Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Como Vencer a Timidez – Parte 2
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.




Como Vencer a Timidez – Parte 2




Como visto na lição anterior, tímidos se consideram inferiores aos demais e automaticamente se acham um lixo. Com isso perdem o respeito por si e ficam por aí esperando que alguém lhe ofereça uma esmola, ou que apareça alguma garota com super poderes oriundos de uma chuva de meteoros, que seja capaz de ler o que ele “é por dentro” só pelo olhar.


Agora que você já aprendeu que não tem uma doença transmissível e aprendeu a falar com outros olhando nos olhos ao invés de se esconder atrás de uma franja ou andar de cabeça baixa, vamos falar da aparência e porque ela é importante.


Todo tímido acha que ninguém liga pra ele e, portanto, não vê necessidade de se arrumar. Na faculdade, estudei com um colega que era mais alto, tinha melhor aparência e mais cabelo do que eu. Mas o cara se vestia como um lixo e se considerava inferior só porque era introvertido e não era um palhaço.


Depois vinha perguntar por que era vítima de bullying (embora a culpa principal seja dos bullyers claro), perguntava por que era impopular com as garotas e por que não conseguia o respeito dos outros. Ele atribuía a culpa disso à timidez, mas na verdade o problema é que ele superestimava sua timidez e se encarava como doente mesmo não sendo.


Todo tímido sonha que alguém apareça na sua vida e olhe “o que ele é por dentro”. Só que relacionamentos não são um filme da Disney, são movidos por troca de interesses e se você não aparenta ter poder de barganha não recebe nada.


Na prática, se através da aparência e atitudes você comunica que se considera um fracassado, as pessoas irão lhe ver assim. É politicamente incorreto dizer isso, mas o fato é que o mundo é levado por aparências e as pessoas julgam no mínimo 90% de você pela sua aparência.


Tímidos geralmente invejam as pessoas magnéticas, extrovertidas e falastronas. Mas não percebem que essas pessoas agem como verdadeiros vendedores: descobrem suas qualidades e as realçam para que se tornem altamente atrativas para os relacionamentos.






Imagine que você queira vender algo que possui e, portanto, queira achar um meio de gerar a atração do público nele. Um bom vendedor destacaria as qualidades do produto e esconderia os defeitos. Já o mau vendedor diria: “acho isso uma merda, mas tenha pena de mim e compre-o!”. É exatamente assim que os tímidos agem. Não sabem realçar suas qualidades e evidenciam seus defeitos através da aparência desleixada, como que esperando um Messias salvador. Já os extrovertidos e magnéticos fazem justamente como o bom vendedor: destacam o que possuem de melhor, cuidam da aparência e jogam os defeitos (sim, eles não são perfeitos) pra debaixo do tapete.


Esqueça as mulheres que dizem que gostam de você pelo que você é “por dentro”. Mentira. Ninguém é capaz de enxergar isso a primeira vista e não estará interessado em saber o que você tem “por dentro” se você aparentar ser um completo fracassado por fora. Caia na real. Nenhuma mulher pensa “nossa, vou chegar ali naquele cara desleixado com cabelo bagunçado, óculos ridículos, linguajar de elfos incompreensível, fedorento e roupa amarrotada, porque talvez ele tenha algo bom por dentro”. Não vão. Talvez sua mãe pense assim a seu respeito, mas pode ter certeza que outras mulheres, colegas de sala de aula e até mesmo empregadores, não.


A experiência mostra que mulheres e pessoas em geral preferem sair com os “bonitões” que são podres por dentro do que os desleixados que são bonitos por dentro. O que fazer então? Seja superior aos dois.
Sua aparência é isca para as relações, portanto nada de bancar o tímido “rebelde incompreendido” que não liga pra aparência e quer se isolar por se achar um monstro, ou fazer bizarrices no corpo/vestimenta como forma de protesto. Isso não funciona e é contraproducente.



Exercício viril: olhe atentamente para o espelho e faça um relatório do que viu. Provavelmente verá aquele cabelo estilo ninho de pombo, uma cara inchada ou com olheiras geradas por punheta no computador a noite toda, corpo excessivamente gordo/magro, aspecto de frango/doentio, expressão depressiva, palidez, barba mal feita, roupas desproporcionais ao corpo, etc. 


Portanto, seu alvo agora é mudar essa imagem. Leia meus conselhos sobre alimentação e academia e invista nisso (investir, não esqueça esta palavra). No começo vai ser difícil sair do porão e se adaptar à luz do dia, mas não desista. Descubra suas qualidades e defeitos e faça uma lista deles, procurando métodos de “turbinar” suas qualidades e métodos de corrigir seus defeitos. 


Responda a pergunta: “como posso evidenciar meus dons e qualidades?”. Se tiver dúvidas de como colocar o exercício em prática, pergunte a mim e a outros através da página de comentários do site. Mas tente primeiro antes de perguntar.



Atenção: não estou dizendo para você sair por aí com uma calça laranja fluorescente e cabelo de Justin Bieber, só porque os outros estão usando isso. Simplesmente vista-se bem. Roupas asseadas, cabelo com corte decente e arrumado (use um gel se o seu cabelo parece um ninho de pombo), perfume favorito, sapatos limpos, ROUPAS DO TAMANHO CERTO, óculos discretos que combinem com seu rosto ou mesmo lentes de contato. 


Se você mesmo não se julgar interessante o bastante pra cuidar de si mesmo o necessário, ninguém achará. Ao sentir que fez o máximo pra melhorar sua aparência porém sem apelar para modismos cretinos, você se sentirá menos inibido e mais seguro para falar.





Postado por Doutrinador no dia 8 de Novembro de 2011.