiser, pode-se também fazer apenas a refeição lixo, ou comer limpo, mas aumentar umas 400, 500 calorias no dia que quiser comer um pouco mais.

A dieta flexível faz você saber exatamente quantas calorias está comendo, e te ajuda a descobrir, mais ou menos, quanto você gasta, o que a maioria das pessoas tem dificuldade de entender na dieta flexível, é que se você tiver alma de gordo, você não consegue fazer essa merda funcionar. Sim, você PODE, comer doce, você PODE, encaixar bolachas recheadas na dieta, mas não necessariamente você DEVE fazer isso, e nem é por ser carbo bom ou ruim, a questão é que 3 bolachas tem mais de 100 calorias, qualquer come umas 5 sem nem perceber, nisso você já bebe um copo de leite com café e consegue ficar muito mais satisfeito.

A dieta flexível, é, muito mais uma filosofia do que uma dieta, a dieta em si define o que você deve come, mas contar os macros te deixa mais consciênte do quanto você deve comer, e te ensina que existem alimentos que te saciam e são pouco calóricos(5 ovos não da nem 300 calorias, as vezes) e alimentos muito calóricos(4 tabletes de chocolate, aquele quadrado pequeno do chocolate, dão quase umas 300 calorias também).

Basta definir como meta, sempre bater as proteínas e as gorduras, e ficar mais ou menos no número específico de calorias que você se propos a ficar, que a mágica acontece.

O dia do lixo é opcional e não necessariamente faz parte da dieta, até porque no dia do lixo você não conta as calorias, basicamente, você realmente sai dessa dieta também. Porque encaixar calorias "boas" no meio de "ruins" na dieta flexível, acaba ficando inviável, se quiser mesmo bater os macros(proteínas, gorduras).
não há nenhum problema em peito de frango
tirar gema do ovo é uma maneira de ingerir menos calorias enquanto se aproveita a proteína da clara
arroz vai de cada um
o q funciona com uma pessoa pode nao funcionar com outra
Dieta para mim é algo extremamente simples. Todos os dias, eu tento comer o máximo de proteína que eu posso em 4 ou 5 refeições. Não me importo em comer gorduras e carboidratos, mas meu foco é proteína, o máximo de carne que eu puder comer.

A principal variável na minha opinião é sempre o treinamento, quem treina pesado sabe que é praticamente impossível ficar comendo besteiras durante o dia. O corpo pede comida de qualidade, é até uma questão instintiva. O alimento mais gostoso do mundo pode estar na minha frente no exato momento em que eu saio do treino, mas meu corpo está pedindo por ovos, fígado, frango, etc.

Acredito que o que eu faço atualmente em relação a dieta esteja relacionado a esse conceito de "dieta flexível", mas por não gostar muito desses modismos, digamos que 10% da minha alimentação está relacionada a alimentos deletérios. Acho uma postura equilibrada para a minha saúde mental (já sofri muito no passado com terrorismo nutricional).

Volto a destacar, a principal variável é o treinamento pesado. Ninguém entende nada quando estou na academia parecendo um mendigo, com a camisa suja de ferrugem e toda suada. Mas treinar pesado obriga o sujeito a comer e dormir direito. 

Neste exato momento estou pesando 98kg, meu percentual de gordura deve estar na casa dos 14-15% (ia postar uma foto de semana passada, mas não consegui fazer upload). Me sinto bem da forma que levo esse estilo de vida.
Páginas: 1 2