Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Todo Estado Emocional é Temporário
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2
Saudações confrades!

Venho aqui partilhar uma pequena reflexão sobre algo que frequentemente me incomodava, mas que ao tomar consciência do que estava a acontecer passei a “tirar de letra”, me refiro à alteração dos estados emocionais.

Todos nós temos coisas boas e coisas ruins em nossas vidas, acontece que com o passar do tempo temos duas tendências comportamentais: a nos acostumarmos com o que temos de bom e a ficarmos ansiosos por aquilo que ainda não alcançamos. Esse último trata-se de um desejo que obter aquilo ou aquelas coisas que nos faltam para enfim ter a sensação de que finalmente temos tudo o que “precisamos”.

O que não percebemos é que o sentimento de ter tudo o que precisamos para finalmente nos sentirmos satisfeitos nada mais é do que o “ego a nos passar uma rasteira” (adoro essa expressão  Cool  ), por dois motivos simples: O primeiro é que se estamos vivendo sem aquilo que queremos é porque na verdade não precisamos; o segundo é que quando ou se alcançarmos aquilo que queremos, a sensação de satisfação durará pouco tempo, logo iremos querer outra coisa no lugar.

Assim, o que precisamos fazer é conduzir a nossa vida de forma a estarmos caminhando em direção à realização dos nossos objetivos, mas controlando nosso estado emocional durante esse percurso,  que por muitas vezes será árduo e demorado, é aqui que entra a utilidade de ter consciência de que todo estado emocional é temporário.

Por isso, toda vez que estivermos acometidos por um estado emocional ruim, devemos lembrar-nos de que esse estado é temporário, com isso ao invés de nos martirizar, nos revoltarmos, nossa mente ficará condicionada a esperar aquele sentimento passar, como se fosse uma ferida que sabemos que o tempo cicatrizará.

Por outro lado, quando estivermos em um estado emocional bom, positivo, mais elevado, devemos ter consciência de que aquele momento também passará, dessa forma nossa mente ficará condicionada a aproveitar bem aquele momento, ao invés de vive-lo como se estivesse em modo de pilo automático.

O resultado natural dessa forma de pensar será o alongamento dos estados emocionais positivos e encurtamento dos negativos, mas para isso é imprescindível ter consciência de que estamos fazendo nossa parte para realizar nossos objetivos, caso contrário isso virará uma armadilha nos prender em uma zona de comodismo.

O fato é que muitas coisas em nossa vida estão além do nosso controle e interferem diretamente nas nossas emoções, ter consciência do que está a acontecer nos permite tornamos mais senhores de nossas vidas e usufruir com mais qualidade desse dom que Deus nos deu.

Fé e Honra,
Senna.
- Acho que já tinha visto sua reflexão tempos atrás no FdB.

- Pergunta: Como chegou a esta conclusão? Poderia relatar a experiência que ocasionou esta reflexão?

* PS: É uma satisfação tê-lo nesta casa.
Tive 2 estados emocionais ruins (1 na infancia e outro na adolescencia), aos poucos fui destruindo meu emocional pelas circunstancias da vida (o apice disso foi ter deixado de torcer pro meu time). Acredito, que hoje, sou 100% racional, sou constantemente estavel! Esse mundo pode repartir ao meio que continuarei assim.
Raito Senna: Tricampeão da Real! Participe do MR tb!! Vc é fenomeno!

Quanto ao tema, concordo sem ressalvas!
Penso que Nós somos assolados muitas vezes com nossos estados emocionais muito alterados em nosso dia-a-dia. 
Acontece que poucos sabem que Somos seres mutáveis, Tudo flui nada permanece o mesmo como antes.
Desde nossas emoções internas até mesmo em nossa fisiologia. Partindo do pressuposto que nossa fisiologia nem sempre é o reflexo de uma emoção, embora em maior parte seja causada pela deficiência dela em casos isolados ( Ex: Depressão ligado a fatores como baixa serotonina ou outras substancias ) focaremos nas emoções externas que não derivam dessas exceções e ou fatores. Como o texto mesmo diz, tudo nesta vida é temporario, isto é fato. O que nos resta é aproveitar cada momento que nos faz  bem e que este nada mais é um momento que logo passara.
Excelente por isso a importância de trabalhar na inteligência emocional, o sujeito sabe o que esta sentindo e saberá viver sobre aquilo no exato momento, saberá o que e passageiro e raso ou que merece atenção e empenho direcionando da melhor forma possível para o bem e mal. Para isso temos que nos conhecermos.
(19-03-2016, 11:35 AM)Diamante Escreveu: [ -> ]- Acho que já tinha visto sua reflexão tempos atrás no FdB.

- Pergunta: Como chegou a esta conclusão? Poderia relatar a experiência que ocasionou esta reflexão?

* PS: É uma satisfação tê-lo nesta casa.

Diamante, para mim é uma satisfação estar aqui e também ter você, o Loki e demais confrades participando no FdB também. Respondendo suas perguntas, esta conclusão na verdade conheci através  do Cool Vibes, vou explicar o contexto.

Na semana que eu ouvi o podcast do Cool Vibes - Como Lidar Com o Negativo e Não Íntegro, um confrade do FdB relatou na shoutbox do fórum que havia terminado com a namorada e eu percebi o quanto ele estava afetado com aquilo, dei-lhe este conselho, dizendo-lhe apenas que "Todo estado emocional é temporário", porque este conceito estava fresco em minha mente.

No fim daquela semana fiz uma viagem rápida a uma cidade daqui do interior de minas, curti uma festa muito boa no sábado, me lembrei dessa frase e isso me fez desfrutar melhor do clima bom da festa. No domingo presenciei um atrito entre alguns familiares meus, me lembrei de novo desse conceito e mais uma vez pude lidar com a situação com mais maturidade, dessa forma não me abalei pelo clima ruim. Por fim, poucas horas depois as coisas se ajeitaram.

A forma como consegui aplicar isso ao meu final de semana e impedir que desentendimentos estragassem minha viagem me motivou a escrever.

Quem quiser ouvir a parte do podcast que fala especificamente sobre isso, o assunto começa por volta dos 9:00 min de áudio.


(19-03-2016, 01:07 PM)Mandrake Escreveu: [ -> ]Raito Senna: Tricampeão da Real! Participe do MR tb!! Vc é fenomeno!

Quanto ao tema, concordo sem ressalvas!

Mandrake, quando mudei o nick o Smith passou a me chamar da mesma forma. Big Grin  Tenho participado por aqui, fui muito bem recebido e minha intenção é estar sempre presente. Ser chamado de fenômeno pelo mestre em desenvolvimento pessoal faz o ego me passar uma rasteira. Cool
Isso é bastante interessante. Normalmente eu deixo o meu estado emocional negativo se dissipar, tentando não levar esse sentimento a sério demais, logo fica passageiro. Todos são passageiros na verdade, e justamente por isso, deve-se curtir o emocional positivo apreciadamente. Mas sem levar à sério demais ambos e sem perder o foco (mas sem bitolamentos, um realista experiente sabe dosar seu foco, porque afinal, relaxar a mente um pouco é saudável).

Por exemplo, recentemente fiquei extremamente irritado com esses acontecimentos relacionados ao Brasil, porque inevitavelmente vai me afetar diretamente. Fiquei um bom tempo nesse estado emocional negativo, mas depois me dei conta que estava aceitando esse estado. Logo tomei consciência disso, foi se dissipando até eu voltar ao normal. Embora saiba que terei tempos difíceis pela frente, estou em um estado tranquilo agora.
Putz, como eu tinha deixado passar isso aqui?

Certa vez vi uma entrevista do Carlos Alberto de Nóbrega que trazia ideia semelhante à do tópico.

Ele defendeu que não existe felicidade plena, existem MOMENTOS de felicidade.

Ninguém é feliz o tempo todo.

Em adendo a essa ideia eu acredito que os momentos de baixa são necessários para reconhecermos quando estamos em alta.

Se estivéssemos sempre satisfeitos como saber diferenciar o que nos faz bem do que nos faz mal?
- É por estas e outras, que ultimamente tenho sido até chato em falar para nos desenvolvermos primeiramente no Emocional. É do emocional que se tem uma base sólida para o desenvolvimento pleno de um Homem.

- Ultimamente, li um livro de psiquiatria e estou com outro para ler esta semana. É cada Real sobre a nossa psique mais violenta do que a outra.

- Uma coisa que estou sempre tentando fazer no MR é trazer assuntos e incentivar os confrades a falar sobre isso. Porque acho primordial investimos neste tema.

* PS: Agradeço Raito por sua resposta. Meus agradecimentos a todos os confrades que debatem sobre esse tema.
Estava acumulando aos poucos sentimentos negativos, principalmente do ponto de vista social. No início do mês foi ativado o gatilho e pela primeira vez senti um tremendo desgotos, frustações pelas situações particulares que as coisas se tornaram e estavam sendo levadas... um dia, dois dias, identifiquei o problema, minha rotina pesada parou, estava muito tempo de ócio, logo o que antes eu não me importava e um tanto quanto negligenciada fez a cabeça começar a girar. Identificado o problema, começei a procurar alguma coisa para fazer fora de casa por ex, estudar, cursos de qualquer coisa, ingles, musculação, natação, ciclismo... enfim algo para me distrair e entrar em contato com pessoas... Visualizar projetos, organizar e essas coisas..

Passado duas semanas e com a cabeça mais em ordem, e algumas conversas aqui e acola, estou muito melhor, ainda não comecei efetivamente a fazer algo diferente pois estou pesquisando valores, preços e horários... O importante é identificar o problema e agir para colocar as coisas novamente no eixo, acreditando, agindo e deixando o tempo fazer o seu papel nos recuperamos, ganhamos experiencia e seguimos em frente, vivendo e aprendendo.

Depois de tanto esmero não podemos desanimar, rumo ao sucesso.

Me descupem a falta de acento mas essa bagaça está toda desregulada aqui.
Bean, é normal sentir-se depressivo de vez em quando em razão por não conseguir lidar com alguns problemas, não somos máquinas, somos humanos.

A questão é: estou com problemas, mas não vou querer viver assim. Que faço pra resolver isso? Meus problemas não se resolverão sozinhos, sou EU quem tenho de resolve-los.
Tenho uma não oficialmente diagnosticada depressão e vivo, dia a dia, o peso de carregar uma negatividade. Não recomendo a ninguém.

Me sinto, de fato, o último de um clã há muito extinto, tal qual o Roland de Stephen King; não é à toa que uso este nick.

A par disso, e lendo as respostas ao tópico, concordo que a felicidade é feita de momentos. É possível contornar a amargura ouvindo uma música boa, comendo algo de que se goste muito, até pegando um sol. É que, na correria de sempre, acabamos nos esquecendo de apreciar de verdade as coisas mais simples e que podem nos dar esses momentos de felicidade, de satisfação.

Tudo passa, sempre. E jamais viveremos o mesmo momento duas vezes. Claro que pode ser foda abrir os olhos para enxergar as boas coisas das quais estamos rodeados, mas ser o cara do copo sempre meio vazio não é saudável.

Sempre podemos melhorar. Sempre podemos aprender e crescer. O desânimo às vezes é inevitável, mas é justamente nessas horas que precisamos tomar nas mãos a responsabilidade de sair do buraco e seguir adiante. Atualmente enfrento uma fase pessoal de dificuldade em muitos níveis, mas não vou me encolher. Se eu tiver de cair, caio com os revólveres fumegando.
Sou enfermeiro em especialização em psiquiatria, quem tiver problemas nesta área pode me procurar por mp.
Excelente reflexão.

Sou bastante materialista. Compro coisas que não preciso, depois vendo para comprar outras. E assim ocorre o ciclo em que vou ganhando migalhas de satisfação. Nem preciso dizer que a satisfação dura muito pouco.

Tenho mudado bastante isso com esse pensamento: "se estamos vivendo sem aquilo que queremos é porque na verdade não precisamos". E tenho focado em objetivos maiores (alguns materiais e outros não), e isso tem resolvido boa parte do problema.
As pessoas são cobradas pela situação que elas se encontram no momento, e não pelo que elas querem tornar-se no futuro.
O sujeito que está passando por problemas financeiros vai ser pisoteado pela sociedade, a sociedade cobra que todos devem ser bem sucedidos HOJE e ninguém liga pros seus sonhos.

E tem um monte de gênios por aí sofrendo de depressão. Pessoas que com certeza terão sucesso na vida, mas que atualmente estão passando por dificuldades.

O realista que possui um sonho não pode ficar parado, não pode desistir, e deve sempre lutar para ser o melhor. O caminho do sucesso possui acostamento, retorno, e outros carros.
(20-03-2016, 07:21 PM)Diamante Escreveu: [ -> ]- É por estas e outras, que ultimamente tenho sido até chato em falar para nos desenvolvermos primeiramente no Emocional. É do emocional que se tem uma base sólida para o desenvolvimento pleno de um Homem.

Concordo plenamente!


Desenvolver o emocional é uma luta, no antigo MR falei sobre isso, é como você lutasse contra uma versão bad boy sua, que o tentava convencer de não seguir o caminho que você queria.

Eu já fui muito arrogante, e um pouco negativo, e quando você quebra esse circulo aí que a sua vida começa a andar, quando você vê o mundo com mais amor, ele atrairá só esse sentimento pra você, não estou dizendo que se você for de tal forma só coisas maravilhosas acontecerão com você, mas as coisas ruins ou terão efeito menor ou nenhum efeito sob você.

Seja mais humilde com as pessoas, fale menos e escute mais o outro, escute o que você mesmo quer dizer, e faça tudo com bastante dedicação.

Hoje eu sei, nós exalamos para os outros o que somos por dentro, já reparou que você chega em alguém com a energia tão negativa que deseja sair do recinto na hora? ou que a sua energia é tão positiva que não deseja parar o papo tão cedo?

Ser positivo ou negativo interfere diretamente no teu emocional, por que o sucesso ou o insucesso dependerá somente de como você vê as coisas.
(20-03-2016, 10:20 PM)Loki Escreveu: [ -> ]Bean, é normal sentir-se depressivo de vez em quando em razão por não conseguir lidar com alguns problemas, não somos máquinas, somos humanos.

A questão é: estou com problemas, mas não vou querer viver assim. Que faço pra resolver isso? Meus problemas não se resolverão sozinhos, sou EU quem tenho de resolve-los.

Concordo Totalmente.


Eu já sofri de tristeza que acredito que tenha sido depressão... ao menos eram todos os sintomas.

Eu superei criando objetivos e principalmente fazendo exercícios físicos(academia).
Acredito que a grande causa de depressão seja a falta de exercícios (causando falta de dopamina, ou endorfina, não lembro)
(20-03-2016, 10:20 PM)Loki Escreveu: [ -> ]Bean, é normal sentir-se depressivo de vez em quando em razão por não conseguir lidar com alguns problemas, não somos máquinas, somos humanos.

A questão é: estou com problemas, mas não vou querer viver assim. Que faço pra resolver isso? Meus problemas não se resolverão sozinhos, sou EU quem tenho de resolve-los.

Concordo plenamente. Porém, existem problemas acima de "nossa capacidade", eu considero problemas que não posso "concertar", como solucionados e nem esquento a cabeça com isto
(25-03-2016, 06:47 PM)Thanatos Escreveu: [ -> ]
(20-03-2016, 10:20 PM)Loki Escreveu: [ -> ]Bean, é normal sentir-se depressivo de vez em quando em razão por não conseguir lidar com alguns problemas, não somos máquinas, somos humanos.

A questão é: estou com problemas, mas não vou querer viver assim. Que faço pra resolver isso? Meus problemas não se resolverão sozinhos, sou EU quem tenho de resolve-los.

Concordo plenamente. Porém, existem problemas acima de "nossa capacidade", eu considero problemas que não posso "concertar", como solucionados e nem esquento a cabeça com isto

Thanatos, como você bem disse, problemas sem resoluções solucionados estão, esse tipo de problema, acredito eu, normalmente é movido por inveja, comparações, com os demais, desejos irreais, e coisas do genero, cuidando da sua prórpria vida eles dificilmente aparecem.

Destruidor, exatamente, faço exercicios, cuido da alimentação, cuido da cabeça, pego sol e tal... fui pego de surpresa essa tristeza que pela primeira vez me apareceu não era esperado.

E bem como disse o Loki somos humanos, não dá para querer controlar tudo, me recuperei rápido engraçado que comecei a procurar mais afazeres para fazer, com intuito de me ocupar mais, mas voltei ao meu racicionio normal antes de efetivamente fazer os afazeres... bastou minha mente se animar.
Páginas: 1 2