Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Tao de Warren Buffet
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Compartilho com vocês estas lições extraídas do livro O Tao de Warren Buffet, as quais me levaram a muitas reflexões.
Você encontra o livro completo, onde há a explicação de cada lição, por menos de 10 reais na Estante Virtual.

As 125 lições de Warren Buffett:

Lição nº 1:
Regra número 1: Nunca perca dinheiro. Regra número 2: Nunca esqueça a regra número 1.”
Lição nº 2:
Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçando a minha vida até então.”
Lição nº 3:
Nunca tenha medo de pedir demais ao vender e oferecer de menos ao comprar”
Lição nº 4:
Não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim”
Lição nº 5:
As grandes fortuna pessoais neste país não foram construídas com base numa carteira de 50 empresas. Foram construídas por alguém que identificou um negócio maravilhoso.”
Lição nº 6:
Depois de assinar um contrato, não dá para voltar atrás; portanto, pense em tudo antes de assinar.”
Lição nº 7:
É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.”
Lição nº 8:
Você deveria investir como um católico se casa: para o resto da vida.”
Lição nº 9:
Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls-Royce pedir conselhos a quem pega o metrô.”
Lição nº 10:
A felicidade não traz dinheiro.”
Lição nº 11:
São precisos 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de forma diferente.”
Lição nº 12:
O mercado, como o senhor, ajuda a quem se ajuda. Mas, ao contrário do Senhor, o mercado não perdoa aqueles que não sabem o que fazem.”
Lição nº 13:
Eu não costumo saltar barreiras de dois metros de altura; prefiro procurar as de 30 centímetros, que eu posso transpor com um passo.”
Lição nº 14:
Os grilhões do hábito são leves demais para serem sentidos, até que ficam pesados demais para serem rompidos.”
Lição nº 15:
Casar por dinheiro é provavelmente uma má ideia em quaisquer circunstâncias, mas é uma loucura absoluta se você já for rico.”
Lição nº 16:
Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.”
Lição nº 17:
Você deve ver as ações como pequenas parcelas de uma empresa.”
Lição nº 18:
Minha ideia de decisão em grupo é olhar para o espelho.”
Lição nº 19:
Se eu não consigo ganhar dinheiro no mercado americano, que vale U$ 5 trilhões, talvez seja um pouco fantasioso imaginar que me bastará viajar alguns quilômetros além das fronteiras para, aí, sim, começar a mostrar meu valor.”
Lição nº 20:
Você deve investir seu dinheiro numa empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.”
Lição nº 21:
A cada investimento que faz você deveria ter a coragem e a convicção de aplicar pelo menos 10% de seu patrimônio liquido naquela ação.”
Lição nº 22:
O dinheiro, até certo ponto, às vezes permite que você circule em ambientes mais interessantes. Mas ele não pode mudar o número de pessoas que o amam ou quão saudável você é.”
Lição nº 23:
Tudo o que não possa prosseguir para sempre terá um fim.”
Lição nº 24:
Quando uma administração com reputação de brilhante enfrenta uma empresa com reputação de maus fundamentos econômicos, é a reputação da empresa que permanece intacta.”
Lição nº 25:
A contabilidade é a língua dos negócios.”
Lição nº 26:
Reviravoltas raramente acontecem.”
Lição nº 27:
Se uma empresa vai bem, a ação acabará subindo.”
Lição nº 28:
Gerenciar sua carreira é como investir – o grau de dificuldade não acrescenta nada. Portanto, você pode poupar dinheiro e sofrimento pegando o trem certo.”
Lição nº 29:
A reação de uma administração fraca a negócios fracos costuma ser uma contabilidade fraca.”
Lição nº 30:
Existe uma diferença enorme entre a empresa que cresce e requer montanhas de capital para isso e a empresa que cresce e não requer capital.”
Lição nº 31:
Numa empresa em dificuldades, tão logo um problema é resolvido, outro vem à tona – nunca existe só uma barata na cozinha.”
Lição nº 32:
É sempre possível aumentar as vendas apostando em produtos mais baratos e populares, mas depois é difícil retornar aos produtos mais caros e sofisticados.”
Lição nº 33:
Quando um CEO é encorajado por seus assessores a comprar empresas, ele reage como um adolescente encorajado pelo pai a ter uma vida sexual ativa. Não é o tipo de incentivo de que ele precise.”
Lição nº 34:
Você não precisa recuperar o dinheiro da mesma forma que o perdeu.”
Lição nº 35:
Procuro empresas que me dão a impressão de que posso prever como serão daqui a 10 ou 15 anos. Tomemos a goma de marcar Wrigley. Não creio que a internet mudará a maneira como as pessoas mascam chiclete.”
Lição nº 36:
Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma arvore tempos atrás.”
Lição nº 37:
Com informações privilegiadas suficientes e US$ 1 milhão, você pode ir à falência em um ano.”
Lição nº 38:
Leia Ben Graham e Phil Fisher, leia relatórios anuais, mas não se meta a resolver equações que contenham letras gregas.”
Lição nº 39:
Sou um investidor melhor porque sou um homem de negócios, e sou um homem de negócios melhor porque sou um investidor.”
Lição nº 40:
Se os princípios se tornaram ultrapassados, não são mais princípios.”
Lição nº 41:
Você paga um preço alto demais no mercado de ações por um consenso festivo.”
Lição nº 42:
Se cálculo ou álgebra fossem pré-requisitos para um grande investidor, eu teria que voltar a entregar jornais.”
Lição nº 43:
Você tem que passar por si mesmo. Sempre me surpreende como pessoas de alto QI imitam cegamente. Eu nunca obtenho boas ideias conversando com outras pessoas.”
Lição nº 44:
Quanto mais inteligentes os jornalistas, melhor para a sociedade.”
Lição nº 45:
Você deve aprender com a experiência, mas deve também aprender com a experiência dos outros sempre que possível.”
Lição nº 46:
É difícil ensinar truques velhos a um cachorro novo.”
Lição nº 47:
Ao procurar alguém para contratar, você procura três qualidades: integridade, inteligência e energia. Mas a mais importante é a integridade, porque sem ela as duas outras qualidades, inteligência e energia, acabarão com você.”  
Lição nº 48:
Você conseguiria realmente explicar a um peixe como é andar em terra firme? Um dia em terra firme vale por mil anos falando do assunto, e um dia gerindo uma empresa tem exatamente o mesmo tipo de valor.”
Lição nº 49:
Só quando a maré baixa é que você descobre quem estava nadando nú.”
Lição nº 50:
Quando as ideias falham, as palavras vêm para salvar a situação.”
Lição nº 51:
O gestor realmente bom não acordo de manhã e decide: ’Hoje é o dia em que vou reduzir custos’, assim como ele  não acorda e decide praticar respiração.”
Lição nº 52:
Não seria ótimo se pudéssemos comprar o amor por US$ 1 milhão? Mas a única forma de ser amado é sendo amável. Você sempre obtém mais quando distribui. Se você não distribui nada, não obtém nada. Não conheço ninguém amado pelos outros que não sinta um sucesso. E não consigo imaginar pessoas não amadas se sentindo bem-sucedidas.”
Lição nº 53:
Apreciamos o processo bem mais do que o dinheiro, embora eu tenha aprendido a viver com ele também.”
Lição nº 54:
Se você acertasse todos os buracos na primeira tacada, não jogaria golfe por muito tempo.”
Lição nº 55:
Chega uma época em que você deveria começar a fazer o que gosta. Arranje um emprego que você adora. Você vai saltar da cama, de manhã, feliz. Acho uma loucura você viver aceitando empregos de que não gosta para valorizar o seu currículo. Isso não é um pouco como guardar o sexo para a velhice?”
Lição nº 56:
Um amigo meu passou 20 anos procurando a mulher perfeita; infelizmente, quando a encontrou, descobriu que ela vinha procurando o homem perfeito. “
Lição nº 57:
Nunca pergunte a um barbeiro se você está precisando de um corte de cabelo.”
Lição nº 58:
OS prognósticos costumam dizer mais sobre quem os faz do que sobre o que é prognosticado. “
Lição nº 59:
Uma pesquisa de opinião publica não substitui o pensamento. “
Lição nº 60:
As faculdades de administração recompensam o comportamento difícil e complexo mais do que o comportamento simples, mas o comportamento simples é mais eficaz. “
Lição nº 61:
Parece haver certa característica humana perversa que gosta de tornar difícil o que é fácil. “
Lição nº 62:
Recomendar a conversação de alguma coisa por 30 anos é um nível de auto sacrifício que você raramente verá num mosteiro, menos ainda numa corretora. “
Lição nº 63:
Não posso me envolver com 50 ou 75 empresas. Essa é uma forma de investir tipo arca de Noé – você acaba ficando com um zoológico. Gosto de aplicar quantias significativas em umas poucas empresas.”
Lição nº 64:
A diversificação é uma proteção contra a ignorância. Faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo.”
Lição nº 65:
Wall Street ganha seu dinheiro com a atividade. Você ganha seu dinheiro com a inatividade.”
Lição nº 66:
Por que não investir seu dinheiro nas empresas de que você realmente gosta? Como dizia Mae West: ‘O excesso de uma coisa boa pode ser maravilhoso’.”
Lição nº 67:
Uma diversificação ampla só é requerida quando os investidores não entendem o que estão fazendo.”
Lição nº 68:
Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contanto que não cometa erros demais.”
Lição nº 69:
Se você se permite a indisciplina nas coisas pequenas, provavelmente será indisciplinado nas coisas grandes também.”
Lição nº 70:
Nada melhor do que escrever para força-lo a pensar e organizar seus pensamentos.”
Lição nº 71:
Quanto menos prudência os outros tem ao conduzir seus negócios, mais prudência devemos ter ao conduzir os nossos.”
Lição nº 72:
Nunca disparei uma rebatida enquanto a bola ainda estava na luva do arremessador.”
Lição nº 73:
Imagine que você tivesse um carro e que ele fosse seu único carro para o resto da vida. Claro que você cuidaria bem dele, trocando o óleo com mais frequência do que o necessário, dirigindo com cautela etc. Agora, pense no fato de que você só tem uma mente e um corpo. Prepare-os para a vida, cuide deles. Você pode aprimorar sua mente no decorrer do tempo. O principal patrimônio de uma pessoa é ela própria; portanto, preserve-se e aprimore-se.”
Lição nº 74:
Eu compro ternos caros. Eles parecem baratos em mim.”
Lição nº 75:
Na busca de empresas para adquirir, adotamos a mesma atitude considerada apropriada ao se procurar uma esposa: vale a pena ser ativo, interessado e de espirito aberto, mas não vale a pena ter pressa.”
Lição nº 76:
Quando o temperamento apropriado se junta ao arcabouço intelectual apropriado, o resultado é um comportamento racional .”
Lição nº 77:
O fato de que as pessoas possuem ganancia, medo ou insensatez é previsível. Quando isso vai se manifestar não é previsível.”
Lição nº 78:
Uma ação não sabe que você a possui.”
Lição nº 79:
Quando você combina ignorância com dinheiro emprestado, as consequências podem ser interessantes.”
Lição nº 80:
Dos sete pecados capitais, a inveja é o mais idiota, porque não faz você se sentir melhor. Você se sente pior. Tive bons momentos com a gula... e nem vamos falar na luxúria.”
Lição nº 81:
Nós simplesmente tentamos ser temerosos quando os outros são gananciosos e ser gananciosos apenas quando os outros são temerosos .”
Lição nº 82:
A coisa mais importante a fazer se você está num buraco é parar de cavar.”
Lição nº 83:
Se você tiver sucesso logo de saída, não tente mais.”
Lição nº 84:
Compro ações quando os roedores estão indo na direção oposta.”
Lição nº 85:
A maioria das pessoas se interessa pelas ações quando todos estão interessados. A hora de se interessar é quando ninguém mais está interessado. Não é possível comprar o que é popular e se dar bem.”
Lição nº 86:
Não ingressamos nas empresas com o intuito de efetuar um monte de mudanças. Isso não funciona nos investimentos assim como não funciona nos casamentos.”
Lição nº 87:
O risco advém de você não saber o que está fazendo.”
Lição nº 88:
Eu só compraria esses papeis no dia 30 de fevereiro.”
Lição nº 89:
Nós também acreditamos que a franqueza nos beneficia como gestores: o CEO que engana os outros em público acabará enganando a si próprio em particular.”
Lição nº 90:
Aquilo que não vale a pena fazer de jeito nenhum não vale a pena fazer bem.”
Lição nº 91:
Um bom desempenho gerencial é muito mais uma função do barco empresarial em que você entra do que da eficácia com que você rema. Se você se encontrar num barco com vazamentos crônicos, a energia destinada a trocar de embarcação tenderá a ser mais produtiva do que a energia destinada a remendar os buracos.”
Lição nº 92:
Nunca olhamos para trás. Achamos que há tanto para ver à frente que não faz sentido pensar no que poderíamos ter feito. Simplesmente não faz nenhuma diferença. Você só pode viver a vida para a frente.”
Lição nº 93:
Quero ser capaz de explicar meus erros. Isso significa que só faço aquilo que entendo totalmente.”
Lição nº 94:
Se você não comete erros, não pode tomar decisões.”
Lição nº 95:
Os investimentos precisam ser racionais; se você não entende deles, não invista.”
Lição nº 96:
Se você entende uma ideia, consegue expressá-la de modo que os outros possam entendê-la.”
Lição nº 97:
Se eles precisam da minha ajuda para gerir a empresa, ambos estamos provavelmente em apuros.”
Lição nº 98:
Nosso método é muito simples. Nós apenas tentamos comprar empresas com fundamentos econômicos de bons a excelentes, dirigidas por pessoas honestas e capazes, e as compramos a preços razoáveis. Isso é tudo o que estou tentando fazer.”
Lição nº 99:
Se não conseguimos encontrar nada dentro de nosso circulo de competência, não expandimos o circulo. Aguardamos.”
Lição nº 100:
Qualquer desejo do líder da empresa, por mais insensato que seja, rapidamente encontrará apoio em estudos preparados por seus subordinados.”
Lição nº 101:
No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro do que o para-brisa.”
Lição nº 102:
Desconfio de quem se destaca num determinado ramo de negócios – também poderia ser um bom atleta ou um bom apresentador – e começa a achar que deve ensinar ao mundo como se conduzir em todas as áreas. Achar que, só porque ganhamos um monte de dinheiro, podemos dar os melhores conselhos sobre todos os assuntos é um absurdo.”
Lição nº 103:
Não será a economia que derrubará os investidores; serão os próprios investidores.”
Lição nº 104:
Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva.”
Lição nº 105:
O que sobe não tem que necessariamente cair.”
Lição nº 106:
A chave é que o mercado de ações basicamente se limita a fixar preços, existindo portanto para servir você, não para lhe dar ordens.”
Lição nº 107:
No inicio os preços são determinados pelos fundamentos, e em certo ponto a especulação os determina. É a velha história: o que o sábio faz no inicio o tolo faz no final.”
Lição nº 108:
Numa guerra de lances, a atitude mais inteligente é ficar do lado perdedor.”
Lição nº 109:
Para toda bolha existe um alfinete à espreita, e, quando os dois enfim se encontram, uma nova onda de investidores aprende algumas lições bem antigas.”
Lição nº 110:
Nunca tento ganhar dinheiro no mercado de ações. Compro sob o pressuposto de que poderiam fechar o mercado no dia seguinte e só reabri-lo daqui a cinco anos.”
Lição nº 111:
O mercado de ações é um jogo de paciência. Não é preciso dar tacadas o tempo todo – aguarde pelo arremesso perfeito. O problema quando você é um administrador de investimentos é que a torcida não para de gritar: “mexa-se, seu preguiçoso!.”
Lição nº 112:
O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história.”
Lição nº 113:
Veja as flutuações do mercado de ações como suas aliadas, não como suas inimigas – lucre com a insensatez em vez de participar dela.”
Lição nº 114:
Grandes oportunidades de investimentos surgem quando empresas excelentes estão cercadas de circunstancias incomuns que fazem suas ações serem mal avaliadas.”
Lição nº 115:
A incerteza, na verdade, é uma amiga do comprador de valores de longo prazo.”
Lição nº 116:
Para muitos em Wall Street, tanto as empresas como as ações são vistas apenas como matérias-primas para negócios.”
Lição nº 117:
Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres.”
Lição nº 118:
Se o jogo se resumisse a estudar história, as pessoas mais ricas seriam bibliotecários.”
Lição nº 119:
Compre apenas o que você conservaria sem pestanejar se o mercado fechasse por 10 anos.”
Lição nº 120:
O investidor de hoje não lucra com o crescimento de ontem.”
Lição nº 121:
Eu seria um mendingo nas ruas com uma caneca de lata se os mercados fossem eficientes.”
Lição nº 122:
No que me diz respeito, o mercado de ações não existe. Ele só está ali como uma referencia, para sabermos se alguém está se candidatando a fazer besteira.”
Lição nº 123:
Acreditamos que atribuir o nome de investidores a instituições que negociam freneticamente é como chamar de romântico alguém cujos namoros só duram uma noite.”
Faltaram 2. Não eram 125?
Lição nº 124:
Nós não temos, nunca tivemos e jamais teremos uma opinião sobre como estará o mercado de ações, as taxas de juros ou a atividade econômica daqui a um ano.”
Lição nº 125:
Entre os milionários que conheci o dinheiro só realça seus traços básicos. Se eram imbecis antes de ter dinheiro, são simplesmente imbecis com US$ 1 bilhão.”
Realmente a última está de parabéns
Bumpando essa pérola.