Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Como Vencer a Timidez – Parte 3
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.



Como Vencer a Timidez – Parte 3



Antes de entrar direto nas técnicas práticas para diminuir a timidez, vamos conversar um pouco sobre algumas teorias básicas dos autores mais famosos sobre o assunto, alguns termos que confundem a galera e na parte 4 entramos com dicas poderosas e infalíveis.


Como o Doutrinador relatou nos textos anteriores, também passei minha adolescência como introvertido. Assim, na adolescência a vontade de conseguir uma namorada aumentou e comecei a ler alguns livros sobre timidez, como paquerar, etc.


Li todos esses materiais PUA sobre timidez e alguns livros mais sérios sobre o assunto. Mas, dos livros que li um explicou bem essa diferença entre introvertidos e extrovertidos. O livro se chamava “A vantagem do tímido”. De acordo com esse livro,“há um introvertido para cada três extrovertidos. Como conseqüência disso, os introvertidos precisam desenvolver habilidades para lidar com isso ao longo da vida, já que sofrerá uma grande pressão para ‘melhorar’, para agir como o resto do mundo. O introvertido é pressionado dia após dia, desde quando acorda, a reagir e seguir os moldes do mundo exterior.”


[img=118x0]https://i2.wp.com/1.bp.blogspot.com/-P0mts-2nSEI/TeUfzj2WJAI/AAAAAAAAAZA/SUMnBzK6eRo/s1600/2.jpg?resize=118%2C160[/img]

Carl Gustav Jung


O livro também falava que ninguém é 100% extrovertido ou introvertido. Algo parecido com que Jung falava: “ambas as atitudes existem dentro dele, mas só uma delas foi desenvolvida como função de adaptação; logo podemos supor que a extroversão cochila no fundo do introvertido, como uma larva, e vice -versa. “ Freud era extrovertido e Jung, seu discípulo mais brilhante, era introvertido. Freud acreditava que o objetivo do desenvolvimento psicológico era encontrar satisfação na realidade externa. Jung e Adler (que também era introvertido) discordaram de Freud porque ele começou a usar o conceito de introversão como doentio e negativo. Jung julgava saudável e necessário todos os pontos da régua abaixo e a medida que envelhecemos a maioria se aproxima do centro dessa régua:




Para Jung, “extroversão e a introversão são duas atitudes naturais, antagônicas entre si, …Em sucessão harmônica, deveriam formar o ritmo da vida. Alcançar esse ritmo harmônico supõe uma suprema arte de viver. Jung acreditava que havia uma base psicológica para termos essas predisposições. A ciência neurológica atualmente tem descoberto que Jung estava certo. Mas é uma pena que a maioria dos psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, hoje em dia ainda venham seguindo mais as teorias de Freud. Como curiosidade, dois filmes interessantes que exemplificam como agem os introvertidos são: o “O Resgate do soldado Ryan”, onde um capitão introvertido comanda a tropa.






Outro filme é “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, onde uma moça francesa introvertida atraí um rapaz introvertido.








– São atraídos pelo mundo externo (atividades, pessoas, lugares e coisas);
– Tendem a ocupar os espaços, são expansivas;
– Possuindo uma facilidade um pouco maior para se adaptar a situações externas;
– Longos períodos de relaxamento, contemplação interior, solidão ou companhia de uma única pessoa lhes tiram o estímulo;
– Gostam de tomar a iniciativa;
– Expressam-se com facilidade;
– Gostam de conversar superficialidades;
– Conseguem improvisar quando não sabem um assunto;
– Possuem muitos amigos; 
– Pensam e falam ao mesmo tempo;



10 principais características dos introvertidos







– É voltado para o mundo interno (idéias, impressões, emoções);
– Precisa de locais tranqüilos pra pensar melhor;
– Sente o mundo externo como algo ameaçador; 
– As impressões sobre esses objetos externos são mais marcantes que os objetos sem si;
– Se sentem desgastados quando interagem muito com o mundo externo;
– Preferem assuntos mais profundos e importantes a superficialidades;
– Como não consegue improvisar, preferem falar de um assunto quando estudam ou lêem tudo ou quase tudo daquele assunto;
– Absorve a informação externa, reflete e amplia; 
– Possuem menos amigos, mas com mais qualidade; 
– Hesitam antes de falar.




Uma diferença interessante entre extrovertidos e introvertidos é que o introvertido tem um “desgaste psicológico” quando se volta muito para fora e enfrenta estímulos externos (festas, reuniões, etc). É como se o introvertido fosse um “sedentário em interações sociais” e por isso quando é focado a exercitar seus “músculos sociais” ele vai se desgastar rápido por não está acostumado a fazer isso, já o extrovertido se exercita socialmente todo dia e toda hora.


OBS.: Antes de começar nosso “treinamento social” com as dicas e técnicas é muito importante primeiro você verificar que nível de timidez você está. Abaixo vamos conceituar e diferenciar alguns termos interessantes para verificar se você não tem algo mais grave que uma timidez.




Introversão – capacidade saudável de entrar em contato com seu mundo interior. Os introvertidos gostam de conversar e possuem habilidades sociais, porém preferem conversar com uma única pessoa, enquanto as atividades em grupo representam excesso de estímulo e os cansam mais rápido.





Timidez – ansiedade social, acanhamento extremo quando se está rodeado de pessoas. Pode ter raízes genéticas, mas também pode ser adquirido a partir de experiências na escola, com amigos e com a família. Falta de autoconfiança em situações sociais. Medo do que os outros pensarão de você. Produz suores, tremores, vermelhidão no rosto, palpitações, excesso de autocrítica e uma sensação de que as pessoas estão rindo de você. Sensação é que você está sozinho e tem um holofote de luz sobre você e o seu desejo é sumir pra outro lugar, igual no filme “Jumper”. A timidez não é o que você é (como a introversão), por isso é suscetível a mudanças. Os extrovertidos que tem necessidade de estar com outras pessoas podem sofrer mais se forem tímidos. A boa notícia é que é possível aprender estratégias para alterar seu comportamento e reduzir significamente sua timidez.




Timidez amorosa – um tímido amoroso geralmente é virgem e possui muita dificuldade em iniciar qualquer diálogo com mulheres por causa de um forte sentimento de ansiedade. Grande parte sofreu abuso físico e psicológico dos pais e frequentemente não puderam obter qualquer apoio emocional. No filme “O Virgem de 40 Anos”, o ator Steve Carell interpreta um homem de meia-idade, que sofre de timidez amorosa.




Fobia social – ansiedade e ataque de pânico quando em grupos sociais, tremores, suores, palpitações e isolamento social. Temor por estar sendo observado e avaliado. Ao contrário da timidez, a pessoa que tem fobia social não consegue melhorar sem tratamento psicológico.




Misantropia – Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). Um misantropo é alguém que odeia a humanidade de uma forma generalizada. Muitos gostam de viver em isolamento.






Transtorno de personalidade esquiva – caracterizado por um padrão predominante de inibição social, sentimentos de incapacidade, sensibilidade extrema a críticas ou repreensões, e uma tendência à solidão ou isolamento. Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva vêem a si mesmas como socialmente inadequadas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. O transtorno de personalidade esquiva não deve ser confundido com o transtorno de personalidade esquizóide. Enquanto os esquizóides apresentam falta de interesse nas relações sociais, os esquivos têm muito interesse, mas sua timidez excessiva age como um bloqueio em tais relações. Outra diferença é que os esquizóides são imunes às críticas e a elogios, e esquivos são muito sensíveis às mesmas.






Esqueizóide – São pessoas que não possuem interesse em relações sociais. Possuem tendência ao isolamento e à introspecção, e frieza emocional, por terem medo de se tornarem vulneráveis. Na maioria dos casos, os indivíduos cresceram em lares traumatizantes e/ou negligentes.





Síndrome de Aspesger – se você se interessa por um único tema, tem manias repetitivas diárias estranhas, não tem coordenação motora e é totalmente antissocial. Você pode ter essa síndrome. Se você acha que possuí essa síndrome muitas pessoas famosas, atores de Hollywood e até bilionários possuem ou já possuíram essa síndrome quando crianças. Alguns exemplos de pessoas que têm ou tiveram essa síndrome: Charles Darwin, Bill Gates, Mozart, Albert Einstein,Nietzsche, etc. 






Mais detalhes de nesse site  http://sindrome-asperger.dimensionebrasile.com/tag/famosos-com-sindrome-de-asperger/ 

Filmes sobre a Síndrome de Aspesger – http://www.parallax.com.br/anjosdebarro/tmp/filmes.htm[url=http://www.parallax.com.br/anjosdebarro/tmp/filmes.htm][/url]





Postado por Doutrinador no dia 9 de Novembro de 2011.