Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Desmotivação: entenda porque muitos desistem de treinar e estudar
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Desmotivação: entenda porque muitos desistem de treinar e estudar

[Image: over.jpg]

   Quem nunca se sentiu desmotivado pra encarar uma pilha de livros para passar naquele concurso, prova ou vestibular? Quantos vc já não viu desistindo da academia nos primeiros três meses dizendo que "academia não é pra mim"? A desmotivação é uma constante nas nossas vidas, porém como vencê-la? Vamos começar falando de academia e dos extenuantes treinos físicos e porque é tão comum essa "desmotivação" em treinar. Primeiramente, musculação e fisiculturismo é um esporte tremendamente chato por envolver diversos aspectos físicos e biológicos que vão além do esforço físico. É corretamente chamado por muitos de o esporte mais filho da puta que existe.

   A desmotivação acontece porque todos nós desde que saímos das cavernas buscamos o conforto e métodos de simplificar a vida para pouparmos esforços. A raiz da civilização desde os primórdios gira em torno de simplificar os meios de vida para que se poupe esforços e vigor para o lazer ao invés da labuta. A invenção da roda foi um exemplo primário disso. Posso até imaginar o inventor da roda falando "com isso vamos poupar energias em carregar pedregulhos para poder trepar mais em casa! Iuhuuu!".

   Em outras palavras, somos mais condicionados mentalmente a ter prazer em sentar o rabo no sofá vendo Faustão do que levantar ferros por aí e sentir o cansaço físico, algo incomum num mundo onde nem é preciso mais levantar a bunda da cadeira pra mudar de canal.

   Ao começarmos uma atividade física, nos sentimos como voltando as cavernas e tendo que disciplinar novamente o nosso corpo e mente que já estavam viciados no prazer da comodidade moderna, o que é um processo difícil e por isso tantas pessoas não passam dos 3 primeiros meses de academia, porque se sentem agredidas e desgostosas por perder tantas facilidades na rotina. A mente automaticamente aciona mecanismos de defesa para que vc evite aquela atividade, mesmo que ela seja benéfica, e você incrivelmente entra num processo de auto-sabotagem.

   Essas pessoas que desistem por conta de desmotivação dizem que "academia não é pra mim", que "meu negócio não é musculação", falam que "vou largar pq não sinto prazer nisso", como se todos ali na academia gostassem ou possuíssem algum prazer sádico em esgotar seus corpos até a dor extrema ou como se tivessem algum tipo bizarro de repulsa pelo conforto.

   Quem de nós, se pudesse escolher qualquer corpo que deseja bastando simplesmente vestí-lo como uma roupa, ficaria se matando com pesos e dietas experimentais que nada agradam o paladar?
  
   Quem não preferiria sentar o rabo numa poltrona confortável e relaxante ao invés de encarar 1 hora de esteira ou 200kg no supino?

[Image: overtrained.jpg]

   Isso significa que TODOS nós possuímos aptidão e estamos mais propensos ao conforto, mas alguns se "desprogramaram" disso através da determinação e disciplina mental.

   Nem é preciso dizer que isso se estende aos mais diversos campos da vida que envolvem disciplina, não apenas no treinamento corporal. É tão difícil disciplinar o corpo a fazer esforço mental para estudar para uma prova como é difícil alguém passar dos três primeiros meses na academia. Na verdade, tudo reside no mesmo problema: "convencer" seu cérebro e corpo a fazer, de repente, algo de que ele está programado desde sempre a evitar.

   A chave para o sucesso em qualquer atividade necessária e exigente, portanto, é a disciplina e persistência. Seu corpo e mente, condicionados ao mundo moderno onde tudo é feito visando o prazer de nossas bundas, sempre irá protestar quando vc precisar fazer esforço. Porém, os resultados da persistência surgem com o tempo, assim como um pai quando educa uma criança paspalha e birrenta: embora no começo seja difícil educar, com o tempo a compreensão aumenta e as coisas se tornam mais fáceis.

   Não desista nos treinos e drible a desmotivação nos estudos praticando atividades de que você gosta DEPOIS dos estudos. Estabeleça punições e as cumpra caso falte na academia ou deixe de estudar. Com isso as tarefas mais difíceis parecerão não tão dolorosas e agressivas quanto as punições, e será muito mais fácil honrar com seus compromissos sem desistir.

Postado por Doutrinador em 14 de julho de 2011.
Estudar nunca foi problema para mim, mas confesso que estou sentindo algumas dificuldades em aumentar a intensidade de exercício físico. Tenho peso normal e forma física mediana, mas queria subir de nível e não está a ser fácil. No entanto já defini que não irei desistir, até porque as vantagens de o fazer são enormes.
A academia tornou-se o meu refúgio para descontar toda a raiva e estresse do trabalho e relacionamentos que deram errado. Se falto um dia me sinto culpado.
Voltei a treinar fazem 3 semanas, há uns anos atrás eu era totalmente focado com dieta e treino , era feliz e não sabia.
Musculação é uma válvula de escape pra frustações.
É aquele lema: Get umconfortable if you wanna grow. Sair da zona de conforto dói, incomoda, porém é o que irá nos tornar forte.
tem que tirar alguma hora do dia pra treinar. as vezes to bem pra treinar cedo, as vezes anoite e assim vai. tem que ver uma hora que esta disposto a se esforçar.
acho mais fácil estudar que fazer exercício, mas dou meus pulos no treino.
Desmotivação é fruto da nossa tendência de achar que viveremos para sempre, de que somos imortais. "a, semana que vem eu começo"... mês que vem eu dou um jeito"... "agora não tenho tempo" sendo que o próximo minuto pode não chegar... acreditamos que temos todo o tempo do mundo, e a morte não é algo real na nossa consciência... por isso o desespero chega junto com ela... afinal, não estávamos esperando.

Quando a morte for o seu maior motivador, ou seja, quando você entender que tem muito pouco tempo nessa terra para fazer coisas de valor, a desmotivação desaparece.
Quando virá hábito, nem precisa de motivação
Ter foco e resiliência nesse esporte é para poucos... eu mesmo estou 1 mês sem ir a academia por causa de uma reforma aqui em casa, faculdade e trabalho. Fora os bicos de Uber pra levantar uma grana to dormindo 4 a 5 horas por dia. Mas é temporário mau vejo a hora de voltar a puxar uns ferros.
Imediatismo também é um grande fator,  muitas pessoas não tem paciência de esperar os resultados, mas precisam entender que não vai ser treinando dois meses e parando que alcançarão os resultados, é um trabalho constante e diário que requer muita força de vontande e dedicação, e quem não  compreende isso acaba frustrado e desistindo de vez.
fiz academia muitas vezes naquele empolga/para desde 2011

infelizmente é o esporte mais ingrato pois tudo que vc constrói vc perde em poucos meses. Seu shape vai pro ralo só de parar

de uns meses pra cá precisei parar por estar numa situação financeira muito apertada, mas continuo sempre ativo na atividade física pois jogo futebol umas 2x por semana

em breve vou voltar
Quando não tenho tempo, eu simplesmente me viro e pego qualquer móvel que ver pela frente.
O primeiro passo deve ser a mudança de mentalidade. A pessoa tem que ter vontade de sair do nível da mediocridade, ser diferente do homem médio que vive inteiramente guiado pelos seus instintos animais, que está sempre a procura do conforto, do prazer, evitando qualquer empreitada mais dificultosa, que demande esforço e dedicação. Não querer ser o sujeito que chegará  ao final da vida, olhará para trás e verá que não fez nada de relevante. Mas que se por acaso  acontecer, não foi por falta de esforço. É preciso inculcar essa ideia na cabeça até o ponto em que se vê na rua um gordinho atolado em dívidas e pense "Deus me livre de chegar em um estado desses!".

Eu mesmo quando comecei a frequentar o fórum pensava que todo mundo que fazia musculação estava seguindo modinha, para postar nas redes sociais, que aquilo era pura vaidade. Mas não lembrava das horas que ficava sentado em frente ao computador em má postura e depois sentir dificuldade para respirar porque era sedentário. Por isso digo que falta de informação e mentalidade lixo fode qualquer um.

Dito isso, os primeiros dias de treino devem ser encarados como se fossem uma obrigação. Quem começa academia tratando como um hobby não vai muito longe. Constância é essencial, e acredito que a melhor maneira de manter a constância é seguir uma rotina, isto é, procurar treinar nos mesmos dias da semana e no mesmo horário. É preciso ter em mente que quanto mais dias de treino se falha, maior a probabilidade de se parar definitivamente. Então, faltar academia só em casos de estrita necessidade.

Daí é necessário manter o ritmo por um longo período de tempo. Porém, só isso não é suficiente, pois deve-se procurar evoluir sempre, aumentando as cargas, aumentando a intensidade, tomar uns "veneno", porque com a estagnação vem o desânimo.

Quando os resultados começam a aparecer, as pessoas notam, comentam, ficam mais respeitosas. Aumenta a autoconfiança, aumenta a libido, além de outros benefícios já conhecidos por todos. Quando chega nesse estágio, a pessoa não consegue mais ficar sem treinar.

Para finalizar digo o seguinte: o sedentarismo é uma autossabotagem contra a saúde e a masculinidade.
(15-08-2019, 08:21 AM)Héracles Escreveu: [ -> ]Desmotivação é fruto da nossa tendência de achar que viveremos para sempre, de que somos imortais. "a, semana que vem eu começo"... mês que vem eu dou um jeito"... "agora não tenho tempo" sendo que o próximo minuto pode não chegar... acreditamos que temos todo o tempo do mundo, e a morte não é algo real na nossa consciência... por isso o desespero chega junto com ela... afinal, não estávamos esperando.

Quando a morte for o seu maior motivador, ou seja, quando você entender que tem muito pouco tempo nessa terra para fazer coisas de valor, a desmotivação desaparece.

Esse comentário, em conjunto com o do camarada @"Jagunço", deu o verdadeiro norte a ser seguido.

Ótimas contribuições.
2 no @Jagunço e no @Héracles.

Anteriormente a começar a malhar, sempre me sentia cansado e não rendia em qualquer coisa que intencionava fazer. Com a ida à academia, tudo melhorou, mais a união de uma dieta balanceada, corridas no período da manhã, senti uma melhora significativa.

Quem quer fazer algo, não arruma desculpas, vai lá e faz... Sua vida e sua saúde devem ser sua motivação inicial/primordial, o resto, com o empenho e trabalho, se desenvolve.
Eu usaria uma palavra mais simples: disciplina. Não é a motivação e a vontade de ter "xeipi" que me faz treinar há anos ininterruptamente.
Não sou especialista nessa área, mas acredito que motivação é apenas um combustível que agrega,  porém é um valor mais superficial  "subordinado" a um valor mais profundo que a disciplina. 

É a disciplina que mantém, um plano, um trabalho, quando todas as coisas conspirarem contra.


Segue um tópico coligado.

https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=68
(15-08-2019, 08:21 AM)Héracles Escreveu: [ -> ]Desmotivação é fruto da nossa tendência de achar que viveremos para sempre, de que somos imortais. "a, semana que vem eu começo"... mês que vem eu dou um jeito"... "agora não tenho tempo" sendo que o próximo minuto pode não chegar... acreditamos que temos todo o tempo do mundo, e a morte não é algo real na nossa consciência... por isso o desespero chega junto com ela... afinal, não estávamos esperando.

Quando a morte for o seu maior motivador, ou seja, quando você entender que tem muito pouco tempo nessa terra para fazer coisas de valor, a desmotivação desaparece.

Foi bem técnico e assertivo.

Muito boa resposta.