Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: [Relato] Indenização por abandono afetivo
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
O tema é delicado e complexo, O STJ recomenda bastante cautela no julgamento das ações para não transformar os tribunais em "indústria indenizatória". O número de ações só crescem nos tribunais, alguns pais já foram condenados e outros absolvidos.

Aceito:
Pai é condenado a pagar R$ 100 mil por abandono afetivo de estudante de medicina, em Goiás

Indenização por abandono afetivo não diminui traumas, mas dá sensação de 'justiça'

STJ condena pai a indenizar filho em danos morais por abandono afetivo

Pai é condenado a indenizar filho por abandono afetivo

Negado: 
STJ recusa pedido de danos morais e materiais por abandono afetivo

Abandono afetivo não gera dano moral

Falta de afeto de pai não é indenizável, decide TJ-RS

TJ nega indenização por abandono afetivo

Na minha fase de "vacilão" fiz merda e transei com uma "colega" sem o uso de preservativo Facepalm , o tempo passou e 6 anos depois a mulher veio com o papo de que a filha dela também era minha. Antes dessa revelação ela havia acionado outro colega para assumir a paternidade, contudo, os meses entre o ato sexual e o nascimento da criança não bateram, o suposto pai não assumiu e a mãe deixou pra lá - até me procurar.
Na época a mãe da criança procurou a minha namorada para relatar o fato e pedir que eu assumisse a criança - foi um choque e quase deu BO, pra não dizer que eu me ferrei. Então eu pedi o teste de DNA, parecia que eu estava no programa do Ratinho.  Yaoming  Alguns dias depois o resultado saiu e deu positivo, ainda paguei a metade do exame. 

Atualmente ela está com 21 anos, pago pensão, cerca de R$ 735,00, para custear a faculdade - ela fica se negando a apresentar boletins, acabei descobrindo que ela abandonou o curso ano passado - acredito que seja para prolongar o recebimento da pensão, pois o juiz deu o prazo de dezembro de 2018 para findar o pagamento (ano de formação dela). 
A minha filha foi acolhida e passou a ter o convívio familiar e tudo mais. O nosso vínculo não foi criado no nascimento dela, isso dificultou a termos amor e carinho um com o outro.

O tempo foi passando e a fase da revolta chegou até ela, agora entrou com ação contra mim e está pedindo 100 mil reais de indenização por abandono afetivo. 
A alegação dela, nos autos, é que sofre de transtornos psicológicos e que precisa do dinheiro para custear o tratamento (ela era beneficiária do meu plano de saúde e por desídia deixou de apresentar a declaração da faculdade e foi desligada do plano), além de alegar que nunca teve tratamento como filha. 

Reitero que a situação é delicada e complexa, não fiz nada com dolo para poder prejudicá-la. 

Portanto, fiquem espertos!!!! Caso tenham filhos que morem com as mães, não deixem de registar tudo, nunca imaginei que passaria por tal situação.
Indenização por abandono afetivo é uma aberração; não se pode obrigar um genitor a amar o filho. O que ocorre é uma desvirtuação do dano moral, pra abranger casos como esses, geralmente em tentativa de enriquecimento ilícito. A justiça costuma trabalhar muito contra o homem. E o que mais temos atualmente são magistrados julgando de acordo com sua própria consciência, e mesmo estribados em falsos moralismos.

No meu ponto de vista, não é caso de indenização, a menos que haja algum ato específico do genitor que provoque um dano concreto ao filho. Mas, o simples abandono afetivo, a meu ver, não enseja reparação pecuniária.

BR não perde a oportunidade de meter alguém "no pau" pra arrancar um dinheiro. É ação de abandono afetivo, ação de restituição de ICMS em conta de luz, ação trabalhista, etc.. Em um país com mais de um milhão de advogados e milhares de faculdades de direito, é como largar um pedaço de pão dentro de um aquário; todos os peixes virão tentar arrancar uma pontinha.

Usem camisinha. E conheçam um advogado.
É a legalização da extorsão do Di Menor, protegido pelo ECA, doutrinado pelo MEC, torturado com ideologia de gênero, e para não ficar tudo os benesses para menores de idade tem essa extorsão legalizada.

Isso é falta de pulso firme na educação... Deixem seus filhos para os outros criarem e além da aberração que irá se tornar vai levar uma indenização no rabo.

Falando nisso, alguém viu o caminhao do fórum passando por aqui para se exibir ?
V-Power,boa sorte nesse processo.O teu caso me leva a pensar no bem que o dito anticoncepcional masculino pode fazer aos homens- o foda é que vão dificultar o acesso ao mercado brasileiro.
Boa sorte, V-Power.

hoje é muito comum ver filhos de casais separados sendo restringidos do convívio com os pais, principalmente por mágoas da própria mãe e familia dela, fazendo uma má imagem do pai perante as crianças de forma velada ou até mesmo deliberada. Até hoje nunca vi um caso sequer de uma mãe que efetivamente foi penalizada por alienação parental.

A grande verdade é que os homens separados com filhos ficam a mercê da consciência da mamãe. Financeiramente não tem escapatória, mas o convívio com os filhos será prejudicado de todas as formas, com raras exceções.