Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: O Poder do Foco
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.



Texto postado no Canal do Búfalo, por Barão Kageyama: http://canal.bufalo.info/2013/09/o-poder-do-foco/




O Poder do Foco – Criando uma extraordinária qualidade de vida



Primeiro, você deve aprender a controlar seu foco. Mudando o seu foco, instantaneamente você muda a qualidade da sua vida.


De fato, ao fazer uma mudança de foco, você pode, imediatamente, passar de totalmente depressivo para totalmente eufórico. Lembre-se: nós obtemos aquilo que focalizamos. O que você focaliza determina como se sente! De fato, se você está sendo bem-sucedido no que está fazendo no momento (na sua carreira, vida pessoal, saúde ou relacionamentos) é, em grande parte, um reflexo do que você está focalizando nessas áreas da sua vida. O seu foco está todo no trabalho à custa da sua vida pessoal? Você está focalizado em ser espiritual, mas não está cuidando do seu corpo? Você está focalizado em marketing, mas não está olhando para as finanças do seu negócio? Se você está estressado ou realizado tem pouco a ver com o que você está fazendo, ou mesmo os resultados que está produzindo. O seu estresse é o resultado de onde você está colocando o seu foco.


Foco é o poder definitivo que pode mudar a maneira de pensarmos, sentirmos e o que fazemos em cada momento. Quando mudamos o nosso foco, mudamos nossa vida. O que focalizamos determina a direção para a qual nos movemos.



Alvos do Tempo – Qual é o foco da sua vida ?



A questão é essa: Onde está o foco da sua vida? Você está preenchendo a maior parte do seu tempo na Dimensão da Distração? Da Ilusão? Da Demanda/Necessidade? Ou “na Essência”? (área onde reside a maior realização da vida). À medida que você planeja a sua semana, certifique-se da determinação dos seus objetivos, focando tanto tempo quanto possa nas coisas mais importantes. Além disso, antecipar as coisas que se tornarão importantes no futuro, evitará o “vício da urgência” e você vai experienciar a alegria e a verdadeira realização que realmente merece. .

 

O nível de realização que você experimentará em sua vida está diretamente relacionado a “onde” gasta o seu tempo. Muitas pessoas experienciam uma vida de estresse porque são viciadas na emoção da urgência. Por exemplo, o telefone toca e você experimenta a urgência de ter que respondê-lo, mesmo que a conversa que você está tendo com seu filho ou colega de trabalho seja muito mais importante..

 

Uma vida de realizações é aquela em que você põe a urgência no seu lugar e lembra que o alvo mais importante é passar a vida fazendo as coisas que são primordiais para você.

 

1) A ESSÊNCIA: MUITO IMPORTANTE, NÃO URGENTE


Se a sua meta é criar uma vida de realização, você quer passar sua vida no que nós chamamos A Essência – a dimensão na qual seu foco primário é fazer as coisas que são Muito Importantes, Mas Não Urgentes. O que caberia nessa categoria para você? Passar tempo com seus entes queridos? Trabalhar num projeto profissional que pode não necessitar atenção imediata, mas cuja antecipação criaria uma vantagem competitiva no mercado, fazendo você, seus associados ou seu negócio mais forte? Ler? Pensar? Se exercitar? “A Essência” contém todas essas ações que nós todos sabemos ser importantes, mas que “nunca conseguimos realizar” porque somos “muito ocupados”.


Urgência é uma necessidade mecânica e artificial que deve ser disciplinada. Imagine que quando você está fazendo as coisas que são mais importantes, você está Na Essência. Esta é a Dimensão da Realização. (A atividade sem propósito é uma drenagem para uma vida de realização)..

 

2) A DIMENSÃO DA DEMANDA: URGENTE E IMPORTANTE


Por contraste, o segundo anel do Alvo do Tempo contém aqueles alvos que são Urgentes e Importantes. Chamamos isso de Dimensão da Demanda. Em nossa vida existem sempre certas coisas que não podem ser planejadas, como um membro da família que sofre um acidente ou um chamado de emergência de um sócio no seu negócio. Essas coisas se tornam urgentes e importantes e você deve lidar com elas imediatamente. Apesar da meta ser passar tanto tempo quanto possível Na Essência, onde você antecipa as coisas que são importantes antes que elas se tornem urgentes, isso nem sempre pode ser feito. Ser proativo e antecipar as coisas importantes, lidando com elas antes que se tornem urgentes, é uma maneira de diminuir o tempo que se passa nessa dimensão.

 

3) A DIMENSÃO DA ILUSÃO: URGENTE MAS NÃO IMPORTANTE


O terceiro anel é conhecido como a Dimensão da Ilusão. Essa é uma área onde as coisas são Urgentes Mas Não Importantes. As pessoas estressadas passam a maior parte do seu tempo na Dimensão da Demanda e na Dimensão da Ilusão, fazendo constantemente listas e mais listas de todas as coisas que têm que ser feitas. Logo que elas pensam que têm um plano, são interrompidas pelas necessidades urgentes de outros ao seu redor para fazer coisas que, verdadeiramente, parando para pensar, podem criar um senso de urgência, embora não sejam verdadeiramente importantes em termos de alcançar os objetivos primordiais de suas vidas pessoal e profissional. As pessoas que passam a maior parte de seu tempo na Dimensão da Ilusão estão fazendo exatamente o que implica no título – iludindo a si mesmas que elas têm que fazer todas essas coisas malucas que as impedem de fazer as coisas mais importantes e que dão realização às suas vidas..

 

4) A DIMENSÃO DA DISTRAÇÃO: NÃO IMPORTANTE E NÃO URGENTE


Finalmente, o quarto anel contém os itens que são Não Importantes e Não Urgentes e é conhecido como a Dimensão da Distração. Esse é o lugar para onde muitos de nós vamos quando estamos estressados e queremos fazer alguma coisa que não requeira pensar. Exemplos disso são ligar a televisão ou comer quando você não precisa e nem mesmo está com fome. Se você passa muito do seu tempo aqui, você se encontrará no domínio do que nós chamamos “Terra de Ninguém” – onde não é realmente feliz, mas não é suficiente infeliz para fazer alguma coisa sobre isso.








Citação:
IMPORTANTE: Tudo que gera satisfação, prazer, lucro, bem-estar, qualidade de vida. Tudo que tem prazo para realizar. Tarefas no trabalho, Lazer, Família, Saúde, Sexo, Amizades, Lar.


Citação:
URGENTE: Tudo aquilo cujo o prazo que era para ser feito está acabando ou esgotou-se. Traz estresse e preocupação. Também se refere aos contratempos que a vida nos coloca que precisam ser resolvidos o mais breve possível. Relatórios atrasados ou próximo do seu prazo, trabalhos acadêmicos atrasados ou perto do seu prazo de entrega, estudar para alguma prova na ultima hora, compromissos com a família, contratempos, fazer demasiadamente favores às outras pessoas, quando na verdade, deveria estar focando em algo importante para si.... etc...


Citação:
CIRCUNSTANCIAL:   Tarefas desnecessárias. Tudo aquilo que não vai agregar na sua vida. Atividades que consomem seu tempo a toa. Procrastinação. Festas em demasia, uso exagerado da internet, reuniões sem proposito, assistir televisão em demasia, conversas fúteis... etc....



Quem vive no prisma Circunstancial, é controlado. Vive conforme a imposição dos outros. Não tem autonomia. Trabalha em um emprego no qual detesta, por que a sociedade obriga, pode ter mulher, no qual ele não gosta, pelo mesmo motivo acima. Não tem sonhos, ou se tem, acha impossível de se realizar e vivem na roda do mais fácil. São os Acomodados. Estilo Hommer Simpsons.


Quem vive no prisma Emergencial é o cara que só apaga incêndio. Resolve crises para ele e para as outras pessoas. Vive estressado pois nunca sobra tempo para as coisas que realmente importam na sua vida. É aquele que acha que pode resolver tudo sozinho, possui uma soberba gigantesca. Ele não tem tempo para pensar.


Temos também o Equilibrista, no qual não consegue dizer NÃO para as pessoas e não tem hábito de fazer um planejamento global. Assimila todas as coisas que aparecem de ultima hora. São pessoas que sempre estão ocupadas e mesmo assim aceitam novas tarefas. Eles fazem isso como FUGA para evitar responsabilidades de fazer suas próprias escolhas.





CONSIDERAÇÕES:


  • Reduza a dimensão da Distração/Circunstancial pois é a esfera das tarefas desnecessárias. São coisas que não agregam nada, não mudará sua vida. São atividades que consomem seu tempo à toa. Isso se chama Procrastinação.
    .
  • É importante também, escrever no papel o que é URGENTE e focar na sua resolução. Pois o URGENTE precisa ser resolvido no ato. O urgente ultrapassou o limite do importante, excedeu o prazo da sua realização, então, deve-se focar nele. Crie planilhas para acompanhar suas tarefas.
    .
  • Resolva seus problemas Emergenciais, para que você de total atenção, total foco no que realmente é IMPORTANTE.
    .
  • Imprevistos do dia a dia são caracterizados como urgentes, e devem ser resolvidos no ato. Você não pode prever os imprevistos, mas deve resolve-los assim que eles acontecerem. Quando você foca no que é IMPORTANTE, você foca no que traz bons resultados, a curto, médio e longo prazo. Importante é tudo que tem tempo para ser feito, são coisas que trazem sensações de realização, prazer, bem-estar e qualidade de vida. O que gera lucro pra você, é considerado IMPORTANTE.
Valeu pelo tópico. Veio em boa hora!

Sobre o prisma circunstancial, lembrei daquela frase de Benjamin Franklin: "Algumas pessoas morrem aos 25 anos e não são enterradas até os 75".

É o que vejo bastante, as pessoas arrumam um emprego mediano, ganhando pouco, cumprindo horário, aguentando desaforo da mulher, sem metas pessoais, sem nada, gastando o seu tempo com facebook, jogos de futebol na TV e diversas outras distrações.

Os que ainda tem metas pessoais, dizem que no ano que vem vão entrar na academia, que vão estudar para um concurso, que vão fazer uma especialização, que vão juntar dinheiro para investir, que vão abrir o próprio negócio, que vão mudar de cidade, mas não fazem nada disso e quando questionamos o porque, inventam desculpas, como se o poder de mudança estivesse além do alcance deles, que são uns pobres coitados vitimas das circunstancias.

Vão ficando nisso a vida inteira. Eles não perceberam, mas já estão mortos por dentro, agora só falta esperarem o dia em que serão enterrados.

Sobre o ponto do foco no importante, desde que eu decidi estudar sério para concurso, deletei o facebook, deletei jogos de computador e procurei reestruturar a minha vida. O que melhorou bastante a minha produtividade. Mas as vezes ainda cometo alguns vacilos que me fazem perder tempo. Estou melhorando nisso.

Eu vou fazer esse planejamento global que você sugeriu e procurar seguir essas considerações.