Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Depressão
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2 3 4
Tópico sensacional...

Muito abrangente,não se trata apenas de curar da depressão... é um novo ESTILO DE VIDA.

Parabéns.


suicídio- nerdologia
Lendo e pesquisando, comecei a pensar que talvez eu venho sofrendo desse mal por anos.
Existem épocas em que tudo é vazio de significado, de sentido, analisando friamente as relações humanas, e o caminho que a sociedade vem tomando é difícil encontrar sentido pra continuar. Você só vai deixar de pensar que tudo isso é uma "frescura" quando passar por isso.
Experimentar a sensação de acordar às 03:00 da manhã, sem motivo aparente, não conseguir descansar, não sentir fome, ver o mundo em "preto e branco" o tempo todo, se sentir feio, inferior, vontade de chorar sem motivo aparente, e durante esse choro sentir ódio de si mesmo, por saber que não consegue se controlar.
Isso tudo, durante as 24 horas do seu dia.
O que tem me ajudado:
Oração
Leitura, esforço pra evoluir
Exercício físico

Bom, mas esse foi o meu caso, cada um, cada um.
(20-07-2018, 10:52 AM)GALAHAD Escreveu: [ -> ]Lendo e pesquisando, comecei a pensar que talvez eu venho sofrendo desse mal por anos.
Existem épocas em que tudo é vazio de significado, de sentido, analisando friamente as relações humanas, e o caminho que a sociedade vem tomando é difícil encontrar sentido pra continuar. Você só vai deixar de pensar que tudo isso é uma "frescura" quando passar por isso.
Experimentar a sensação de acordar às 03:00 da manhã, sem motivo aparente, não conseguir descansar, não sentir fome, ver o mundo em "preto e branco" o tempo todo, se sentir feio, inferior, vontade de chorar sem motivo aparente, e durante esse choro sentir ódio de si mesmo, por saber que não consegue se controlar.
Isso tudo, durante as 24 horas do seu dia.
O que tem me ajudado:
Oração
Leitura, esforço pra evoluir
Exercício físico

Bom, mas esse foi o meu caso, cada um, cada um.

É bom ler voce falar que essas atividades tem apenas melhorado, e é bom voce dizer isso pois serve de testemunho mais uma vez pra derrubar enganos que há sobre isso. Muita gente boa acredita que esse tipo de esforço em melhorar vai curar depressão, vai gerar felicidade, estou vendo com meus olhos que isso não é a verdade. Teu testemunho está mostrando novamente isso. Eu já andei falando por aqui sobre a mente humana, mostrando como nosso desempenho na vida depente completamente da nossa condição mental. Fui direto e claro sobre isso, quase que 90% dos problemas apresentados por aqui envolvem mais ou menos diretamente dificuldades procedentes de falta de qualidade mental nas pessoas. 

A sua depressão é um estado da tua mente, e tua mente controla tua vida. Simples, esse entendimento básico da vida humana não deveria ter sido abandonadoo como fooi. Se for ver mesmo segundo a ciência, fora da velha opinião formada se conheceria que depressão tem haver com fisiologia do cérebro, não exatamente com crenças erradas e imaturidade e essas bobagens subjetivistas que temos visto nego defender quase que como uma seita religiosa. Em adição a isso, diversas das qualidades apontadas como tendo de origem psíquica, ou espiritualizada, como questão de mera mentalidade errada, resultado de crenças limitantes tem verdadeira origem na estrutura cerebral humana. As pessoas precisam ser reeducadas sobre uma coisa básica que vem antes de espiritualismos e modelos de desenvolvimento, de que temos um cérebro. Nesse sentido é preciso sair da confiança quase que medievalista, obscura em idéias abstratas, subjetivistas que contradizem fatos científicos, até mesmo contradizendo verdades não científicas como aqueles que são de ordem espiritual. 

Cara voce está sendo um sofredor com problemas que voce pode ter certeza que 99% não sabe do que se trata, nem psicólogos na verdade sabem, eles só tentam algo pra ver se vai. Estamos em um tempo de trevas, de escuridão profunda, é profundo porque os recursos a tecnologia, a ciência avançou bastante, mesmo assim há tenta escuridão, comprova que as trevas são ainda piores do que aquela da idade média. E isso não é por causa de coisas como religiões que aprisionam pessoas a líderes que querem controlar o comportamento das pessoas, é por causa do número absurdamente alto de conceitos errados que há sobre a vida humana, aceitos e propagados com cada vez mais facilidade pelos meios de comunicação modernos. 

Por fim mano, o que vc sente de melhora com teus esforços é mero resultado de que teu estado mental fica parcialmente alterado com essas práticas. Sem mistério nisso, o objetivo é bem isso, tirar a mística que existe sobre a diferença mística entre o ser homem que age e que não age, oque faz e o que não faz acontecer. Na verdade nem numa menina eu deixaria muito rolar essa ufania mística, nem ela eu veria como e todo uma coisa útil ver a vida através de sentimentos e místicas desse tipo. Nesse caso é assim, sem mistério, voce fez o que manda o figurino, o que uma pessoa misticamente definida como auto-responsável faria, voce seguiu o protocolo de ser um cara que não fugiu do problema e resolveu fazer alguma coisa. Mas é aquilo, voce satisfez o ideal quase que supersticioso de fazer algo pra melhorar mas ainda que eu esteja falando, acho que voce mesmo percebeu que a coisa é tanto parcial, quanto temporária, e principalmente insuficiente.


(20-07-2018, 12:03 PM)Daredevil Escreveu: [ -> ]


Se for esse o tipo de entendimento sobre a depressão, eu afirmo com segurança de que ela não terá solução e vai só continuar aumentando sem parar. Os motivos, no meu texto acima dá pra saber alguns deles. Afinal do que depende estar engajado em alguma motivação de vida especial? O mesmo que é preciso pra alguém, não sentir-se deprimido em primeira mão. É redundante.
Apenas copiando do HR e colando aqui:

Citação:
Citação:'Depressão' não é nada mais e nada menos do que estar preso a algo / alguém que não esta atendendo tuas expectativas... é um bloqueio mental, que cessa, inevitavelmente, com tua evolução em alguma coisa... se consultar médicos 'especialistas' (privados), ai que eles vão te cozinhar pra tu continuar consultando com eles e te empurrarão remédios...

A única vez que tive depressão... foi quando tinha dentes tortos, e era barrigudo e me 'apaixonei' por uma sobrinha do marido da minha prima (ambos éramos adolescentes na época), ela era bonita e gostosa (ou seja, tinha poder de barganha muito maior do que o meu, além disso, ela era a única bonita e gostosa que eu tinha contato direto)... tentei usar o 'romantismo' pra conquista-la, nem preciso dizer o resto... minha 'depressão' se foi pro espaço, quando arrumei meus dentes e emagreci...

Agora vou explicar os tipos de 'depressão' mais comuns...

Depressão na 3ª idade: os idosos querem ser aceitos pelos jovens, eles não querem conviver entre eles, tanto é que, dificilmente, existe idoso rico em depressão... ate conheço idosas ricas em 'depressão', mas elas querem aceitação entre os mais jovens sem bancar, ai fica difícil...

Leiam o comentário de uma tal de 'Laura Isis' nessa matéria aqui, abaixo a reprodução:

Citação:A velhice é um terror, você não tem trabalho, o sexo oposto não te olha, amigos só velhos (...) a velhice nesse pais é morrer em vida.

Ou seja, a criatura é velha, quer ser paquerada como uma jovem e quer um ciclo social de jovens... claro que tem trabalho, o problema que as pessoas mais velhas querem chegar ganhando bem...

Depressão por doença: doenças, todo mundo sabe de suas existências, quando tiver uma... não pode se abater... pois assim só piorará a situação...

Depressão por morte de alguém: todo mundo vai morrer um dia... é muita pretensão querer alguém viva mais do tu só porque tu gosta dela... mesmo que essa pessoa seja mais nova do que tu... a morte pode acontecer em qualquer circunstancia...

Depressão por desemprego: teve varias entrevistas e não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho? Continue procurando... o empregador tem o direito de dizer não pra qualquer candidato... ele paga altos impostos... e tu tem que estar ciente disso!

Enfim, quem tiver mais tipos de 'depressão' que não citei aqui, cite essa mensagem ou meu nick, que explico qualquer uma!

Falando ainda mais sobre a bonita e gostosa por qual me interessei... ela tinha 2 amigas com poder de barganha intermediário entre o meu e o dela... em nenhum momento cogitei em me interessar por elas...

Vou explicar mais um tipo de depressão... das ex-misses*... elas entram em depressão depois daquele breve auge acima da média das mulheres que são anônimas e que não participam de concursos de beleza... por 2 motivos:

1º Os pretendentes muito acima da média quando elas participam de tais concursos não aparecem mais;

2º Aquela vida de luxo que os organizadores pagam quando elas estão participando do concurso, dificilmente, elas conseguirão manter depois de findado o vínculo.

*Não se pode confundir a depressão das ex-misses com a das mulheres que deixaram de ser famosas, pois as últimas, conseguem ganhar dinheiro acima da média, e devem guardar quando namoram com algum endinheirado.

Sintetizando... depressão significa que a realidade não está atendendo às tuas expectativas!
Principalmente pro pessoal da Região Sul do Brasil... eu chamaria de desânimo climático.

Citação:gauchazh . com

Depressão sazonal é comum em locais onde faz frio

Doença é semelhante à depressão clássica, mas possui algumas diferenças importantes

Regiões mais próximas aos trópicos têm as estações bem definidas e uma temporada de frio com dias curtos, noites longas, chuva, ventos e neblina. A soma disso tudo pode desencadear a depressão sazonal, um quadro clínico parecido com o da depressão clássica, mas com algumas características inversas. A começar pela vontade de não sair da cama. Se quem tem o distúrbio tradicional enfrenta a insônia ou o sono intranquilo, pessoas que passam pela depressão de inverno sofrem com o excesso de fadiga e com a sonolência.

- O paciente fica com vontade de dormir muitas horas por noite e o sono bate durante o dia também - descreve o psiquiatra Acioly Lacerda, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Outro indício da depressão sazonal é o aumento de apetite, principalmente por alimentos ricos em carboidratos. O corpo fica faminto por comidas bastante calóricas porque gasta mais energia para funcionar nos dias frios. Essa mudança toda acontece por conta da liberação excessiva do hormônio melatonina, responsável por induzir o organismo ao período noturno. A pessoa também apresenta sintomas típicos da depressão comum: tristeza persistente, falta de ânimo e problemas de concentração.

- Mas não se trata de uma depressão grave e não é comum haver uma tendência suicida. - diz Lacerda.

Segundo o psiquiatra, a pessoa tem de ter predisposição genética e biológica para desenvolver a doença. Ele explica ainda que nos países de alta latitude - como Inglaterra, Irlanda, Suécia e Noruega - a maioria da população sofre ainda de outro mal, a chamada síndrome anérgica de inverno, que se caracteriza pelo aumento da fadiga e da indisposição.

As diferenças

Os sinais da depressão sazonal são basicamente os mesmos da depressão tradicional: desânimo, dificuldade de memória e concentração, pessimismo. A diferença é que a depressão sazonal provoca aumento de apetite, ao contrário da clássica.

Outra característica típica do distúrbio de inverno é o excesso de sono, enquanto que a doença clássica, geralmente, provoca insônia.

Hormônio do bem-estar

Além disso, os dias cinzentos atrapalham a produção da serotonina, um hormônio ligado à sensação de saciedade e bem-estar.

- A luz solar é muito importante para a ativação da vitamina D, um dos nutrientes que auxiliam a produção dessa substância - afirma a nutricionista Joana Lucyk.

Essa vitamina é encontrada em leite e derivados, frutas e vegetais. O magnésio presente nos vegetais verde-escuros, e o triptofano, na banana e nas nozes, por exemplo, também ativam a serotonina. Uma vitamina com leite integral, cacau em pó, nozes e banana ajuda na produção desse hormônio.
De um mês para cá tenho passado por momentos bem ruins. Em alguns dias tenho VÁRIOS pensamentos negativos.

Humor bem debilitado mesmo.
Eu nunca estudei o assunto, mas baseado em experiências pessoais e desconsiderando doenças genéticas, a depressão no homem está fundamentada em:

- Falta de atividade física e hábitos masculinos;
- Vícios (álcool, drogas, etc);
- Falta de um propósito pra viver.

O mundo atual está insuportável, se falhar em qualquer das situações acima, fica vulnerável.

Lembrando que depressão não é a mesma coisa que o sentimento de infelicidade. Não dá pra ser feliz o tempo todo e devemos saber conviver com períodos de baixa.
(22-11-2020, 09:01 PM)Mindingo Escreveu: [ -> ]Eu nunca estudei o assunto, mas baseado em experiências pessoais e desconsiderando doenças genéticas, a depressão no homem está fundamentada em:

- Falta de atividade física e hábitos masculinos;
- Vícios (álcool, drogas, etc);
- Falta de um propósito pra viver.

O mundo atual está insuportável, se falhar em qualquer das situações acima, fica vulnerável.

Lembrando que depressão não é a mesma coisa que o sentimento de infelicidade. Não dá pra ser feliz o tempo todo e devemos saber conviver com períodos de baixa.

Concordo plenamente.
Vou dar aqui minha pequena contribuição. 

Muito da Depressão tem haver com expectativas.

Quando essas expectativas não acontecem, o sujeito entra em depressão também. 

Tenha expectativas e sonhos, mas sempre com o pé no chão. Não espere muito dos outros. Seja cético e pé no chão. Assim funciona melhor.
[quote pid='92196' dateline='1606132437']
Spoiler Revelar
SagitarioVou dar aqui minha pequena contribuição. 

Muito da Depressão tem haver com expectativas.

Quando essas expectativas não acontecem, o sujeito entra em depressão também. 

Tenha expectativas e sonhos, mas sempre com o pé no chão. Não espere muito dos outros. Seja cético e pé no chão. Assim funciona melhor.
[/quote]


Expectativas são uma droga. Quando vc se frustra, fatalmente isso abala o humor.

Eu acho importante a auto-análise nesse quesito. 

É eficiente o cara refletir que a desarmonia interna decorre da frustração, e aprender que naquele assunto é preciso evoluir para não repetir o erro. 

Exemplo: 

1. Vc acha que fez um bom trabalho, mas seu chefe, além de não elogiar, critica injustamente a entrega da demanda. 

2. Não é rara a sensação de injustiça e tristeza. 

3. Seria bom rfletir e concluir que a tristeza, o mal humor, são consequências do acontecimento. 

4. E, por fim, entender que o importante é vc ofertar o melhor de si, em vez de esperar aprovação de chefe.
Importantíssimo.

Depressão é o mal do século, sem sombra de dúvidas. Homens se sentindo inferiores e a rede multinível de blogueiras depressivas crescendo a todo vapor. Dentre outros fatos...

Agora, indo direto ao ponto central da questão, creio fortemente que a maioria das pessoas deva conhecer no mínimo 3-4 pessoas (atualmente) com algum quadro de depressão. Grave. Tanto que eu mesmo posso citar exemplos. 

Este ano perdi meu grande amigo Lucas após um casamento infernal com uma mãe solteira, sendo que este apresentava sintomas de depressão antes de seu falecimento e também uma tentativa de suicídio, como foi relatado por mim no tópico Loja das Msol's. [url=https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=4665][/url]

Também tenho um outro amigo, possui seu próprio escritório e tem alguns imóveis alugados por ele próprio e administra outros. Tem uma vida confortável, bem casado, mas está com depressão. E até tem melhorado um pouco porque tenho procurado ajudá-lo.

Mais um. Uma tia que é concursada da Marinha, ganha bem, mas está afastada. Seu quadro de depressão já chegou ao limite, pois a mesma já tentou o suicídio. 

Em suma, o momento é sério e o tópico muito pertinente. Façamos o possível para ajudar aqueles que nos são queridos antes que seja tarde. 
HOJE, seu eu sentisse esses sintomas de depressão, antes de ir a um psicólogo ou psiquiatra, iria num endócrino fazer uma batelada de exames e afastar a questão hormonal.
Recentemente na família tivemos um caso de um sobrinho beirando os 30 anos que há muito tempo sofria de depressão, talvez mesmo desde a adolescência.
Ficou ANOS E ANOS se tratando com diversos psiquiatras e psicólogos. A família gastou MUITO dinheiro com isso e o rapaz esteve sempre na merda.
Triste, vontade de fazer nada, desinteresse por relacionamentos, sono todo zoado (passava a noite acordado e dormindo de dia), apático...
Tomou uma cacetada de remédios tarja preta... por ANOS. Lá pelas tantas resolveram levá-lo num clinico geral por outro motivo que por sua vez mandou num endócrino.
O Endócrino era muito bom e fez UMA HORA de consulta, perguntou TUDO que tinha pra perguntar. O pai do rapaz foi junto pra relatar tudo, pois o cara estava tão largado que mal conseguia explicar as coisas, não tinha ânimo para nada...
Após um simples exame de sangue descobriram que a testosterona estava ridiculamente baixa (menos de 100). Além disso, diversos hormônios estavam desregulados também.
Em pouquíssimo tempo de reposição hormonal, o cara virou OUTRA PESSOA. Comunicativo, vivaz, cheio de iniciativa. Emagreceu, já tá até namorando...
Acho que teve um componente de má fé aí dos psicólogos/psiquiatras. Afinal, com o cara curado, adeus consultas semanais...
(24-11-2020, 05:18 PM)Berzerk Escreveu: [ -> ]HOJE, seu eu sentisse esses sintomas de depressão, antes de ir a um psicólogo ou psiquiatra, iria num endócrino fazer uma batelada de exames e afastar a questão hormonal.
Recentemente na família tivemos um caso de um sobrinho beirando os 30 anos que há muito tempo sofria de depressão, talvez mesmo desde a adolescência.
Ficou ANOS E ANOS se tratando com diversos psiquiatras e psicólogos. A família gastou MUITO dinheiro com isso e o rapaz esteve sempre na merda.
Triste, vontade de fazer nada, desinteresse por relacionamentos, sono todo zoado (passava a noite acordado e dormindo de dia), apático...
Tomou uma cacetada de remédios tarja preta... por ANOS. Lá pelas tantas resolveram levá-lo num clinico geral por outro motivo que por sua vez mandou num endócrino.
O Endócrino era muito bom e fez UMA HORA de consulta, perguntou TUDO que tinha pra perguntar. O pai do rapaz foi junto pra relatar tudo, pois o cara estava tão largado que mal conseguia explicar as coisas, não tinha ânimo para nada...
Após um simples exame de sangue descobriram que a testosterona estava ridiculamente baixa (menos de 100). Além disso, diversos hormônios estavam desregulados também.
Em pouquíssimo tempo de reposição hormonal, o cara virou OUTRA PESSOA. Comunicativo, vivaz, cheio de iniciativa. Emagreceu, já tá até namorando...
Acho que teve um componente de má fé aí dos psicólogos/psiquiatras. Afinal, com o cara curado, adeus consultas semanais...

Muito bom ter falado isso. Realmente o que mais tem é psiquiatra dopando pessoas de torto a direita cobrando muito por isso.
Muito bom os pontos trazidos por alguns membros aqui. Quero escrever minha parte.
Pra quem nunca sofreu de depressão agradeça muito, conheço muitas pessoas que sofrem e passaram por essa fase dificil. Eu já sofri por muito tempo mas sofri de um tipo especifico que prefiro não me adentrar no assunto.
Quero levantar alguns pontos aqui que ninguém falou ainda:
- A pandemia levou muita gente a depressão e não foi nenhuma das causas aqui mencionadas, foi por causa do luto, foi por causa da falta de emprego, etc.
- A depressão quando atinge apenas alguns ou um individuo de um grupo tem um próposito, é a tristesa em sua pura forma. A tristesa nos leva a momentos de reflexão, momentos de onde tudo parece perder sentido e onde podemos refletir sobre em um lugar calmo num ritmo lento, esse é o papel evolutivo da depressão (Essa ideia me foi tirada do livro inteligência emocional). Claro, se essa depressão for gravissima, o individuo pode sim passar a desenvolver patologias, desenvolver outras doenças ainda piores e pra isso felizmente já há tratamentos já há medicação já há ajuda.
- Se algum membro aqui sofre de depressão fique longe do alcool e também da música com muita carga emocional, busque prazer em atividades que te faça sentir bem, não um alivio passageiro. Exercicio fisico? Caminhada? Desenho? Pintura? Instrumento músical? Meditação? Leitura? Espiritualidade? Tem tanta coisa que não da pra mencionar aqui.
Depressão é coisa séria, seríssima, mas é necessário ter um diagnóstico primeiro pois muita gente que diz ter na verdade sofre mesmo é de outro mal, a ansiedade. A ansiedade sim é o mal do século. Ansiedade te destrói por dentro, corrói todo o seu organismo, te deixa prostrado. Nesse mundo caótico, é quase impossível achar uma pessoa que não esteja acometida por essa praga. Eu digo pra vocês, a pandemia acentuou a ansiedade porque quando não obtermos controle sobre nossas vidas, ficamos perdidos em meio ao caos, procurando saídas, confortos e distrações sobretudo na frente de uma tela virtual, seja de computador ou de celular, caindo em uma espiral de emoções completamente destrutivas.

Longe de querer prescrever tratamento ou remédios para tal, mas quando você tiver num nível catastrófico de ansiedade ou estiver se sentindo muito mal, a melhor coisa a fazer é procurar a natureza. Quando você está no meio de uma floresta, numa praia pouco movimentada ou em qualquer lugar que te faça apreciar a natureza automaticamente o fluxo de pensamentos diminui e a ansiedade escoa pelo ralo. Esqueça essa praga de celular, computador etc., fique em um lugar tranquilo sem contato nenhum com essas merdas e tudo se modifica automaticamente.

O ser humano facilmente se perde quando afasta-se da natureza ou de Deus (pra quem acredita), essa vida cheia de distrações é uma prisão demoníaca e quando ficamos relaxados na natureza, vemos que todos os nossos medos, preocupações e sentimentos são na verdade ilusões criadas por uma vida falsa. Toda essa confusão que a sociedade está vivendo, todos os conflitos etc., nos mostrarão que o básico sempre tá lá. O ser humano vai dar a volta ao mundo e depois em todo o sistema solar pra no final descobrir que as respostas estavam bem ali, na frente dos olhos.
" A VIDA É UMA GUERRA! E VOCÊ, FOI CONVOCADO NO DIA QUE NASCEU"

Quando se compreende isso, a vida fica mais fácil. Na Guerra, não tem tempo para vitimização, choradeira ou depressão.

Vocês simplesmente sabe que a todo momento, uma tragédia pode acontecer, e você fica preparado.

da mesma maneira, você também tem que avançar sobre o inimigo, de pouco em pouco.

Além de se preparar (Adquirir habilidades) para não morrer fácil.
(26-11-2020, 08:37 AM)gRILO Escreveu: [ -> ]" A VIDA É UMA GUERRA! E VOCÊ, FOI CONVOCADO NO DIA QUE NASCEU"

Quando se compreende isso, a vida fica mais fácil. Na Guerra, não tem tempo para vitimização, choradeira ou depressão.

Vocês simplesmente sabe que a todo momento, uma tragédia pode acontecer, e você fica preparado.

da mesma maneira, você também tem que avançar sobre o inimigo, de pouco em pouco.

Além de se preparar (Adquirir habilidades) para não morrer fácil.

gRILO, não tenho nada contra você como usuário ou contra algumas ideias suas. 

Mas comparar depressão (e aqui falamos da depressão verdadeira, não essa pseudo-depressão que você vê no facebook ou instagram), uma doença séria com vitimização e choradeira é no mínimo desonesto. A verdadeira vida não é guiada por frases de livros de autoajuda. 

Eu nunca tive depressão profunda ou aguda, mas já tive contato com quem teve. A pessoa infelizmente acabou tirando a própria vida, lembro até que comentei algo no chat e um confrade falou que ele estaria queimando no colo do capeta, enfim, vida que segue. 

Conversava com a pessoa todo dia e se eu não fosse alguém próximo, nunca saberia que ela tinha depressão. A pessoa fazia muito mais coisa que pessoas consideradas "normais", inclusive procurou ajuda médica e nada adiantou, devido a estrutura familiar do mesmo, infelizmente eu acho que era o único "amigo" da pessoa.

O que quero dizer é que a depressão pode ser causada por diversos fatores. Você fala que a vida é uma guerra, que pessoas com depressão não lutam por choradeira ou vitimização. A diferença é que a pessoa com depressão, quando não luta nessa "guerra" é porque ela simplesmente não tem mais motivos, diferente dos que se vitimizam ou choram, que não lutam porque são paralisados pela covardia. Você percebe a diferença? 

Espero que eu não tenha sido rude, só quis dar meu parecer aqui de quem viu de perto o que é depressão como um observador.
Páginas: 1 2 3 4