Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Métodos de estudo
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Fala rapazeada, tudo bem? Estou querendo prestar concurso, mas a minha capacidade cognitiva para estudos é uma merda, inclusive estou fazendo acompanhamento com psicológo/psiquiatra. A minha psiquiatra me recomendou o uso da ritalina, mas estou com receio de tomar, por causa dos efeitos colaterais. Alguém aqui já passou por um problema do gênero?
Fala DAVAS, tudo bem meu caro?

 Então... seja mais específico em seu post, você quer dicas pra estudar pra concursos? Saber se pode tomar tarja preta sem sofrer alguma consequência maior?  Ou saber se alguém aqui no reduto sofre com insuficiência cognitiva? não ficou muito claro sua pergunta, seja mais objetivo.
 
 Se quer dicas pra estudar para concursos, não tem segredo, o YOUTUBE está cheio de professores YOUTUBERS com ótimas vídeo aulas, não está satisfeito? existem inúmeros pdfs de livros didáticos no google drive pesquise, precisa de mais? acesse o site PCI Concursos por exemplo, lá irá encontrar materiais para os mais diversos concursos do país, ou procure por edições anteriores da prova que almeja passar, só fazer uma busca rápida..

  É difícil assimilar os conteúdos das vídeo aulas?, reflita no que você é péssimo, é em Matemática? Português? enfim, comece com o básico desses conteúdos, no próprio YOUTUBE existem cursos básicos de Matemática e Português que é a base pra qualquer tipo de prova que irá fazer, um dos cursos de Matemática por exemplo é o MAB do professor Rafael Procopio, por sinal tem uma ótima metodologia de ensino pra iniciantes, com toda certeza tu irás aprender algo não é possível, e se ainda tiver dificuldades é melhor procurar um outro psiquiatra com uma melhor sanidade mental.





[Image: maxresdefault.jpg]
Meu problema é para absorver o conteúdo, sempre empaco em exercícios mais complicados(exatas, em humanas vou bem). Acompanho o canal do Ferreto para a matemática, muito bom. Mas ainda sim sinto muita dificuldade em exercícios mais complexos.
(10-07-2017, 10:11 AM)Dava Jonas Escreveu: [ -> ]Meu problema é para absorver o conteúdo, sempre empaco em exercícios mais complicados(exatas, em humanas vou bem). Acompanho o canal do Ferreto para a matemática, muito bom. Mas ainda sim sinto muita dificuldade em exercícios mais complexos.

 [Image: 0f9f82a0c817e9f59cb0ca080640aadaf6e50974_hq.jpg]

 Caro DAVAS, isso é completamente normal, é apenas porque você não está ainda acostumado com exercícios que cobram a matéria de um modo mais profundo ou não procurou se aprofundar da maneira adequada, uma vídeo aula não é o suficiente, é necessário ver livros didáticos, livros mais técnicos e demais fontes portanto, vá ver mais teoria até que compreenda o núcleo do assunto depois parta para a prática...

 Não adianta fazer exercícios aleatoriamente, a dica mais importante é procurar edições anteriores da prova que irá fazer, do que adianta por exemplo você estudar com exercícios da UFRJ sendo que irá fazer um concurso do ITA, são duas provas completamente diferentes, estude por edições anteriores das provas, no próprio YOUTUBE tem diversos professores que resolvem as questões da prova com todas as explicações possíveis, mesmo se você não entender de início procure assistir novamente até que entenda o felling, estudar pra concursos vai além de só ler, entender e praticar, é necessário conhecer as estratégias da prova, conhecer a banca, conhecer as edições anteriores da prova... estude de modo consciente, estude com inteligência, muitas vezes ao fazer provas anteriores vc acaba relembrando questões sem ao menos precisar efetuar cálculos ou etc...
Se você tem dificuldade em "guardar o conteúdo", simplesmente revise-o; é o que todo mundo faz.

Para estudar você só precisa sentar na cadeira, colocar o seu material em cima da mesa e começar. 

Esse papo de "não tenho capacidade", "não tenho dinheiro", "sou burro"... Nada mais é do que um atestado do quanto que você está acomodado com a sua situação de merda. Ritalina não vai mudar isso, vai apenas te transformar em um dependente. 

O que vai mudar totalmente sua "falta de foco" é a sua vontade de vencer, sua coragem, sua disposição para isso. Aja! A pior maneira de fracassar naquilo que queremos é nem se quer começarmos o processo de conquista.

Comece a estudar AGORA, com o que você é e com o que você tem a sua disposição, AGORA! o resto é preguiça e vitimismo.
- Escreva, jamais digite ou apenas leia
- Pomodoro para dividir tarefas e matérias.
- Crononograma e metas.
- Um dia só pra planejamento semanal.
Não usa ritalina não vai ficar pior ainda. Como dizia o professor Píer, ritalina vai te deixar retardado.

Siga os conselhos do Awaken, eu ia postar quase o mesmo que ele.

Sobre exercícios de matemática e raciocínio lógico, demandam muitos exercícios, só assim você vai assimilar.
O problema pode estar no seu metodo de estudos e não no seu cérebro.

Como é o seu sistema de estudos atual?
Sendo rápido e simples - não tome Ritalina. 
Leia o livro Aprendendo Inteligência - Pier Luidi, e organiza o conteúdo.
Pouco mas todos os dias. Revisão antes de dormir.
Vídeo aula> resumo > aplicação

Exercícios simples consigo realizar numa boa, complexos que complica um pouco.
(10-07-2017, 09:10 AM)Dava Jonas Escreveu: [ -> ]Fala rapazeada, tudo bem? Estou querendo prestar concurso, mas a minha capacidade cognitiva para estudos é uma merda, inclusive estou fazendo acompanhamento com psicológo/psiquiatra. A minha psiquiatra me recomendou o uso da ritalina, mas estou com receio de tomar, por causa dos efeitos colaterais. Alguém aqui já passou por um problema do gênero?

Faltou você dizer qual o seu objetivo pra concurso. Ou em que área específica que pretende atuar.


Dava Jonas Escreveu:Vídeo aula> resumo > aplicação

Exercícios simples consigo realizar numa boa, complexos que complica um pouco.


Video-aulas são apenas um complemento, não o principal. Procure livros e conteúdo.

Eu uso normalmente esses sites aqui (lembrando que são apenas como referência, não os use como substituto para os livros) pra estudar e reforçar as matérias básicas:

Só Matemática
Só Geografia
Só Física
Só Química
Só Inglês

E o google é seu melhor amigo nessas horas.
So tenho 1 coisa a te falar sobre isso... psicologos e psiquiatras vao querer ficar te cozinhando pra tu continuar consultando com eles, e pegando dinheiro pelas consultas (seja particular ou convenio).

Em relaçao aos metodos de estudos, sou EXTREMAMENTE CONTRA um usuario que nao é funcionario publico ou é mas esteja no estagio probatorio opinar ou ate fazer topico sobre tais metodos de estudo.

Vou explicar por que!

2 usuarios estao trocando informaçoes sobre metodos de estudo, ambos NAO sao funcionarios publicos... apesar da chance de ser muito remota, pode acontecer... de um tal cargo for 5 vagas, 1 deles fica em 5º e outro em 6º... nesse caso eles terao disputado tal ultima vaga e o que ensinou pode ter ficado em 6º e seu 'aprendiz' em 5º... sendo que o 6º acabou se 'auto-sabotando'!
(10-07-2017, 09:10 AM)Dava Jonas Escreveu: [ -> ]A minha psiquiatra me recomendou o uso da ritalina, mas estou com receio de tomar, por causa dos efeitos colaterais.

Primeiro erro, está se consultando com uma mulher, procure um profissional do sexo masculino sério. Mulheres em geral só sabem seguir a cartilha, que recomenda entupir pacientes com medicamentos tarja preta em vez de procurar a causa do problema.

Eu só indico a utilização de Ritalina em ultimo caso, pois eles agem direto no nosso sistema nervoso central.

E os efeitos colaterais, estão ligados ao mecanismo de ação dele, no caso, a estimulação do nosso sistema nervoso central, os efeitos colaterais que eles causam são os seguintes:

Vou colar aqui um pedaço da bula da Ritalina, na parte de efeitos.

Cardiovascular

Anormalidades cardíacas estruturais preexistentes ou outros problemas cardíacos graves: mortes súbitas têm sido relatadas associadas ao uso de estimulantes do sistema nervoso central em doses usuais em crianças (e adultos) com anormalidades estruturais cardíacas ou outros problemas graves. Uma relação causal com medicamentos estimulantes não foi estabelecida, uma vez que algumas dessas condições por si só podem levar a um maior risco de morte súbita. Estimulantes, incluindo Ritalina geralmente não devem ser usados em pacientes com anormalidades estruturais cardíacas conhecidas ou outros distúrbios cardíacos graves que possam elevar o risco de morte súbita devido aos efeitos simpatomiméticos de uma droga estimulante. Antes de iniciar o tratamento com Ritalina, os pacientes devem ser avaliados quanto aos distúrbios cardiovasculares preexistentes e ao histórico familiar de morte súbita e arritmias ventriculares. (A sua médica avaliou se você tem algum disturbio cardiovascular???)

Condições cardiovasculares: Ritalina é contraindicado em pacientes com hipertensão grave. Ritalina aumenta o batimento cardíaco e a pressão sanguínea sistólica e diastólica. Portanto, requer-se cautela no tratamento de pacientes cujas condições médicas submetidas possam estar conciliadas com o aumento da pressão sanguínea ou batimento cardíaco, por exemplo, aqueles com hipertensão preexistentes.

Distúrbios cardiovasculares graves são contraindicados. A pressão sanguínea deve ser monitorada em intervalos apropriados em todos os pacientes que recebem Ritalina, especialmente aqueles com hipertensão. Pacientes que desenvolverem sintomas sugestivos de doença cardíaca durante o tratamento com Ritalina devem ser submetidos a uma avaliação cardíaca imediata. 

Abuso ou eventos cardiovasculares: o abuso de estimulantes do sistema nervoso central, incluindo Ritalina, pode estar associado com mortes súbitas e outros eventos adversos cardiovasculares sérios. 

Cerebrovascular

Condições cerebrovasculares: pacientes com anormalidades no sistema nervoso central (SNC) preexistentes, por exemplo, aneurisma cerebral e/ou outras anormalidades vasculares como vasculite ou acidente vascular cerebral preexistente, não devem ser tratados com Ritalina. Pacientes com fatores de risco adicionais (histórico de doença cardiovascular, uso concomitante de medicamentos que elevam a pressão sanguínea) devem ser avaliados regularmente em relação aos sinais e sintomas neurológicos/psiquiátricos após o ínicio do tratamento com Ritalina. 

Psiquiátrico

Comorbidade de distúrbios psiquiátricos em TDAH é comum e deve ser considerado na prescrição de estimulantes. Antes de iniciar o tratamento com Ritalina, os pacientes devem ser avaliados quanto aos distúrbios psiquiátricos preexistentes e ao histórico familiar de distúrbios psiquiátricos. (Ela fez alguma avaliação dessas? Ou te indicou o medicamento as cegas, como profissionais mediocres fazem, colocando a sua vida em risco?)

Tratamentos do TDAH com estimulantes incluindo Ritalina não devem ser iniciados em pacientes com psicoses agudas, mania aguda ou tendência suicida aguda. Estas condições agudas devem ser tratadas e controladas antes de se considerar o tratamento para TDAH. Em casos de sintomas psiquiátricos emergentes ou exacerbação dos sintomas psiquiátricos preexistentes, Ritalina não deve ser administrada para o paciente a menos que o benefício supere o potencial de risco. 

Sintomas psicóticos: sintomas psicóticos, incluindo alucinações visuais e táteis ou mania foram relatados em pacientes que receberam doses usuais prescritas de estimulantes, incluindo Ritalina. Os médicos devem considerar a descontinuação do tratamento. (Cuidado pra não começar a desenvolver doenças mentais, Dava Jonas)

Comportamento agressivo: agressividade emergente ou uma exacerbação da agressividade normal foram relatados durante a terapia com estimulantes, incluindo Ritalina. Entretanto, pacientes com TDAH podem apresentar agressividade como parte da sua condição médica. Portanto, é difícil avaliar a associação causal com o tratamento. Médicos devem avaliar a necessidade do ajuste da posologia de tratamento em pacientes que apresentam estas mudanças comportamentais, tendo em mente que titulações de dose para cima ou para baixo podem ser apropriadas. A interrupção do tratamento pode ser considerada.

Tendência suicida: pacientes com ideias ou comportamentos suicidas emergentes durante o tratamento para TDAH devem ser avaliados imediatamente por seus médicos. O médico deve iniciar o tratamento apropriado da condição psiquiátrica básica e considerar a possibilidade da mudança do esquema de tratamento de TDAH.

Tiques: Ritalina está associada com o aparecimento ou exarcebação de tiques motores ou verbais. Piora da síndrome de Tourette também foi relatada. Antes do uso de metilfenidato(Ritalina) para tratamento da TDAH, deve-se observar o histórico familiar e realizar uma avaliação clínica dos tiques ou síndrome de Tourette em crianças. Pacientes devem ser regularmente monitorados em caso de emergência ou piora dos tiques durante o tratamento com Ritalina. 

Abuso

O abuso crônico de Ritalina pode conduzir à tolerância acentuada e dependência psicológica com graus variados de alterações comportamentais. Episódios de psicose franca podem ocorrer, especialmente com o abuso por via parenteral. Recomenda-se cautela em pacientes emocionalmente instáveis, tais como aqueles com história de dependência de drogas ou alcoolismo, pois eles podem aumentar a dose por iniciativa própria. (Por causar dependência, vício e tolerância como as drogas ilegais causam)

Convulsões

Ritalina deve ser usado com cautela em pacientes com epilepsia, já que a experiência clínica tem demonstrado que o medicamento pode causar um leve aumento na frequência das crises, em alguns destes pacientes. Se a frequência das crises aumentar, Ritalina deve ser descontinuada. 

Retardo do crescimento

Tem sido relatado uma moderada redução no ganho de peso e um leve retardo no crescimento com o uso prolongado de estimulantes, incluindo Ritalina, em crianças. O crescimento deve ser monitorado de acordo com a necessidade clínica durante o tratamento com Ritalina e pacientes que não estão crescendo, ganhando altura ou peso como esperado, podem ter necessidade de interrupção do tratamento. 

Efeitos hematológicos

Os dados de segurança e eficácia a longo prazo sobre o uso de Ritalina não são completamente conhecidos. Consequentemente, os pacientes que necessitam de terapia a longo prazo devem ser cuidadosamente monitorados e submetidos, periodicamente, à contagem completa e diferencial de células sanguíneas e de plaquetas. No caso de distúrbios hematológicos, deve-se considerar uma intervenção médica apropriada. 

Descontinuação

É necessária supervisão cuidadosa durante a retirada do fármaco, uma vez que isso pode precipitar depressão, assim como consequências de hiperatividade crônica. O acompanhamento a longo prazo pode ser necessário em alguns pacientes. 

Só complementando Dava Jonas:

Podem ocorrer reações paradoxais e psiquiatricas que são agitação, agressividade, ilusão, alucinações, psicoses. Mas nesse caso, os efeitos tem maior chance de ocorrer em idosos e crianças. Mas em adultos, apesar de menos frequente, também ocorrem.

E ainda causam dependência física e emocional. Quando você tentar parar vai ter crise de abstinência, além do efeito rebote, que é um forte efeito oposto do desejado de forma passageira assim que parar de utilizar o medicamento.

Pense nisso Dava Jonas, será que o risco-benefício vale a pena?
O uso do medicamento pra supostamente aumentar a sua concentração mas vai te deixae com sequelas futuras pro resto da vida. Aquela pessoa passiva, lenta e lesada e com prolemas neurologicos e cardiacos. Não recomendo isso para nenhum realista, deixe esse tipo de coisa para as balzacas e feministas usarem.
Davas, é necessário dominar a Matemática Básica, após isso tente resolver exercícios de prova, se não conseguir peça ajuda para alguém, um amigo mais preparado ou um professor particular. Com o tempo você vai adquirindo o poder de resolver exercícios com mais facilidade. Nunca fiz para poder recomendar, mas já ouvi falar que o Kumon possui uma dinâmica que acelera seu racíocinio, pesquise sobre ele e verifique se há uma unidade no seu município.

Eu recomendo estudar para concursos que possuem uma boa base de dados, pelo menos 10 provas anteriores. Uma estratégia eficiente é identificar os assuntos dos exercícios das provas anteriores e buscar na teoria. Após resolver todos exercícios e elaborar resumos, você terá um bom material pra revisão e a partir daqui você vai se desafiando e escalando provas mais difíceis até ficar afiado pra prova que irá fazer.
Pratique musculação.
(10-07-2017, 06:34 PM)Axl Rose Escreveu: [ -> ]Pratique musculação.

2
(10-07-2017, 06:34 PM)Axl Rose Escreveu: [ -> ]Pratique musculação.

2
[/quote]
3

Pratique de forma vigorosa, de forma que canse o corpo e descanse a mente.
Cada sujeito aprende melhor de uma forma específica. Vc precisa encontrar o melhor método para si, e isso é experimentação.

Evite drogas.
Dá uma olhada no ciclo eara do Fernando Mesquita- eu uso,me fez evoluir mais rápido,pois as sessões de estudos são mais curtas.Mapas Mentais também são ótimos pra usar na revisão.
http://blogdofernandomesquita.com.br/bas...-publicos/
Não curto musculação, prefiro mais luta/pedalada.
Páginas: 1 2