Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Assegurando a vida útil de um computador:
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Que Deus abençoe vocês, confrades!

O objetivo desse tópico é ajudar a você a manter o seu computador vivo e garantir que seu investimento não sofra danos que vão gastar uma grana inesperada.
*Obs: Estamos falando por enquanto de um computador de mesa.


Citação:"Ah, Awaken você é muito mimizento com essas coisas, o que importa é funcionar..."


Amigos, eu já vi de tudo nessa minha vida, computadores na porta do banheiro, computadores ao lado da cozinha pegando gordura, enfim, tudo o que você imaginar aí na sua cabeça eu já vi. Já abri gabinetes com ferrugem, com camadas de gordura que tive que tirar com Veja e até mesmo formigas, aranhas e barata morta. Já vi as maiores artimanhas de elétrica, redes de computadores e até nego bonzão de Youtube falando merda. Então, não, não é mimimi.

Defina o LOCAL, a mesa e disponibilidade das coisas.

  • O local tem que ser arejado, aberto! Computador é um aparelho que esquenta bastante, então quanto mais frio o local estiver, melhor.
  • MESA DE COMPUTADOR NÃO É MOVEL DE ENCOSTAR NA PAREDE. O computador, tanto para o espaço dos cabos, tanto para melhor saída do ar quente, deve ficar a pelo menos cerca de 15 a 20cm de distância da parede.
  • O lugar deve obrigatóriamente estar longe de cozinha e sala de jantar, banheiro e lavanderia, pois são áreas que tem muita umidade e gordura, e acredite, o computador não é amigo desses elementos. 
  • Se você deixa seu computador perto de microondas, geladeira, frigobar, ou qualquer outra coisa que cause interferência, pode crer, isso não é bom, afaste o computador de imãs, ou qualquer coisa que cause interferência muito grande. (Também não precisa ficar paranóico, não é tão longe assim)
  • Quanto a tomada, obrigatóriamente de acordo com a amperagem do estabilizador ou nobrake (Só pra dar o papo, geralmente são 20A). Depois vamos falar mais sobre elétrica.
  • E por favor, não adianta nada eu falar dos dispositivos de segurança se você não tem aterramento na sua casa se você não faz idéia do que é isso, fale com seu eletricista, dá pra fazer em 1 tomada só e é barato.
  • Eu não recomendo deixar o computador no chão ou perto do chão, o Brasil é um país muito empoeirado, pior ainda se você mora perto de ruas movimentadas ou locais com muita terra. Deixe o computador atrás do monitor em cima da mesa ou ao lado mesmo, sem problemas. (Eu sou da época de computador com capa sim)
Proteção elétrica: Filtro de linha, No-Breaks, Estabilizadores.

Filtro de linha
  • Originalmente, foi criado para suportar surtos de tensões de... isso mesmo, telefone. Profissionalmente falando, você econtra alguns que você liga na tomada e que servem para nada mais nada menos, segurar qualquer descarga que venha pela linha telefônica e não deixar para queimar um eventual aparelho de fax, ou telefone. 
  • A maioria esmagadora dos filtros de linha vendidas no mercado são nada mais nada menos do que uma extensão, muitas das vezes muito da vagabunda ou até com risco de incêndio, que possui um fusível para não permitir que uma descarga muito forte queime os aparelhos. Poucos filtros de linha (mais caros) protegem coisas a mais.
[Image: FiltroLinha2.jpg]

Estabilizadores: 
  • Esses tem a função de proteger os aparelhos eletrônicos de picos de tensão da mesma forma do filtro de linha. Além disso o estabilizador corrige ruídos de tensão que podem vir de diversos aparelhos como geladeira, ar-condicionado, fontes chaveadas, etc. (Aliás, o computador é um causador de ruído na rede).
    Além disso o estabilizador te protege do que é sub e sobretensão, que no caso da sobretensão o estabilizador joga o excedente de energia pelo fio terra e a subtensão que segura pequenas quedas de energia, evitando aquele, "vai e volta" do computador. 
  • Então no mínimo do mínimo você deve ter um estabilizador.
  • Toda vez que você ver seu estabilizador com a luzinha HIGH é uma sobrecarga da rede elétrica, Low é uma subcarga. Esse é o indicador de que você deve usar o fio terra, outro indicador é você levar choque no PC.
[Image: estabilizadores.png]

No Breaks: 
  • O nobreak não é uma "bateria para o computador" como alguns vendedores dizem, Gargalhada. Até porque ele só deixa você salvar muitas das vezes seu trabalho rapidamente pra você poder desligar com segurança. 
  • A função central do nobreak não é apenas garantir que você não sofra com corte total de luz, mas também das surtos que o filtro de linha pega, dos ruídos de linha que o estabilizador pega, e também de distorções, subtensões e até interrupções pequenas que o estabilizador não pega.
  • O Nobreak é a coisa mais completa possível pra você proteger seu computador.
[Image: troca-bateria-no-break1.jpg]

Dicas para o uso dos Estabilizadores e NoBreaks
  • Não economize na hora de comprar esses dispositivos e veja se tem a marca do INMETRO, investigue e pesquise.
  • Compre sempre acima do seu consumo, se você usa apenas um computador, sem impressora, sem nada, eu recomendo pra você que use um de 4 tomadas, 300va, mas mesmo assim eu não recomendo vocês a comprarem menos de 600va, porque por mais que vocês sejam modestos, sempre um dia as coisas mudam. Eu comecei com um de 1kva e até hoje eu não joguei o meu no lixo, porque eu preciso dele assim sobrepondo sempre meu uso.
  • Calcule a quantidade de tomadas que você vai usar e não fique inventando de ligar nobrake no estabilizador que isso não pode, um anula o outro. Na dúvida compre com mais tomadas.
  • Não invente de usar esses aparelhos como multi-utilitários, eles são feitos para garantir a segurança dos equipamentos, não pra você ficar trepando benjamim e colocando mais 3 tomadas, se quer mais coisas, use outra tomada, uma extensão, se vira.
  • Dê preferência para os equipamentos que usam o fio terra. Se você tem, sei lá... 5 tomadas pra ligar no estabilizador de 4 entradas, sendo que 4 são com pino terra e 1 não é, não adianta mutretar, a proteção de sobretensão só funciona quando tem lugar pra onde vazar a energia excedente... então o que não tiver pino terra, joga pra outra. Por isso é importante o terra... quando der sobretensão, vai fazer o que? Vai cortar a tensão? Vai enfiar a tensão no cu? Então põe a porra do fio terra.
Manutenções regulares:

  • A cada 2 anos peça para seu técnico trocar a pasta térmica, geralmente a validade dela é de 3, mas até a venda, sabe como é. Evita superaquecimento do computador.
  • Retirar a poeira de dentro do gabinete é fácil! Abra o lado esquerdo do gabinete e ASSOPRE um ar comprimido ou use o aspirador de pó no REVERSO.
  • Sempre vai ter um babaca que vai dizer que você deve formatar o Windows de seis em seis meses, isso é MENTIRA! O excesso de formatação, de sobreposição de camadas de sistema de arquivos uma por cima da outra causa danos ao disco rígido. (HD)
  • Uma vez na vida outra na morte, se seu computador ficar atrasando hora e data, então você deve trocar a bateria da placa mãe dele, uma peça pequena, que custa 5 reais e que você pode trocar usando uma tampa de caneta se quiser.
  • Fora isso é evitar comer e beber no PC (isso todo mundo diz, mas ninguém faz) e manter tudo sempre o mais limpo possível.
Otimas dicas, vlws confrade.
Dicas para quem usa Desktop ou CPU  de macho:

Muitas vezes o PC pode apresentar lentidão e até superaquecimento, como resolver isso?


Troca da pasta térmica a cada 6 meses, que fica entre a cpu e o cooler do processador.

Limpeza interna : CPUS acumulam muita poeira é recomendável o desmonte a cada 6 meses para retirada do pó, algumas memorias rams sao afetadas pela grande quantidade de poeira gerando mal funcionamento em razão das descargas eletrostaticas, basta passar uma borracha escolar de látex no pente de memória.

Para a limpeza em geral use alcool isopropilico.
Notebook e iphones são coisas de meninas. Big Grin