Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Os cuidados com a Procrastinação
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
“Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.” 



Esse é o lema de um procrastinador. Um mal que pode lhe trazer estresse e sentimento de culpa por ter deixado suas atividades para última hora. 

Sem contar toda a autodepreciação quando falha por ter enrolado e, consequentemente, não conseguir cumprir o objetivo.

Um procrastinador sempre adia suas demandas. Portanto, faz as suas atividades com um tempo menor que o necessário. O que, na maioria das vezes, resulta em um trabalho de baixa qualidade.

No mundo corporativo atual, que preza pela rapidez e por colaboradores diligentes, proativos e dinâmicos, procrastinar pode resultar em uma sequência de erros e no fracasso de um projeto bem elaborado.



Porque Nós Procrastinamos?



Vamos dar uma olhada rápida no que nos faz adiar. Há várias razões, que estão relacionadas de várias maneiras:

1. Queremos gratificação instantânea. Descansar no sofá é pensado como sendo mais agradável, agora, do que ir fazer uma corrida. Verificação de e-mail ou Facebook é mais fácil, agora, do que fazer esse projeto que você vem adiando. Comer bolo de chocolate é mais saboroso, agora, do que comer vegetais.

2. Temos medo/terror de algo. Podemos ter medo, vamos falhar, ou um olhar ignorante ou estúpido. Estamos na maioria das vezes com medo do desconhecido, que tem mais poder, porque não examinamos esse medo – ele apenas se esconde no fundo de nossas mentes. Temendo algo que nos faz querer deixá-lo sem fazer ou adiar sequer pensar nisso e fazer algo fácil e seguro.

3. É fácil. Sem consequências negativas agora. Quando estávamos na escola e tinha um professor olhando sobre nossos ombros e repreendendo-nos se nós não fizéssemos o nosso trabalho, nós tendíamos a fazer o trabalho. Mas quando chegamos em casa, às vezes, ninguém estaria olhando por cima do ombro… por isso não houve nenhuma consequência negativa imediata para assistira TV ou jogar vídeo game em seu lugar. Claro, teríamos uma amanhã de má qualidade, mas isso não era agora. O mesmo é verdadeiro usando a Internet ou fazendo outros tipos de procrastinação de tarefas – nós vamos pagar por isso mais tarde, mas agora, ninguém está ficando com raiva de nós.

4. Nós superestimamos o nosso próprio futuro. Muitas vezes temos uma longa lista de coisas que pretendemos fazer, porque achamos que podemos fazer muita coisa no futuro. A realidade é geralmente um pouco pior do que esperávamos, mas isso não nos impede de pensar que no futuro será diferente, mais uma vez. Pela mesma razão, nós achamos que é OK procrastinar, porque nós vamos fazer isso mais tarde, com certeza. O nosso próprio futuro será incrivelmente produtivo e focado! Exceto, o nosso próprio futuro também será preguiçoso, e não vamos fazê-lo também. Dane-se o próprio futuro.



Para não procrastinar, você deve fazer o que tem que ser feito de forma ordenada e planejada. Para isso, aqui vão cinco dicas que podem te ajudar:


Reconheça sua procrastinação – Parece óbvio, pois de fato é, mas reconhecer a sua “enrolação” para desenvolver suas tarefas é o primeiro passo;

Comece o dia com a tarefa mais desagradável primeiro - Acabe com isso logo, e após finalizado, não fique voltando a comentar sobre o caso. Caso finalizado é caso finalizado e ficou para trás, no passado. Todo o resto do dia vai parecer mais fácil. 

Um recente estudo comparou dois grupos de pessoas. Um grupo começou um programa de exercícios na parte da manhã. O segundo grupo iniciou um programa de exercícios à noite depois do trabalho. 

Os pesquisadores descobriram que os exercícios matinais, tiveram uma maior probabilidade em ser mantidos seis meses depois, contrário aos que foram realizados a noite. Começar o dia com exercício teve uma probabilidade muito mais alta de levar ao hábito do exercício regular do que os realizados pelo grupo da noite, quando era mais fácil dar desculpas e procrastinar.

Divida em partes o seu objetivo – Fragmente a sua tarefa. Isso aumenta suas chances de não abandonar o projeto e a cada parte cumprida sua satisfação é renovada;

Definir um horário – Defina que horas você começará e terminará cada atividade. Isso te ajudará a ter compromisso.

Presenteie-se – Sempre que cumprir os horários agendados, presenteie-se com um tempo livre . Por exemplo, a cada hora de trabalho, você terá uma pausa de 5 minutos para fazer algo que goste. Mas, logo em seguida, concentre-se novamente no trabalho.

Organize seu local de trabalho – Sempre deixe sua mesa organizada. Uma mesa organizada evita distrações. Também faça anotações em um lugar apenas, pois quando precisar saberá onde está.


.
Muito bom!
- Este texto, me fez lembrar um parte do livro, "O Homem Mais Rico Da Babilônia". No qual o personagem 'Arkad' condenava categoricamente as atitudes daqueles que procrastinavam para as oportunidades de *enriquecer.






Enriquecer: Aqui para nós no fórum, dentro dos nossos contextos do desenvolvimento pessoal, no sentido total da palavra, não somente na questão financeira. 
Excelente texto.
Ótimo texto.

Para aqueles que buscam eficiência, ou a sua filosofia, recomendo textos sobre Kanban.