Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Montar currículo
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Boa noite companheiros,

Fim desse ano me formo na faculdade (exatas) e estava agora fazendo meu currículo para Estágio, mas algo que vem me preocupando é que não tenho experiência, o que me deixa com a impressão de um currículo meio "cru".

Peguei um modelo de currículo com a seguinte estrutura:


- Objetivo
- Resumo de qualificações: aqui coloquei algumas habilidades minhas e certos conhecimentos
- Formação acadêmica
- Idioma
- Formação Complementar: coloquei um curso que fiz no qual tenho certificação
- Conhecimentos de informática

Não sei se um currículo deve ser grande, mas o meu deu apenas 1 página.  O que posso fazer pra ter um bom currículo, já que o fato de ser uma universidade pública já não significa quase nada.
Nome Completo
________________
Estado Civil
Idade
Endereço
Cidade
Telefone
Email



- Objetivo
(Coloque: "Trabalhar em TI")

- Formação
(Faculdade, Curso, Ano de Conclusão)

- Cursos de Extensão Ou Atividades Extra-Curriculares
(Qualquer curso que você tenha feito. Palestras, Workshops, Seminários. Qualquer coisa que vc adquira um certificado.)

- Idiomas

- Experiência Profissional
(Empresa/Cargo/Descrição do Cargo/Ano)
(Se vc não tem experiencia alguma, vc pode colocar trabalhos informais (os chamados bicos), ou qualquer experiencia sem registro.)
Não coloque resumo de qualificações. Isso é balela! Não encha linguiça, coloque o que eu postei ai que está excelente!

Recrutador algum se convence lendo resumo de competencias. Isso é furada. Se fosse importante, não haveria testes, dinamicas, provas situacionais, nas entrevistas,

Aplicamos tudo isso justamente para avaliar o candidato.

PS. Eu trabalho na area.
(02-01-2017, 10:54 PM)Mandrake Escreveu: [ -> ]Não coloque resumo de qualificações. Isso é balela! Não encha linguiça, coloque o que eu postei ai que está excelente!

Recrutador algum se convence lendo resumo de competencias. Isso é furada. Se fosse importante, não haveria testes, dinamicas, provas situacionais,  nas entrevistas,

Aplicamos tudo isso justamente para avaliar o candidato.

PS. Eu trabalho na area.

O que me ferra é que passei a minha graduação toda estudando e fazendo cursos online e acabei não pegando nenhuma experiência nem mesmo com trabalhos informais.

O fato do currículo ser pequeno é um problema? Existe alguma regra pra formatação?

EDIT: Posso colocar cursos online que tenho certificado como Udemy, Coursera , etc ou esses cursos online são mal vistos?
Currículo pequeno NÃO é problema.
Encheção de linguiça É problema.

O Mandrake já deu um toque de como deve ser.

Na faculdade você não fez iniciação científica? Monitoria? Não deu aula particular?
Supondo que você queira trabalhar em TI, existe alguma área mais nobre que você tenha destaque? Análise de algoritmos? Você participou de algo extra-curricular interessante nisso?

Se a resposta pra tudo isso é "não", então não coloque nada.
Pare com essa neura. Ficar enchendo linguiça é pior! Só vai mostrar que você não tem nada a oferecer e precisa mentir.
(03-01-2017, 10:11 AM)TheOak Escreveu: [ -> ]Currículo pequeno NÃO é problema.
Encheção de linguiça É problema.

O Mandrake já deu um toque de como deve ser.

Na faculdade você não fez iniciação científica? Monitoria? Não deu aula particular?
Supondo que você queira trabalhar em TI, existe alguma área mais nobre que você tenha destaque? Análise de algoritmos? Você participou de algo extra-curricular interessante nisso?

Se a resposta pra tudo isso é "não", então não coloque nada.
Pare com essa neura. Ficar enchendo linguiça é pior! Só vai mostrar que você não tem nada a oferecer e precisa mentir.

Infelizmente a resposta é não pra tudo. Não é TI não é estatística.

Mas eu não devo colocar nada em resumo de qualificações como por exemplo

Resumo de Qualificações:

- Trabalho em equipe, proativo, perfil analítico.
- Habilidade para atuar no auxílio de diversos setores.
- Habilidade para elaboração de relatórios

Sem isso deu meia página.
(03-01-2017, 10:18 AM)Thomas Andrews Escreveu: [ -> ]Mas eu não devo colocar nada em resumo de qualificações como por exemplo

Resumo de Qualificações:

- Trabalho em equipe, proativo, perfil analítico.
- Habilidade para atuar no auxílio de diversos setores.
- Habilidade para elaboração de relatórios

Sem isso deu meia página.

Porra cara, "trabalho em equipe"? "proativo"?
Isso é encheção de linguiça pra cacete! É básico pro ser humano essas coisas. E até o nego mais isolado, anti-social, com transtorno de personalidade esquizoide, pode pôr essas coisas no currículo. Você deve pôr algo com mais certificação.

"Auxílio de diversos setores"
Mas que porra de merda é essa habilidade?! Eu não consigo nem destruir porque não dá pra entender o que isso fala.


"Elaboração de relatórios"
Tipo... Para elaborar relatórios, de maneira geral assim como você falou, são suficientes duas habilidades:
Não ser analfabeto, não ser retardado; 


Porra velho, se for pra embromar, melhore o nível da linguiça.


Desculpe o meu jeito rude de falar, mas é pra você entender de verdade.
(03-01-2017, 10:44 AM)TheOak Escreveu: [ -> ]Porra cara, "trabalho em equipe"? "proativo"?
Isso é encheção de linguiça pra cacete! É básico pro ser humano essas coisas. E até o nego mais isolado, anti-social, com transtorno de personalidade esquizoide, pode pôr essas coisas no currículo. Você deve pôr algo com mais certificação.

"Auxílio de diversos setores"
Mas que porra de merda é essa habilidade?! Eu não consigo nem destruir porque não dá pra entender o que isso fala.


"Elaboração de relatórios"
Tipo... Para elaborar relatórios, de maneira geral assim como você falou, são suficientes duas habilidades:
Não ser analfabeto, não ser retardado; 


Porra velho, se for pra embromar, melhore o nível da linguiça.


Desculpe o meu jeito rude de falar, mas é pra você entender de verdade.

HAHA relaxa pode falar do jeito que quiser, como é a primeira vez que faço e não tenho muito conhecimento sobre, pesquisei na internet e vi uns vídeos no youtube com o pessoal falando que era importante colocar essas coisas, que pessoal de RH só lê resumo e tal, mas vou deixar só o basicão mesmo.
Exatamente, currículo pequeno não é problema não...
Quando vc coloca essas habilidades, os recrutadores dão risada ao lerem o curriculo. Pq o que vale mesmo, é no momento da entrevista. É lá que o recrutador avalia se o candidato é proativo ou não....

O diferencial em um curriculo é ele estar bem organizado e objetivo. É o modelo que eu postei acima...

Busque entrar em contato com a sua area... Fazer atividades extracurriculares de sua area, pq isso ajuda muito, vc que não tem experiencia alguma.

Converse com algum professor, converse com o coordenador do curso... Eles devem te ajudar. Busque networking.
Outra coisa, quando é primeiro emprego e não possui experiencia de nada. Coloque "Primeiro Emprego" no campo Objetivo
Citação:pessoal de RH só lê resumo e tal, mas vou deixar só o basicão mesmo.

Recrutadores leem em media mil curriculos por dia...

Se vc não for objetivo e organizado, seu curriculo vai pra lata de lixo.. Recrutador não gosta de perder tempo não... Se não está tudo especificado (objetivo, formação, extensão, experiencia), não perde tempo de ficar analisando não.. Vai pra lata de lixo ou no caso, lixeira do email.
(03-01-2017, 01:06 PM)Mandrake Escreveu: [ -> ]
Citação:pessoal de RH só lê resumo e tal, mas vou deixar só o basicão mesmo.

Recrutadores leem em media mil curriculos por dia...

Se vc não for objetivo e organizado, seu curriculo vai pra lata de lixo.. Recrutador não gosta de perder tempo não... Se não está tudo especificado (objetivo, formação, extensão, experiencia), não perde tempo de ficar analisando não.. Vai pra lata de lixo ou no caso, lixeira do email.

Obrigado pela ajuda, no caso as vagas que estou buscando são de estágio por ainda não estar formado. No objetivo coloquei assim

Objetivo: Estágio Estatística

Devo especificar algo de primeiro emprego no objetivo?
No caso, vc especificou que deseja atuar na area que está estudando.

No caso de especificar "Primeiro Emprego", no objetivo, vale para adolescentes que estão saindo do ensino médio e não possui um curso técnico. Não tem uma area especifica.