07-11-2017, 07:48 PM
![[Image: teseu_labirinto.jpg]](http://www.labirintodamente.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/05/teseu_labirinto.jpg)
Hoje quero falar sobre um assunto banalizado, nessa geração intoxicada pelos motivacionais fajutos e pelo empreendedorismo de palco, essa geração imediatista que não busca o caminho das pedras, busca atalhos mais fáceis e mais rápidos com menos esforço possível para conseguir o que desejam, e vendo que esses atalhos cheios de pessoas como ela não são tão simples e seguros como pensam ser, simplesmente desistem e se entregam a segurança de não fazer nada, a procrastinação, se anestesiando com entretenimentos, futilidades, pornografia, álcool, drogas, enfim, perdidos dentro de si mesmos, dentro desse labirinto que parece não ter uma saída.
Esse post eu dedico a você, meu caro jovem perdido, procrastinador, inerte que coleciona fracassos e arrependimentos, que não está satisfeito com sua vida e quer ser diferente, melhor, quer se destacar, quer ser bom em alguma coisa além do seu avatar na internet, além do seu alter ego fodão fóruns e redes sociais, você mesmo, que se sente superior, inteligente, vivido virtualmente mas sua realidade de nenhuma forma reflete aquilo que você acha que é, aquilo que você quer realmente ser e aquilo que você pode ser.
Pretendo neste tópico abordar de forma contudente e definitiva a questão do desenvolvimento para aqueles que não aceitam de forma alguma a realidade que lhes é imposta por uma sociedade que te sufoca e desestimula te soterrando e convencendo de que qualquer caminho que escolha resulterá em fracasso, e por estarem perdidos dentro de si em incertezas, frustrações e dúvidas acabam optando pelo caminho mais seguro, não fazer nada ou seguir a manada e fazer como todo mundo faz, se frustrando por não conseguir se destacar em nenhum campo da vida.
Vamos começar em uma minunciosa análise de você mesmo, pare um momento, reflita, olhe para sua vida hoje e tudo que aconteceu para chegar até aqui, olhe para si mesmo, analise sua vida até o momento e responda:
Sua vida está como você gostaria que estivesse?
Você tem um propósito ou objetivo?
Você tem se destacado de alguma forma em qualquer campo da sua vida?
Você está satisfeito como sua vida está?
Ou simplesmente tem se escondido atrás do ego, se enganando, se escondendo atrás dessa identidade virtual de sucesso enquanto na vida real sua vida está completamente parada, sem oxigênio, nada de novo acontece, é apenas uma sucessão de frustrações e fracassos, muitas vezes nem fracassos pois você tem medo de tudo e não é capaz nem de tentar?
Um labirinto nada mais é do que uma complicada e intrincada construção cheia de corredores estreitos com paredes altas. Há diversos caminhos que podem ser percorridos nesses corredores, os quais muitos não têm saída ou simplesmente fazem andar em círculos.
Esta metáfora do “labirinto” mostra-nos que o Homem que se desconhece a si mesmo, e que não sabe como gerir da melhor forma os seus recursos mentais e emocionais, estará sempre à mercê de do que lhe “acontece”, vivendo essencialmente na defensiva ou apenas em “reação” ao que ocorre dentro ou fora de si mesmo caindo em uma espiral de fracassos e insatisfações.
Essa espiral não voluntária é constantemente alimentada dentro da gente, cria vida e garra suficiente para fazer com que consigamos nos perder dentro dos nossos próprios labirintos. E, essa mesma ideia é responsável por nos fazer achar a saída dentro da gente.
É meio que a porta que entra é a mesma que sai, você só precisa entender isso, por mais que pareça extremante fácil talvez seja mais difícil que um verdadeiro labirinto com saídas diversas.
Essa ideia trata-se sobre o que queremos ser ou que mentalizamos em ser futuramente, no presente você vive, nunca pensamos no presente, sempre pensamos no futuro e isso acalenta cada dia mais ficarmos presos dentro dessa mesma bolha, de não saber sair desse labirinto.
Não se entregue a inércia, ao medo e ao comodismo, saia desse labirinto com uma ideia formada e fixa pronta para ser colocada em prática.
Dispa-se de toda sua arrogância, coloque o ego de lado, seja honesto consigo mesmo e me acompanhe nessa jornada nos labirintos do desenvolvimento começando por dentro.
Esse é o primeiro artigo que escrevo e vou postando a continuação conforme for escrevendo.